Homenagem

SUASSUNIAR: tomo 4

Há 21 dias o arengueiro “tresmalhado” está fazendo o maior furdunço além do horizonte! Está desenhando e pintando “o sete”, novas identificações que aqui (re)criou, a partir de um negócio difícil de pronunciar e entender: he-rál-di-ca! Rápida tradução: escudo; brasão. Sua origem é do final dos anos mil e cem com as Cruzadas: o início do “choque cultural” do Ocidente com o Oriente, os embates dos cristãos versus mouros, o vermelho contra o azul!

 

Capitular Brasonária

Capitular iluminada “brasonária” e arabescos. Detalhes criados para o Harmonia Armorial (versão 1.0, tecnologia em Flash).

 

Heráldica. O brasão é um conjunto de símbolos detalhadamente estruturados em composições formadas por escudo, insígnias, atributos, ornatos e esmaltes: metais (ouro e prata), cores nobres (vermelha, azul, verde, negro e púrpura) e peles ou forros (arminho, mamífero carnívoro grafado na cor preta e veiro, esquilo identificado pela cor azul. Primeira e segunda peles mais valiosas e status das realezas da Idade Média).

 

Brasões - heraldicos

Mapa heráldico; brasão de Duarte Coelho; pedra sabão: Família Canto, Portugal.

 

No século XII, com o advento das Cruzadas, existe a necessidade de individualizar, distinguir e identificar as organizações militares e seus cruzados, sejam os vivos ou mortos. “Nasce” a Heráldica. Reconhecida como arte e ciência, transpõe e estuda a origem, significados, descrição, interpretação e institucionaliza regras para as composições dos elementos dos brasões. Além de sua representação militar, o brasão identifica o Estado, ordens religiosas ou civis, instituição, família ou indivíduo. Os brasões são registrados em um livro chamado Armorial.

 

Brasões: da Idade Média à contemporaneidade

Ariano Suassuna em suas Iluminovravuras e outras ilustrações representativas para a Arte Armorial, transformou elementos dos brasões em símbolos emblemáticos para a Arte Armorial. Desses símbolos, encantava-se com os estandartes das escolas de samba Rio de Janeiro e dos escudos de clubes de futebol (1), especialmente do Recife e do Rio de Janeiro. Exemplo, não apenas pelo seu time do coração, mas pela correta aplicação das cores e pelo ouro (representado pelo amarelo, ou seja, não é cor; é metal)!

 

Brasil - Unicap - Sport

Armas do Brasil (um dos quatro Símbolos Nacionais); brasão da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); escudo do Sport Clube do Recife.

 

Armas do Brasil

O escudo redondo será constituído em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na Bandeira Nacional; o escudo ficará pousado numa estrela partida-gironada, de 10 (dez) peças de sinopla e ouro, bordada de 2 (duas) tiras, a interior de goles e a exterior de ouro;

o todo brocante sobre uma espada, em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata, figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de 20 (vinte) pontas; em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões “15 de novembro”, na extremidade destra, e as expressões “de 1889”, na sinistra.

 

Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

De forma ogival ou francês antigo é terciado em mantel. Seu cantão destro, em verde, tem o Leão do Norte, em prata, símbolo de Pernambuco e, no sinistro, é composto pelas cores e insígnias da Companhia de Jesus. A terceira divisão, em prata, traz o lema Verdade e Vida, “fonte e objetivo da formação e desenvolvimento de todo homem e do homem todo”.

 

Sport Clube do Recife

Superiormente, dois arcos de círculos, convexos, iguais entre si; os arcos superiores encontram-se, numa das extremidades, no ponto extremo superior do eixo vertical da figura; na outra extremidade, cada um deles se liga à extremidade superior do arco lateral correspondente; os arcos laterais encontram-se, na extremidade inferior, no ponto extremo inferior ao eixo vertical da figura; a corda de cada arco lateral é, praticamente, igual ao dobro da corda de cada arco superior.

O fundo do escudo oficial tem sete faixas paralelas, no sentido diagonal ascendente, da esquerda para direita, em cores preta e encarnada, alternadamente, a primeira e a última das quais, em cor preta. Sobre tal fundo, a figura heráldica, em amarelo-ouro, de um leão em pé e de perfil, voltado para o lado direito do escudo, sustentando uma miniatura do desenho deste. Nessa miniatura, também em amarelo-ouro, o desenho do monogramo SCR, em letras entrelaçadas, de cor preta.

 

De acordo com as leis da Heráldica não poderá haver distorções dos brasões, a exemplo de modernas técnicas de computação gráfica. O Brasão tem que ser “plano”, como uma “planta baixa”. É permitida sua lapidação (alto relevo) para ornamentações oficiais ou comendas governamental, demais organizações ou pessoal.

 

A invenção brasonária interdisciplinar para o Harmonia Armorial

A partir de convite à comunidade unicapiana, três (anteriormente denominados Departamentos) investiram na invenção de trabalhos acadêmico-artísticos armorialistas. Assim, a coordenação da Agência Experimental em Relações Públicas homenageou tais empreitadas com brasões baseados na heráldica e na Arte Armorial. Também foram feitas as rubricas dos anfitriões: o curso de Relações Públicas e do seu Laboratório.

