A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 29 de setembro de 2009 - Ano 8

Curso de Publicidade da Católica é o grande vencedor do 8º Prêmio Asserpe
André Amorim

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco foi o grande premiado na categoria estudante do 8º Prêmio da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe). Além de premiar os estudantes de comunicação social de qualquer habilitação, a Asserpe premia as melhores campanhas criadas em Pernambuco para rádio e tv.

Depois de dois anos consecutivos ganhando a terceira colocação na categoria rádio para estudantes, o curso de Publicidade e Propaganda conseguiu a primeira colocação com o jingle de uma marca de margarina produzido pelo estudante Lucas Uellendahl Lopes, aluno do 7º período. O trabalho foi produzido neste ano para a cadeira de Publicidade Audiovisual I, da professora Elisa Barreto.

Lucas conta que, mesmo sendo difícil, ele inscreveu o jingle com a intenção de ganhar o concurso. “Eu sabia que podia ser difícil, mas eu queria ganhar. Eu passei toda essa semana escutando o jingle como seu eu estivesse sabendo que ia ganhar”, disse. Para quem atualmente está sem estágio, Lucas acredita que essa possa ser uma forma de entrar no mercado de trabalho. “Estar recebendo o prêmio na frente de muitos profissionais da área é muito bom porque pode ser que, a partir desse momento, eles possam abrir as portas para o meu trabalho”, disse.

Além de Lucas, o aluno René de Souza Dowsley foi premiado com a terceira colocação no concurso. Por ter se destacado na premiação, o curso de Publicidade e Propaganda da Unicap recebeu um troféu como o grande ganhador da categoria.

Segundo o coordenador do curso, professor Rodrigo Duguay, neste ano muitos trabalhos da Católica participaram da competição, pois o curso de Publicidade promove um concurso chamado Pavilhão Sonoro. “Como os alunos já tinham muitos trabalhos prontos, então a comissão teve muita dificuldade em escolher os vencedores. Não só pela quantidade, mas também pela qualidade”, disse.

Duguay ressaltou, ainda, a qualidade e a multidisciplinaridade do curso. “Os recentes resultados de prêmios que temos recebido mostra a capacidade que temos para preparar o aluno para as diversas áreas de atuação”, disse.

Começa dia 5 minicurso promovido pelo Mestrado em Direito
Victor Bastos

O Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco vai promover nos dias 5 e 6 de outubro o minicurso “Estado, Poder Judiciário e Transnacionalidade”. O evento será realizado na Unicap e ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Cruz, da Univali. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria dos Mestrados, localizada na sala 306 do bloco G4.

O minicurso faz parte das atividades do Procad, UFSC, Univali e Unicap e é destinado aos alunos do Mestrado em Direito e da graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco. O evento será dividido em módulos. Os estudantes devem escolher apenas um deles. As inscrições são gratuitas.

No Módulo I, o tema abordado será “Novas teorias sobre o estado”. Já no Módulo II, o enfoque será “Poder Judiciário e Globalização”. “Poder Judiciário e Decisões Transnacionais” será o assunto debatido no Módulo III. O minicurso terá uma carga-horária de 15h, e os estudantes da graduação em Direito receberão certificados pela participação no minicurso.

Os alunos do Mestrado em Direito deverão produzir um trabalho escrito a cada três módulos de 15h, devendo optar por um dos temas. Os horários e locais dos módulos serão informados na hora da inscrição. Outras informações e dúvidas através do telefone 2119.4013.

Grupo Flor de Maracujá encerra o Festival de Primavera
Lílith Perboire

Depois de um mês com oficinas e apresentações culturais, o Festival de Primavera chega ao fim em grande estilo. O encerramento ficará por conta do Grupo Flor de Maracujá, com o show em homenagem ao cantor e compositor Cartola. A apresentação acontecerá nesta quarta-feira (30), às 19 horas, no térreo do bloco G.

O Grupo de Choro da Católica é composto por sete pessoas, entre eles, alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade, que interpretam estilos mais tradicionais da nossa MPB, sobretudo choro, valsa, samba e lundu. Além da voz de Marina Duarte, o Flor de Maracujá conta com violões de sete cordas, cavaquinho, clarinete, acordeon e instrumentos de percussão.

