A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 23 de setembro de 2009 - Ano 8

Intel promove palestra na Católica nesta quinta-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Católica receberá, nesta quinta-feira (24), a palestra “Visão do futuro”, promovida pela Intel, como parte do projeto “Rumos Intel: Os caminhos da tecnologia”. O evento acontecerá no auditório G2 da Universidade (primeiro andar do bloco G), das 14h às 17h, e contará com distribuição de brindes e sorteio de um netbook. No Espaço Receptivo, será montada uma exposição de equipamentos de última geração produzidos pela empresa.

Segundo a coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Ana Eliza, todo o evento é fruto de uma parceria da Universidade com a empresa. “Será uma palestra bem interessante para a graduação, cujo objetivo é a criação de novas tecnologias na área de computação. É algo de extrema importância para os alunos, que vão ter acesso ao que existe de ponta no mercado e, também, ao que, ainda, será lançado para dois ou três anos. Eles estarão um passo adiante, com a visão de futuro”, avaliou. Além de promoverem a conferência e a mostra, os representantes da Intel, vindos de São Paulo, irão doar peças antigas para o Museu de Informática da Católica.

As vagas para a palestra “Visão do futuro” são limitadas (450) e as inscrições – gratuitas - podem ser feitas na secretaria do curso de Ciências da Computação, localizada no primeiro andar do bloco A da Universidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4175.

Cineclube Revezes promove palestra sobre realização cinematográfica nesta quinta-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Cineclube Revezes promoverá, nesta quinta-feira (24), a palestra “Realização Cinematográfica”, apresentada pelo roteirista, produtor e diretor Pedro Severien. O encontro será realizado na sala 510 do bloco A da Católica, a partir das 19h. O acesso é gratuito.

A palestra “Realização Cinematográfica” integra a nova fase de encontros do Cineclube Revezes. Durante o segundo semestre de 2009, o grupo - coordenado pelo professor do curso de Jornalismo e crítico de cinema Alexandre Figueirôa - está organizando conferências e debates a respeito das diversas fases de criação e desenvolvimento de filmes.

O palestrante, Pedro Severien, foi premiado no Programa Petrobras, pelos trabalhos como co-roteirista dos longa-metrangens “Amor Sujo”, de Paulo Caldas, “História de um valente”, de Cláudio Barroso, e do curta “São”.

Professor Hélio Lima ministra palestra no projeto Filosofia Aberta nesta quinta-feira
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O coordenador geral de Estágio da Católica, professor Hélio Pereira Lima, ministrará, nesta quinta-feira (24), a partir das 17h, a palestra “Hannah Arendt: a questão do mal”. O evento, que acontecerá no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no primeiro andar do bloco B , integra o projeto “Filosofia Aberta”, organizado pelo curso de Filosofia da Universidade. A entrada é gratuita e os participantes receberão certificados de atividade complementar.

Grupo de estudos debate o pensamento político de Norberto Bobbio às quintas-feiras
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

O grupo de estudos sobre o pensamento político de Norberto Bobbio, ou, simplesmente, Grupo Bobbio, organizado pelo professor do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco Antonio Carlos, convida os interessados a participarem das reuniões. Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, das 15h30 às 17h, na sala 305 do bloco B.

Segundo o professor Antonio Carlos, o objetivo dos encontros é o de comemorar os cem anos de nascimento do jurista, cientista político e filósofo Norberto Bobbio (1909-2004), refletindo sobre a importância e a atualidade de suas contribuições na área jurídica, da ciência e filosofia política.

O grupo vai integrar a programação da Semana de Integração da Universidade, no mês de outubro. O valor da inscrição será de R$ 5. Será emitido certificado de participação. Seguem as informações dos eventos. Enviar dúvidas para o e-mail: antonio@unicap.br

Mesa-Redonda

Tema: Bobbio: o jurista, o cientista político, o filósofo político

Data: 20 de outubro

Local: Auditório G2

Horário: Das 19h às 22h

Expositores: Profª. Karina Nogueira Vasconcelos (Curso de Direito/UNICAP), Prof. Antonio Carlos (Curso de Filosofia/UNICAP) e Prof. Michel Zaidan (Ciência Política/UFPE).   

Comunicações

Enfoque Principal: Bobbio e o Diálogo com os Clássicos

Data: 21 de outubro

Local: Auditório do CTCH – Bloco B 1º Andar

Horário: Das 15h30 às 18h

Escritor francês faz palestra no Recife nesta quinta-feira
Com informações da Assessoria de Imprensa da Aliança Francesa

O escritor e etnólogo francês Jean-Yves Loude participa nesta quinta-feira (24) de dois encontros com o público pernambucano. O primeiro, às 17h, ocorre no Porto das Letras e o segundo, no auditório da Aliança Francesa, começará 19h30.  Nos dois momentos, que discutirão pontos distintos, Loude falará sobre questões que pontuam a sua trajetória, como a resistência das culturas populares. Os eventos são abertos ao público e o convidado falará em português.

No Porto das Letras o debate mediado pelo professor Lourival Holanda tratará de questões ligadas à alteridade, aos diálogos culturais e às relações entre ciência e literatura. Já na Aliança Francesa, a discussão girará em torno do papel das culturas populares na contemporaneidade, tendo como ponto de partida a reflexão em torno das possibilidades de legitimação do sujeito periférico.

O escritor francês já viveu em várias partes do mundo, do Paquistão ao Canadá. No entanto, seu interesse maior é pelo continente africano e pelas relações deste com a Europa e as Américas, por exemplo.  A experiência vivida e as informações recolhidas nas inúmeras cidades que percorreu são o substrato e o ponto de partida para a criação de seus textos literários. Neles, além das informações etnográficas, há um projeto artístico que pretende rever e desconstruir a História oficial, resgatando e recolocando as periferias.