 

Departamentos

“Departamentos” de Ciências Jurídicas; História; Letras.

 

“Departamento” de Ciências Jurídicas

Escudo ogival ou francês antigo, apresentado na vertical, tem peça honrosa do contrachefe ou campanha. Na partição superior, em vermelho (cor da ciência), uma balança (igualdade) e, na inferior, a Asa Branca, ambas em ouro e detalhes vermelhos. O elmo, posto de frente, é composto de tarja vermelha e louros em ouro, também distintivos da ciência. Possui virol com seis faixas paralelas, diagonais descendentes, da esquerda para a direita, alternadamente, a primeira vermelha e a última prata. Dois leões prata e vermelho são os suportes. A legenda ou divisa são nas cores vermelha e ouro, com o nome do departamento em vermelho.

 

“Departamento” de História

Escudo ogival ou francês antigo com apresentação “ao ballon” ou “à valona” (inclinação de três quartos à direita), com peça honrosa contrachefe ou campanha. Na partição superior, tem seu campo ouro e o Relógio de Água, uma das representações da ciência, azul e duas gotas pretas; na inferior, a Asa Branca em fundo preto. Tem os leões como suportes: à direita, azul e prata, segurando uma faixa prata com o nome Clio (Musa da História) em ouro.  À esquerda, preto e prata, segurando uma faixa com o nome Clio, nas mesmas cores. A legenda ou divisa em prata com o nome do departamento em azul.

 

“Departamento” de Letras

Seu escudo ogival ou francês antigo é apresentado, na vertical, com peça honrosa em Chefe. Formatado em “V” na cor azul, é marcado pela Asa Branca. Na parte inferior, em ouro, duas de suas simbologias: a coruja azul (sabedoria) e, no seu peito, um livro aberto em ouro. O elmo, posto de frente com grade com detalhes azul e ouro, possui paquife azul e virol com seis faixas paralelas, diagonais descendentes, da esquerda para direita, alternadamente, a primeira prata e a última, azul. O suporte, com o leão prata, segura uma pena azul e prata, as mesmas cores da legenda ou divisa. O nome do departamento, em latim, vem grafado na cor azul.

 

Comunicação

“Departamento” de Comunicação; curso de Relações Públicas; Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp).

 

“Departamento” de Comunicação Social e Turismo (DCST)

O brasão de armas do Departamento de Comunicação Social e Turismo tem seu escudo ogival ou francês antigo em aspa ou sautor, apresentado na vertical, com reproduções do seu símbolo (motrocidade), alusivos aos seus quatro cursos, brasonado pelo metal prata e os esmaltes púrpura e azul.

Numa composição especial, houve a junção do elmo de viseira aberto, de perfil, com o timbre: utilização da cabeça do leão em forma de “capacete”, referência ao Leão do Norte. Nesse caso, homenagem ao curso de Jornalismo, pioneiro em Comunicação Social no Norte e Nordeste. Tem ornatos ouro e azul. Ao seu redor, paquifes azul e prata, à destra e, à sinistra púrpura e prata. Seus suportes, dois leões, estão nas mesmas cores e posições dos paquifes. Abaixo, a legenda ou divisa azul e prata com o nome do departamento em prata.

 

Curso de Relações Públicas

Com apresentação na vertical, o escudo ogival ou francês antigo, em chefe, faz alusão às conquistas, entre 1996 e 2005, do curso de Relações Públicas do Norte e Nordeste, como de maior reconhecimento em concursos universitários nacionais. No ponto de honra (centro do chefe), em ouro, o símbolo do DCST; no umbigo (centro, abismo ou coração), o símbolo do curso: a cabeça, invertida da águia/carcará, em azul, com fundo prata.

Seu elmo clássico, de torneio (viseira articulada, aberta e com grade, de perfil), tem características dos séculos XV-XVI. Os ornatos são em ouro e azul. O virol, com seis faixas paralelas, diagonais descendentes, apresentam, da esquerda para a direita, alternadamente, a primeira azul e a última, ouro. O timbre clássico-popular-clássico faz referência à ave. Seus paquifes são prata e azul. Tem divisa azul como o nome do curso em prata.

 

Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp)

Apresentado na vertical tem escudo ogival ou francês antigo, em chefe nas cores prata e laranja (especial da heráldica latina e anglo-saxônica); em sua parte superior, o símbolo do curso e, na inferior, a insígnia da Agerp, com representação das letras RP. Seu elmo cerimonial (com viseiras de grades) tem ornatos em laranja.

O timbre faz uso da figura quimérica do IGUANADO, inspirada na mitologia fantástica da Antiguidade, com simbologias da iguana, com junção das asas de morcego e da mariposa. O virol com seis faixas paralelas, diagonais descendentes, da esquerda para direita, apresenta alternadamente, a primeira azul e a última, laranja. Seus paquifes são em laranja e prata, à destra e, à sinistra, em azul e prata. A legenda ou divisa em laranja e prata, com o nome do laboratório em azul.

 

(1) Os textos dos brasões de Armas do Brasil e do Sport Clube do Recife foram transcritos dos seus documentos oficiais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by: Wordpress