SUASSUNIAR via Foz do Iguaçu

Suassuna; Lirinha; Maracatu. No período de 5 a 14 de setembro deste ano, foi realizada a 10ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, PR. Na estrutura montada na Praça do Mitre, aconteceram sessões de autógrafos, exposições, workshops, oficinas, contação de histórias, recitais, lançamentos de livros, entre outras atividades literárias. O diferencial se deu pela referência a cultura nordestina. O grande homenageado do evento foi o paraibano mais que pernambucano Ariano Suassuna. Além dos relatos sobre o Imortal, “climaticamente” na entrada da Feira formam produzidos e expostos livros gigantes com os títulos do homenageado.

Também para recepcionar os participantes da Feira, apresentação especial do Maracatu Alvora Nova, natural de Foz do Iguaçu – Pernambuco batendo tambores no Brasil. A maior atração da abertura do evento foi o show com o músico, escritor e compositor pernambucano de Arcoverde José Paes de Lira: Lirinha: música e poesia. De acordo com a organização do evento, Lirinha

idealizou e construiu o espetáculo cênico musical Cordel do Fogo Encantado*, a novidade mais impactante e original vivenciada pela música pernambucana, após o surgimento de Chico Sciennce. Com a banda, conquistou o público no Brasil e exterior com uma performance arrebatadora e uma sonoridade consistente.

O evento teve o apoio, entre outros da Itapiu Binacional e Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), instituição que sediou a maioria das atividades do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2014. A Feira foi “extensão fora de pauta”, mais divulgada no Congresso realizado no período de 2 a 5 de setembro. Fotos: Alfredo Sotero.

 

 

 

* Objeto de estudo da egressa e ex-docente de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Ana Paula Campos Lima da sua dissertação e, posteriormente, editada em livro:

– LIMA, Ana Paula Campos. Comunicação e reconversão cultural: sertão alumiado pelo Fogo do Cordel Encantado – Arcoverde – Pernambuco – Brasil. 2003. 171 f.(Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife-PE, 2003.

– LIMA, Ana Paula Campos. Sertão alumiado pelo fogo do cordel encantado. Recife: Comunifraf: Recife, 2005.

 

Homenagens do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) já postadas:

SUASSUNIAR: o Auto da Cultura Armorial!

SUASSUNIAR: tomo 2

SUASSUNIAR: tomo 3

SUASSUNIAR: tomo 4

SUASSUNIAR: tomo 5

SUASSUNIAR: tomo 6






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...