A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 16 de dezembro de 2009 - Ano 8

Casa do Patrimônio é apresentada para a imprensa
Por André Amorim
Foto por Kiko Secchim

A Universidade Católica de Pernambuco, representada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representado pelo superintendente da instituição no estado, Frederico Almeida, realizaram, às 11h30 desta quarta-feira (16), no Palácio da Soledade, uma coletiva de imprensa para apresentar a nova sede do órgão e apresentar o projeto Casa de Patrimônio. O curador da primeira exposição, Aluízio Câmara, também esteve presente.

Com a parceria entre a Unicap e o Iphan, a nova sede do instituto funcionará, a partir de agora, no primeiro andar do Palácio da Soledade. No térreo, será instalado o projeto Casa do Patrimônio, que tem como objetivo funcionar como um polo de difusão cultural, preparado para qualificar e atender estudantes, professores, turistas e a população local. Utilizando uma linguagem moderna, esse modelo de projeto pretende explicar a diversidade cultural de cada local.

Nesta quinta-feira (17), a partir das 19h, o espaço será oficialmente inaugurado. O evento vai contar com a presença do presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e autoridades locais. Na ocasião, também será inaugurada a exposição “Sopro do Tempo: Patrimônio Nacional em Pernambuco”, sob a curadoria de Aluízio Câmara, e que deve ficar no local por um ano.

As peças expostas na exposição fazem parte do acervo de patrimônios tombados pelo Iphan, além de peças de museus, como a flauta que se encontra no Museu de Arqueologia da Unicap. O objeto, coletado no Sítio Arqueológico da Furna do Estrago, no município do Brejo da Madre de Deus, foi achado ao lado de um esqueleto de um índio que teria vivido no local a mais de 2.000 anos.

Segundo o curador da mostra, Aluízio Câmara, o conceito de Casa de Patrimônio, recém-criado pelo Iphan, vem para promover uma maior aproximação entre a sociedade e o instituto, perdida com a criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que passou a gerir os museus.

Marcando a inauguração da Casa do Patrimônio em Pernambuco para o público, na sexta-feira (18), será realizada a I Jornada do Patrimônio, um evento que vai contar com uma feira de cultura para divulgação das atividades e produtos realizados durante a Oficina de Educação Patrimonial, apresentações de grupos artísticos e um seminário com o tema “Gestão do Patrimônio e Co-responsabilidade”.

O seminário tem como objetivo discutir novas formas de parcerias para atuar na área e, também, divulgar experiências bem-sucedidas de educação patrimonial. Além disso, será instalado um Balcão de Parceiros com o propósito de dar visibilidade às ações de preservação do patrimônio cultural pernambucano desenvolvidas pelo Iphan e por seus parceiros, bem como informar ao público sobre os mecanismos de apoio disponíveis.

A parceria Unicap e Iphan não se deu apenas na reforma e gestão do espaço. Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap produziram maquetes que ficarão expostas em um dos ambientes da exposição. Os trabalhos, que trazem os sítios históricos de Olinda, Recife e outras cidades representadas topograficamente, foram realizados após workshop com o especialista em maquetes, Eduardo Sobral.

Arquidiocese de Olinda e Recife realiza confraternização do Clero
Por André Amorim
Fotos por André Amorim

A Arquidiocese de Olinda e Recife realizou, na manhã desta terça-feira (15), na Companhia de Caridade – Instituto Padre Venâncio, no bairro da Várzea, a confraternização do Clero. O encontro reuniu o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, padres de diversas paróquias, além de seminaristas.

A Universidade Católica de Pernambuco esteve representada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, pelo assessor cultural da Católica, Padre Hugo Ara, pelo coordenador da Pastoral Comunitária, Padre Antônio Mota, pelo coordenador de Políticas de Comunicação, Padre Kiko Secchim, e pelo Padre Clóvis Cabral.

A confraternização teve início com a apresentação da música Aquarela do Brasil, interpretada pela Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. O grupo também tocou clássicos de consagrados compositores e músicas natalinas. Em seguida, os presentes realizaram a oração da hora média.