Para Percy Marques, diretor do grupo, é maravilhoso interpretar e fazer uma homenagem a Cartola. "Ele é o maior poeta do samba de raiz e foi um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira. Como no ano passado, se estivesse vivo, completaria 100 anos precisávamos homenagear este grande compositor", concluiu Percy.

Todas as canções tocadas no show são de composição do próprio Cartola, como: Alvorada, Amor proibido, Autonomia, As rosas não falam e o sol nascerá, exceto "Preciso me encontrar", composta por Candeia e imortalizada na voz de Cartola. Esta é a segunda vez que o Flor de Maracujá apresentará este show. A primeira foi no auditório da Livraria Cultura. O grupo espera repetir o mesmo sucesso da apresentação realizada em maio.

Madrigal Marlos Nobre presta bela homenagem aos 58 anos da Católica
Tércio Amaral

A noite desta segunda-feira (28) foi reservada para uma das grandes atrações do Festival de Primavera da Unicap. A apresentação do Madrigal Marlos Nobre com o concerto “Um Viaggo per il Mondo Dell’Opera” marcou os festejos de 58 anos da Católica. O público aplaudiu de pé o repertório clássico inspirado em óperas italianas e francesas no Centro Cultural Padre Tavares Bragança.

Na ocasião, foi inaugurada a nova pintura do Centro Cultural, anteriormente conhecido como Casarão Azul. O espaço mudou as cores para o tom tijolo. Essa etapa simboliza a constante renovação acadêmica da Católica, comemorada pelo Festival de Primavera. Segundo o assessor cultural da Unicap, Padre Hugo Ara, todos os edifícios que compõem os centros culturais da Católica adotarão esse padrão na cor tijolo. “Isso faz parte de uma padronização que começa com a restauração do Palácio da Soledade. Nosso objetivo é que todos fiquem com a mesma cor”, disse.

Universidade também é sinônimo de diversidade. E é isso que defende o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. “É muito oportuno que a Unicap abrace a diversidade da cultura. É abrir-se para o mundo, para o universo ao qual estamos inseridos”. Segundo o Reitor, o papel da universidade não é apenas divulgar o que está mais próximo. “A música popular alcança quase todas as camadas sociais. Mas a nossa missão é trazer o que está mais longe da nossa realidade, que é justamente a música erudita”, declarou.

A apresentação do Madrigal inspirou momentos de reflexão sobre a própria existência humana. “A ópera sempre convida a ir ao mais profundo dos sentimentos. Tem um olhar triste, às vezes, que atravessa o som do piano”, mas defende, “é uma viagem que fazemos ao mundo inteiro e voltamos à reflexão da nossa existência”, afirmou o Reitor.

Com os olhos atentos desde o começo da ópera, o Pró-Reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, acompanhou em pé toda a apresentação. “Eu fico feliz pela Universidade possuir um madrigal de tanta qualidade”, e declarou também, “é o ponto alto das celebrações do aniversário da Católica, porque um repertório como esse resgata o bom sentimento humano”.

A afinação dos 28 participantes do Madrigal Marlos Nobre se deve, em grande parte, ao trabalho do regente, Irmão Lindhberg Pires. Por suas precisas orientações, a plateia pôde ouvir clássicos italianos como “La Traviata” e “Andre Chenier”, que narra a história do personagem que foi guilhotinado pela Revolução Francesa. E se o próprio termo Revolução remete às mudanças estruturais, o Irmão Lindhberg Pires se lembrou das dificuldades na popularização da ópera no Brasil. “O espetáculo é a superação das dificuldades do grupo”, e acredita, “o povo não entende o que significa uma partitura, mas ele sente e é atingido com o melhor da música”, disse fazendo referência a grande quantidade de pessoas do começo até o final da apresentação.