Jean-Yves Loude está percorrendo várias cidades, como Brasília, Belo Horizonte, São Luis, João Pessoa. Ele integra a terceira caravana de escritores que está cruzando o país em função do Ano da França no Brasil. No Recife, a presença dele conta com a parceria do Consulado Geral da França, da Gerência Operacional de Literatura e Editoração da PCR e da Aliança Francesa no Recife.

 

Biografia

Jean-Yves Loude nasceu em Lyon, no sudoeste da França. Foi a partir da leitura de autores como Alexandra David-Neel, Kipling, Kessel, Jules Verne que ele, ainda na adolescência, desejou tornar-se escritor viajante. Aos vinte anos ele deixa a Europa pela Índia, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Irã. Sua grande primeira viagem. Desde então, ele não pára de percorrer os continentes à procura do humano, na tentativa de descrever as riquezas das culturas e o imaginário dos povos.

Depois de concluir o doutorado em Antropologia, viveu dois anos junto aos Kalash, montanheses politeístas do Himalaia, no Paquistão. Durante a temporada paquistanesa pode pesquisar e recolher o material para desenvolver o trabalho etnográfico. Em outro momento, em Cabo Verde, recolheu músicas locais crioulas, possibilitando assim, um resgate histórico da tradição africana.

 

Em outras passagens de sua vida, escalou a montanha de Tintin* no Tibet, subiu o monte Camarão e a fortaleza da princesa Antinéa no Sahara. Pesquisou ainda no Mali a respeito de um rei “mandingue” desaparecido no mar, em Tombouctou atrás das fachadas da cidade secreta, ou em Lisboa sobre a memória ocultada de uma presença africana velha de cinco séculos na beira do Tejo.

Recentemente, esteve em Istambul, tendo partido ao encontro de Bal, uma jovem turca que deveria tornar-se a heroína do “Arco do Amor”, seu último livro. A cada vez, ele retorna com satisfação à Beaujolais (região que escolheu para viver, situada ao norte de Lyon), terra de seus antepassados, para escrever um livro trazido de longe, destinado aos adultos ou aos jovens leitores, de maneira a dividir com eles suas experiências essenciais e sua confiança na parte criativa do Homem.

Serviço:

Porto das Letras com Jean-Yves Loude – Alteridade, a busca pela compreensão do outro e a relação entre ciência e literatura

Quinta-feira, dia 24 de setembro, às 17h
Gerência Operacional de Literatura e Editoração - (GOLE) Av. Rio Branco, 76 A, Bairro do Recife.
Informações: 3232-2898

Conversa com Jean-Yves Loude – A resistência das culturas populares

Quinta-feira, dia 24 de setembro, às 19h30
Aliança Francesa – Rua Amaro Bezerra, 466, Derby
Informações: 3222-0918

Volkswagem Route promove palestra sobre a gestão ambiental
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Volkswagen Route, programa criado em 2003 pela montadora para levar às universidades brasileiras ações relacionadas à marca, promoveu na noite desta terça-feira (22), no auditório G2, palestra sobre gestão ambiental. O responsável pela gestão ambiental da Volkswagen Brasil, Luis Antonio Campedelli, apresentou ao público o processo de conscientização ambiental dentro do espaço da fábrica e mostrou o que é preciso fazer para que as pessoas trabalhem com vontade e satisfação. 

A Volkswagen Brasil é uma empresa automobilística fundada em 1953, sendo subsidiária do Grupo Volkswagen, que, por sua vez, foi criado em 1937, pelo governo alemão para produzir o Fusca, o primeiro carro da marca. No início da década de 30, Hitler havia ascendido ao poder na Alemanha e, na tentativa de modernizar o país, recuperar a  economia e amenizar o problema do desemprego, viu de forma positiva a ideia de um carro do povo, que seria, então, projetado pelo engenheiro alemão Ferdinand Porsche.

Contudo, em 1939, com a 2ª Guerra Mundial, todos os recursos disponíveis foram destinados ao esforço de guerra alemão, o que acabou incluindo as produções da Volkswagen, anteriormente um grande meio de propaganda da capacidade tecnológica alemã. Foi, portanto, rapidamente integrada às ambições militares de Hitler. “Depois da 2ª Guerra, o pessoal ficou com receio de ter problema ambiental e, então, tudo que poderia ter impacto ficava em uma área de contenção”, afirmou o gestor.

De acordo com Campedelli, a empresa, portanto, assume o compromisso com a redução da utilização dos recursos naturais visando à preservação do meio ambiente e à prevenção dos danos ambientais. “E isso existe por meio do cumprimento de normas vigentes que tratam da geração de emissões atmosféricas, do uso e do descarte de água, da manipulação de materiais perigosos e da disposição final de resíduos perigosos. E mais: os prédios mantêm cerca de 9 a 12 metros de distância um do outro para evitar que o incidente de um possa prejudicar outro”. 

Segundo o gestor, o meio ambiente é o tripé da empresa e não, somente, o setor financeiro como se pensa comumente. “A preservação do meio ambiente não é só plantar árvores. É, também, a conscientização que pode ocorrer em vários aspectos. A cultura da Volks é sustentável, é conservadora. Pensa no futuro. E é por isso que nós estamos nela, porque é muito bom de se trabalhar lá”. Para os interessados, Campedelli observou que a empresa promove um passeio ambiental dentro da fábrica para conhecer os setores, áreas que, normalmente, não se têm acesso, “que são invisíveis”.

