A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 24 de novembro de 2009 - Ano 8

Clínica Corpore Sano ganha piscina terapêutica para auxiliar no tratamento de pacientes
Por André Amorim

A Clínica Escola Corpore Sano, utilizada pelos alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco, agora conta com um novo tipo de atendimento. Uma piscina terapêutica acaba de ser construída nas dependências da clínica para a realização de atendimentos específicos de hidroterapia.

Segundo a coordenadora da Corpore Sano, professora Márcia Rejane Oliveira, a piscina recém- construída terá dupla finalidade. Inicialmente a nova instalação deve atender às necessidades acadêmicas dos graduandos em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, constituindo, ainda, um campo de pesquisa necessário à construção de conhecimento científico, para então, a partir do próximo ano, abrir para atendimento à população recifense.

A piscina terapêutica foi construída dentro dos padrões internacionais de qualidade, contando com uma rampa para facilitar o acesso de pacientes usuários de cadeira de rodas, ou até mesmo pacientes que estejam deitados em macas. As paredes internas da piscina contam ainda com corrimãos de apoio com o objetivo de fornecer comodidade e segurança aos usuários.

O novo serviço deve beneficiar pacientes com alterações crdiorrespiratórias e vasculares, distúrbios reumatóides, doenças provenientes de acidentes ou traumas, além de pacientes com patologias neurológicas como, por exemplo, Síndrome de Parkinson, Acidente Vascular Cerebral (AVC), sequelas decorrentes de paralisia cerebral, dentre outras.

Para outras informações sobre o serviço de hidroterapia e os demais oferecidos pela Corpore Sano, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (81) 2119-4490. A clínica está localizada na Rua Dom Manoel Pereira, 220, no bairro de Santo Amaro.

Monitores instalados na Católica levam mais informação a alunos, professores e funcionários
Por Tiago Cisneiros

A Católica é a primeira universidade do Norte e Nordeste a instalar monitores informativos no seu campus. A novidade é fruto de uma parceria com a empresa Elemídia, que cedeu os equipamentos sem custos para a instituição. A iniciativa visa a comunicar aos estudantes, professores e funcionários as principais notícias do Brasil e do mundo, além das novidades sobre a Católica.

Atualmente, 12 monitores estão em funcionamento, instalados nos elevadores (oito unidades) e halls (quatro) dos blocos G e G4 da Católica. A previsão é que, em 2010, os equipamentos, também, beneficiem quem estuda e trabalha nos blocos A, B e D. O serviço exibe resumos das principais notícias do portal de internet Terra (www.terra.com.br) e do Boletim Unicap, produzido pela Assessoria de Comunicação (Assecom) da Universidade.

A jornalista Paula Losada, assessora de comunicação da Católica, acredita que a novidade trará benefícios para toda a comunidade acadêmica. “Esse tipo de mídia será muito importante para reforçar a comunicação interna da Universidade, porque os estudantes, funcionários e professores terão acesso não somente às notícias nacionais e internacionais, mas, também, às produções e novidades da instituição”, observa.

As notícias da Católica são disponibilizadas pela própria Assecom, através da conexão online com a Elemídia. As mensagens podem ter até 110 caracteres, o que, segundo o coordenador de Comunicação Institucional da Unicap, Padre Kiko Secchim, facilita a compreensão e atrai a atenção de quem trabalha ou passa pelas áreas com elevadores. “É o tamanho ideal para que as pessoas possam fixar as informações. Já estamos tendo bastante retorno de gente que ficou por dentro das novidades institucionais através dos monitores”. A Universidade, ainda, poderá exibir até cinco vídeos publicitários por dia, com duração máxima de dez segundos cada.

Elemídia 

A ideia de instalar monitores informativos no campus surgiu do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, que observou a utilização dos equipamentos em aeroportos. Mas a Elemídia vai muito além dos guichês de embarque e desembarque.

A Elemídia é a maior empresa de mídia digital out of home (em tradução livre, “fora de casa”) da América Latina, com monitores instalados em mais de 900 edifícios, hotéis e centros empresarias do Brasil e da Argentina. As estatísticas da instituição apontam que, semanalmente, mais de um milhão de pessoas são impactadas pelas informações transmitidas através dos equipamentos nesses ambientes.

O serviço Elemídia Fitness, cuja programação é destinada aos praticantes de ginástica, já está disponível nos monitores instalados em oito academias da rede Reebok. No total, cerca de cinco mil pessoas assistem, por semana, às notícias, anúncios publicitários e grade de serviços sobre o mundo da malhação.