Ao final, Dom Fernando Saburido leu uma carta em que condenou a pobreza e a exclusão. “Como cidadãos conscientes, sofremos com quem passa por essas experiências”, disse. Para Dom Fernando, a esperança e a persistência fazem com que as pessoas cresçam na unidade e superem as adversidades. Depois de quatro anos afastado da Arquidiocese de Olinda e Recife, o arcebispo disse estar feliz por estar de volta.

Ainda na confraternização, o novo coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Josenildo Tavares, foi empossado por Dom Fernando.

O Boletim Unicap aproveitou a confraternização do Clero para saber a opinião de padres e seminaristas a respeito da mudança do local de realização dos cursos de Teologia e Filosofia para os futuros padres. A partir do próximo ano, os cursos, antes realizados no Seminário de Olinda, serão ministrados na Universidade Católica de Pernambuco. Acompanhe as opiniões dos entrevistados:

“Essa decisão de levar para a Universidade Católica os cursos de Filosofia e Teologia vem sendo refletida há bastante tempo pelos bispos da província de Pernambuco. Começamos a falar desse assunto logo após minha chegada ao Recife e estamos com muita esperança. Entendemos que esse vai ser um passo importante na formação dos seminaristas porque vai aproximá-los do ambiente universitário. O contato com os estudantes vai ser muito bom. Depois, porque o nível do curso vai ser excelente. Os cursos são reconhecidos pelo MEC. Agora estão todos muito contentes com isso, e a Católica está com muito boa vontade para ajudar a fazer um curso que forme realmente padres”, Dom Fernando Saburido – Arcebispo de Olinda e Recife.

“Achei a mudança ótima por dois motivos: primeiro porque os seminaristas vão ter contato com um mundo maior, mais aberto, de jovens, de intelectuais e com a academia. Um mundo cultural bem mais vasto. E é justamente disso que eles precisam muito, já que o trabalho do Evangelho passa pela cultura, inclusive a cultura acadêmica, filosófica, teológica e universitária. Segundo, achei ótimo porque ao mesmo tempo em que eles têm esse contato com o mundo mais aberto, eles vão ter um contato comunitário. Vão viver comunitariamente. O resultado disso vai ser um trabalho mais eficiente, assim como pedem os documentos da Igreja.”, Padre Amaurílio Machado de Souza – professor da Unicap por mais de 20 anos e administrador da Paróquia São Sebastião.

“Tanto para os alunos do Seminário, como para o povo de Deus, creio que essa mudança chega num momento muito oportuno para a Arquidiocese. Os alunos estarão num ambiente onde vão interagir com jovens de outros cursos. O padre é ordenado para o povo de Deus, o seminário de Olinda representa, ao longo de seus 200 anos, um grande legado na formação dos presbíteros. Agradecemos muito a Dom José Cardoso Sobrinho pela reabertura, mas neste momento, agora, que Dom Fernando traz os alunos para a Católica mostra também um novo marco. O Seminário continua como casa de formação, mas o ensino, as matérias próprias da Filosofia e Teologia, estarão sendo passadas num ambiente acadêmico muito mais envolvido com o mundo atual. Creio que essa união de pessoas, de cabeças, de mundo, vai favorecer muito o crescimento de nossos jovens seminaristas, já que uma vez serão padres para o povo. Padre Luciano Brito- coordenador da Pastoral da Comunicação

“Eu vibrei com essa decisão do Arcebispo. Eu nunca achei que devia ter um curso a parte ao dos leigos. Acho que vai ser uma riqueza muito grande o convívio dos seminaristas com os leigos. Vai ser motivo de aproximá-los mais de uma realidade mais humana e vai dar mais maturidade afetiva. Acho que o convívio com a Universidade Católica só vai trazer benefícios para o Clero de Olinda e Recife. Na medida em que os padres são homens de Deus a serviço dos homens e mulheres, então eles vão aproximar a sociedade da Igreja. O que não aproxima é o padre ficar encarcerado como se fosse um principezinho ou coisa parecida. Padre não é nenhum ser de outro mundo. Quanto mais perto de vocês estivermos, mais fortes seremos”, Padre Edvaldo Gomes – Paróquia de Casa Forte.

