Letras-portugues-e-espanhol

 

Sobre o Curso

Maria de Lourdes, aluna do curso, crê que um País desenvolvido é aquele que respeita os professores …

Sobre o Curso                                                                                           Atualizado em 15/09/2017

 

Modalidade: Licenciatura Plena
Reconhecimento:
Portaria MEC nº 4.377, de 29.12.2004.
Publicação: DOU, 31.12.2004
Turnos Oferecido:
Noite
Carga horária:
3.620 horas
Duração do curso:
08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos:
224 créditos obrigatórios
Coordenação:
Profa. Flávia Tavares da Costa Ramos
Secretaria do curso:
Bloco B – 1º andar – fone: (81) 2119-4171
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Lei nº 10.861, 14.04.2004
Condições de oferta dos cursos de graduação
ENADE
Organização
Didático-pedagógica
Corpo Docente
Instalações
2004
2005
2006
CMB
CB
CMB
*
3
Legenda:
CMB=Condições Muito Boas;
CB=Condições Boas;
CR=Condições Regulares; CI=Condições Insuficientes;
*=Não Avaliado; SC=Sem Conceito (sem concluinte)

Objetivos

A Licenciatura Plena em Português e Espanhol da UNICAP visa atender à demanda crescente do mercado de trabalho com a oferta obrigatória da língua espanhola na rede pública de ensino. O curso destina-se à formação de profissionais que poderão atuar como professores do Ensino Fundamental e do Médio, em escolas públicas e privadas e em cursos de língua espanhola. Os programas possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, nos campos da linguagem e das literaturas de língua portuguesa e de língua espanhola. Esse profissional poderá continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional

Considerando-se as várias possibilidades de atuação profissional, o currículo de Letras, na UNICAP, contemplará conteúdos e habilitará o licenciado, de modo que ele demonstre em seu perfil uma formação humanística e conhecimentos lingüísticos e literários que possibilitem a compreensão das realidades regional, nacional e internacional, assim como a sua ação como agente transformador; domínio da língua portuguesa e da língua espanhola, quanto à estrutura, ao funcionamento e às suas variedades regionais e socioculturais; capacidade de operar como professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa.

Mercado de Trabalho

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, e é, também, a língua oficial adotada pela União Européia e pelo MERCOSUL, do qual o Brasil é um dos participantes. O licenciado tem como campo de atuação os Ensinos Fundamental e Médio, como professor de língua portuguesa e de língua espanhola, em escolas públicas e particulares e em cursos de pré-vestibular tendo ainda, a oportunidade de lecionar em escolas de idiomas. A especialização pode ocorrer em leitura, redação, interpretação e tradução de texto, gramática e literatura. Esse profissional tem ainda, a oportunidade de lecionar em escolas de idiomas.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social

Estágio Supervisionado

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

 

Laboratórios

Laboratório de Línguas FutureLab

Bloco B – 4º andar – sala 402

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Letras – Port Espanhol – Noite

Grade e Corpo Docente

Grade e Corpo Docente

Face à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional da Educação – CNE, esta matriz curricular poderá sofrer alteração, desde que aprovada pelos órgãos competentes da UNICAP. Para mais informações, escreva para dpa@unicap.br

Letras – Português e Espanhol 2017.2 (05/05/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.