A empresa, também, está presente em 29 shopping centers brasileiros. Neste caso, os monitores possuem 42 polegadas, formato vertical e transmissão em alta definição. A grade de programação consiste em notícias do portal Terra, peças institucionais dos centros de compras, vinhetas publicitárias e conteúdo próprio da Elemídia.

Um dos mais recentes campos de atuação da Elemídia é o das lojas de conveniência Am/PM, localizadas em postos de combustível da bandeira Ipiranga. A empresa instalou cem monitores em 73 pontos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a Elemidia clicando aqui.

Exposição fotográfica de ex-alunos da Unicap marca lançamento dos quatro novos cursos tecnológicos
Por Rebeca Kramer

“Estamos atendendo com esforço e interesse às demandas do mercado de trabalho”, afirmou o Pró-reitor Acadêmico da Universidade Católica de Pernambuco, professor Junot Matos, na comemoração da criação dos quatro novos cursos superiores tecnológicos da instituição: Turismo, coordenado pela professora Roberta Cajaseiras; Jogos Digitais, coordenado pelo professor Breno Carvalho; Eventos, coordenado pelo professor Alfredo Sotero; e Fotografia, sob a coordenação da professora Renata Victor. Na ocasião, aconteceu uma exposição fotográfica com 32 fotos de ex-alunos da Católica de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade, os quais, hoje, estão no mercado trabalhando na área.

De acordo com o coordenador do curso de Eventos, professor Alfredo Sotero, as 100 vagas, distribuídas em 50 na primeira entrada no turno da manhã e mais 50 na segunda no turno da tarde, serão voltadas para os interessados em atuar em diversas áreas como agências de publicidade, de culturas, em organizações governamentais e não-governamentais e, ainda, empresariais. Os quatro semestres de curso, segundo o professor, terão disciplinas gerais do campo de eventos, como Cerimoniais, Etiqueta e Bebidas, além de História e Cultura e Eventos Sociais, o que engloba batizados, casamentos e funerais. “O objetivo é de traçar o perfil dos eventos que aconteceram ao longo da história e, também, como foram organizados, desde guerras até festividades ou exposições”, comentou o professor.

Segundo o coordenador de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho, o curso, que terá a duração de dois anos e meio, contará com dois laboratórios de multimídia e um de arte, com 20 computadores cada. Desta maneira, os 40 estudantes aprovados no processo seletivo terão aulas teóricas e práticas, abordando desde a parte de design até cenários, interface e efeitos especiais. “A graduação tem foco no desenvolvimento de jogos para computadores e celulares. Além disso, também envereda na área do empreendedorismo. Serão disponibilizados, para ministrar as disciplinas dos cinco módulos, professores tanto da casa como do mercado”, afirmou Breno. Segundo ele, ainda, quando a internet chegou, em 1993, no Brasil, o seu uso era diretamente relacionado a nerds ou a pessoas de Ciência da Computação. No entanto, o professor observou que jogar não é mais coisa de gente pequena. “O processo de midiatização dos games acabou valorizando o cinema, a música, a formação de identidades de marca”, relatou.

Para a coordenadora do curso de Turismo, Roberta Cajaseiras, o objetivo da graduação consiste em formar, sobretudo, empreendedores, que possam atender às necessidades das organizações públicas e privadas, em Pernambuco, no Brasil ou no mundo. Ministrado no turno da noite, a partir de fevereiro de 2010, o estudante receberá, em cada um dos quatro semestres cursados, um certificado para ingressar no mercado mesmo durante a graduação de dois anos. “No próximo ano, a Unicap completa 35 anos de ensino do Turismo. E, agora, vem com a proposta de um curso inspirado no bacharelado que contempla a formação humanística, bem como a atualização para o mercado”, falou. De acordo com a professora, o curso Tecnológico Superior em Turismo terá disciplinas focadas em línguas, agenciamento, transportes, marketing e, ao final, os estudantes terão de executar um projeto turístico. “As maiores oportunidades no mercado estão nas áreas de hotelaria, agenciamento e eventos”, contou.

