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Recife, 29 de outubro de 2009 - Ano 8

Abertas inscrições para o Vestibular 2010.1 da Católica
Tiago Cisneiros

A grande novidade do Processo Seletivo 2010.1 da Católica é a criação dos cursos tecnológicos de Fotografia, Jogos Digitais, Gestão em Eventos e Gestão em Turismo. Além deles, serão oferecidos 25 cursos de graduação, totalizando 3.240 vagas. As inscrições estão disponíveis no site www.unicap.br, até 1o de dezembro. Os estudantes poderão concorrer com a nota da prova do Vestibular da instituição, que será aplicada no dia 12 de dezembro, ou com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008.

As outras novidades do Processo Seletivo 2010.1 são:

a) os valores diferenciados nas mensalidades das nove licenciaturas e dos cursos de Relações Públicas, Ciências Contábeis e Teologia;

b) a criação de uma nova turma no período da manhã, com 60 vagas, para o curso de Administração;

c) a criação de uma turma no turno da noite, com 60 vagas, para o curso de Publicidade e Propaganda;

d) o oferecimento da formação em Psicologia no turno da noite, na primeira entrada, com 60 vagas;

e) a ampliação do número de vagas para o curso de Engenharia Civil, com uma turma (60 alunos) na segunda entrada para o turno da noite;

f) o aumento de 50 para 60 vagas nas ofertas dos cursos de Relações Públicas e Engenharia Ambiental.

Confira os detalhes dos cursos tecnológicos no quadro abaixo.

Curso

Vagas

Coordenador

Mensalidade

Gestão em Turismo

60

(noite, 1a entrada)

Profa. Roberta Cajaseiras

R$ 350

Fotografia

80

(40 para manhã e 40 para noite, 1a entrada)

Profa. Renata Victor

R$ 550

Gestão em Eventos

100

(50 para manhã, 1a entrada; 50 para tarde, 2a entrada)

Prof. Alfredo Sotero

R$ 350

Jogos Digitais

40

(noite, 1a entrada)

Prof. Breno Carvalho

R$ 450

 

Os interessados em participar do Vestibular 2010.1 da Católica deverão preencher o formulário de inscrição (disponível no site da Universidade, entre os dias 26 de outubro e 1o de dezembro) e imprimir o boleto para pagamento da taxa de R$ 80,00. A quitação poderá ser realizada em qualquer agência bancária integrada ao Sistema de Compensação Nacional. Caso o pagamento seja feito até o dia 15 de novembro, o candidato receberá um desconto de 25% sobre o valor da taxa, que passará a ser de R$ 60,00.

As provas do Vestibular 2010.1 da Católica serão realizadas no dia 12 de dezembro (sábado), das 8h às 13h, no campus da instituição. Os candidatos deverão se apresentar no local do exame com, no mínimo, uma hora de antecedência, portando um documento de identidade com fotografia e o Cartão de Inscrição. A avaliação abordará os conteúdos previstos no Programa do Vestibular 2008 (disponível no site www.unicap.br/vestibular/), nas disciplinas de Português, Redação, Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol), História, Química, Física, Geografia, Biologia e Matemática. A lista de aprovados será divulgada até o dia 15 de dezembro, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Universidade.

Necessidades especiais

A Católica oferece um tratamento diferenciado aos portadores de necessidades especiais. Caso o candidato precise de atendimento específico durante o exame, ele deverá assinalar tal condição na ficha de inscrição do vestibular 2010.1. Após efetuar o pagamento da taxa, o próprio concorrente ou um representante poderá fazer o requerimento da assistência, na sede da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), das 9h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 4 de dezembro. Neste momento, será solicitada uma comprovação da necessidade especial alegada.

Enem

Além do Vestibular, existe a opção de concorrer às vagas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008. Caso não tenha feito a prova escrita do Enem, o interessado poderá utilizar, apenas, a nota da parte objetiva, somando-a à redação proposta pelo Processo Seletivo 2010.1 da Católica.

Os inscritos que decidirem concorrer através do Enem devem comparecer à sede da Coave, das 9h às 12 ou das 13h às 17h, até o dia 3 de dezembro de 2009.  Na ocasião, será requisitada a apresentação do boletim do exame e do boleto de pagamento do processo seletivo quitado. Quem não tiver feito a redação do Enem precisará cadastrar o resultado da parte objetiva e declarar que estará participando do Vestibular 2010.1, exclusivamente, nessa disciplina.

Na prova de redação do Vestibular, serão aceitas as duas ortografias (anterior e posterior à Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009).

Cursos

Confira a relação dos cursos oferecidos no Processo Seletivo 2010.1 da Católica, com o respectivo número de vagas.

Curso

Vagas

Administração

240

Ciências Contábeis

120

Ciências Econômicas

60

Direito

660

Filosofia (licenciatura)

40

História (licenciatura)

120

Jornalismo

120

Letras Português e Espanhol (licenciatura)

60

Letras Português e Inglês (licenciatura)

60

Pedagogia (licenciatura)

60

Publicidade e Propaganda

120

Relações Públicas

60

Serviço Social

60

Teologia (bacharelado)

40

Arquitetura e Urbanismo

60

Ciência da Computação

240

Engenharia Ambiental

60

Engenharia Civil

180

Engenharia Química

60

Física (licenciatura)

60

Matemática (licenciatura)

60

Química (licenciatura)

60

Ciências Biológicas (licenciatura)

120

Fisioterapia

120

Psicologia (formação)

120

Curso tecnológico de Gestão em Turismo

60

Curso tecnológico de Fotografia

80

Curso tecnológico de Gestão em Eventos

100

Curso tecnológico de Jogos Digitais

40

A lista detalhada dos cursos, com as possibilidades de entrada e turno, está publicada no Manual do Candidato, disponível no site www.unicap.br/vestibular

Matrículas

Os aprovados no Processo Seletivo 2010.1 deverão realizar a matrícula nos dias 5 e 6 de janeiro de 2010, nos auditórios G1 e G2, localizados no primeiro andar do bloco G. O dia 7 será reservado para os estudantes retardatários. Confira as datas de divulgação de novos classificados e remanejados e das matrículas correspondentes:

- 8 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 11 e 12 de janeiro: Segunda matrícula no campus da Universidade – auditórios G1 e G2.

