As organizações têm relacionamentos com indivíduos e grupos que ajudam a estabelecer seus objetivos, definir o que são e o que fazem. Além disso, os públicos podem afetar o sucesso de suas decisões estratégicas, para isso, é necessário um profissional que mantenha estreita a relação da Instituição e seus públicos, externo e interno.
O valor das relações públicas, entretanto, pode ser determinado pela medição da qualidade dos relacionamentos que estabelecem com os componentes estratégicos de seu ambiente institucional, sendo uma função da alta administração, de apoio e assessoria ao líder da organização em que trabalha.
Esse profissional é responsável pela formalização dos valores da Instituição e pelo planejamento estratégico da comunicação. Desenvolve ações de comunicação institucional, apoiam e assessoram a comunicação promocional.
Interagem com as demais áreas da organização, dando assessoria em estratégias e ações de relacionamentos. Segundo a Professora Verônica Brayner, o objetivo desse profissional é harmonizar o interesse do público com os da organização, buscando a construção da imagem, preservando a verdade dos fatos.