“Isso é excelente por conta da diversidade com que os seminaristas vão se deparar. Eles vão ter elementos para compor a reflexão teológica não limitada ao espaço onde estavam. Eles vão poder fazer a reflexão teológica e dialogar com a sociedade. A Igreja ganha, principalmente no diálogo com a sociedade e com os intelectuais.” Padre Josenildo Tavares – coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife.

“Essa mudança vai ser muito boa. Dessa forma podem surgir novas vocações junto com a Católica e também comprovar outras. No seminário nós ficávamos muito privados. Dessa forma, o seminarista também vai poder ficar junto do povo.” Valdez Santos Barbosa – vocacionado

Essa mudança é muito lógica e boa, afinal de contas os cursos da Universidade Católica são reconhecidos pelo Ministério da Educação e porque estão sendo preparados para os seminaristas.” Padre Romeu – Paróquia da Torre.

Mestranda da Católica sugere aplicação de biopolímero para preservação ambiental em dissertação
Por Tiago Cisneiros
Foto: Acervo Pessoal

A estudante do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais e ex-aluna do curso de Ciências Biológicas da Católica Adamares Marques da Silva defenderá, na próxima segunda-feira (21), a dissertação “Produção de Quitosana por Absidia corymbifera em Meio de Baixo Custo e Aplicação na Descoloração de Efluente Industrial”. A apresentação será realizada a partir das 9h, no anfiteatro do bloco G4 da Universidade.

Na dissertação, Adamares sugere o emprego da quitosana (um biopolímero) como adsorvente para descoloração de efluentes industriais. Segundo ela, a ideia do projeto surgiu diante da necessidade de buscar novas alternativas para o tratamento dos materiais e redução de poluentes, a fim de minimizar os impactos ambientais. “Eu trabalhava em uma estação de tratamento de efluentes de uma indústria multinacional, situada no Complexo de Suape. Quando soube do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, uni os meus planos com os da professora Galba Takaki (orientadora) para desenvolver o projeto”, conta.

A relação com a professora é antiga, da época que Adamares cursava Ciências Biológicas na Universidade, isto é, de 2004 a 2007. Para realizar a dissertação, foram aproveitados os conhecimentos da professora Galba Takaki sobre quitosana e da estudante sobre efluentes. A co-orientação do projeto ficou a cargo da professora Clarissa Daisy Costa de Albuquerque, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Católica.

Segundo Adamares, a aplicação da quitosana para descolorir o efluente tem a capacidade de reduzir a carga poluidora do material e, consequentemente, os impactos ambientais causados por seu lançamento em fluxos d’água. Para desenvolver os experimentos e levantar os dados do projeto, a estudante utilizou a estrutura do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) da Católica. O trabalho foi complementado na Faculdade de Engenharia Química e no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde Adamares estudou por um mês, sob a orientação do professor Elias Basile Tambourgi. A viagem só aconteceu graças ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), que fornece bolsas de intercâmbio interinstitucionais para estudantes de pós-graduação.

Depois de obter resultados significativos nos testes realizados com a quitosana no efluente da indústria onde trabalhava, Adamares espera, agora, a aprovação do trabalho na pós-graduação e a transformação dos estudos em prática. Para o primeiro passo, só falta enfrentar a avaliação da banca formada pelos professores Galba Takaki, Carlos Alberto da Silva (ambos da Católica) e Elias Tambourgi (Unicamp). Se tudo der certo, a partir do dia 21, Adamares Marques da Silva já poderá correr atrás do segundo objetivo. Não como estudante nem como bióloga, mas, sim, como mestre em Desenvolvimento de Processos Ambientais e, possivelmente, como doutoranda, já que ela está aguardando o resultado da seleção na Unicamp.