A empresa, no Brasil, está  distribuída nos seguintes locais: São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP), Resende (RJ) e São José dos Pinhais (PR). “A Volkswagen é um mundo”. De acordo com o palestrante, que trabalha na unidade mais antiga do país, a de São Bernardo do Campo, a empresa oferece diversos serviços aos seus funcionários. “Lá, numa área que corresponde a 1 milhão de metros quadrados, oferecemos duas linhas de ônibus, padaria, hospital, banco e cinco refeitórios”, ressaltou Campedelli.

Há três anos, a Volkswagen do Brasil ventilou a possibilidade de fechar a unidade de São Bernardo do Campo em função de uma queda no nível de produção.  De acordo com Campedelli, 1.780 pessoas seriam mandadas embora. No entanto, 400 delas pediram para ficar. “Esses trabalhadores, sem estudos, participaram de um treinamento de 1900 horas entre atividades práticas e teóricas a fim de se tornarem consultores ambientais. E foi o que aconteceu. Hoje, alguns deles estão ocupando cargos importantes da área”.

“A parte mais significativa do sistema é a do conhecimento. Porque ele vai ser caro se não tiver pessoas competentes para executar os trabalhos”. Na visão do gestor, existe a oportunidade. O que se faz necessário, todavia, é o conhecimento e a boa vontade em aprender. “A comunicação aberta e clara com os clientes, os distribuidores e a opinião pública é algo que consideramos primordial. Da mesma forma, todos os colaboradores da empresa estão qualificados em proteção ambiental de acordo com cada uma de suas tarefas”.

Católica recebe projeto cultural da Volkswagen
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco está recebendo durante esta semana a carreta itinerante do projeto cultural da Volkswagen, “Route 2009 - Onde o universitário faz sentido”. O caminhão está localizado no final da Rua do Lazer e funciona das 8h às 13h e das 18h às 22h. Também estão programadas duas palestras no auditório G2: uma nesta terça-feira (22), sobre design, e outra na quinta-feira (24), com o tema Sustentabilidade. As duas palestras serão realizadas às 19h.

Os estudantes podem se cadastrar nos “totens multimídias” (computadores) localizados na parte interna da carreta e, em seguida, participar de jogos. Ao som de muita música, os amigos se reúnem para participar de uma eletrizante corrida de autorama. Cada atividade é equivalente a um carimbo, e com duas carimbadas no “passaporte”, o participante recebe dois convites para o show do Detonautas e um Music Card para baixar músicas na internet.

As estudantes de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco Rayssa Camyla, 18 anos, e Vandreza Araújo, 18 anos, aprovaram a iniciativa da Unicap com a Volkswagen. “Foi uma ideia muito boa, criativa demais, quase que perdi a hora da minha aula. Para falar a verdade, eu queria ficar mais um pouco, mas não posso. Fiquei ainda mais feliz por vencer no autorama”, brincou Vandreza.

Segundo a estudante de Direito e promotora de eventos, Juliana Medeiros, 21 anos, o intuito do projeto é promover uma interação entre a Universidade e a empresa. “É uma iniciativa produtiva para os estudantes e para a Volkswagen, pois nosso objetivo é divulgar o projeto cultural e, com isso, conscientizar os jovens a cuidar do meio ambiente”, explicou. Juliana informou que a carreta da Route está preparada para receber cerca de mil pessoas durante a semana.

Os alunos da Católica também podem participar do concurso cultural "180 dias para mudar o seu mundo", cujo prêmio é uma viagem para Alemanha. Os interessados deverão desenvolver soluções sobre como tornar as empresas mais sustentáveis e ecoeficientes, com projetos (individuais ou em dupla) em qualquer área: seja biológicas, exatas ou humanas, desde que sigam os pilares da sustentabilidade e da ecoeficiencia.

Outras informações e a programação completa do projeto cultural “Volkswagen Route 2009 - Onde o universitário faz sentido” você pode conferir no site www.vw.com.br/route

Jornalista Samarone Lima debate livro sobre viagem a Cuba na Católica
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O jornalista Samarone Lima, ex-aluno e ex-professor da Católica, voltou à Universidade nesta terça-feira (22), para participar de debate sobre o livro “Viagem ao Crepúsculo”, produzido a partir de uma visita a Cuba, no final de 2007. O encontro, realizado na sala 510 do bloco A, das 18h30 às 20h30, fez parte da programação da disciplina Telejornalismo 2, ministrada pela professora Stella Maris Saldanha.

Samarone Lima viajou a Cuba como um turista, mas não no modelo tradicional: em vez de ônibus com ar condicionado, guias, passeios a memoriais e casas de festas, optou por se misturar ao povo cubano e entender a realidade do país. A visita, motivada pelo desejo de conhecer a Cuba de Fidel, coincidentemente, aconteceu às vésperas do afastamento do líder e das comemorações oficiais pelos 50 anos da Revolução Socialista. Do convívio com a população de Havana, Samarone preencheu cinco cadernos com anotações sobre os sonhos, medos e anseios dos habitantes da ilha. “Fui para lá sem planejar um livro, apenas como um turista – até porque, como jornalista, é muito mais complicado para entrar. Durante minha estadia, aconteceram muitas coisas que mudaram minha visão e eu registrei isso tudo, sem agendar entrevistas ou fazer perguntas como um profissional de imprensa”, explicou.

De volta ao Brasil, Samarone dedicou-se, durante três semanas, a escrever e organizar as anotações da viagem. “A primeira coisa que fiz foi tirar cópia de tudo o que eu registrei. A preocupação de perder o material vinha desde os últimos dias em Cuba, inclusive por causa da repressão do país”, contou. Até ser publicado pela editora Casa das Musas, no último dia 5 de agosto, “Viagem ao Crepúsculo” foi rejeitado pela Objetiva e pela Cia das Letras. O jornalista aproveitou esse período de um ano e meio para editar e corrigir a obra, que tem conquistado muito espaço no mercado recifense. “O livro está vendendo bastante, mas o principal é que as pessoas têm comentado bastante sobre a história. Houve, até, quem me dissesse que sofreu ao ler os problemas da sociedade cubana. Esse retorno é muito satisfatório para o escritor, porque as reações do leitor também emocionam”, afirmou.