E foi com o clima de quem está em casa que a família do músico do Madrigal Adauto da Hora prestigiou o concerto “Um Viaggo per il Mondo Dell’Opera”. Assim, vieram desde o filho Álvaro da Hora, de 5 anos, a esposa Magda da Hora e a avó Dona Edisa Barbosa. O próprio Álvaro afirma entusiasmado, “é meu pai que está cantando”. Sua mãe revela que a música erudita é cultivada em casa. O filho do casal tem o hábito de ouvir Bach e Beethoven, “infelizmente, não é um hábito comum em nossa cultura. Não deixamos de ouvir rock ou MPB. Todos os ritmos fazem parte de nossa realidade”, disse.

Segundo Magda da Hora, o encontro proporcionou a divulgação do trabalho exaustivo do marido e do Madrigal Marlos Nobre. “É primeira vez que venho a uma apresentação aqui. Gostei de ver esse espaço de portas abertas, chamando aqueles que passavam, tanto pela rua, como na Universidade”, disse. A estudante do 5º período de Direito da Católica Bárbara Neres afirmou que “se sentiu convidada” ao ouvir o som da apresentação enquanto circulava pela Universidade. “Minha preferência é a música eletrônica. Mas uma ópera como essa não está aqui todos os dias”, destacou Neres.

Alunos de Jornalismo realizarão a cobertura da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
André Amorim

Alunos do 4º e 5º períodos das turmas de Jornalismo da Católica, orientados pelos professores Ana Veloso e Vlaudimir Salvador, realizarão a cobertura da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. A atividade faz parte do conteúdo das cadeiras de Radiojornalismo II e III e contará como atividade para nota.

A VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que será realizada entre os dias 2 e 12 de outubro no Centro de Convenções com o tema “Literatura do Princípio ao Fim”, homenageia neste ano o escritor pernambucano Raimundo Carrero. Além de Carrero, o jornalista Geneton Moraes Neto, o deputado federal pelo Rio de Janeiro Fernando Gabeira, a escritora Luzilá Gonçalves, entre outros, confirmaram presença.

Mestrado em Psicologia Clínica irá promover congresso franco-brasileiro sobre adoção
Victor Bastos

O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco irá promover em parceria com o Laboratório de Pesquisa de Parentalidade e Pequena Infância da Universidade de Paris o Congresso Franco-brasileiro sobre Psicanálise, filiação e sociedade. O evento será realizado entre os dias 17e 21 de agosto de 2010, no Recife Palace Hotel, em Boa Viagem.

O tema do Congresso, organizado pela professora Edilene Queiroz, será “Adoção: da criança à filiação”. Dúvidas e informações entrar em contato com o Cejem, através dos telefones 3466-5551 / 3465-8594 ou pelo e-mail cejem@elogica.com.br.

Curso de Filosofia promove debate sobre a obra de Emmanuel Levinas
Tércio Amaral

O curso de Filosofia promoveu na noite de segunda-feira (28), no auditório do CTCH, a palestra “Ética, alteridade e sentido”, ministrada pelo Padre Nilo Ribeiro. O debate foi conduzido pelo coordenador do curso Karl-Heinz Efken. Durante a abertura e o encerramento dos trabalhos, houve a apresentação musical do coordenador cultural da Unicap, Percy Marques, com o integrante do MPB Unicap Diego Oliveira.

O Padre Nilo Ribeiro apresentou sua pesquisa relacionada ao filósofo francês Emmanuel Levinas. De família judia, a obra de Levinas influenciou, sobretudo, os estudos da filosofia relacionados à linguagem, seja ela verbalizada, discursiva ou corporal. “Ele não nega a linguagem. A linguagem é o lugar do dizer que não nega o dito”. Para ele, esse também seria o caminho de “revelar a verdade ética”, disse.

A filosofia também tem seu lado poético. “E por que não?”, perguntou o Padre Nilo Ribeiro. “Eu me identifiquei com a filosofia porque sou hiperbólico. Eu sou poeta”, confessou. O Padre Nilo destacou que na Pós-Modernidade alguns conceitos filosóficos foram postos em xeque. “A metafísica foi posta à prova na Modernidade. Deus se tornou um objeto do discurso. O sujeito passa a ser sentido. O fundamento real ganha espaço em detrimento do sujeito fenomenológico, o que não vemos”, afirmou.