Curta-metragem de professor da Católica conquista prêmio no Festival do Vídeo de Pernambuco
Por Tiago Cisneiros

O curta-metragem de animação “A quase tragédia de Mané, ou o bode que ia dando bode”, escrito e dirigido pelo professor do curso de Jornalismo da Católica Ricardo Mello, conquistou o terceiro lugar do 11o Festival do Vídeo de Pernambuco, realizado no último dia 30, no Teatro do Parque, Centro do Recife. O filme, concluído em 2008, é baseado em um cordel escrito pelo professor e ilustrado por Samuca.

Para Ricardo Mello, a premiação representa o coroamento de um produto, fruto de um processo, naturalmente, vitorioso. “Sinceramente, fiquei muito feliz com o resultado, porque esse trabalho misturou pedagogia, experimentação e cultura, com produção em conjunto com alunos da escola Oi! Kabum do Recife. Trata-se de um reconhecimento especial ao nosso esforço, porque fomos julgados em um espaço público de concorrência, disputando com profissionais da área”, avalia.

Saiba mais sobre o filme

O vídeo-cordel – como Ricardo Mello classifica o filme – conta a história do sertanejo Mane, que tenta tornar o próprio bode uma celebridade local. Quando o animal desaparece, a cidade – que, antes, tecia comentários maldosos sobre a situação – se comove e a imprensa supervaloriza o caso. Daí para frente, Mané envolve-se em um drama particular que quase termina em tragédia.

Segundo Ricardo Mello, a trama aborda os fenômenos da “midiatização” e da “celebridização”, presentes em todo o mundo – inclusive, no Sertão. “É uma brincadeira com essa situação, usando o bode como símbolo. Atualmente, as pessoas conferem um falso valor às coisas que aparecem na imprensa. É preciso ter cuidado para que esses supostos deuses do Olimpo não passem de um bode”, explica. 

A animação foi produzida por ex-alunos do Núcleo de Computação Gráfica da Escola Oi Kabum! do Recife, projeto, então, coordenado por Ricardo Mello. As ilustrações ficaram por conta da empresa Ilha 1 Animation, também composta por antigos estudantes do Oi Kabum!. José Manoel dirigiu os atores Arilson Lopes, Carlos Lyra, Paula de Tássia e Sandra Rino, que interpretaram as vozes dos personagens. Confira a ficha técnica completa:

O projeto contou com o apoio do Funcultura e a participação da Rec produtores. Cerca de 20% do total de cópias dos DVDs foram doados para instituições culturais, comunitárias e educacionais e escolas da rede estadual. “Entregamos quase 290 exemplares para Secretarias de Educação do estado, como uma forma de tentar levar o trabalho para o debate sobre a mídia e as crenças sociais”, lembra o professor.

Em 2006, Ricardo Mello conquistou o terceiro lugar na Mostra Competitiva do 8o Festival do Vídeo de Pernambuco, com o documentário “Pé na França: cantadores na terra dos trovadores”, que mostra a viagem de dois repentistas nordestinos à França.

Filme de ex-alunos da Católica conquista prêmio no 11º Festival do Vídeo de Pernambuco
Por Tiago Cisneiros

O curta-metragem “Ave Sangria: sons de gaitas, violões e pés” recebeu o prêmio de Melhor Documentário da Mostra Universitária do 11o Festival do Vídeo de Pernambuco, realizado no último dia 30. O filme, resultado do projeto experimental dos ex-alunos do curso de Jornalismo da Católica Raynaia Uchoa, Rebeca Venice e Thiago Barros, reconstrói a trajetória da banda de rock rural recifense Ave Sangria, que se destacou na década de 1970. Saiba mais sobre a produção na reportagem “Ex-alunos de Jornalismo ganham prêmio no Festival de Gramado”, de Rebeca Kramer. Clique aqui.