Embora critique o regime castrista em Cuba, Samarone Lima, ainda, não recebeu críticas dos partidários da esquerda – situação, aliás, que lhe surpreende. “Alguns amigos me alertaram sobre a reação de quem aprova o modelo socialista, mas, até agora, não sofri problemas por causa do livro”, contou. O jornalista espera, agora, a Bienal do Livro de Pernambuco, no início de outubro, onde participará de um debate com o integrante da Associação Político-cultural Brasil/Cuba Marlos Duarte.

Curiosidades

Na conversa com os estudantes, Samarone respondeu a diversas dúvidas sobre a viagem e o processo de construção do livro. Entre as particularidades da obra, estão os nomes dos personagens: alguns inspirados em personalidades e outros voltados às características físicas destacadas. “Usei nomes fictícios para todos, até como uma forma de protegê-los, caso os registros caíssem em mãos erradas. ‘Celeste’, por exemplo, remete à beleza da mulher que me cedeu a casa – uma beleza de céu. Já o brasileiro ‘Martin’ foi nomeado como uma homenagem a Martin Luther King. O venezuelano ‘Pedro’ chama-se, na verdade, Jesus. Então, resolvi colocar um apóstolo”, brincou. Desde que voltou ao Brasil, o jornalista teve poucas oportunidades para se comunicar com os amigos da ilha.

A opção pela viagem incomum (convivendo com os cubanos, nas suas casas, ruas e restaurantes), segundo Samarone, deveu-se a dois fatores principais: o desejo de desvendar a realidade do país e o alto custo do turismo tradicional em Cuba. “Falei com algumas pessoas que chegaram a gastar cinco mil dólares lá. O hotel mais barato que encontrei cobrava 70 dólares pela diária. Então, resolvi ir no estilo andarilho, o meu preferido”, contou. Embora tenha passado por algumas dificuldades, o jornalista parece não se arrepender da escolha: “Para mim, foi algo diferente. A vida dos cubanos chegava desde a hora de acordar. Na casa dos habitantes, não havia como fugir disso. O país é preparado para receber um visitante normal, escondendo os problemas sociais”.

Apesar do turismo inusitado, Samarone não conseguiu escapar de uma prática comum em Cuba: as perseguições, em busca de dinheiro e favores. O país mantém um sistema monetário diferenciado: a população utiliza o peso cubano, que vale 24 vezes menos do que o peso convertible (ou CUC), usado pelos estrangeiros. Por isso, existe um interesse desenfreado da população pelos visitantes, vistos como uma fonte de recursos. “Toda hora, há alguém lhe oferecendo rum, charuto ou serviços de prostituição. Sempre querem levar alguma vantagem. Às vezes, é preciso ser indelicado, para não transformar a viagem em um inferno”, declarou. Em “Viagem ao Crepúsculo”, o jornalista relata várias situações em que foi enganado ou constrangido por cubanos mal intencionados.

Após a apresentação do livro, Samarone exibiu dezenas de fotografias de cenários e personagens da viagem. Os espectadores puderam, enfim, conhecer Celeste, Martin, Pedro e tantas outras pessoas citadas no livro, surpreendendo muitos dos espectadores. Repetiam-se as exclamações de “Eu não os imaginava assim!”. As imagens revelam, ainda, a paixão dos cubanos por beisebol, as áreas luxuosas da capital Havana e as posturas e atividades dos turistas tradicionais.

Em seguida, Samarone Lima respondeu às diversas dúvidas do público sobre a sociedade, a cultura e a política em Cuba, além das etapas de construção de “Viagem ao Crepúsculo”. Além de contar experiências pessoais, explicou suas expectativas e sentimentos em relação ao livro e à ilha. Para saber mais sobre o jornalista, acesse o site www.estuario.com.br .

Palestra e plantio de muda marcam comemoração do Dia da Árvore na Católica
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Católica celebrou o Dia Nacional da Árvore nesta terça-feira (22) à tarde, com a palestra “A árvore e seu entorno”, apresentada pela professora Maria Bernadete Costa e Silva (pesquisadora bolsista do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA). O evento, organizado pelo curso de Engenharia Ambiental, aconteceu no anfiteatro da Universidade, localizado no terceiro andar do bloco G4. Em seguida, alunos e professores participaram do plantio simbólico de uma muda de pereiro.

A abertura da conferência foi feita pela coordenadora geral de Pesquisa da Católica, professora Arminda Saconi, que destacou os debates sobre o meio ambiente promovidos pela Universidade. “Estamos comemorando o Dia da Árvore em uma data próxima ao aniversário de 58 anos da instituição, dentro do Festival de Primavera, para simbolizar a nossa relação com a sociedade e a natureza”, disse.

A professora Maria Bernadete Costa e Silva explicou que, na vida profissional, se dedicou mais às plantas e ervas do que às árvores. “Precisamos aguçar a visão quanto ao que existe em torno das árvores. Antes, eu costumava pisar nas gramíneas, sem coletar ou me preocupar com elas. Quando entrei no IPA, em 2001, me aconselharam a estudar esse tipo de vegetação”, contou. Em seguida, Maria Bernadete exibiu fotografias dos ecossistemas de Dunas, Caatinga e Mata Atlântica. A biodiversidade da última, segundo ela, favorece a observação das espécies animais e vegetais nas áreas próximas às árvores.