O filósofo ainda defendeu novas concepções de comunicação. “O rosto, para Levinas, não é a plasticidade que você vê. A mão pode ser um rosto. O rosto, na verdade, é o que se aproxima de mim, que tem uma fala”, disse. Mas, ao mesmo tempo, a obra de Levinas teve forte influência do contexto político mundial na primeira metade do século 20, denominado “período entre guerras”. Então, a ética na filosofia seria a responsabilidade do sujeito que nos intercede. “Se o outro me afeta com sua palavra. Ao me afetar ele me põe no caminho que é o caminho do desejo. É o caminho que me desorbita, que me machuca”.

Enquanto a Europa vivia a efervescência de movimentos, como o de Maio de 1968, que bandeiras eram levantadas por uma liberdade extrema, o Brasil se conteve em lutar por princípios básicos de liberdade política, graças ao Regime Militar (1964-1988). “De fato, isso é uma volta ao neomarxismo, nós também herdamos esse pensamento, apesar do contexto militar de repressão brasileira”, disse. Mas Levinas queria mais, perseguido como judeu, ele defendia a revisão de como a história mundial era contada. “O que desejo é fazer é que os perseguidos entrem na história. E que eles não entrem com o rosto machucado”, disse Padre Nilo com as palavras do filósofo francês.

O professor do curso de Jornalismo Heitor Rocha, que também é coordenador do curso de Pós-graduação em Comunicação Política, participou como ouvinte da palestra. Para ele, esse debate é sempre atual. “Muito bom”, definiu o encontro, “conheço a referência de alguns autores citados. Levinas parece ter uma obra muito rica. A partir da palestra vou ler mais”. E destacou, “gostei do conceito da democracia infinita, o comprometimento do debate constante para se chegar a definições reais na política”.

Curso de Ciências Contábeis promove 2º Ciclo de Palestras em novembro
Tiago Cisneiros

O curso de Ciências Contábeis da Católica, em parceria com a Editora Atlas, irá promover, nos dias 3 e 4 de novembro, o 2º Ciclo de Palestras Contábeis. O evento será realizado no auditório G2 da Universidade (primeiro andar do bloco G), a partir das 19h. Confira a programação:

Dia 3 de novembro:

Palestra: “A Lei das SAs”

Palestrante: José Carlos Marion (professor de Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP, pós-doutor em Contabilidade pela Kansas University – Estados Unidos, doutor em Contabilidade pela USP).

Dia 4 de novembro:

Palestra: “Finanças Corporativas”

Palestrante: Adilson Celestino de Lima (professor de Contabilidade da Universidade Católica de Pernambuco, doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco).

As inscrições poderão ser feitas em breve pelo site http://www.unicap.br/CicloContabilidade , mediante o pagamento de R$ 62. Os participantes receberão um certificado de oito horas de atividade complementar, além dos livros “Análise das demonstrações contábeis”, de José Carlos Marion, e “Finanças Corporativas e Mercados”, de co-autoria de Adilson Celestino da Silva. Mais informações, pelo telefone (81) 2119 4087.

D.A. de Administração da Católica vai promover 1º Encontro Pernambucano dos Estudantes de Administração
Tiago Cisneiros

A Federação Nacional dos Estudantes de Administração de Pernambuco (Fenead-PE) e o Diretório Acadêmico de Administração da Católica realizarão, de 30 de outubro a 2 de novembro, o 1º Encontro Pernambucano dos Estudantes de Administração. O evento, que terá como tema “A administração contemporânea: o capital humano como diferencial competitivo”, acontecerá no bloco G (auditórios G1 e G2 e salas do quarto andar). A iniciativa marca o início das comemorações pelos 40 anos do curso de Administração da Universidade.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, www.epeadrecife2009.com.br, por R$ 75 (até o dia 15 de novembro) e R$ 95 (de 16 a 30 de novembro). Os participantes receberão um certificado de 25 horas de atividade complementar. A programação conta com oito minicursos e quatro palestras, além de painéis, apresentações de trabalhos científicos e momentos de confraternização. Conheça os temas em pauta.

Minicursos

- “Oratória como ferramenta do administrador”

- “Jovens empreendedores”

- “O papel do líder na administração contemporânea”

- “Capital Humano: as competências e a organização”

- “A importância da valorização do capital social para a gestão sustentável do turismo”

- “Empregabilidade: não perca seu tempo servindo cafezinho”

- “Qualificação profissional: qual será sua importância?”