A exposição, segundo comentou a professora Renata Victor, aconteceu a fim de celebrar o lançamento do primeiro curso Tecnológico em Foto na Unicap. “Os 32 fotógrafos que expuseram são ex-alunos de Relações Públicas, Publicidade e de Jornalismo da casa. A referida exposição fotográfica forma um mosaico de diversidade das linguagens fotográficas, o que comprova, também, a vocação dos alunos dos cursos de comunicação da Católica”, salientou. Dos 32 profissionais participantes, quatro irão fazer parte do corpo docente do curso tecnológico de Fotografia: Alexandre Belém, Ivan Alecrim, Niedja Dias e Leonardo Felipe. “É a primeira vez que acontece uma exposição como essa. Mas, a verdade é que já queria fazer há muito tempo. Afinal, temos muitos ex-alunos que, hoje, destacam-se no mercado da fotografia. Portanto, hoje foi um momento oportuno para homenageá-los”, ressaltou.

Dos 32 fotógrafos, 29 foram alunos da professora Renata Victor na Unicap. Uma delas, Inês Campelo, trabalha, atualmente, como fotógrafa dos Diários Associados. De acordo com Inês, a foto a qual expôs no evento foi resultado de uma pauta do trabalho, retratando o abandono dos internados em hospitais psiquiátricos. “Na foto, aparece um corredor vazio, sem ninguém. Aparecendo, somente, a metade do rostinho de uma senhora. Como a matéria era de caráter fotojornalístico e esse era o pedido de Renata, então, a escolhi por isso”, comentou. Inês contou, ainda, ter pago a cadeira de fotografia dentro do curso de Jornalismo no 4º período. Desde então, sabia que seu destino seria seguir carreira de fotógrafa. “Já cheguei a assistir a algumas aulas de Renata mesmo depois e digo a ela como ela está cada vez imensamente melhor como professora”, brincou a fotógrafa, revelando, também, já ter trabalhado no Jornal do Commercio e na Agência de Renata Victor.

Com relação à inauguração do curso Tecnológico em Foto, a coordenadora da nova graduação comentou ter a convicção de que será uma graduação muito boa, que servirá à ascensão das oportunidades para os interessados na área. Ao revelar as disciplinas referentes ao primeiro módulo do curso, bem como os professores ministrantes, Renata, que já é professora da Unicap há 18 anos, destacou certa defasagem no Recife no que concerne a locais para a formação de profissionais de fotografia. “O diferencial do nosso curso é que ele é mais enxuto, mais objetivo, com disciplinas teóricas, mas com o peso maior nas práticas. A fotografia é muito ampla e seu campo permeia desde a publicidade, até editoriais e eventos”, pontuou, questionando: “Alguém consegue acordar pela manhã e ficar, até o meio-dia, sem ver sequer uma fotografia?”.

No primeiro módulo, serão ministradas cinco disciplinas. A de Português, com o professor Fanuel Barreto; De Laboratório Preto e Branco, com a professora Niedja Dias; História da Fotografia, com o professor Leonardo Filipe; de Inglês, com a professora Gabriela D’Ávila e de Anatomia da Câmera Fotográfica, com Renata Victor.

Segundo Ivan Alecrim, um dos futuros professores do segundo módulo do curso Tecnológico em Foto, a sua vida como fotógrafo foi iniciada quando, numa viagem a Nazaré da Mata com os amigos de Jornalismo, pegou uma câmera de seu pai e, desde então, nunca mais parou de fotografar. Ivan, que também gosta muito de desenhos, é formado em Relações Públicas e em Jornalismo pela Unicap. Ainda na época de RP, mostrou seu trabalho para a professora Renata Victor, que o convidou para ser seu monitor.

Gabriela D’Ávila, por sua vez, sente-se muito feliz em trabalhar na Unicap por já conhecer e confiar muito no trabalho de Renata Victor. Gabriela é formada em Turismo na Universidade Federal e é a tradutora do The New York Times no Nordeste. Para ela, o ensino no inglês no novo curso Tecnológico em Foto é muito importante até mesmo para ampliar as oportunidades de trabalhar fora do país. “Hoje, estamos tão conectados com o mundo, por meio de orkut, blogs, e mail e flircks e, ainda, podemos fazer trabalhos e vender para outros países, como a China, por exemplo”, disse.

