A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 25 de setembro de 2009 - Ano 8

Inscrições para bolsa de assistência social começam nesta segunda-feira
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

Serão abertas a partir do dia 28 de setembro, na Divisão de Ação Social (DAS), as inscrições para a bolsa de assistência social da Universidade. Alunos com dificuldades em se manter na instituição e que comprovem carência recebem 25% de desconto nas mensalidades. Outras informações sobre a bolsa de assistência social pelo site http://www.unicap.br/bolsa/ ou pelos fones 2119-4158 ou 2119 4416.

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz neste domingo
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Festival de Primavera, realizado durante todo o mês de setembro, terá uma grande novidade no dia 27 (domingo). O 1º Passeio Ciclístico Católica pela Paz será uma oportunidade para combinar o exercício físico e a mobilização por justiça e bem-estar social, além de celebrar os 58 anos de fundação da Universidade Católica de Pernambuco. De acordo com os organizadores, os ciclistas devem usar camisas brancas, em referência à causa da paz proposta na atividade.

O 1º Passeio Ciclístico Católica pela Paz percorrerá ruas, avenidas e praças do Recife Antigo e do Centro, das 9h às 11h30. Entre a saída, na Rua do Príncipe, até o encerramento, na Praça do Arsenal, os participantes passarão por diversos pontos turísticos da cidade, como a Câmara de Vereadores, a Faculdade de Direito, o Teatro de Santa Isabel, a Ponte de Ferro, a Casa da Cultura, o Forte das Cinco Pontas, a Ponte Giratória e o Marco Zero. Para garantir a segurança e conforto dos ciclistas, a atividade contará com a presença de agentes militares e de trânsito, caminhões de apoio e distribuição de água e ambulância com profissionais habilitados. A diversão ficará por conta do Mandacaru, Maracatu Tambores D’Olorum e da Frevioca.

Para participar, basta entregar um quilo de alimento não-perecível, que será doado ao Lar Fabiano de Cristo, onde crianças, adolescentes e idosos de baixa renda recebem assistência social. No dia 27, os interessados podem se inscrever das 8h às 8h55, durante a concentração para a saída. Às 8h40, o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, fará um breve pronunciamento sobre a atividade.

Madrigal Marlos Nobre comemora os 58 anos da Católica com concerto especial  nesta segunda-feira
Assessoria de Comunicação - Unicap

Nesta segunda-feira (28), o Madrigal Marlos Nobre apresenta o concerto Um Viaggio per il Mondo Dell`Opera em homenagem aos 58 anos da Católica. A apresentação está marcada para as 20h30 no Centro Cultural Padre Tavares Bragança, localizado no campus da Universidade. A apresentação mostrará ao público quatro óperas, sendo três italianas e uma francesa.

De acordo com o regente, o Irmão Lindhberg Pires, o espetáculo será apresentado em dois momentos. No primeiro ato, a plateia irá ouvir os clássicos italianos La Traviata e Andre Chenier, que relembra a história real do personagem que foi guilhotinado durante a Revolução Francesa.

No segundo momento, será a vez da ópera francesa Faust e de mais uma italiana Luchia de Mere Moor. Ao todo, o espetáculo terá duração de 1h30. O Madrigal Marlos Nobre é formado por 28 participantes. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4199.

Missa celebra 58 anos da Católica na próxima quarta-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

Os 58 anos da Universidade Católica de Pernambuco serão comemorados com uma missa no dia 30 de setembro (quarta-feira), às 17h30, na capela do campus (próximo ao Casarão Azul). A celebração será presidida pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e lembrará, ainda, o Dia da Secretária e o encerramento do Mês da Bíblia.

O aniversário da Católica tem sido lembrado durante todo o mês de setembro, na programação do Festival de Primavera. Apresentações culturais, minicursos, palestras, oficinas e lançamentos compõem o projeto, que será encerrado no dia 30, com um show do grupo artístico da Universidade “Flor de Maracujá” em homenagem ao compositor Cartola. O espetáculo acontecerá no hall do bloco G, a partir das 19h.