- “A importância do Business Networking para o estudante universitário”.

Palestras

- Abertura: “Marketing pessoal como ferramenta do sucesso profissional”

- “O administrador e a segurança e saúde no ambiente corporativo”

- “A estratégia do Oceano Azul: como tornar a concorrência irrelevante”

- Encerramento: tema a definir.

Painéis

- “Empreendedorismo social: a realidade na sociedade de hoje”

- “O papel do estudante de administração: perspectivas e atuações”

- “Psicologia econômica: descubra como o dinheiro afeta a sua mente”.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.epeadrecife2009.com.br , pelo e-mail epeadrecife@hotmail.com e pelos telefones (81) 9642 4173 e (81) 8782 3099.

40 anos de Administração na Católica

O 1º Encontro Pernambucano dos Estudantes de Administração simboliza o início das comemorações pelos 40 anos do curso de Administração da Católica, que serão completados no dia 16 de dezembro.

De acordo com o coordenador da graduação, professor Sales Vidal, a marca de quatro décadas de ensino, pesquisa e extensão irá se prolongar durante todo o ano de 2010. “Serão promovidas várias palestras, debates e atividades de cultura e serviço voluntário entre os alunos, funcionários e professores do curso. Estamos com muitas ideias de encontros e confraternizações, inclusive um passeio ciclístico”, revela.

C.A e curso de Filosofia da Católica promovem semana de palestras e debates sobre política
Tiago Cisneiros

O Centro Acadêmico de Filosofia da Católica, com o apoio do curso de Filosofia, irá promover, de 5 a 9 de outubro, a 2a Semana de Filosofia. O evento, cujo tema é “Repensar a Política”, contará com palestras e debates baseados nos pensamentos de diversas fases e espaços históricos, desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade no Brasil e no mundo.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail ca.hannah.arendt@gmail.com . Para isso, basta informar o nome completo, o curso, a matrícula e o período atual, e, em seguida, esperar a confirmação dos organizadores. Os participantes receberão um certificado de dez horas de atividade complementar. Confira a programação.

Dia 5 de outubro (segunda-feira)

  • Sessão de comunicações: “Repensar a política a partir da perspectiva filosófica”.
  • Local: auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no primeiro andar do bloco B da Católica
  • Horário: 17h

Dia 6 de outubro (terça-feira)

  • Palestra: “A política de Aristóteles”
  • Palestrante: professor José Tadeu
  • Local: auditório do CTCH da Católica
  • Horário: 17h

Dia 7 de outubro (quarta-feira)

  • Palestra: “A política na Idade Média: a filosofia tomista”
  • Palestrante: professor José Urbano de Lima Junior
  • Local: auditório do bloco D da Católica (primeiro andar)
  • Horário: 17h

Dia 8 de outubro (quinta-feira)

  • Palestra: “A política de Max Horkheimer”
  • Palestrante: professor Antônio Carlos de Oliveira Santos
  • Local: auditório do bloco D da Católica
  • Horário: 17h

Dia 9 de outubro (sexta-feira)

  • Debate: “Um panorama geral do cenário político brasileiro e internacional na atualidade”
  • Debatedores: professores Karl Heinz Efken (coordenador do curso de Filosofia da Católica), vereador Múcio Magalhães (presidente da Câmara do Recife) e professor Thales Castro (cientista política e assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Católica).
  • Local: auditório do bloco J
  • Horário: 17h
Para mais informações, entre em contato com a representante do C.A de Filosofia, Rebeca Albuquerque, através do telefone (81) 8858 8836.

Curso de Jornalismo da Católica está no Twitter
Tiago Cisneiros

Depois do Boletim Unicap, agora, é a vez do curso de Jornalismo da Católica aderir à rede social Twitter. Os interessados em saber as novidades sobre a graduação, as oportunidades no mercado de trabalho e os eventos direcionados para o campo da comunicação podem acessar o endereço www.twitter.com/jorn_unicap .