- 13 de janeiro: Reservada aos retardatários da segunda matrícula – auditórios G1 e G2.

- 14 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 15 de janeiro: Terceira matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 18 de janeiro: Reservada aos retardatários da terceira matrícula – auditório G2.

- 19 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 20 de janeiro: Quarta matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 21 de janeiro: Reservada aos retardatários da quarta matrícula – auditório G2.

- 29 de janeiro: Entrega do Certificado de Matrícula aos classificados para a primeira e segunda entrada, nos locais e horários indicados na tabela 10 do Manual do Candidato.

Mais informações

Site: www.unicap.br/vestibular

Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave)

Localização: térreo do bloco A da Católica

Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: (81) 2119 4143

E-mail: coave@unicap.br.

Católica vai oferecer curso de graduação de Gestão em Eventos a partir de 2010
Tiago Cisneiros

É hoje. Finalmente, chegou o dia daquela festa que você tanto esperou. Na hora “h”, decepção: pouca gente, bebida quente, comida fria, serviço lento, problemas no som, confusões, uma carteira desaparece e a banda vai embora mais cedo. Para evitar essas situações, a Católica oferece, no Vestibular 2010.1, o curso superior tecnológico de Gestão em Eventos, graduação de menor duração, voltada para a prática e o mercado de trabalho.

O curso de Gestão em Eventos está com 100 vagas disponíveis no Processo Seletivo 2010.1, divididas da seguinte forma: 50 no turno da manhã, na primeira entrada, e 50 à tarde, na segunda entrada. Segundo o coordenador, professor Alfredo Sotero, os períodos foram escolhidos de maneira a facilitar o envolvimento dos estudantes com a prática. “Optamos por horários diferenciados para que o aluno tenha a noite e mais uma parte do dia para fazer estágio na área de eventos”, esclarece.

Com duração de dois anos, a graduação é oferecida em quatro módulos. No primeiro, os estudantes terão uma visão geral do campo de eventos, com disciplinas sobre cerimonial, etiqueta, alimentos e bebidas (buffets, coffee breaks), entre outros pontos fundamentais. O professor Alfredo Sotero destaca, ainda, a cdisciplina “Eventos e Sociedade ”, referente a eventos históricos marcantes. “A ideia é explicar como eles aconteceram e, também, como foram organizados, desde guerras até festividades ou exposições.”

O segundo módulo será concentrado nos eventos sociais, isto é, batizados, casamentos, festas de aniversário (infantil e adulto), e até funerais. Na terceira etapa, o destaque é para os expositivos, como mostras artísticas, salões e desfiles de moda. Este último, aliás, é um dos principais nichos de mercado em Pernambuco, de acordo com Sotero. “Trata-se de um campo que tem crescido muito. Somos um dos polos no Brasil, por causa das produções de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, cujos materiais já estão sendo usados por estilistas muito reconhecidos”, avalia.

As aulas do último módulo referem-se a apresentações de música, dança, teatro e poesia. Durante o semestre, os alunos deverão organizar eventos culturais, como uma espécie de projeto experimental de conclusão de curso.

De acordo com o coordenador, Alfredo Sotero, a graduação da Católica pretende abordar todos os tipos de evento, com foco nos nichos de mercado, diferenciando-se no cenário nacional. “Fizemos uma pesquisa em todo o Brasil, para saber onde e como esse curso é oferecido. Então, resolvemos inovar, com um perfil voltado ao campo de trabalho, principalmente em Pernambuco.”

Além dos sociais, expositivos e culturais, o curso abordará eventos religiosos e náuticos, que, afirma Sotero, têm conquistado bastante espaço no mercado pernambucano. Como suporte para um ensino tão amplo, a graduação trabalhará questões imprescindíveis para o profissional envolvido em promoção de eventos. Entre as disciplinas programadas, estão “Som e Luz”, relativa ao uso de equipamentos técnicos, “Língua Portuguesa”, justificada pela necessidade de redação de projetos, “Segurança em Evento” e “Empreendedorismo”.

Origens

Na entrevista ao Boletim Unicap, o professor Alfredo Sotero contou que a ideia de criar um curso de Gestão em Eventos na Católica surgiu há cerca de três anos, junto outras propostas de inovação para o Ensino Superior. “Os cursos tecnológicos começaram a aparecer no Brasil em 2002. Desde então, o Ministério da Educação ressalta que as universidades não podem deixar passar a oportunidade de oferecê-los, visando aos nichos de mercado.”

Atenta à tendência, a Católica realizou um levantamento do que existe no campo de eventos em todo o Brasil e, com base nas peculiaridades da região Nordeste e na filosofia da instituição, elaborou uma proposta diferenciada, marcada por uma abordagem ampla. “O mercado em Pernambuco está cada vez mais forte, com alta demanda de serviços. Por outro lado, muitos profissionais não têm a qualificação técnica, vindo da área de Relações Públicos ou Publicidade”, argumenta. “A nossa intenção é formar pessoal especializado, para trabalhar no Litoral, no Sertão, no Agreste ou em qualquer outro estado”, conclui.

Reitor da Unicap é eleito membro do Conselho de Administração da Abruc
Victor Bastos

Foi realizada nos dias 22 e 23 deste mês a 18ª Assembleia da Associação Brasileira das Universidades Brasileiras (Abruc). No evento, que aconteceu na PUC-Rio, foram eleitos os membros da nova gestão para o Conselho de Administração.

Entre os membros eleitos está o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. Ele ocupará o cargo de 1º Vogal no período de novembro de 2009 a novembro de 2011.

Conselho de Administração da Abruc:

Presidente Reitor Vilmar Thomé – UNISC

1° Vice-Presidente Reitor Marcelo Ferreira Lourenço – UNIFEV
2° Vice-Presidente Reitor Clemente Ivo Juliatto – PUC-PR
1° Vogal Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira – UNICAP
2° Vogal Reitora Ana Angélica Gonçalves Leão Coelho – UNIVALE                                             

Conselho Fiscal

1° Titular Reitor Odilon Luiz Poli - UNOCHAPECÓ
2° Titular Reitor Márcio de Moraes - UMESP
3° Titular Reitor P. Jesus Hortal Sánchez – PUC-Rio
1° Suplente Reitor Márcio Rillo - FEI
2° Suplente Reitor Gildo Volpato - UNESC
3° Suplente Reitor Manassés Claudino Fonteles – MACKENZIE

Católica promove debate com os candidatos à  presidência da OAB
Rebeca Kramer

Na noite de quarta-feira (28), aconteceu, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, o debate com os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado de Pernambuco, sob a organização do Diretório Acadêmico de Direito da Unicap Fernando Santa Cruz. Os três candidatos à presidência da OAB-PE para o mandato de 2010 a 2012 são Henrique Mariano (apoiado pelo atual presidente Jayme Asfora), Julio Oliveira (oposição, presidente de 2004 a 2006) e Ricardo Correia. A votação será no dia 26 de novembro.

