A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 08 de setembro de 2009 - Ano 8

Padre Hugo Ara lança álbum “Por Amor” nesta quarta-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O assessor cultural da Católica, Padre Hugo Ara, lançará o álbum “Por Amor” nesta quarta-feira (9), às 20h30, no Espaço Receptivo (primeiro andar do bloco G). Na ocasião, Padre Hugo apresentará algumas das canções que compõem o CD, com o acompanhamento de músicos dos grupos artísticos da Universidade. O evento integra as programações dos projetos Bíblia, Comunicação e Arte e Festival de Primavera.

Em “Por Amor”, Padre Hugo Ara interpreta clássicos da música brasileira e internacional. Entre as surpresas, estão versões em espanhol das produções da Broadway, como Cats, Jesus Christ Superstar, Les Miserables e Don Quixote. A parte do álbum em português conta com composições de Vinícius de Moraes, Moacyr Franco, Chico César e Jessé. Confira o repertório completo:

  1. Voa, minha liberdade
  2. Hijo de la luna
  3. Padre nuestro
  4. Memory
  5. São Francisco
  6. Por amor
  7. Porto solidão
  8. Getsemani
  9. Onde estará o meu amor
  10. A donde voy sin ti
  11. No me dejes no
  12. Sillas y mesas vacias
  13. Tengo derecho a ser feliz
  14. Aleluya
  15. Sueño impossible
  16. A nossa vida é um carnaval

De acordo com o Padre Hugo, a escolha e a disposição das 16 faixas obedece a uma ordem temática inspirada em experiências pessoais. A primeira fase é dedicada à condição da liberdade do ser humano. Em seguida, são abordadas a memória e a fé aprendida na vida familiar e, por fim, a descoberta de Jesus e do sentido pleno do amor. “Com essa produção, é possível redescobrir o significado das letras das canções e encontrar o transcendental no mundo cotidiano da criação artística. É a redescoberta da fé na cultura”, afirmou.

A direção de arte de “Por Amor” é assinada por Nivaldo Cannti, e a direção musical e os arranjos, pelo assistente cultural da Católica Percy Marques. Ele, também, foi o responsável pelo projeto de criação do álbum. “A ideia inicial era fazer, apenas, um show. Mas Percy sugeriu a gravação do CD e nós aprovamos. Ele é muito profissional, trabalhou bem e assumiu o desafio de novos desafios, como as músicas da Broadway”, elogiou Padre Hugo Ara.

O álbum tem, ainda, a participação de 13 integrantes dos grupos artísticos MPB Unicap, Wave Unicap e Flor de Maracujá. Os ensaios com a banda tiveram início em junho, um mês antes da gravação do CD. Mas o processo de produção teve início muito antes, em janeiro, com a escolha de repertório, e a partir de fevereiro, com a prática de canto de Padre Hugo. “Fazíamos três ou quatro ensaios por semana. Essa fase é importante para conhecer o estilo, a estética de interpretação. Mesmo sendo temas bastante conhecidos, há a exigência de tornar aquilo uma coisa própria”, explicou.

Quem é?

Nascido em Santa Cruz, na Bolívia, Padre Hugo Ara tornou-se assessor cultural da Católica em maio de 2008, quando chegou à Universidade. É formado em Teologia e possui mestrado em Cinema, pela Universidade de Barcelona. Aos 30 anos, foi ordenado padre jesuíta. Hoje, trabalha, ainda, como assistente de comunicação do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celan).

“Por Amor” é o segundo álbum gravado por Padre Hugo. Em 2006, ele lançou, ainda na Bolívia, o CD “Meditações”, com músicas cantadas apenas em espanhol. O interesse por cultura vem desde a infância, mas ganhou força durante a adolescência, quando estudou teatro, dança e canto na Escola de Artes Cênicas. Depois disso, enveredou pelos campos das letras, comunicação e, mais recentemente, o cinema.