Palestra promovida pela Intel movimenta a Católica
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A empresa de tecnologia Intel promoveu, nesta quinta-feira (24) à tarde, na Católica, a palestra “Visão do futuro”, que integra o projeto “Rumos Intel: os caminhos da tecnologia”. A conferência foi apresentada pelo diretor de marketing no Brasil, Cássio Tietê, no auditório G2, lotado por estudantes e profissionais de todo o estado. O evento é resultado de uma parceria com o curso de Ciência da Computação da Unicap.

Além das novidades tecnológicas no mercado, Cássio Tietê explicou os princípios e objetivos da empresa e apresentou alguns produtos que devem revolucionar a sociedade nos próximos anos. “A Intel, sempre, acreditou no que é possível fazer para melhorar a vida das pessoas. O que pauta nosso trabalho é a Lei de Moore, um dos fundadores da empresa, que define: ‘A quantidade de transistores em um único processador deve dobrar a cada dois anos’. Essa é a representação da nossa paixão”, disse. Em 1971, período inicial da Intel, o processador 4004 continha dois mil transistores; hoje, o Core2Duo tem 800 milhões; e, nesta quarta-feira, foi anunciado, nos Estados Unidos, um processador com 2,9 bilhões de transistores (cada um com 45 nanômetros, isto é, menos da metade do tamanho de m vírus H1N1).

Segundo o diretor de marketing, a Intel busca o “fato científico”, lidando com os desafios de tornar possível o acesso rápido ao conhecimento. “Penetramos nos mais diversos campos da tecnologia, para proporcionar informação, lazer e facilidades de negócios. O nosso esforço é para que a vida seja melhor, com mais tempo para construir o que é importante para cada um”, afirmou. Entre as inovações propostas pela empresa, está o netbook (o “primo-menor” do notebook), como um equipamento móvel de acesso à internet. Tietê, então, apresentou um exemplar de um modelo especial do computador, destinado ao uso em escolas do Ensino Fundamental. “Ele permite um trabalho diferenciado, porque vira “tablet” (transforma-se em uma tela plana e única), é a prova d’água e pode cair de uma altura de até um metro e vinte centímetros. Em breve, revolucionará a educação e será importante para reduzir a evasão, além de permitir a troca de conhecimentos.”

Para executar as ações nos diversos campos tecnológicos, a Intel mantém 300 escritórios e 30 fábricas em 50 países, investe 5,3 bilhões de dólares por ano em pesquisa e desenvolvimento (da renda total de 38 bilhões) e promove programas de capacitação de profissionais, inclusive no Brasil. De acordo com Cássio Tietê, apenas em 2009, a empresa destinou mais de cem milhões de dólares para a área educacional e realizou um milhão de horas de serviços sociais voluntários. “Temos, ainda, a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Nos últimos três anos, reduzimos o consumo da energia na produção em 20% e somos a empresa que mais usa a energia verde no mundo”, divulgou.

Do vinil, televisão em preto e branco e internet em um computador, passamos para o MP3, a televisão LCD de tela ultrafina e os netbooks. Para Tietê, quem está por trás de todas essas evoluções é o processador, cada vez menor e mais potente (apresentou um processador mínimo, segurando-o entre os dedos polegar e indicador, que contém 800 milhões de transistores). “E quem está por dentro disso é a Intel, que procura construir, sem alarde, as soluções e tecnologias para o bem estar das pessoas. Hoje, a economia está se tornando vinculada ao conhecimento e nós precisamos responder a questões complexas em um tempo mais curto”, avaliou.

Além da comodidade dos usuários, declarou o palestrante, a Intel busca proporcionar benefícios para os fabricantes de produtos de alta tecnologia, a saúde ambiental do planeta e a indústria de informática – na qual o Brasil tem alcançado resultados expressivos. “Em 2010, devemos nos tornar o terceiro maior país nessa área, e Pernambuco deve se orgulhar da sua base digital”, lembrou.

Vantagem para todos

A segunda parte da palestra foi dedicada aos benefícios gerados pela tecnologia para o cotidiano. Tietê definiu que a principal preocupação da empresa não é o desenvolvimento de produtos, mas o seu aproveitamento pela sociedade: “Mais importante do que o que fazemos é o que tornamos possível”. Entre as inovações no dia-a-dia, ele apontou a indústria fotográfica (“Podemos manipular e trabalho o conteúdo das imagens, nos tornando artistas”), o compartilhamento virtual de documentos e informações e o acesso – cada vez mais rápido - à internet (“Em breve, teremos a Ultra Banda Larga, com quatro gigabytes”).