Segundo a presidente do DA de Direito, Carla Guareschi, o objetivo da promoção do debate consiste em relacionar e aproximar dos estudantes aqueles que integram a Ordem dos Advogados e, dessa forma, complementar o que se vê de ensino jurídico em sala de aula. “Nos últimos cinco anos, mais especificamente em 2003, esta foi a primeira vez que aconteceu um debate dessa categoria aqui na Universidade, também organizado pelo Diretório Acadêmico. É importante o debate porque a OAB é o órgão que fiscaliza o ensino jurídico e emite o selo OAB. Enfim, todas as questões relativas aos estudantes de Direitos e aos formados”, afirmou  

O debate foi dividido, pelo Diretório Acadêmico, em três etapas. Na primeira parte, foi feita uma pergunta em que os três candidatos deveriam responder em cinco minutos por ordem de sorteio. Na segunda etapa, perguntas de seis estudantes foram feitas e encaminhadas ao candidato sorteado, ou seja, cada um, nesse momento, respondeu a duas questões durante três minutos. Já o terceiro momento aconteceu em duas rodadas de perguntas em que cada um dos candidatos, mediante sorteio, deveria questionar algum outro – obedecendo aa seguinte regra: pergunta (de um minuto), resposta (de três minutos), réplica (de dois minutos) e tréplica (de um minuto). Ao estabelecer regras a fim de que o encontro fosse conduzido da maneira mais democrática possível, a organização do evento não contava com os impasses surgidos: tempos estendidos ou encurtados, violência simbólica, acusações e interrupções.  

1ª  Parte do Debate- Momento de apresentação de propostas 

Responder qual a responsabilidade ou como os candidatos viam a relação da OAB com o ensino jurídico, com a universidade e, principalmente, com os movimentos sociais, em ordem de sorteio. 

Ricardo Correia 

“Gostaria de agradecer ao Diretório Acadêmico, colegas, advogados que disputam também esta eleição da Ordem. É com grande satisfação que estamos aqui neste debate que nos traz algumas lembranças dos tempos que fomos estudantes desta casa e daqui saímos em 1992. Devo, e muito, à Universidade Católica tudo o que aprendi e muito do que sou hoje. Advogado e militante há 17 anos, portanto, sempre tive como diretriz na minha vida lutar pelo fortalecimento da advocacia, mesmo antes de participar da Ordem eu era assim. Ao ingressar eu ainda era assim e, sobretudo, nos últimos anos, tem sido assim. Sempre tivemos, com relação à OAB, um posicionamento muito claro: precisamos valorizar a profissão e, como vetores da OAB que queremos ser, reincluir o advogado na nossa casa. Tudo passa pela participação do advogado, mesmo ainda estudante, nas próprias faculdades, nas Universidades”.  

“Por isso mesmo, eu pergunto: Como incluir o estudante de Direito na participação da OAB? Muito simples. Basta vontade política dos dirigentes da Ordem em fazer essa aproximação. Se fizermos um comparativo da força da advocacia jovem em relação à advocacia mais antiga, vemos que os advogados recém-formados com até cinco anos de inscrição, para cada 100 advogados, mais de 65 estão em dia com suas obrigações. No espectro superior, dos que passam mais de cinco anos de formados, isso cai para menos de 50%. Ou seja, justamente para aqueles que iniciam a profissão, que estão no dilema de montar o seu escritório, é ele a força maior da OAB e a Ordem, por mais que tenha melhorado na atual gestão da qual faço parte do Conselho Federal, tem se descuidado um pouco. E, então, apresentamos aí desde a proposta para estudantes de Direito, proposta para a anuidade zero. Sobretudo para o estudante de Direito, temos o projeto OAB Cidadã e OAB Participativa para incluir o estudante na vida política da Ordem e incluir a OAB no dia-a-dia, também, dos estudantes”.  

“Iremos exonerar o Exame da Ordem, sobretudo para o estudante mais necessitado, aquele que vem para a Universidade do ensino público e facilitar, também, o novo reescalonamento das anuidades para os primeiros cinco anos. Precisamos, ainda, estar atentos ao ensino jurídico, sim. É absurdo o número de faculdades e Universidades no estado de Pernambuco. Esses são os compromissos de qualquer presidente que se preze”. 

Henrique Mariano 

“Agradeço ao Diretório Acadêmico que promove esse importante debate de ideias da próxima gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como cumprimentar os dois outros candidatos. A nossa candidatura tem como base as nossas idealizações. Não temos a intenção de apresentar meras propostas, até porque eu acho que quem já passou por gestão deve mostrar as suas realizações. Com relação ao tema específico da pergunta, qual a relação que a OAB mantém ou pretende manter com o movimento estudantil, quero dizer que isso já existe atualmente. Essa gestão, da qual eu tenho a honra de representar como candidato, apoiado por grande parte da diretoria e pelo nosso presidente Jayme Asfora. A Ordem dos Advogados de Pernambuco, desde 2007, já abriu as portas para os estudantes de Direito. Isto não é uma promessa. Isto já é uma realidade”. 

“A Comissão de Desenvolvimento Acadêmico já existe e trabalha permanentemente na Ordem dos Advogados. Participa dos temas e das discussões, apresenta propostas. Inclusive, instituímos a ouvidoria do estudante para servir de instrumento de apoio efetivo para os estudantes de Direito. E visa, exatamente, garantir os direitos e as conquistas que foram implementados com a nova lei do estágio. Assim, mantermos cada vez mais nossa relação com os diretórios acadêmicos das faculdades de Direito. Temos, também, o interesse em possibilitar aos jovens advogados a qualificação profissional, o aperfeiçoamento. Já temos cursos de pós-graduação funcionando no estado de Pernambuco, outra grande realização dessa gestão, inclusive no interior, a fim de que possamos descentralizar a atuação da Ordem dos Advogados”. 