Das três artes estudadas durante a adolescência, ele não esconde a preferência: “Gosto mais do canto, porque ele é capaz de abranger mais pessoas e sentimentos. Além disso, perdura no tempo – por anos, até. Os outros são mais efêmeros, vinculados ao tempo da execução”.

Teólogo jesuíta alemão lança livro e ministra palestra
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap 

“Tiro o chapéu de Reitor nessa hora e, agora, falo como professor do Mestrado em Ciências da Religião”. Comovido, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, assim abriu a palestra “O cristianismo como estilo: uma maneira de fazer teologia na pós-modernidade”. A emoção tem um nome: Christoph Theobald, o palestrante. Este homem, que não compreendia muito bem a pluralidade brasileira, encontrou, no Padre Pedro, enquanto seu orientando do doutorado na França, uma janela para o mundo da diversidade cultural e religiosa do Brasil.

A ocasião marcou, também, o lançamento do livro de Christoph “Transmitir um evangelho de liberdade”, em primeira mão no Brasil. De acordo, ainda, com Padre Pedro, o primeiro exemplar do livro foi recebido pelo novo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A obra foi vendida, à vista, pelo preço de R$ 31. 

O evento, que aconteceu na noite da última sexta-feira (4), no Centro de Teologia e Ciências Humanas, contou, ainda, com a presença do coordenador do curso de Teologia da Universidade, professor Cláudio Vianney Malzonni, na tradução da fala do convidado. Segundo o Reitor, Padre Pedro Rubens, o texto trabalhado na apresentação do jesuíta alemão Christoph Theobald entrará na próxima edição da Revista de Teologia e Ciências da Religião da Unicap.  

O livro, como propõe o autor, revela as condições de transmissão do evangelho de liberdade e suas dimensões antropológicas e cristãs. “Minha intenção foi fazer um elo entre o cristianismo e o estilo. E, assim, fazer disso uma situação surpreendente”, afirmou. Baseando-se em estudiosos como Merlau-Ponty e Malraux, Christoph colocou o estilo de uma obra de arte como uma maneira de habitar o mundo, ou, ainda, todo o estilo como a colocação em forma de elementos do mundo que permitem orientá-lo em direção a uma de suas partes essenciais. “O mundo é uma metamorfose. E, para descrevê-la, é preciso situar-se entre o movimento de Jesus de Nazaré e a Igreja nascente, passagem constitutiva da fé cristã”, expôs. 

Segundo o teólogo, a maneira de habitar o mundo caracteriza-se por certo tipo de relação entre aqueles que Jesus encontra ao improviso e pelo efeito que, então, resulta. “Esses termos podem ser consignados em duas palavras: hospitalidade e espiritualidade”, observou. “A hospitalidade, por definição, é a capacidade de aprendizagem ou desprendimento de si em proveito da presença de qualquer outro aqui e agora”.  

Em outras palavras, o estudioso expõe que a capacidade de aprender com todo aquele que chega e em qualquer situação cria em torno da pessoa um espaço de liberdade, formando uma aproximação com aqueles que o procuram. “Esse espaço de vida desses indivíduos que vêm a Jesus faz com que entendam sua própria identidade e expressem um ato de fé e de vida interior que todos têm. Mas, depois, pela liberdade proporcionada, tem todo direito de partir”, revelou.  

Em suma, a hospitalidade determina a santidade das pessoas, a capacidade de aprendizado e o desprendimento de si em função do outro. E esse desprendimento revela a autoridade humana. A santidade hospitaleira do nazareno “brilha porque o pensamento, a palavra e os atos unem-se em seu ser”. “Devemos perceber a santidade em ação como uma descoberta, em si, de um mesmo possível”, complementou. 

Na ocasião, ainda, o teólogo alemão abordou a temática das contrariedades: nascer e morrer. Colocou, os opostos, como fenômenos universais na tradição bíblica e que a morte, assim como a mentira, estão muito unidas. “O poder que a morte exerce sobre a vida é somente factível. A morte provoca o ser humano a reagir, a buscar o que considera ser de direito. Para Francisco de Assis, por exemplo, a morte é uma irmã”, ressaltou. E prosseguiu: “O messias é aquele que desarma a morte, fazendo ecoar a novidade de uma bondade radical e sempre nova. E, portanto, escutar essa novidade supõe identificar sua origem”. Christoph Theobald, em seguida, colocou a importância de Deus pai nesse processo, pois, somente uma origem paterna poderia carregar o peso desta “feliz novidade”. 