Tietê destacou, também, a relevância da convergência nos novos tempos, exemplificada na atuação da mídia, que une texto, fotografia e vídeo nas reportagens virtuais. “Hoje, as pessoas têm uma atenção multifocada, fazem várias coisas ao mesmo tempo. Cada vez mais, somos donos das experiências e das relações que desejamos. Não existe mais uma mensagem unilateral: o poder está na mão de todos”, afirmou. Outras áreas beneficiadas pela tecnologia, segundo o palestrante, são a medicina - que requer investimentos mais altos e acréscimo de velocidade nos prontuários, diagnósticos e desenvolvimento de remédios –, a segurança privada, o lazer e a orientação geográfica (com o equipamento GPS, por exemplo).

Previsões

Conforme o diretor de marketing, os atuais testes de Intel miram para além do ano de 2015, quando 15 bilhões de aparelhos estarão interconectados. A preocupação com o futuro revela-se no patrocínio do maior evento anual de tecnologia do mundo, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia. “De lá, já saíram sete prêmios Nobel e muitas inovações na área de informática. Nesta quarta-feira, foi lançada uma impressora que não usa tinta”, disse.

Nos próximos anos, segundo Tietê, o cotidiano sofrerá mudanças radicais devido às inovações tecnológicas. A moda “sem fio” (wireless) chegará, inclusive, ao fornecimento de energia. Essa é, apenas, uma das diversas novidades esperadas pelos especialistas na área. Confira algumas delas, citadas durante a palestra.

  • O celular entrará, definitivamente, no mundo dos negócios, substituindo o dinheiro, cartão de crédito/débito e outras formas de pagamento.
  • A energia deixará de ser gerada continuamente, a partir de uma tecnologia já existente, a Smart Grid. Através dela, a eletricidade será enviada em doses, conforme a demanda, proporcionando economia e preservação ambiental.
  • A televisão digital permitirá o acesso simultâneo e fácil a compras, informações, curiosidades, manipulações de programas e conexão com a internet.
  • O mundo se tornará uma grande rede social, com o estreitamento das relações entre a mídia e o público. Hoje, nos Estados Unidos, oito de cada dez casais se conheceram pela internet.
  • Diversas instituições de ensino publicarão trabalhos completos na internet, sem custo aos usuários, revolucionando o acesso e qualidade da educação. Atualmente, essa divulgação online já é praticada por universidade como Stanford e Harvard.

Cássio Tietê afirmou que todas as conquistas – para o bem ou para o mal – acontecem, sempre, duas vezes: primeiro, na cabeça, como parte de uma visão, e depois, como realização, com empreendedorismo e inovação. “Nós trabalhamos nisso com fé, razão e emoção, para mudar o mundo. Queremos que nossas idéias saiam das nossas casas, cidades, estados e atinjam todo o planeta. Os protagonistas desta história são vocês, não subestimem sua imaginação”, concluiu.

Encerrada a palestra, foi aberto um espaço para dúvidas do público, estimado em 450 pessoas, e realizado o sorteio de um notebook, que teve como ganhador o estudante do segundo período do curso de Ciência da Computação da Católica André Ericsson.

Volkswagen Route promove palestra sobre design
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Volkswagen Route realizou, na noite desta quinta-feira (24), no auditório G2 da Unicap, mais uma palestra que integra uma série de eventos promovidos nas universidades brasileiras a fim de divulgar a marca. Desta vez, o palestrante foi o engenheiro mecânico do departamento de design da unidade de São Bernardo do Campo (SP) Ernani Almeida.

Sonho. Desejo. Arte. Luz. Escultura. Qualidade. Tecnologia. Futuro. Com essas palavras, o departamento de design da Volkswagen definiu, em um vídeo promocional exibido, o que a empresa visa oferecer aos seus clientes na compra dos carros. Após a transmissão, o palestrante explicou em que aspectos o processo do design está diretamente ligado à tecnologia, demonstrando, por meio do exemplo da evolução do rádio, que nos dias atuais, a área tem uma maior liberdade para trabalhar. “Queremos, assim, incitar nas pessoas um desejo antes desconhecido por elas. E a beleza do produto é um meio de se conseguir isso. Precisamos garantir as necessidades dos clientes”, afirmou.