“Estamos, também, estruturando o banco de talentos - uma importante ferramenta de apoio ao jovem advogado e ao estagiário de Direito, que serve para requalificar e reposicionar esses jovens no mercado de trabalho. Através desse banco de talentos, qualquer empresa poderá, de forma impessoal, fazer uma consulta à Ordem: colocando o nível de especialização que ele quer para a contratação”. 

Júlio Oliveira 

“Estou inteiramente à vontade neste auditório porque minha militância política nasceu no movimento estudantil. Tive a felicidade de ser fundador do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Olinda e falando, sempre, do Estatuto da Advocacia, principalmente do nosso código de ética e disciplina. Reconstruímos a união dos estudantes de Pernambuco ao lado de inúmeros combativos estudantes da época. Participei da reconstrução da União Nacional dos Estudantes. Gostaria de iniciar minha fala reafirmando a importância do Estado Democrático de Direito, na justiça social e na luta pelos direitos humanos, na boa aplicação das leis. Nossa gestão recolocará para toda a sociedade o ranking de aprovação do Exame de Ordem que hoje foi abolido pela atual gestão da OAB”. 

“Hoje, cada pessoa que se submete ao vestibular não tem o conhecimento público de qual é o percentual de aprovação em cada curso. Isto precisa ser restabelecido. Temos 15.000 pessoas estudando Direito. Trinta e duas faculdades funcionando. Algumas, sem a mínima qualidade de ensino jurídico. Seu corpo de professores compromissados sem uma biblioteca descente, sem atividades que propiciem a formação do advogado. Tivemos a felicidade de ter o apoio da Central Única dos Trabalhadores. Na próxima semana, teremos o apoio público da Federação dos Trabalhadores de Pernambuco e de tantas entidades do movimento social. No dia 20 de novembro, faremos o ato pelas melhorias principalmente para lembrar à população discriminada de cor negra. É com a inserção de movimentos sociais numa Ordem cada vez mais voltada para a valorização do advogado pela sua dignidade, pelo exercício profissional que atenda aos verdadeiros anseios da população de Pernambuco”. 

2ª  Etapa- seis perguntas formuladas por estudantes, duas dirigidas a cada candidato, mediante sorteio. 

Henrique Mariano, primeiramente, fez um pronunciamento de como ele avalia a OAB como ponte política para a ocupação de cargos eletivos e legislativos. Na ocasião, o candidato afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco não possui nenhuma partidarização no núcleo nem na gestão, dizer o contrário é dizer uma falácia. “Sinto orgulho e muita satisfação em integrar a equipe do atual presidente Jayme Asfora, a qual defenderei em qualquer escritório de advocacia”, expôs. Segundo o candidato, da maneira como receberam a Ordem dos Advogados, “absolutamente esfacelada administrativamente e financeiramente”, foi com a atual gestão, em vigor desde 2007, que houve uma implementação de projetos e serviços, como “o recorte digital, o plano de saúde, a previdência complementar e os cursos de pós-graduação”.  

E complementou: “O que existe aqui é uma frenesi de que Jayme estaria instrumentalizando a Ordem para ser candidato a deputado estadual na próxima eleição, o que também não seria nenhum problema se ele quisesse ser. Mas, se essa fosse a intenção dele, eu não seria candidato à presidência, porque eu sou um advogado militante, não tendo partidarismos, nem nunca tive”. 

Em seguida, o candidato Ricardo Correia deu sua opinião sobre o Selo OAB Recomenda, tendo em vista que apenas a Faculdade de Direito do Recife o recebeu. Segundo ele, quando a OAB criou o Selo, estava visando valorizar, nacionalmente, as instituições que mereciam o atestado da Ordem e sendo, por exemplo, exemplo de referência para toda a sociedade brasileira. “Mas, acredito que, hoje, esse Selo não mais atende às suas propostas iniciais, tanto que, várias seccionais chegam ao espanto de firmar várias parcerias com faculdades que nunca tiveram turmas formadas e, quando formadas, de forma insipiente. Mas, claro que existem instituições que são merecedoras desse reconhecimento”, observou.  

Depois, Júlio Oliveira respondeu a um questionamento acerca das propostas relativas à anuidade, bastante enfáticas em todos os programas eleitorais e, de que forma, sua implementação afetará o bolso dos estagiários. Na ocasião, o candidato colocou que, na sua gestão, a partir do 7º período, quem se inscrever como estagiário da Ordem recebe a carteira ao fazer o juramento. E todo estagiário que ingressar na Ordem dos Advogados e assim ficar no 8º, no 9º e no 10º, quando passar no Exame de Ordem, ele, no primeiro ano, pagará anuidade de, apenas, 50%. “Sabemos que, hoje, o estudante sofre. Paga R$147 para se submeter ao Exame de Ordem. Paga R$50 para obter a carteirinha. Paga R$99 para fazer o requerimento. Iremos reduzir todas as taxas em 50%”, afirmou, salientando, ainda, que a advocacia pernambucana será tratada toda como igual. 

Dando prosseguimento ao sorteio, Ricardo Correia foi demandado a responder o que achava sobre o dinheiro envolvido nas campanhas de candidatura à OAB. Segundo ele, as campanhas da OAB vem se tornando, a nível de Brasil, de valores estratosféricos, tendo já havido proibição, pelo Conselho Federal, de outdoor, de carro de som e de propaganda em rádio. “Esse tema me deixa bastante tranquilo. Nenhum dos presentes aqui é militância paga. No meu comitê, desde água mineral até cerveja, tudo é pago com rifas distribuídas nos fóruns do Recife. É preciso que todos os candidatos passem a disponibilizar seus gastos de campanha de uma forma transparente para que faculdades não queiram mandar na Ordem”, disse. 