O Twitter é um serviço de internet caracterizado como “miniblog”, no qual os usuários podem publicar mensagens com até 140 caracteres. Recentemente, o serviço vem sendo utilizado pelos principais meios de comunicação e empresas nacionais e internacionais, como uma alternativa de divulgação das principais notícias, acontecimentos ou ofertas do dia.

Qualquer pessoa pode acessar o link do curso de Jornalismo da Católica. Quem possui uma conta no Twitter (serviço gratuito) pode “seguir” a página, recebendo, automaticamente, através da própria rede social, todos os textos postados.

Twitter do Boletim Unicap

Criado no dia 9 de maio, o Twitter do Boletim Unicap passou por uma etapa experimental, durante a qual foi testada a capacidade de informação do serviço. No dia 6 de julho, a página entrou em uma fase definitiva, com atualizações diárias (de segunda à sexta-feira) sobre os acontecimentos da Universidade e as realizações de professores, alunos, ex-alunos e funcionários. As postagens, feitas pela equipe da Assessoria de Comunicação da Católica, resumem o conteúdo das reportagens do dia e oferecem o link para o texto na íntegra, disponível no site da Universidade (www.unicap.br) .

Repórter especial do Diario de Pernambuco faz palestra sobre Josué de Castro na Católica
Rebeca Kramer

A professora do curso de Telejornalismo II Stella Maris promoveu, na noite desta segunda-feira (28), uma conversa informal entre o jornalista Vandeck Santiago e os alunos do 4º período e outros interessados. A temática discutida foi o livro Josué de Castro: o gênio silenciado, de autoria do próprio convidado. A obra traz entrevistas, reportagens, cronologia e fotografias. O evento aconteceu na sala 510 do bloco A da Universidade.

O livro constitui-se de uma grande reportagem biográfica sobre o sociólogo da fome. A obra integra uma das homenagens que o país vinha prestando a Josué, que em junho do ano passado completou cem anos de nascimento. Médico, escritor, cientista, sociólogo, político, geógrafo, intelectual e humanista, ele foi um homem que enxergou adiante de seu mundo e de seu tempo. “O livro foi o resultado de um caderno especial que fiz para prestigiar o sociólogo. Mas, logo perderia a consistência dentro de um ou dois dias. Sabemos que os jornais têm vida curta. Então, decidi trazer uma maior longevidade à minha pesquisa e revertê-la em um livro”.

Segundo Anna Maria de Castro, filha do sociólogo e quem fez o prefácio da obra, “Josué possuía múltiplos saberes e afazeres”. Ousando falar da fome quando o tema era um tabu, Josué de Castro foi assim definido por Vandeck: “Ele foi o primeiro cara a dizer que a fome era um fenômeno não somente biológico, mas também social e psicológico. O que antes era considerada uma exclusiva e pura vontade de comer”.

Vandeck buscou, ainda, explicar  a palavra gênio, que nomeia o título, assim como silenciado. “Eu acreditava que gênio poderia soar muito extravagante, inicialmente. Mas, depois, percebi com uma pesquisa que a conceituação de gênio era muito mais ampla do que eu pensava. Josué foi um personagem que eu gostei muito de ter escrito sobre ele”. Quanto ao silenciado o tema assumia ares mais graves, porque além de ser visto como subversivo, a sua obra afrontava diretamente o espírito ufanista do Pra Frente Brasil propagandeado pela ditadura. “Tratava de um tema delicado, a fome, que esmiuçado só poderia servir como propaganda negativa contra o país”.

Em Dez pontos para vencer a fome, um dos capítulos da obra, o repórter entrevistou o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o professor Renato S. Maluf, que faz um resumo das ideias de Josué. São elas:

  • Combate ao latifúndio;
  • Combate à monocultura em largas extensões sem as correspondentes zonas de abastecimento dos grupos humanos nela empregados;

3) Aproveitamento racional de todas as terras cultiváveis circunvizinhas dos grandes centros urbanos para agricultura de sustentação, principalmente de substâncias perecíveis como frutas, legumes e verduras que não resistem a longos transportes, sem os recursos técnicos da refrigeração;

4) Intensificação do cultivo de alimentos sob forma de policultura nas pequenas propriedades;