Segundo Ernani, para tomar conhecimento dos gostos do possível comprador da marca, são realizados questionários onde constam possíveis modelos de carros novos. “Fazemos isso quando participamos de salões do automóvel e até de palestras como essa. E as pessoas, dessa forma, têm o poder de influenciar no design dos produtos”. “Como a Volks sabe o que a concorrência está propondo?”, questionou. Ernani expôs que os salões do automóvel também são vitrines para saber que rumo as montadoras concorrentes estão tomando, com relação a modelos dos veículos, bem como o contato mantido com as revistas da área.

Para a formação do carro, ele passa por uma série de etapas. Primeiramente, o conceitual é analisado: a marca é averiguada em conjunto com os desejos da sociedade, do indivíduo, da vida e da essência. “Ele precisa representar um símbolo”. “Nossos automóveis precisam ter uma especificidade que o diferencie dos concorrentes. Por exemplo, ter lanternas e faróis que acendem de forma específica”, declarou. “A Volks, por ser uma empresa alemã, preza muito um design que busca muito mais trabalhar esses minimalismos, que atendem a funções determinadas, ao invés de ser cheia de enfeite, um estilo mais rococó”, explicou Ernani. “Simplicidade. Funcionalidade. Versatilidade. Beleza. Esses são os quatro principais conceitos para se fazer design de um carro”.

Depois, a prática começa na elaboração dos sketches ou esboços. “São as ideias de possíveis modelos passados para o papel”, disse Ernani. É o momento onde há  a preocupação das proporções que o carro vai tomar. “O tamanho da roda, o estudo dos faróis, a leitura visual do carro”. Diariamente, segundo colocou o palestrante, os designers fazem até 50 propostas e passam o dia trabalhando somente com esta finalidade e, assim, chegar a um tema satisfatório.

Em seguida, procura-se fazer um acabamento mais minucioso do modelo. Uma equipe de designers multidisciplinar - apta a realizar trabalhos no interior e no exterior do veículo - estudam as linhas do painel, a regulagem do banco, o que for mais importante para deixar as pessoas as mais confortáveis possíveis. “Nesse momento, aplicamos os estudos reais também nos computadores, para serem vistos também em 3D”, salientou.

O quarto e último passo: a escultura. A ideia que sai do papel, do computador e vai para a realidade. O modelo que sai da escala de 1 para 4 e vai de 1 para um. Minicarros tornam-se carros nos tamanhos originais, que são vistos no dia a dia. Lembrando que o objetivo, nesse momento, é desenvolver, exclusivamente, o modelo do carro, e não o veículo para uso. “E, então, o designer coloca o feeling dele no projeto. O trabalho artístico, posteriormente, é avaliado pela diretoria da Volks do Brasil e os pré-selecionados vão para a Alemanha para serem, definitivamente, aprovados”, revelou.

Ex-aluno de Jornalismo participa de debate promovido pelo Cineclube Revezes
Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

A sétima arte marcou, na noite de quinta-feira (24), o debate promovido pelo Cineclube Revezes. Foram exibidos os curtas “Um ponto no tempo” (2004) e “São” (2009), que tiveram os roteiros assinados pelo cineasta Pedro Severien. O encontro foi realizado na sala 510, do bloco A, com a presença do coordenador do curso de Jornalismo da Católica, Alexandre Figueirôa.

Ex-estudante do curso de Jornalismo da Católica, Pedro Severien fez mestrado em Cinema e Televisão pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, e atualmente é professor das Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso. Ele revelou aos alunos um pouco de seu trabalho como roteirista e diretor. “Minha função era colocar o que estava no papel na tela. Essa é a verdadeira função do diretor”, afirmou.

Em meio a personificação às figuras do diretor e roteirista nos trabalhos de cinema autoral, Pedro Severian desconstruiu esses conceitos, como da centralização do poder de decisão. “Eu não tinha a palavra final como diretor. Sempre havia uma reunião final com todos que estavam no projeto”. Ele ainda comparou o cinema europeu às produções norte-americanas. “No cinema hollywoodiano tudo tem que ser perfeito, é uma indústria e eles vendem produtos”, e brincou, “assim, eles tem a obrigação de colocar no áudio até a respiração dos personagens”.