Júlio Oliveira, posteriormente, foi confrontado com a questão da forma de avaliação a que serve o atual Exame da Ordem, a que milhares de bacharéis em Direito são submetidos. De acordo com Júlio, na sua gestão de 2004 a 2006, foi realizado o primeiro Exame de Ordem Regional do Maranhão até a Bahia a fim de verificar a qualidade do ensino jurídico. A OAB, hoje, segundo ele, é uma realidade nacional, com exceção do estado de Minas Gerais e que, na região Nordeste, ainda precisa avançar mais. Na ocasião, o candidato realizou uma denúncia. Mostrando papéis, falou acerca de pessoas que não conseguem passar no Exame e que recorrem à Justiça, conseguindo uma liminar para se submeter ao teste, mas que, depois, “vinha o presidente da OAB e desistia do recurso quando fosse favorável à Ordem. Isso é caso de polícia”. 

Nesse momento, o atual presidente da OAB-PE, Jayme Asfora, requereu o direito de resposta, apesar de não ser candidato, o que foi bastante reclamado pela oposição. “Não preciso provar minha honestidade. Mas, pedi direito de reposta porque fui vítima de uma calúnia. Quero dizer ao candidato Júlio Oliveira, que acabou com a Ordem em seu mandato, que receberá uma apelação criminal para falar tudo isso à Justiça”, falou. 

E, então, o debate seguiu com o requerimento, também, do candidato Júlio para direito de resposta. “Tenho aqui em minhas mãos dois processos judiciais que estão à disposição”, comentou. Na ocasião, o candidato aproveitou seu tempo para ler o item 8 da petição da OAB a qual retrata que nenhum dirigente da OAB pode fazer uso da mesma para servir a interesses pessoais de quem quer que seja. E, ainda, proferiu o item 9 da petição, defendendo que o presidente da OAB eleito por toda uma categoria precisa defender a instituição.  

Seguindo o sorteio, o candidato Henrique Mariano aproveitou sua fala para dirigir palavras diretas ao candidato da oposição Júlio Oliveira, afirmando que o que ele sabia fazer “era ofender a honra das pessoas e que quem acabaria na polícia seria ele”. Em seguida, comentou sobre o fato de a OAB baixar a cabeça ou não para as ordens do Superior Tribunal de Justiça. “Somos totalmente contrários a essa interferência, porque a Ordem é completamente soberana”, colocou. Ainda na sua fala, Henrique Mariano afirmou que havia um dos outros dois candidatos- Júlio- que era desembargador eleitoral e que não poderia se intitular “a independência e a autonomia”. 

Pedindo o direito de resposta, Júlio fez das palavras de Tobias Barreto as suas: “A luta é o meu elemento. Deixo aos outros mais felizes do que eu viverem a vida plácida e serena do cágado dentro da concha ou do caranguejo dentro da toca. Para mim, só há uma força no mundo com quem não quero lutar, com quem me esforço para viver em paz: é a consciência. Quanto às outras, é como quiserem”. 

3ª  Etapa- Cada candidato pergunta ao outro em duas rodadas de perguntas 

Pergunta- Henrique Mariano para Júlio Oliveira- Demandou das “falaciosas anuidades das sociedades dos Advogados” propostas pelo candidato Júlio e o porquê de não ter reduzido essas anuidades quando foi presidente da OAB-PE. 

Resposta- Júlio Oliveira- O candidato colocou que a realidade era de mais de 15.000 estudantes de Direito, de 5.000 pessoas submetidas ao Exame de Ordem e 1.500 ingressantes, anualmente, na Ordem. E que, hoje, com os 4.500 advogados que tem, a OAB-PE possui uma base contributiva melhor, assim, as anuidades poderiam ser baixadas. Na ocasião, o candidato relatou que as taxas de anuidades vêm sendo aumentadas pela atual gestão em grandes proporções e sem a aprovação do Conselho da Ordem. Propôs, ainda, redução de anuidade ao advogado marginalizado. 

Réplica- Henrique Mariano- Segundo Henrique Mariano, a realidade que encontrou quando assumiu a gestão em 2007, após a gestão de Júlio Oliveira e do seu vice-presidente, era uma Ordem dos Advogados falida administrativamente. “E essa é a realidade que estamos queremos mudar, com profissionalismo através da seleção pública de funcionários e demitindo funcionários com supersalários. Foram sete milhões de dívidas”, ressaltou. 

Tréplica- Júlio Oliveira- De acordo com Júlio, ele deixou a Ordem com a média de 90 funcionários e hoje ela teria 135 e o critério para se ingressar na Ordem seria o Quem indica. “Estão todos ligados ao Governo Jarbas, o que prova o aparelhamento político da OAB”, destacou. 

Pergunta Júlio Oliveira para Ricardo Correia -Perguntou acerca da atual situação da tesouraria da OAB. 

Resposta- Ricardo Correia- De acordo com ele, “nunca viu a OAB do jeito que está”. “Pela terceira vez, tentaram eleger um tesoureiro em razão de uma vaga deixada pelo Silvio Pessoa Júnior, que renunciou por não concordar com os desmandos, ao dizer não a um projeto político partidário”, frisou. E continuou: “É um crime à OAB e à cidadania pernambucana. Usar a Ordem para eleger deputado. É uma indecência o que está acontecendo”.

Réplica- Júlio Oliveira- Na ocasião, Júlio deu razão ao que estava acontecendo na tesouraria da OAB. “Dois tesoureiros renunciaram numa gestão. O Exame da Ordem que foi falado aqui está devendo R$ 200 mil ao NB. E quase que a prova não era realizada domingo passado”, argumentou.

Tréplica- Ricardo Correia- De acordo com o candidato, é normal a divergência de opiniões num debate de ideias. “A coragem de divergir tem que ser inerente a quem quer ser presidente da OAB”, expôs. Segundo ele, com a fiscalização de todos, será possível a eleição de um novo tesoureiro da OAB-PE: fazendo abaixo assinados e indo às rádios.

Pergunta-Ricardo Correia para Henrique Mariano-Mesmo que a OAB não esteja obrigada à prestação de contas ao Tribunal de Contas, qual a opinião do candidato sobre o atual presidente da OAB se valer de licitações buscando sempre o melhor resultado financeiro para os advogados pernambucanos.