As utilidades da árvore para os seres vivos, também, foi abordada durante a conferência. Entre os benefícios apontados por Maria Bernadete, estão as trocas gasosas (retirada de dióxido de carbono da atmosfera e produção de oxigênio), a possibilidade de servir como abrigo para animais e plantas e como matéria-prima para construção civil e artesanato, a redução da poluição sonora, a promoção da saúde do solo e a proteção da lavoura contra os ventos.

A palestrante apresentou novas imagens acerca dos usos da árvore, referentes a obras de decoração e de lazer e ao aproveitamento nos campos da alimentação, medicina e economia. “O nosso povo é muito criativo e abre um leque imenso de utilizações do material, desde a madeira até as sementes, folhas secas, galhos, ramos... Em uma viagem ao Sertão, vi equipamentos de irrigação construídos com bambu, que, também, serve para recuperar áreas degradas e proteger encostas”, comentou.

Ainda sobre os benefícios oferecidos pelas árvores, Maria Bernadete apontou: “Elas são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade do planeta, porque abrigam e protegem muitas espécies animais e vegetais. Além disso, proporcionam sombreamento, um ambiente atrativo, beleza natural e transmutação de energia. Quando vocês se sentirem mal, abracem uma árvore. Com certeza, ficarão melhores”.

Novas árvores, novos frutos...

Diante da série de vantagens oferecidas, não há como negar a importância da arborização do planeta. Parte desse processo é realizado pela própria natureza, através da polinização, isto é, da condução e disseminação do pólen no solo. Na segunda parte da palestra, Maria Bernadete esclareceu as características e variedades desse fenômeno.

De acordo com a professora, cada tipo de planta depende de um polinizador específico, isto é, existe uma adaptação das espécies para o processo. “A gente não sabe se quem se preparou para tirar proveito foi o vegetal ou o animal. É mais ou menos como a história do ovo e da galinha”, brincou. Em seguida, ela detalhou os diversos modos de polinização. Confira o resumo a seguir:

Anemofilia – polinização feita pelo vento

As plantas que passam por esse processo não precisam de atrativos, como cor ou cheiro. Em geral, são gramíneas ou ciperáceas, espécies comuns e que não atraem o interesse das pessoas. Essas plantas produzem muitos grãos de pólen, que ficam pendurados nas anteras e são levados pelo vento. Desenvolvem-se, sobretudo, em ambientes abertos.

Zoofilia – polinização feita por animais

As plantas que são polinizadas por animais apresentam um mecanismo de atração, como odor, cor ou forma, e oferecem recompensas (pólen, néctar...) para os visitantes. Além disso, destacam-se pela resistência ao estresse mecânico causado pelos animais e pelo pólen que é capaz de aderir aos seus corpos. A zoofilia pode ser praticada por insetos, besouros, pássaros, morcegos e borboletas. Veja as particularidades:

Melitofilia (abelhas)

As flores dispõem de um local para pouso do polinizador. Geralmente, são amarelas, brancas, roxas ou azuis, cores que refletem os raios ultravioletas (as abelhas não enxergam o vermelho), e expelem odores doces.

Cantarofilia (besouros)

As flores, também, têm uma abertura para que os besouros pousem, são robustas e produzem uma grande quantidade de pólen. Além disso, apresentam odor de frutos frescos ou em decomposição. O processo é semelhante ao realizado pelas moscas.

Ornitofilia (pássaros)

As flores atraem os polinizadores através do visual, com as cores vermelhas e amarelas. Apresentam um tubo, que só comporta o bico do pássaro visitante (beija-flor). Nesse tubo, conserva uma grande quantidade de néctar fluido, inacessível a visitantes pequenos, como abelhas e besouros.

Quiropterofilia (morcegos)

As flores, geralmente, brotam durante a noite e têm coloração branca ou esverdeada. Os animais são atraídos ao alimento (néctar, pólen e partes florais) pelo olfato e pelo ultra-som. Ao colocarem a cabeça no interior da flor, deixam que as anteras (com pólen) se depositem em seus pêlos. Os morcegos, ainda, são úteis como disseminadores de sementes, ao disseminarem os frutos que colhem para alimentação.

Psicofilia (borboleta)

As flores são tubulares e estreitas e não precisam de perfumes. As antenas das borboletas chocam-se com as anteras e recebem o pólen produzido pela planta.

Hidrofilia – polinização feita pela água

É a forma mais simples de polinização. O pólen é liberado em leitos de água e, a partir deles, é conduzido à superfície (solo), onde ocorre a fecundação.

Autopolinização

Algumas plantas aproveitam-se do próprio pólen para produzir sementes e garantir a estabilidade da população. A maioria, no entanto, rejeita o pólen gerado pelas próprias anteras, assegurando, assim, a reprodução sexuada, com intercâmbio de genes entre indivíduos da espécie.

Além das formas de polinização naturais, as árvores podem surgir de uma ação voluntária, isto é, o plantio realizado pelos seres humanos (tradicionalmente, os seus principais devastadores). Essa ideia foi utilizada pela professora Maria Bernadete na conclusão da conferência: “A última mensagem que eu gostaria de passar para vocês é: plante uma árvore. Existe uma campanha da Organização das Nações Unidas, que, a princípio, projetava a plantação de um bilhão de árvores no mundo. Quando atingida, a meta inicial foi elevada para sete bilhões – também, já alcançados. Agora, o plano é chegar a um bilhão de unidades no Brasil”. Por fim, a professora solicitou aos estudantes que exercessem os seus direitos e deveres como cidadãos sobre a temática ambiental. “Não deixem passar a oportunidade de fazer um mundo melhor”.

Para conhecer o movimento Plante uma Árvore, da ONU, acesse www.plantearvore.com ou plantearvore.ning.com .