A atividade realizada quinzenalmente faz parte também da disciplina de Linguagens Audiovisuais. O estudante do 6º período de Jornalismo Raphael Guerra destaca a importância da exibição dos curtas para os alunos que não gostam de cinema autoral. “É boa experiência para os alunos que não podem ir com frequência aos cinemas”, e afirma, “gosto da oportunidade de debater com os próprios roteiristas, produtores e diretores que realizaram o filme”.

Segundo o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Católica, Alexandre Figueirôa, essa atividade contribui para “repertório” dos alunos de jornalismo. Segundo ele, “o repertório é o conhecimento periférico que o estudante traz de história, de cinema, de literatura que pode ajudar nas funções de editor e repórter de televisão”. Os cineclubes surgiram no começo do século 20. A atividade, entretanto, é confundida com o mero ato de assistir filmes. “Um dos objetivos do cineclube não é só ver filmes. É discutir e debater com o olhar crítico de comunicador social”, disse Figueirôa.

Fé e Alegria divulga resultado do simulado do novo Enem
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

O listão com o resultado do segundo simulado do novo Enem realizado pela Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife já está disponível na sede instituição. Mais de 200 estudantes participaram do simulado, realizado nos dias 10 e 11 deste mês na Universidade Católica de Pernambuco. Para conferir as notas da prova objetiva e da redação, os participantes devem se dirigir ao quarto andar do bloco B da Católica, onde o listão está anexado.

O simulado foi preparado pelos professores do projeto Amigos do Saber, que oferece apoio pedagógico e aulas de pré-vestibular para estudantes da rede pública de ensino.

Fé e Alegria promove mais três aulões preparatórios para o novo Enem
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

Os estudantes do ensino médio que vão encarar o desafio do novo Enem terão mais uma oportunidade de se prepararem para esta primeira fase de seleção do vestibular, bem como para a segunda etapa do exame.

A sede da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife irá promover mais três aulões pré-vestibulares na Universidade Católica de Pernambuco. O primeiro ocorreu no dia 22 agosto, com as disciplinas de ciências humanas e ciências da linguagem.

O segundo aulão contemplará as disciplinas de ciências exatas e da natureza, com a participação dos professores convidados João Carlos Nanes, que ministrará o aulão de física, e Adimes Telles, responsável pela disciplina de matemática.  Este aulão será realizado no próximo sábado (26), das 8h às 12h, no auditório G2 da Católica.

Já o terceiro aulão será dedicado apenas à disciplina de redação e vai ocorrer na segunda-feira (28), das 14h às 17h, no auditório G1 da Universidade. O aulão de redação será ministrado pela professora do curso de Letras da Católica Neuma Rocha.

Para finalizar a programação de aulas preparatórias para o vestibular, a Fundação Fé e Alegria realizará ainda um último aulão dois dias antes da primeira fase do exame, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro.

O quarto aulão integrado fará um apanhado de todas as disciplinas e vai ser ministrado pela equipe de professores do projeto pré-universitário Amigos do Saber, uma das ações do Fé e Alegria no Recife. O aulão integrado será realizado no dia 1º de outubro, das 14h às 18h, no auditório G2 da Católica.

Os aulões serão abertos ao público e os estudantes interessados em participar deverão se inscrever até a próxima sexta-feira (25) na sede da Fundação, localizada na sala 506 do bloco B da Católica. Para se inscrever, é necessário doar um quilo de alimento não-perecível.

SERVIÇO:

2° AULÃO DA FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA

Data: 26 de setembro
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco
Disciplinas: Matemática – Prof° Adimes Telles
Física – Prof° João Carlos Nanes

3° AULÃO DA FUNDAÇÃO  FÉ E ALEGRIA

Data: 28 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco
Disciplina: Redação – Profª Neuma Rocha

AULÃO INTEGRADO DA FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA

Data: 1º de outubro
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco
Disciplinas: Todas as áreas – Professores do projeto Amigos do Saber

INSCRIÇÕES

1 kg de alimento não perecível
Local: Sala 506 do bloco B da Católica
Horário: 14h às 17h

O Museu de Arqueologia  comemora 3ª Primavera de Museus
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, localizado no 1º andar do bloco G, estará comemorando nos dias 26 e 27 de setembro a  3ª Primavera de Museus. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) tem como tema Central “Museus  e  Direitos Humanos”. 