A identidade cristã ultrapassa o que uma abordagem doutrinal pode alcançar. Com isso, um outro modo de abordagem se impõe: o estilo. Um conceito que implica a noção de pluralidade. “É preciso encarar a identidade cristã até o seu limite de hospitalidade”, afirmou, afinal, “é próprio de toda hospitalidade dar acesso a alguém, mas deixar a pessoa partir”. Segundo o alemão, a hospitalidade é algo que se passa na porta, por isso, é correto mandá-la “entrar”. Segundo Christoph, a pessoa tem a necessidade de ter espaços delimitados. Mas, não seria no fechamento desses locais onde se definiria o cristianismo. “Ele se define no que entra e sai, num ambiente criado por seres hospitaleiros. E é na formação e na educação dos sujeitos que estão os alicerces para se descobrir o espaço de cada um”, revelou. 

 “O humano é um ser inacabado, seja quando nasce, ou durante a própria vida”. De acordo com Theobald, a vida pede ao homem que lhe dê crédito. Que tenha coragem de existir.Que o ser humano deve apostar que a vida vai manter sua promessa. “O desafio de toda formação de existência é esse crédito que se dá à vida”, disse. O teólogo destacou a credibilidade das figuras de identificação nesse caminho, como os pais, educadores e professores e, além deles, do espaço comunitário, um espaço hospitaleiro. “E cada nova pessoa que chega a esse espaço pode recriá-lo”, observou. 

“Entrar como novo testamento na questão da identidade espiritual e ética é confiar na capacidade elementar de todo ser-humano de perceber a credibilidade de outrem e dar forma a sua existência no seio de um espaço hospitaleiro”, resumiu Theobald.  

“O estilo lembra estética. E lembra ética. O que salva o mundo, então: A beleza ou o amor?”, questionou o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, professor Gilbraz Aragão. “Acredito que esses três pontos: estética, ética e teologia são abordagens fenomenológicas que devem buscar unicidade. Essas três categorias nos ajudará a habitar o mundo. E o cristianismo nos propõe uma maneira ativa de habitar o mundo: a regra de ouro - não fazer ao outro o que não quer de volta - e a ausência de mentiras”, respondeu.

Prosseguindo com a resposta, Christoph Theobald pediu que o homem se colocasse no lugar do outro, mas, sem deixar seu próprio lugar por compaixão e simpatia. “Seguir a vertente ética da tradição cristã só é possível porque esse mundo ético nos é aberto pela graça. Porque eu diria que há algo de sedutor na beleza. O estético também pode virar um legalismo e o ético um esteticismo”, encerrou.

Ex-aluna da Católica é destaque no portal G1 com histórias sobre a vida na Índia
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A ex-aluna do curso de Jornalismo e ex-estagiária da Assessoria de Comunicação (Assecom) da Católica Catarina Longman foi destaque, neste fim de semana, na editoria “Mundo” do portal G1, da Rede Globo de Comunicação. Catarina concedeu uma entrevista ao repórter Daniel Buarque, sobre as curiosidades do cotidiano na Índia, onde mora há dois anos.

Catarina viajou ao país como participante de um programa de intercâmbio com duração de um ano e meio. Depois desse período, enfrentou o desemprego – devido à crise financeira -- e, atualmente, trabalha em uma multinacional da área de energia eólica. Na entrevista ao G1, ela revela as diferenças entre a história retratada na novela global e a realidade indiana, os hábitos inusitados dos habitantes (como o de escutar o hino nacional antes de todas as sessões de cinema), a desordem e desigualdade das cidades e os riscos do terrorismo.

Leia a reportagem completa no link http://tiny.cc/I21Jp.