Mão na massa

Após a palestra, os alunos presentes e as professoras Arminda Saconi e Maria Bernadete participaram do plantio simbólico de uma muda de pereiro (Aspidosperma pirifolium) no jardim da Católica, próximo ao bloco G4. A espécie, típica da vegetação de Caatinga, pode chegar a cinco metros de altura e oferece muitas possibilidades para uso em artesanato e decoração.

Unicap promove terceiro dia do curso de extensão de filosofia para jornalistas
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação - Unicap

Na manhã desta quarta-feira (23), das 9h às 12h, foi realizado o terceiro dia do curso de extensão Introdução à Filosofia voltado para jornalistas e estudantes de Jornalismo. O minicurso faz parte da programação do projeto “Universidade não tem idade” e está sendo ministrado pelo coordenador do curso de Filosofia da Unicap, Prof. Dr. Karl Heinz Efken.

Nesse terceiro dia de minicurso, o professor Karl Heinz Efken enfatizou o tema Filosofia Moderna. Foram trabalhados o empirismo inglês, o racionalismo europeu e os pensamentos do filósofo alemão Immanuel Kant. Outro pensador enfocado na aula foi “o fundador da filosofia moderna” o francês René Descartes, famoso pela frase “cogito ergo sum (penso logo sou)”.

Segundo o professor Karl, na filosofia, independentemente da época, as ideias e buscas são sempre as mesmas, o que difere as escolas filosóficas são as respostas. “São sempre as mesmas perguntas e dúvidas, mas acontece que existe um aprofundamento nas questões e respostas”, explicou. O professor disse que a filosofia é aprendizagem e evolução do espírito humano.

A engenheira aposentada Berenice Alves Ramalho, única não jornalista da turma, disse estar satisfeita com o andamento do minicurso e ainda revelou que esse não é o primeiro, nem será o último que irá fazer. “Estou gostando muito, é ótimo. Porém, sou suspeita para falar, pois sempre gostei de estudar. Já fiz e vou fazer outros cursos que a Católica oferecer, sempre que posso eu faço”, afirmou.

Universidade não tem idade

A Universidade Católica de Pernambuco está promovendo, desde agosto até novembro, o segundo semestre do “Universidade não tem idade”. Estão sendo oferecidos 19 minicursos nas mais diversas áreas de estudo e conhecimento. O diferencial desse semestre é que os cursos de extensão estão sendo direcionados especificamente para cada área de conhecimento.

O coordenador do “Universidade não tem idade”, professor João Luiz Correia, disse que no primeiro semestre os cursos mais procurados foram o Ativando a Memória e o de Teologia Pastoral. Com a experiência adquirida, a expectativa é de crescimento do programa. “A expectativa é maior, pois nesse semestre os cursos estão direcionados. Por isso, nós esperamos que cresça o interesse e a procura”, afirmou.

O professor João Luiz contou que normalmente a universidade é um local onde existe uma maior participação de jovens. Foi a partir desse ponto de vista que surgiu a ideia da criação do “Universidade não tem idade”. O intuito é atrair o público adulto para a vida acadêmica. “Queremos trazer de volta esse pessoal que já esteve nesse meio, ou até mesmo aqueles que ainda podem começar. Temos na Católica vários cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados que podem ser aproveitados por esse público”, explicou.

O “Universidade não tem idade” é um programa que tem a função de incentivar pessoas que desejam retomar os estudos, visando um maior aprofundamento em novos conhecimentos ou que buscam uma capacitação em áreas especificas. O programa ainda pode ser aproveitado por profissionais que desejam manter-se atualizados em sua área de atuação.

As inscrições para participar dos minicursos oferecidos pelo programa podem ser feitas através do site www.unicap.br ou das 8h às 11h na sala da Pró-reitoria Comunitária, localizada no térreo do bloco B. Informações através do telefone 2119-4140 ou 2119-4146.

Fé e Alegria no Recife é destaque em reportagem sobre extensão universitária
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

O projeto educacional Amigos do Saber, desenvolvido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife, foi um dos destaques de uma reportagem especial sobre educação publicada no Jornal do Commercio na edição desta terça-feira (22).

Apesar de abordar o projeto Amigos do Saber, que oferece gratuitamente, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, aulas de reforço e pré-vestibular para mais de 500 estudantes com renda inferior a um salário mínimo, a reportagem explorou um aspecto de igual relevância dentro da iniciativa: a extensão universitária.

O Amigos do Saber é um projeto de contribuição mútua entre os estudantes que recebem as aulas e os professores que as ministram. Alunos dos cursos de licenciatura da Católica, os professores do projeto são orientados pelo corpo docente da instituição e recebem bolsas para realizarem a extensão universitária, na qual têm a oportunidade de complementarem a formação. 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, extensão universitária é a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. O resultado dessa difusão de conhecimento produzido pelas instituições de ensino superior é compartilhado com a sociedade a partir da extensão.

O trabalho desenvolvido pela equipe formada por nove professores, cuja maioria está prestes a concluir o curso de licenciatura, configura-se como produtivo e eficaz diante dos resultados que os estudantes do projeto educacional têm alcançado.

Em 2008, o índice geral de estudantes beneficiados pelo Amigos do Saber aprovados em universidades públicas, particulares e concursos públicos foi de quase 50%.

Apesar de a extensão universitária ainda não ser reconhecida com o mesmo prestígio que o ensino e a pesquisa acadêmica, o modelo pedagógico adotado pelo projeto da Fundação Fé e Alegria indica sintonia entre as práticas educacionais da instituição e a prestação de serviços à sociedade.

Diretor do CCT participa do Cobenge 2009
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco, professor José Orlando Vieira Filho, participará do 37º Congresso de Educação em Engenharia (Cobenge 2009), a ser realizado entre os dias 27 e 30 de setembro, no Mar Hotel. Na tarde do dia 28, o professor presidirá a sessão técnica (ST2) Gestão da Educação em Engenharias.