Segue a programação:

Turno da Manhã:

Palestra

Direitos Humanos: Os direitos dos índios 
Local: Auditório do Bloco J 
Horário: 8h às 12h 
Palestrante: Prof. Dr. Edson Silva (UFPE)

Exposição

Um cemitério indígena de 2.000 anos
Local: Museu de Arqueologia, bloco G, 1º andar 

Exibição de vídeos

Local: Bloco G, sala 106

Informações pelo telefone: 2119-4192

Católica promove mesa-redonda sobre diversidade social
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Católica irá promover, no dia 29 de setembro, a mesa-redonda “Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão”, que integra a série de encontros destinados aos alunos selecionados para a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009. O evento, que é aberto ao público em geral, terá duas sessões (às 9h30 e às 20h), no auditório G1 da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.

Os palestrantes da mesa-redonda “Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão” serão o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, Gilbraz Aragão, e o professor do curso de Jornalismo da Católica Nadilson Manoel. Mais informações, pelo telefone (81) 2119 4291.

Professores da Unicap participarão da “4th International Nuclear Atlantic Conference”
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação - Unicap

O ex-aluno e professor da Universidade Católica de Pernambuco Wagner Vasconcelos irá participar com o coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Católica, Valdemir Alexandre dos Santos, e a professora Maria Helena Paranhos Gazineu da “4th International Nuclear Atlantic Conference”. O evento será realizado entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, no Rio de Janeiro.

Os professores da Universidade Católica de Pernambuco irão apresentar na “4th International Nuclear Atlantic Conference” trabalhos voltados para aplicações nucleares na indústria (petróleo e gesso).

Professor de Engenharia apresenta trabalho no Cobenge 2009
Assessoria de Comunicação - Unicap

Nesta segunda-feira (28), ações desenvolvidas pela Comunidade da Construção do Recife serão enfoque de uma apresentação no 37º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), realizado no Mar Hotel, de 27 a 30 de setembro. O professor Angelo Just (Universidade Católica de Pernambuco) explanará, às 14h50, na Sessão Técnica, sobre o artigo: “O papel da ABCP na formação dos engenheiros: Casos práticos da Comunidade da Construção”, desenvolvido por ele e pelo professor Alberto Casado (Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco).

No trabalho técnico, os profissionais discorrem sobre os programas de Obra Monitorada e de Melhorias de Revestimento de Fachada, realizados pela Comunidade da Construção, sob liderança da Associação Brasileira de Cimento Portland (BCP) e do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-PE), na capital pernambucana. A partir desses trabalhos, foi possível implantar e monitorar o uso das duas tecnologias em edifícios locais, contemplando resultados e índices de melhoria de desempenho alcançados pelas construtoras.

“Esperamos disseminar o conhecimento de todas as etapas necessárias à adequada utilização desses dois sistemas construtivos não somente para as empresas que fazem parte da Comunidade da Construção do Recife, mas também para os participantes do COBENGE e para todos os outros profissionais, empresas e universidades que estiverem interessados”. Informações: www.factos.com.br/cobenge2009.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Ética, alteridade e sentido: a filosofia contemporânea e a sabedoria do amor é tema de minicurso na Católica

Mestrado em Direito da Unicap promove minicurso

Diretor do CCT participa do Cobenge 2009

Diretora do CTCH e coordenador do curso de Engenharia Civil apresentarão trabalho no Cobenge 2009

Professor da Unicap será conferencista no Cobenge 2009

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional

Professor da Católica ministra curso sobre história política contemporânea

Seminário Internacional marcará relançamento do Neal Unicap

Católica promove 2º Congresso Pernambucano de Direito Civil

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Estágio Institucional Alcoa

Empresa oferece vagas para alunos e profissionais de Contabilidade

Estão abertas inscrições para concurso voltado para alunos de Publicidade

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

24/09/2009 Inscrições para bolsa de assistência social começam no dia 28

23/09/2009 Intel promove palestra na Católica nesta quinta-feira

22/09/2009 Católica recebe projeto cultural da Volkswagen

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000