5) Mecanização intensiva da lavoura, da qual dependem os destinos produtivos de toda nossa economia agrícola;

6) Financiamento bancário adequado e suficiente da agricultura, assim como garantia da produção pela fixação de bom preço mínimo;

7) Progressiva diminuição até a absoluta isenção de impostos da terra destinada inteiramente ao cultivo dos produtos de sustentação;

8) Amparo e fomento ao cooperativismo, que poderá servir de alavanca impulsionadora à nossa incipiente agricultura de produtos alimentares;

9) Intensificação dos estudos técnicos de Bromatologia e Nutrologia no sentido de que se obtenha um conhecimento mais amplo do valor real dos recursos alimentares;

10) Planejamento de uma campanha de âmbito nacional para a formação de bons hábitos alimentares, o qual envolve não só o conhecimento dos princípios históricos de higiene como o amor à terra, os rudimentos de economia agrícola e doméstica, os fundamento da luta técnica contra a erosão.

Vandeck Santiago é repórter especial do Diario de Pernambuco. Trabalhou na Veja, no Jornal do Brasil e na Folha de São Paulo. Pela profundidade de suas reportagens, que seguem a linha investigativa, Santiago ganhou diversas premiações na área de jornalismo, entre eles uma edição do Prêmio Esso e duas edições do Prêmio Embratel (uma delas foi a reportagem especial que empresta o título ao livro).

Prefeitura do Recife promove eleição para Conselho de Políticas Públicas de Juventude
Tiago Cisneiros

A Prefeitura do Recife promoverá, no dia 17 de outubro, às 13h, a eleição do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife. A votação será realizada na quadra poliesportiva do Instituto de Ensino de Pernambuco (IEP), localizado na Avenida Jornalista Mário Melo, em Santo Amaro, próximo ao Parque 13 de Maio.

O estudante do oitavo período curso de Serviço Social da Católica Alersson Teixeira, 23, trabalha, desde 2006, como assistente técnico da Gerência de Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife. Segundo ele, o Conselho funcionará como um órgão consultivo e deliberativo para o governo municipal. “A ideia da prefeitura é criar um espaço democrático, para demonstrar o compromisso da gestão com participação social e a intenção de construir uma política baseada em diálogos com a sociedade civil”, afirmou.

O Conselho Municipal será composto por oito membros do governo, 11 de movimentos e instituições de apoio à juventude, fóruns e redes sociais, e seis representantes das Regiões Político-administrativas (RPAs) da cidade. Esses últimos precisam ter entre 15 e 29 anos. Durante os dois anos de mandato, os eleitos, além de proporem ações em prol dos jovens recifenses, deverão preparar a 2a Conferência Municipal da Juventude, que acontecerá em 2011 (a primeira foi realizada em janeiro de 2008), e avaliar os projetos da prefeitura.

A votação do dia 17 de outubro, aberta ao público, terá as seguintes restrições:

  • Cada segmento votará, apenas, no seu campo, isto é, as instituições de apoio votam nas instituições de apoio, os membros do governo nos candidatos do governo e assim sucessivamente.
  • Para organizar o processo, a Gerência de Juventude está realizando inscrições para os interessados em participar da votação.
  • Só poderão votar nos representantes das RPAs as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
As inscrições para candidatos estão abertas até o dia 2 de outubro, com a divulgação dos nomes prevista para o dia 7. Entre os dias 8 e 9, os participantes podem interpor recursos contra as demais candidaturas. No dia 13, será apresentada a lista final dos candidatos aptos. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (81) 3232 8270 , pelo site www.recife.pe.gov.br e pelo e-mail gerenciadajuventude.recife@hotmail.com .

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Estudante de Jornalismo participa de concurso de jornalismo ambiental

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional

Professor da Católica ministra curso sobre história política contemporânea

Seminário Internacional marcará relançamento do Neal Unicap

Católica promove 2º Congresso Pernambucano de Direito Civil

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

28/09/2009 Católica promove 1º Passeio Ciclístico pela Paz

25/09/2009 Inscrições para bolsa de assistência social começam nesta segunda-feira

24/09/2009 Inscrições para bolsa de assistência social começam no dia 28

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000