Católica promove mesa-redonda sobre diversidade social
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Católica irá promover, no dia 29 de setembro, a mesa-redonda “Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão”, que integra a série de encontros destinados aos alunos selecionados para a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009. O evento, que é aberto ao público em geral, terá duas sessões (às 9h30 e às 20h), no auditório G1 da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.

Os palestrantes da mesa-redonda “Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão” serão o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, Gilbraz Aragão, e o professor do curso de Jornalismo da Católica Nadilson Manoel. Mais informações, pelo telefone (81) 2119 4291.

Professor da Católica ministra curso sobre história política contemporânea
Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

Durante os dias 3, 17, 24 e 31 de outubro será oferecido, no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), o curso de extensão “Pernambuco em chamas: 1955-1964”, ministrado pelo professor do curso de História da Católica José Ernani, mais conhecido como Mestrinho. Para os interessados, o investimento é de R$ 30.

Organizado em quatro períodos históricos, os conteúdos se baseiam em alguns conceitos, a exemplo do “Entreguismo”, “Populismo” e “Desenvolvimentismo”. Por outro lado, a temática também aborda a criação das Ligas Camponesas, os sindicatos rurais e os períodos eleitorais nas décadas de 50 e 60, quando grupos de esquerda saíram vitoriosos com líderes como Cid Sampaio, Jânio Quadros, João Goulart, Miguel Arraes e Pelópidas da Silveira.

Serviço:

Curso “Pernambuco em chamas: 1955 – 1964”

Local: auditório do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano – APEJE.

Endereço: rua do Imperador d. Pedro II, 371 – Santo Amaro, Recife/PE.

Datas: 03, 17, 24, e 31 de outubro

Mais informações pelos telefones: 3181-4125 e 9964-6683

Seminário Internacional marcará relançamento do Neal Unicap
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco relançará o Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal) nos dias 14 e 15 de outubro, com o seminário internacional “O lugar da América Latina no cenário internacional: desafios, dilemas e propostas”. O evento reunirá professores, estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros durante os turnos da manhã e da tarde, no auditório do bloco G4. A entrada é gratuita, mas quem desejar poderá doar dois quilos de alimento não-perecível para obras assistenciais da Unicap. Os participantes receberão um certificado de 15 horas de carga complementar, mediante a assinatura da ata de presença.

O Neal foi criado em 1999, sob a coordenação do Padre Paulo Meneses, com o objetivo de estudar o cenário latinoamericano no contexto de interdependência local-global, além de promover a conscientização e o progresso do continente, do Brasil e do Nordeste em meio à globalização. A atual equipe do núcleo é composta pelo assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Católica, Thales Castro, o coordenador do curso de Filosofia da Universidade, Karl-Heinz Efken, e o embaixador licenciado da Espanha no Brasil, Fernando Martinez.

O seminário de relançamento do Neal terá participações de grandes nomes das ciências jurídicas, humanas e sociais do Brasil e do mundo. Estão confirmadas as presenças de pesquisadores da Católica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de especialistas vindos da Alemanha, Estados Unidos e Espanha. A abertura do evento será realizada pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Os participantes receberão um CD-ROM com os textos básicos debatidos no encontro.

Confira a programação do evento:

Dia 14 de outubro (quarta-feira)

8h30 – 9h: Boas-vindas e distribuição das credenciais.

9h: Composição da mesa

9h15 – 10h: Palestra de abertura, com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens.

10h – 12h30: Conferência “Globalização e Regionalização: a trajetória integrativa da América Latina, seus dilemas e desafios futuros”.

Participantes: Fernando Martinez (embaixador da Espanha no Brasil) e José Alexandre Ferreira (professor da Católica).

Mediador: Thales Castro (coordenador do Neal e assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Católica).

12h30 – 14h: Almoço

14h15 – 16h30: Conferência “A América Latina e as assimetrias das Relações Internacionais contemporâneas: dos projetos de Rio Branco e Joaquim Nabuco à Unasul”.

Participantes: Humberto França (historiador e pesquisador da Fundaj) e Michel Zaidan (professor e pesquisador da UFPE).

Mediador: Karl-Heinz Efken (pesquisador do Neal e coordenador do curso de Filosofia da Católica).

Dia 15 de outubro (quinta-feira)

9h – 12h: Conferência “Projetos sociais e a agenda ambiental na América Latina: pertinência e problemáticas dos debates sobre direitos humanos de terceira e quarta geração”.

Participantes: Jayme Benvenuto (coordenador do Mestrado em Direito da Católica), José Soares Filho (professor do curso de Direito da Católica) e Susan Lewis (professora da Faculdade Damas).

Mediador: Padre Antônio Mota (coordenador da Pastoral da Católica).

14h – 16h: Conferência “O debate jurídico-internacional na América Latina: novas supralegalidades e o projeto comunitário no Mercosul”.

Participantes: Marcelo Medeiros (professor e pesquisador da UFPE) e Peter Eisenbarth (professor convidado, Alemanha).

Mediador: Leonel Ferreira (diretor do Centro de Ciências Sociais da Católica).

16h – 16h15: Intervalo

16h15 – 17h30: Conferência “Presente e futuro das relações dos EUA com a América Latina: entre o liberal-pragmatismo e o bolivarianismo”.

Participantes: Patrick Peritore (professor emérito da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos) e Coromoto Godoy (cônsul-geral da Venezuela para o Nordeste).

Mediador: Thales Castro (coordenador do Neal e assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Católica).