Católica firma convênio para atendimento odontológico aos funcionários e professores
Por Tiago Cisneiros

A Católica firmou um convênio com a cirurgiã-dentista Taciana César do Rego Luna Franca para atendimento odontológico aos integrantes do seu quadro de pessoal, bem como dos cônjuges e dependentes legais. A parceria é válida até o dia 31 de dezembro de 2010, podendo ser prorrogada por mais um ano.

A cirurgiã-dentista prestará serviços de exame clínico, radiologia, prevenção, dentística, periodontia, endodontia e prótese fixa, no seu consultório especializado, localizado na Rua do Progresso, no bairro da Boa Vista, Recife.

O funcionário interessado poderá comprovar o vínculo com a Universidade mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e das certidões de casamento e nascimento, caso deseje incluir o cônjuge e os filhos no plano de atendimento. O valor dos serviços prestados pela cirurgiã-dentista serão acordados, diretamente, com o beneficiário e não poderão transpor os preços estabelecidos na Tabela de Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos Vigentes, emitida pelo Conselho Regional de Odontologia.

Serviço

Cirurgiã-dentista: Taciana César do Rego Luna Franca

Consultório: Rua do Progresso, 269, sala 105, Boa Vista – Recife/Pernambuco.

Fone: (81) 3222 1501.

Pastoral da Católica arrecada roupas, alimentos e brinquedos para ceia beneficente de Natal
Por Tiago Cisneiros

A Pastoral da Católica irá promover, nesta quinta-feira (17), a Ceia Natalina do Conjunto Limoeiro, que abriga ex-moradores de rua no bairro de Santo Amaro. As 19 famílias do local receberão alimentos, cestas básicas, roupas, agasalhos e brinquedos. Quem quiser contribuir com a ação pode fazer as doações na sala da Pastoral, localizada no térreo do bloco A da Universidade.

As 19 famílias beneficiadas moravam embaixo da Ponte do Limoeiro, que separa a Avenida Norte do Recife Antigo. Elas são beneficiadas pelo projeto Ronda Noturna, promovido pela Pastoral da Católica, no qual voluntários saem às ruas nas quintas-feiras à noite, para distribuir roupas e alimentos. As 30 crianças e adolescentes que vivem no local receberão brinquedos durante a Ceia Natalina.

A Pastoral da Católica está localizada no térreo do bloco A e funciona das 8h às 12h e das 14h às 21h30. Os telefones para contato são (81) 2119 4238 e (81) 2119 4317.

Missa de Natal será celebrada nesta sexta-feira
Por André Amorim

Professores, funcionários e estudantes estão convidados a participar, no dia 18 de dezembro, a partir das 17h, na Biblioteca Central, da missa de Natal da Universidade Católica de Pernambuco. A celebração será conduzida pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. No fim da missa, haverá uma breve apresentação  da jovem pianista Crystal do Espírito Santo. Logo em seguida, às 18h, serão realizados, na praça de eventos em frente à quadra do bloco A, concertos natalinos com os grupos musicais da Unicap.

________________________________________________

1  Confira mais Notícias

Documentário relata história de travestis em projeto de conclusão de curso de Jornalismo

Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar abre nova turma para 2010.1

Católica lança MBA em Direito do Petróleo e Gás

Inscrição para admissão extravestibular vai até o dia 22

Católica prorroga prazo de inscrição para aproveitamento de estudos em Teologia

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas de estágio nas áreas de Letras e Matemática

Avaliação Interna Docente-Discente pode ser feita na Biblioteca da Católica

Museu de Arqueologia promove minicurso “Megafauna do Pleistoceno”

Católica promove minicurso “Arqueologia para crianças” em janeiro

Tucap promove oficina de teatro em janeiro

Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro

Católica abre inscrições para 15 cursos de especialização

Católica está com inscrições abertas para seis mestrados

Abertas inscrições para três MBAs

Doutorado em Psicologia Clínica está com inscrições abertas

Católica abre inscrições para Mestrado em Direito

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem

Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião

Inscrições abertas para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria

Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios

Topo  

________________________________________________

  Edições Anteriores

Edição de terça

mais edições >

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000