Resposta- Henrique Mariano- “Acho que depende. Existem casos que devemos fazer realizações emergenciais. O Selo Partidário, e esse é o lema da nossa gestão, é ser transparente”, ressaltou. Para Henrique, o fato de haver licitação depende de um caso concreto. “Penso que a OAB por ser a voz da sociedade civil precisa manter os instrumentos de transparência e probidade administrativa. Já implementamos a seleção pública, o portal da transparência e o compartilhamento financeiro da Ordem”, externou. E prosseguiu dizendo que não existe mais o pagamento em tesouraria, pois é tudo informatizado.

Réplica- Ricardo Correia- Para o candidato, houve, sim, avanço. Mas que não é o suficiente, porque “lidamos com o dinheiro de terceiros”. “Acredito, claro, em valores irrisórios e, sob hipótese nenhuma, valores maiores”, disse. Na ocasião, Correia indagou: “Por que o senhor está fazendo uma reforma na Caixa de Assistência dos Advogados de R$ 150.000 sem que isso tenha a ver com o processo licitatório?”.

Tréplica- Henrique Mariano- Para Henrique, o que aconteceu foi uma infeliz colocação do candidato Ricardo, “o que demonstraria que ele era uma pessoa absolutamente incapacitada e desprovida de conhecimentos técnicos dos mecanismos da OAB-PE”. “Inclusive, a reforma da Caixa de Assistência que eu presido, veio de uma rubrica específica para pagamento específico de investimento”, falou. E finalizou: “Foi bom falar na coisa pública porque quando o candidato Ricardo era secretário geral da ordem, pediu R$ 6 mil à Caixa de Assistência pra pagar despesas de banda de forró e recepção”.

Na seqüência, houve o requerimento do pedido de resposta por parte de Ricardo Correia, colocando que os R$ 6 mil haviam sido para uma festa conjunta de São João dos advogados, mas, o candidato Henrique estaria muito ocupado cuidando de seu escritório em São Paulo, em vez de lutar pela democracia pernambucana”, defendeu-se.

Pergunta de Henrique Mariano para Ricardo Correia- Acerca de como conciliar a presidência da OAB com o exercício da magistratura e como, mediante isto, defenderá as prerrogativas dos advogados.

Resposta- Ricardo Correia-  “O Conselho Federal já decidiu, unanimemente, que não há nenhum tipo de impedimento ou incompatibilidade no cargo de exercício de presidência da OAB, até porque eu estou, sobretudo, defendendo a advocacia”, disse.

Réplica- Henrique Mariano- Na ocasião, o candidato Henrique Mariano colocou não ser essa uma questão de impedimento formal, mas que estava em jogo a independência da instituição.

Tréplica- Ricardo Correia- “Já disse da minha coragem em enfrentar qualquer autoridade. E, não vejo problema algum no exercício da minha magistratura. No entanto, o meu afastamento do TRE acontecerá antes da minha posse, para que eu me dedique de corpo e alma ao cargo”, declarou.

Pergunta de Ricardo Correia para Júlio Oliveira- Demandou a opinião do aparelhamento da instituição em prol de uma candidatura a deputado estadual.

Resposta- Júlio Oliveira- “Simplesmente uma vergonha. A Ordem não pode ser aparelho político, porque é da cidadania pernambucana. Essa é uma vergonha que será repudiada no próximo dia 26 de novembro”, falou.

Réplica- Ricardo Correia-  “Nosso projeto não é político. É para a advocacia. Não temos carros pagos pela OAB. Em nossa gestão, todo advogado terá direito a sua primeira pós-graduação”, contou.

Tréplica- Júlio Oliveira- “Não me filiarei a partido nem aceitarei ser professor em faculdade sem qualidade para o ensino jurídico”, relatou.

Pergunta de Júlio Oliveira para Henrique Mariano- O candidato perguntou ao outro se haverá a manutenção de mordomias criadas na atual gestão para os dirigentes e para os conselheiros.

Resposta- Henrique Mariano- “Lamento que esse debate tenha esse tipo de colocação, porque não existem mordomias. As perguntas por você formuladas são sempre para atingir a honra das pessoas. Deveria ter amadurecido com a derrota de Jayme. Candidato sem realização nenhuma só faz querer atingir as pessoas”, salientou.

Réplica de Júlio Oliveira- “Se passagem, celular, gasolina não for mordomia, imagina os atos ocultos. A gestão atual entende que o advogado do interior tem anuidade muito pequena e que, portanto, não tem respaldo para influenciar nas decisões. Minha gestão não se voltará para mordomias, mas para o advogado”, refletiu.

Tréplica de Henrique Mariano- “A OAB paga as passagens para os seus dirigentes efetuarem compromissos oficiais. Portanto, essas indagações são infundadas, até porque a gestão de 2006- do candidato Júlio- deixou a Ordem um caos”, concluiu.

Canções de Gonzaguinha são interpretadas pelo Wave Unicap
Tércio Amaral

A música popular brasiliera é construída por aqueles que tocam o coração das pessoas. Nascido em 1945, filho de Luiz Gonzaga, morador do morro de São Carlos, na cidade do Rio de Janeiro, Gonzaguinha compôs canções que transmitiam os sentimentos de boa parte da população, na época da ditadura militar. Não é à toa que palavras como sangue, heróis, guerreiros, estejam em boa parte de seu trabalho. Em uma hora de show, o Wave Unicap tocou 14 grandes sucessos desse compositor que viveu, apenas, 46 anos de vida, e, ainda hoje, é uma das referências da música nacional.

No repertório, as canções de Gonzaguinha foram, em sua maioria, no estilo instrumental do Wave Unicap. Mas, os sete  músicos do grupo ainda contaram com as participações especiais dos cantores Diego Cabral e Aurino Sena. Os dois interpretaram canções como “Comportamento geral” e “Grito de alerta”. Segundo  o coordenador cultural da Unicap, Percy Marques, foi a primeira vez que o Wave homenageia apenas Gonzaguinha. “As harmonias dele, em geral, são ricas. Mas, de fato, sua melhor fase de produção foi durante o período da ditadura militar”, declarou.

Em um dos períodos mais delicados da história recente do Brasil, temas como a sensibilidade masculina eram verdadeiros tabus para boa parte da população. Nessa época, ainda se acreditava que “o homem de verdade” não chorava. Gonzaguinha respondeu essa questão: “Guerreiros são pessoas, tão fortes, tão frágeis. Guerreiros são meninos, no fundo do peito.” Conhecida como também “Menino Guerreiro”, a composição foi apresentada na forma instrumental pelo Wave Unicap, revelando que os heróis preservam traços de humanidade.