Workshop na Fiepe discute oportunidades e perspectivas da indústria do petróleo
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Escritório Regional em Pernambuco do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promoverá, nesta quinta-feira (10), o workshop “A Indústria do Petróleo”, que abordará o potencial de investimentos e oportunidades no setor para empresas fabricantes de equipamentos e de serviços. O evento será realizado no primeiro andar do prédio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), das 8h30 às 18h. As inscrições custam R$ 70 e podem ser feitas no site www.ibp.org.br , no link “Loja IBP”.

Durante o workshop, a engenheira sênior da Petrobras Andréa Nicolino de Sá apresentará uma palestra sobre o upstream, o setor de exploração e produção do petróleo. O downstream, área que contempla as atividades de refino e comercialização, será abordado pelo engenheiro químico Antônio Eraldo Câmara, professor da Universidade Petrobras, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do IBP. O evento contará, ainda, com discussões acerca do mercado de petróleo e seus derivados, noções de refino, perspectivas econômicas, óleos pesados e preços internacionais.

Serviço
Workshop “A Indústria do Petróleo”

Data: 10/09

Horário: das 8h30 às 18h

Local: Fiepe – 1o andar, Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro.

Taxa de inscrição: R$ 70.

Informações: (81) 3412 8458 ou (21) 2112 9061

Inscrições: www.ibp.org.br (link “Loja IBP”)

Cine Família exibe filme sobre adoção de filhos por homossexuais
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Cine Família promove, no dia 15 de outubro, a exibição do filme “Baby Love” (França, 2008, 90 minutos), que trata do processo de adoção de filhos por casais homossexuais. O evento acontecerá das 17h às 18h30, no auditório G2 da Católica, localizado no primeiro andar do bloco G.

Dirigido por Vincent Garenq, “Baby Love” conta a história do casal gay Emannuel e Philippe – interpretados por Lambert Wilson e Pascal Elbé -, que entra em conflito quanto à ideia de adotar uma criança. O plano é levado em frente com a ajuda de Josefina (Pilar López de Alaya), uma garota disposta a engravidar.

BrascomTi oferece vaga de emprego
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação

A BrascomTi Tecnologia está oferecendo uma vaga para programador PHP com nível avançado. O cargo será destinado a estudantes universitários nos últimos períodos ou com curso superior. É necessária uma experiência mínima de 2 anos e disponibilidade para 8 horas de trabalho diário.

Os interessados em participar da seleção deverão enviar o currículo para o e-mail rh@brascomti.com.br, com o titulo Programador PHP. No e-mail o candidato deverá informar a pretensão salarial, que será compatível com a do mercado.

Requisitos para os candidatos:

Conhecimento avançado em: PHP, AJAX, J QUERY.

Conhecimento avançado em banco de dados MYSQL e POSTGRE SQL

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Grupo Hegel Unicap promove minicurso sobre Filosofia do Direito

Católica realiza exposição e mostra de vídeos sobre diversidade religiosa

Curso de Ciência da Computação da Católica apresenta história da informática em Vitória de Santo Antão

Coordenador de mestrado da Católica apresenta palestra em fórum de ensino religioso

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz no dia 27

Diversidade e imaginário coletivo: as Américas em diálogo é o tema do X Congresso Abecan

Programa oferece bolsa de pós-graduação no Canadá

Professora de Engenharia Ambiental apresentará trabalhos em congresso nacional

Fé e Alegria abre inscrições para o 2° simulado do novo Enem

Unicap irá promover Semana da Pessoa Idosa

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio em setembro

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Curso de Introdução à Filosofia para jornalistas vai se concentrar em temas contemporâneos

Abertas inscrições para cursos de extensão em Teologia Pastoral

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Unicap Jr. e a CDT promovem curso de ventilação mecânica não invasiva

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Teologia promove conferências em agosto

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

04/09/2009 Padre Airton lança livro na Unicap

03/09/2009 Christoph Theobald participa de Café Teológico na Católica

02/09/2009 Católica inaugura sistema de coleta seletiva nesta quinta-feira

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000