Agora é oficial: Medicina e Enfermagem, novos cursos da Católica

medicina-foto

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União, desta quarta (16), a autorização para a abertura do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco. A Unicap será a primeira universidade jesuíta do Brasil a oferecer o curso de Medicina. Outra novidade do Vestibular 2014.2 é o curso superior de Enfermagem, que será oferecido no turno da noite. As inscrições para o Vestibular 2014.2 deverão ser feitas de 10 a 27 de maio pelo www.unicap.br/vestibular. A prova será realizada no dia 7 de junho (sábado), das 8h às 13h30. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Os estudantes de escolas públicas terão 50% de desconto e pagarão R$ 50,00.

No ano passado, a comissão de avaliação do MEC concedeu conceito 4 ao curso de Medicina da Unicap, numa escala que vai de 1 a 5, o que significa conceito “muito bom”. No início deste ano, o curso teve a aprovação do Conselho Nacional de Saúde. Ao todo, a Unicap irá oferecer 100 vagas, sendo 50 neste Vestibular 2014.2. O curso de Medicina está organizado em doze períodos (seis anos) e irá funcionar em horário integral pela manhã e à tarde, além de contar com a política de bolsas e financiamentos trabalhada pela Unicap. O aluno que atender ao perfil socioeconômico e à legislação vigente poderá ser beneficiado com Fies, Prouni, Aplub e bolsas de assistência social da própria Unicap.

A Católica firmou parcerias com hospitais de alta complexidade administrados pelo Governo do Estado, além dos hospitais filantrópicos Maria Lucinda e Santa Casa de Misericórdia. Foram estabelecidos também convênios com a Prefeitura de Olinda para atuar nas policlínicas e nas unidades de saúde da família da cidade. Há ainda uma parceria com a Prefeitura do Recife. No caso da capital pernambucana, o curso de Medicina da Unicap se utilizará de parte da estrutura da Maternidade Barros Lima.

O curso de Medicina da Católica contará com o que há de mais moderno. Entre os laboratórios, destaca-se o Centro de Simulação com bonecos robotizados e softwares que simulam situações fisiológicas e patológicas do ser humano. “Além da tecnologia, ressalto que os alunos já irão colocar o aprendizado em prática desde o 1º período, atuando nos núcleos de atenção básica”, explicou a coordenadora do curso, Drª Erideise Gurgel. Vinte e dois professores já foram contratados.

Erideise também destaca o caráter humanista dos futuros médicos formados pela Unicap. “Vamos ensinar o estudante a ver o paciente com respeito e não apenas como instrumento de aprendizado. A alta tecnologia será aliada aos exames físicos, ao toque. O aluno precisa valorizar a queixa do paciente”, ressaltou.

Vestibular – Todos os candidatos precisarão fazer as provas objetivas, que serão organizadas em três tipos de acordo com a área escolhida pelo candidato: ciências humanas e sociais; ciências e tecnologia; e saúde. Aqueles que quiserem poderão utilizar a nota da redação do Enem. No Vestibular 2014.2 serão oferecidos os seguintes cursos (todos com início das aulas em agosto) com os respectivos números de vagas: Direito (18 manhã e 73 noite); História (10 tarde); Jornalismo (20 tarde); Publicidade e Propaganda (25 manhã); Ciência da Computação (40 noite); Engenharia Civil (30 tarde); Enfermagem (50 noite); Fisioterapia (40 manhã); Medicina (50 manhã/tarde). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4143.

22 Comments

  1. Responder
    Dayana 23 de abril de 2014

    Boa tarde, não estou conseguindo fazer a inscrição para para o vestibular de medicina

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Dayana
      As inscrições para o Vestiubular começam no dia 10 de maio e vão até 27 de maio.

  2. Responder
    René câmara 23 de abril de 2014

    bom dia vai ser ofertado letras à noite neste vestibular?

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      René
      Serão oferecidos os vagas para os seguintes cursos: direito (18 vagas pela manhã e 73 à noite); história (10); jornalismo (20); publicidade e propaganda (25); ciência da computação (40); engenharia civil (30); enfermagem (50) e fisioterapia (40).

  3. Responder
    polliana 23 de abril de 2014

    queria saber se o vestibular pra medicina vai ser especifico ou vai conter todas as materias:!!

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Polliana
      As provas objetiva serão organizadas em três tipos de acordo com a área escolhida pelo candidato: ciências humanas e sociais; ciências e tecnologia; e saúde. Aqueles que quiserem poderão utilizar a nota da redação do Enem.

  4. Responder
    Eduardo 23 de abril de 2014

    Também estou numa situação parecida a do Rogerio, curso Engenharia na UFPE e quero me transferir para a UNICAP.

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Estamos aguardando a divulgação da Portaria de vagas.

  5. Responder
    Carlos 23 de abril de 2014

    Olá,quando será lançado o edital do vestibular de medicina 2014.2 com o respectivo conteúdo programático? Obrigado!

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Em breve

  6. Responder
    Daniela Caires 22 de abril de 2014

    Gostaria de saber qual a data da prova do vestibular de medicina.

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      A prova está marcada para 7 de junho, das 8h às 13h30.

  7. Responder
    Camila 22 de abril de 2014

    Boa tarde!!!Gostaria de saber se pessoas já graduadas podem sem inscrever para o curso de medicina sem ter que prestar vestibular?Obrigada

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Todos os candidatos precisarão fazer as provas do Vestibular.

  8. Responder
    jose wildemar 22 de abril de 2014

    sou aluno da catolica eu preciso fazer o vestibular para medicina?

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Todos os candidatos precisarão fazer as provas do Vestibular.

  9. Responder
    Elvis plezyney 22 de abril de 2014

    Boa tarde, faço 3 terceiro período de ciência da computação na Faculdade dos Guararapes pelo FIES e gostaria de saber como faço para transferir para Jogos Digitais na Unicap?

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Aguarde a divulgação da portaria de vagas

  10. Responder
    Diego Delmondes 22 de abril de 2014

    Olá,Bom tarde.
    Gostaria de saber se o curso de Medicina oferecido pela UNICAP abrirá vagas para o FIES?

    Grato.

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 23 de abril de 2014

      Sim terermos Fies para Medcina.

  11. Responder
    Rogerio 20 de abril de 2014

    Boa noite, sou estudante do 5 periodo de Engenharia Química UFPE e gostaria transferir para Enganharia Civil noite na UNICAP. Nesse caso qual seria a melhor opção. 1 Fazer o vestibular normal UNICAP 2014.2? ou 2 Fazer Transferência Externa? Ficarei muito grato se poderem tirar minha duvida. Quando haverá transferencia Externa ? Obrigado

    • Responder
      Assessoria de Comunicação 20 de abril de 2014

      Rogério

      Aguarde Portaria de Vagas.

Questões?