Para o coordenador cultural da Unicap e músico do Wave, Genilson Pontes, os trabalhos de Gonzaguinha são políticos. “A gente escolheu porque é um dos grandes compositores, que tem como características suas letras fortes”. Genilson ainda afirmou que, apesar de sua formação carioca, Gonzaguinha foi influenciado pelas composições nordestinas de seu pai. “Criado no Rio de Janeiro, ele teve pouco contato com seu pai, o mestre Lua. Mas, percebemos uma forte influência dos ritmos nordestinos. Até porque a música de Luiz Gonzaga é universal”, disse.

De pai para filho. Além da herança paterna, Gonzaguinha ainda pôde acompanhar o trabalho de sua mãe, a cantora Odaleia Guedes dos Santos. Essa referência musical nas famílias não se restringe ao filho de Luiz Gonzaga. Sentada em um das primeiras filas do hall do bloco G, Dona Idilia Pontes é mãe do coordenador cultural da Católica e saxofonista Genilson Pontes. Ela revelou que a relação da música na família começou com seu pai. “Meu pai era saxofonista. Genilson ouvia, desde de pequeno, músicas do avô José Pessoa”, revelou.

O show do Wave Unicap desta quarta-feira (28), ainda foi prestigiado pela coordenadora do 1º Ciclo, Fátima Breckenfeld. Ela destacou a importância do espaço no térreo do bloco G. “Há uma possibilidade maior para que todos conheçam os bons grupos artísticos da Universidade”. E declarou: “Eu sou fã do Wave Unicap”. A homenagem a Gonzaguinha continua esta semana com apresentação na sexta-feira (30), às 17h.

Assessor de Relações Internacionais da Católica vai participar de Simpósio Internacional
Diego Ximenes

O assessor de relações interinstitucionais e internacionais da Unicap, Thales Castro, vai participar de um Simpósio Internacional que aborda o tema “Recife-Luanda: Pontos de partida e perspectivas para cooperação trilateral, Brasil, África, Alemanha”. O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A finalidade do Simpósio, promovido pelo Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), é discutir as relações ente Recife e Luanda, comparando as duas metrópoles, com foco em leituras interdisciplinares, além de gerar uma discussão  sobre as condições institucionais existentes,visando os projetos triangulares de intercâmbio cultural e de cooperação técnica e social.

Além da presença do professor Thales Castro, que vai discutir sobre a Retrospectiva (Recife-Luanda) e Relações Internacionais, outras participações confirmadas são a do escritor José Eduardo Agualusa, que vai ministrar a palestra “Luanda Entre Realidade e Ficção - Leituras”; do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Bento, que falará sobre “Reaproximações Históricas e Culturais Recife e Luanda” ; e do professor Ulf Vierke, da Universidade de Bayereuth (Alemanha),que vai abordar o tema “ Cultura Urbana Contemporânea em Luanda e Nairobi”, entre outros.

O evento vai acontecer do dia 9 ao dia 13 de novembro. A participação é gratuita e a taxa para a emissão de certificados é de R$ 50para profissionais e R$ 25, para estudantes. Mais informações no site: www.ccba.org.br

Professores do curso de Ciências Econômicas têm artigo aprovado em conferência internacional
Tiago Cisneiros

Os professores Ana Cláudia Arruda e Dinilson Pedroza Júnior, do curso de Ciências Econômicas da Católica, tiveram o artigo “O papel das pequenas empresas no desenvolvimento regional” aprovado na 56th North American Regional Sciente Association International Conference. O evento, que será realizado entre os dias 18 e 21 de novembro, na cidade de San Francisco, na Califórnia, destaca-se como um dos principais encontros mundiais sobre economia regional.

Minicurso discute relação entre governos e imprensa na América Latina
André Amorim

Foi realizado, nesta quinta-feira (29), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1º andar do bloco B, o último encontro do minicurso sobre a “História da América Latina Contemporânea”. Ministrado pelo Prof. Dr. Newton Cabral, o minicurso, realizado em parceria pela da Universidade Católica de Pernambuco e o Sindicatos dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), teve quatro encontros.

Nesse último encontro, os participantes, juntamente com o professor Newton, analisaram a relação entre governos latino-americanos e a imprensa. Na ocasião, foi analisada a situação do Brasil, Argentina, Equador e Venezuela. Para facilitar o debate, alguns alunos pesquisaram casos específicos de cada um dos países e fizeram uma apresentação para os demais.

Avaliação dos alunos e do professor

O professor Newton Cabral avalia satisfatoriamente o resultado do minicurso. “As discussões tiveram um bom nível e o conteúdo selecionado foi muito bom”, disse. Por ser um minicurso, o professor destaca que a visão apresentada foi apenas um panorama dos principais temas.

A jornalista formada pela Unicap Raitza Vieira avalia positivamente o minicurso e destaca a forma como o professor passou os assuntos. “Foi muito bom. O tema foi apresentado de forma bem clara, facilitando o entendimento de questões que fazem parte do tema América Latina”, disse. A jornalista, no entanto, acredita que o tempo do minicurso poderia ter sido maior para ter a chance de ver com mais calma alguns assuntos.

Laís Ferreira, estudante do 6º período de Jornalismo da Unicap, destacou o modo como o professor abordou os temas e o debate realizado no último encontro. “Vim com a expectativa de entender acontecimentos históricos da América Latina para poder entender o que vemos hoje. O conteúdo foi simples e fácil de entender, e o mais legal foi terminar analisando a relação entre a mídia e os governos latino-americanos”, disse.

O estudante de História da Funeso Breno Ferreira Pinto destacou o encontro em que o professor falou sobre a relação da Igreja Católica na formação da América Latina Contemporânea. Além disso, falou sobre o lado bom de fazer um curso com estudantes e profissionais de Jornalismo. “Estudando com jornalistas você passa a ter outra visão, mas acaba encontrando um elo comum entre as duas profissões”, disse.

Católica vai promover Semana Interna de Prevenção de Acidentes 2009
Tiago Cisneiros

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Católica irá promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes 2009, nos dias 4 e 5 de novembro, das 14h30 às 17h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (primeiro andar do bloco B). O evento consiste em uma série de palestras sobre o tema “Segurança e saúde no trabalho: da legislação ao cuidado com o corpo”. Confira a programação.

