SUASSUNIAR: tomo 6

Corpo texto 1

30 dias. Há 30 dias a criatura criadora da Arte Armorial foi ao Criador. Esta é a parte final da primeira das fantásticas temporadas em homenagem a Ariano Suassuna. Sendo assim, são postadas as assinaturas em “ferros de ferras bois” dos “Coiteiros Harmoniais” – os pesquisadores e produtores principais do projeto interdisciplinar O Romance de um Romanceiro Arengueiro ou A Eterna Peleja de um Cabra Sabido em Busca de uma Identidade Nacional ou Harmonia Armorial, 35 Anos em Movimento, de 2005.

Coiteiros Harmoniais

35º Postarial. Assinaturas dos pesquisadores-precursores do Harmonia da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp).

Também foram criadas marcas para alguns administradores, docentes, funcionários e, especialmente, para os alunos-autores de trabalhos produzidos para o Harmonia Armorial. O texto a seguir é reedição do trabalho Identimarcados – almanaque de ferro das ferradas reses-humanas h(armoriais).

Para a cultura ocidental, mesmo antes da premissa da Civilização dos “bovinos”, do Couro, o homem desenvolveu cerimoniais, fossem para criação, marcação, utilização da carne e da pele dos bicho bruto! Num desses rituais, especialmente na apartação, foi criado, hoje raro, o ato de marcar rezes.

Ferrar bois é um processo inter(pessoal) de reconhecer ou ser reconhecido, através de registro, os elementos de fidelidade e unidade familiares ou de um indivíduo. Reconhecidamente, não no sentido de posse mas, de se ter uma identidade, de fazer história!

Ariano Suassuna, explicitamente, considera os rudes, rústicos, grosseiros ferros de ferrar bois, o subsídio da heráldica sertaneja e, um dos (principais) elementos da composição da Arte e do Movimento Armoriais.

Mesmo que toscamente, essas insígnias assemelham-se à árvore genealógica ou à identidade pessoal, com estruturação e evolução de vários elementos, dentre eles a mesa, alicerce do(s) ferro(s), tronco, ramo ou divisa, puxete, galho, haste, flor, círculo, meio-círculo.

Neste almanaque, além do resgate do objeto sagrado utilizado para estruturação da Arte e do Movimento, é rendida, ovacionada homenagem aos arretatos, sertanejos arretados e aos neurastênicos da capital pernambucana: alunos, egressos, funcionários, professores dos departamentos de Comunicação Social e Turismo, Ciências Jurídicas, História, Letras, administradores, ex-estagiários da Agência Experimental em Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco, que contribuíram direta ou indiretamente à realização do Harmonia Armorial.

As identidades dos ferros de ferrar rezes-humanas aqui realizadas, são criações livres baseadas no alfabeto sertanejo desenvolvido por Ariano Suassuna em seu livro de 1974, Ferros do Cariri, uma heráldica sertaneja (Alfredo Sotero).

Ferros 1

Pe. Pedro, Reitor da Unicap; Haidée, professora do curso de Letras; Benjamim, folclorista, ex-docente da Unicap e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – in memoriam; Verônica, docente e Coordenadora Geral de Graduação; Marinho, egresso do curso de Direito da Unicap; Ana Paula, ex-docente de Relações Públicas da Unicap, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ferros 2

Rakel, Isaac, Claudilaine e Juliana, ex-estagiários da Agerp; Breno Carvalho, ex-webdesign da Agerp. Atualmente é professor do curso de Relações Públicas e Coordenador de Tecnologia em Jogos Digitais; Alfredo, professor, Coordenador do curso de Relações Públicas e autor/organizador do Harmonia Armorial.

Cenas emocionantes-descritivas dos próximos causos

Além da reedição de outros trabalhos do Harmonia Armorial, trabalhos acadêmico-profissionais inéditos de docentes, alunos do curso de Relações Públicas da Unicap, vão reder por muitos “idos e vindos”, estórias do “Imperador da Pedra do Reino”, especialmente quando do lançamento de o “Jumento Sedutor”. Tanto o novo livro quanto outras homenagens, podem acontecer o mais brevemente que se possa esperar. “Eu só sei que [será] assim” e “Não troco o meu ôxente pelo ok de ninguém”!!!

Imagens exclusivas e inéditas para o os projetos interdisciplinares Olhares Sobre Os Sertões Pernambucanos e Harmonia Armorial (ambos na versão 1.0). Fotos: acervo Agerp/Unicap.