Depoimentos:

Tatiana Marques

- Empresária do ramo de eventos e proprietária do tradicional Cerimonial Tatiana Marques

“Eu acho que a Unicap dá um salto se tratando desses cursos tecnológicos, visto que são cursos para quem tem uma definição clara do que deseja seguir como profissional. Isso é uma união do talento ao conhecimento; é uma forma eficaz e eficiente para o profissional. E, para o mercado de trabalho, é uma forma de preparar profissionais qualificados, com a rapidez e qualidade que ele exige”

“Eu espero que a Católica forme profissionais aptos para o grande leque que é a área de gestão em eventos, seja para eventos públicos ou privados, tudo em sintonia com os diversos aspectos de uma gestão de eventos”

- Ela destacou o momento favorável do mercado em eventos no estado

“O curso chegou em um bom momento, um período favorável com Pernambuco em desenvolvimento. Temos que saber utilizar a ferramenta da comunicação”

Ceci Amorim

- Professora licenciada do curso de Turismo da Unicap e diretora da Empetur

“Eu entendo como um fato de maior importância porque o mercado ainda está carente de mão de obra especializada. E a Unicap, tradicionalmente, vem formando e qualificando profissionais tanto nas áreas de turismo, como eventos, e se destacando, ainda, no mercado da iniciativa privada e do setor público. É bom mencionar ainda que muitos desses alunos formados também atuam como professores de faculdades”.

Pavilhão Sonoro chega a sua 3ª edição
Por Victor Bastos

Será realizada na manhã desta quarta-feira (25), das 7h30 às 11h, na sala 510 do bloco A, a 3ª edição do concurso de jingles e spots Pavilhão Sonoro. O evento é produzido pelos alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco.

Para avaliar os jingles e spots são convidados profissionais renomados do mercado fonográfico. Os melhores trabalhos serão premiados. Todo material produzido é acompanhado pela professora Elisa Barreto.

O concurso Pavilhão Sonoro foi criado pela professora de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, Elisa Barreto, com a intenção de unir a teoria vista em sala de ala às aulas práticas. O resultado dessa prática foi a criação de jingles e spots de alta qualidade. O evento foi uma forma encontrada de divulgar os trabalhos.

Alunos de Publicidade e Propaganda participam da 3ª edição da Vitrine
Por André Amorim

Alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda participam, nesta quinta-feira (26), a partir das 8h, no hall do bloco G, da terceira edição da feira de promoção de vendas, Vitrine. Na feira os alunos expõem produtos e aplicam as estratégias de promoção, execução e planejamento, além de técnicas de argumentação vistas durante o semestre na disciplina Promoção de Vendas, ministrada pela professora Thelma Guerra.

Campanha mobiliza alunos do curso de Publicidade e Propaganda
Por André Amorim

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando até a próxima sexta-feira (27) a campanha “Nosso Natal é você quem faz”. A iniciativa pretende arrecadar brinquedos, material de higiene pessoal e de limpeza para doar para 140 crianças carentes do município de Jaboatão dos Guararapes. O ponto de coleta das doações ficará na Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AÊ) e na ASSECOM localizadas na Rua Afonso Pena, 170, em frente aos portões da reitoria da UNICAP.

Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro
Por Tiago Cisneiros

A Católica promoverá, de 19 a 21 de janeiro, o minicurso “Plantas Medicinais: Cultivo, Coleta, Armazenamento, Manipulação e Efeitos Tóxicos”. As aulas serão ministradas pela professora Maria do Carmo Dias Costa, na sala 106 do bloco G, das 8h às 12h. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas, até o dia 14 de janeiro, na Fasa Gráfica, localizada próximo à entrada da Universidade, na Rua do Príncipe. As vagas são limitadas (30) e a participação confere certificado de atividades complementares.

Maria do Carmo Dias Costa é professora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia e do curso de Especialização em Ensino Prático de Biologia da Católica. Possui bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

________________________________________________

1  Confira mais Notícias

XVI Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica enfoca estágio e corpo docente

Católica será sede do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Livro sobre evolução da pesquisa na Católica será lançado no dia 27

Governador de Pernambuco e Idhec lançam livro com anotações poéticas de Dom Helder

Tucap promove oficina de teatro em janeiro

Ampla Comunicação está com inscrições abertas para estágio 2010

Curso tecnológico superior em Turismo é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica

Católica vai oferecer curso de graduação em Eventos a partir de 2010

Curso de graduação em Jogos Digitais é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica

Vestibular da Católica oferece quatro novos cursos

Unicap abre inscrições para Bacharelado em Teologia

Católica abre inscrições para Mestrado em Direito

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem

Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião

Católica promove Avaliação Institucional Interna Docente-Discente a partir desta terça

Inscrições abertas para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria

Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios

Folha de S. Paulo abre inscrição para a 50ª turma do seu Programa de Treinamento

Topo  

________________________________________________

  Edições Anteriores

Edição de ontem

mais edições >

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000