4 de novembro

1- Palestra “Legislação trabalhista”, organizada pela Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) da Católica

2- Palestra “Postura no trabalho – Ações preventivas”, organizada pela Clínica de Fisioterapia da Católica - Corpore Sano.

5 de novembro

1- Palestra “Cuidados com o aparelho vocal”, organizada pela Clínica de Fonoaudiologia da Católica.

2- Palestra “Exercícios posturais”, organizada pelo grupo de Fisioterapia “Alongando e relaxando”.

Quem participar de, ao menos, 75% das atividades receberá um certificado de atividades complementares.

Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria
Tiago Cisneiros

A Católica está com inscrições abertas, até o dia 19 de fevereiro, para as 40 vagas da terceira turma do MBA em Finanças e Controladoria. O curso será realizado no Espaço Executivo da Universidade (bloco G4), de 16 de março de 2010 a julho de 2011, com um total de 360 horas/aula. O público-alvo é composto por profissionais que atuam nas áreas de finanças, contabilidade, controladoria e auditoria.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos à secretaria do Espaço Executivo da Católica:

  • Formulário de inscrição (disponível para preenchimento na página http://www.unicap.br/pos/mba/pages/finacancas_contrl.htm)
  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Original e cópia do documento de identidade
  • Original e cópia do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia 3x4 recente

A seleção será realizada através da análise do curriculum vitae e do histórico escolar dos inscritos. Caso necessário, o processo terá, também, uma entrevista individual. Os 40 aprovados deverão fazer a matrícula entre os dias 1o e 5 de março de 2010.

As aulas do MBA em Finanças e Controladoria acontecerão de terça à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. O investimento mensal é de R$ 460. O curso será ministrado por 13 professores (todos doutores, mestres ou especialistas, sob a coordenação de Adilson Celestino de Lima) e composto pelas disciplinas abaixo.

Comportamento Organizacional – 15 horas/aula

Análise de Conjuntura Econômica – 15 horas/aula

Planejamento Estratégico – 30 horas/aula

Contabilidade Avançada – 30 horas/aula

Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preços – 30 horas/aula

Auditoria Contábil e de Controles Internos – 30 horas/aula

Auditoria Tributária – 30 horas/aula

Orçamento Empresarial – 30 horas/aula

Controladoria e Gestão da Informação – 30 horas/aula

Engenharia Econômica – 30 horas/aula

Estratégias Financeiras – 30 horas/aula

Finanças Corporativas – 30 horas/aula

Administração de Investimentos – 30 horas/aula

Os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Serviço

Espaço Executivo da Católica

Endereço: Rua Almeida Cunha, 245, 3o andar, sala 303 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4344 – Fone/fax: (81) 2119 4243

Horário de atendimento da secretaria: das 9h às 13h e das 14h às 17h

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios
Tiago Cisneiros

A Católica está com inscrições abertas, até o dia 19 de fevereiro, para as 40 vagas da sexta turma do MBA em Gestão de Negócios. O curso será realizado no Espaço Executivo da Universidade (bloco G4), de 16 de março de 2010 a julho de 2011, com um total de 360 horas/aula. O público-alvo é composto por profissionais que atuam em cargos de direção e executivos interessados em atualizar e aprofundar os conhecimentos relativos à gestão de empresas.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos à secretaria do Espaço Executivo da Católica:

  • Formulário de inscrição (disponível para preenchimento na página http://www.unicap.br/pos/mba/pages/gestao_negocios.htm)
  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Original e cópia do documento de identidade
  • Original e cópia do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia 3x4 recente

A seleção será realizada através da análise do curriculum vitae e do histórico escolar dos inscritos. Caso necessário, o processo terá, também, uma entrevista individual. Os 40 aprovados deverão fazer a matrícula entre os dias 1o e 5 de março de 2010.

As aulas do MBA em Gestão de Negócios acontecerão de terça à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. O investimento mensal é de R$ 460. O curso será ministrado por 14 professores (todos doutores, mestres ou especialistas, sob a coordenação de Adilson Celestino de Lima) e composto pelas disciplinas abaixo.

Comportamento Organizacional – 30 horas/aula

Planejamento Tributário – 30 horas/aula

Análise de Conjuntura Econômica – 15 horas/aula

Comunicação Empresarial – 15 horas/aula

Contabilidade Gerencial – 30 horas/aula

Gestão de Marketing – 30 horas/aula

Gestão Estratégica de Custos – 30 horas/aula

Gestão Financeira – 30 horas/aula

Negociação – 30 horas/aula

Economia de Empresas – 30 horas/aula

Planejamento Estratégico – 30 horas/aula

Plano de Negócios – 15 horas/aula

Gestão por Competência – 30 horas/aula

Jogos de Negócios – 15 horas/aula

Os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Serviço

Espaço Executivo da Católica

Endereço: Rua Almeida Cunha, 245, 3o andar, sala 303 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4344 – Fone/fax: (81) 2119 4243

Horário de atendimento da secretaria: das 9h às 13h e das 14h às 17h

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Grupo de Teatro da Católica abre inscrições para elenco e oficina de teatro
Tiago Cisneiros

O Grupo de Teatro da Universidade Católica de Pernambuco (Tucap), criado em 1967, está voltando aos palcos em 2009, depois de 12 anos de recesso, com o espetáculo “Vidas passadas e engomadas” (confira a reportagem “Grupo de Teatro da Católica apresenta o espetáculo Vidas Passadas e Engomadas no dia 12 de novembro”, de Rebeca Kramer). Com o intuito de retomar a tradição de revelar e formar talentos, o Tucap está com inscrições abertas para novos componentes e, também, para uma oficina de teatro.

A oficina acontecerá entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2010, das 14h às 17h, no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança (próximo ao bloco A da Católica). As aulas serão ministradas pela atriz e professora Maria Júlia.

Os interessados em participar do Tucap ou da oficina teatral podem se inscrever na Assessoria de Cultura da Católica, localizada na sala 204 do bloco R. O horário de atendimento vai das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (81) 2119 4443 ou pelos e-mails tucap@unicap.br e leo@unicap.br .

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EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

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