Católica promove 2º Congresso Pernambucano de Direito Civil
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Católica irá promover, nos dias 15 e 16 de outubro, o 2o Congresso Pernambucano de Direito Civil, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco e a Escola Superior de Advocacia (ESA). Durante o evento, o auditório G1 da Universidade receberá painéis, conferências, exibição e debate de filme e lançamentos de livros jurídicos.

Com o tema “Miradas sobre o Direito Civil contemporâneo”, o congresso homenageia, em 2009, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sylvio Loreto, que ocupará o cargo de presidente de honra do evento. A equipe de coordenação científica é composta pela coordenadora da ASTEPI, Maria Rita, e pelos professores Venceslau Tavares (ESA-PE, UFPE e FOCCA) e Torquato Castro Junior (UFPE).

O evento contará com a participação do professor da Católica e advogado José Maria Silva. O professor Rodrigo Xavier Leonardo, mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e vice-coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná, apresentará a conferência “A teoria das redes contratuais no contexto jurídico”. Para o encerramento, estão programadas as conferências “Fundamentos atuais dos ilícitos civis”, do professor Paulo Luiz Netto Lobo (professor dos cursos de mestrado e doutorado da UFPE e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça) e “Contratos internacionais, globalização e direito civil”, de Sylvio Loreto.

O Centro de Ciências Jurídicas da Católica estará representado por oito professores da graduação e do Mestrado em Direito, que participarão como palestrantes, debatedores e mediadores de painéis. São eles: José Maria Silva, Catarina Oliveira, Andréia Campos, Maria Rita Holanda (coordenadora da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração – Astepi), Roberto Paulino Junior, Isabel Guimarães, Clarice Marinho e Jayme Benvenuto (coordenador do Mestrado).

Durante o evento, serão lançados os livros “Direito Civil: volume 01”, do professor da UFPE Marcos Erhardt, e “Guarda Compartilhada”, da professora Manoela Quintas. A conclusão do primeiro dia de congresso (15) consistirá na exibição do filme “Baby Love”, de Vincent Garenq, que trata sobre a temática da adoção de crianças por casais homossexuais. Em seguida, juristas, psicanalistas e professores irão promover um debate acerca da produção, sob a coordenação da professora Maria Rita Holanda.

As inscrições para o 2º Congresso Pernambucano de Direito Civil podem ser feitas no site OabPE, que disponibiliza a programação completa do evento. Confira os valores:

Até 5 de outubro - R$ 50 para advogados adimplentes e estudantes/R$ 60 para os demais casos.

De 6 a 15 de outubro - R$ 60 para advogados adimplentes e estudantes/R$ 70 para os demais casos.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3224 7282 ou (81) 3224 2425, pelo e-mail secretariaesa@smartsat.com.br ou pelo site www.oabpe.org.br .

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Estágio Institucional Alcoa
Com informações da Assessoria de Comunicação da Alcoa

Foram prorrogadas, em algumas localidades, as inscrições para o Programa de Estágio Institucional da Alcoa. São 90 vagas disponíveis para atuação em Itapissuma-PE, São Luís-MA e Juruti-PA. Os prazos para inscrição foram estendidos até 24 de setembro (São Luís-MA), 29 de setembro (Itapissuma-PE) e 5 de outubro (Juruti-PA).

Podem inscrever-se universitários de cursos de Ciências Exatas e Humanas que concluam a graduação entre Dezembro/2010 e Dezembro/2011, tenham conhecimento da língua inglesa (outros idiomas serão diferenciais), além de pacote Office e disponibilidade mínima de 20 horas semanais. Entre os benefícios oferecidos estão bolsa-auxílio, seguro-saúde, vale-transporte ou estacionamento, vale-refeição ou refeitório, seguro de acidentes pessoais e recesso remunerado. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.alcoa.com.br.

Além do estágio tradicional, com duração de um a dois anos, a empresa oferece a modalidade de estágio de seis meses para os estudantes das instituições de ensino que disponibilizam este período exclusivo para atividades práticas, sem frequência nas aulas. Nesta modalidade, os universitários podem concorrer às vagas de Juruti-PA, Tubarão-SC e Poços de Caldas-MG, mesmo sendo de outras regiões, e o estágio poderá ter início nos meses de Janeiro ou Julho de 2010. A Alcoa disponibilizará neste caso, além da bolsa-auxílio e benefícios, apoio para hospedagem no decorrer do estágio.

Seleção

O processo de seleção é feito em três etapas. Após o término das inscrições são realizadas avaliações qualitativas e quantitativas dos inscritos. Após essa etapa, os candidatos passam por testes online de inglês e raciocínio lógico, na segunda quinzena de setembro.

Em seguida, de outubro a novembro, iniciam-se as dinâmicas de grupo para os participantes selecionados, que também terão de preparar uma redação. Nessa etapa os estudantes também têm a oportunidade de conhecer as posições e áreas de atuação disponíveis e passam por entrevistas com os gestores das áreas escolhidas.  Os aprovados serão informados em dezembro e o início do estágio está previsto para Janeiro de 2010. Ao final do programa um comitê de carreira analisa as possibilidades de efetivação dos participantes.

O Programa de Estágio Institucional da Alcoa está alinhado às estratégias de sustentabilidade da Empresa. O objetivo é identificar talentos que possam ser efetivados no futuro e construir uma carreira sólida na Companhia. Além dos treinamentos presenciais e à distância, os jovens estagiários participam do Módulo de Educação Continuada. São palestras ministradas por líderes internos e que visam a ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os negócios da Empresa.

Durante sua estada na empresa os estagiários são incentivados a planejar e realizar fóruns mensais para tratar de temas que contribuam para a formação profissional, incentivando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Sobre a Alcoa

Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (USCAP-United States Climate Action Partnership), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work, Em 2007 foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Empresa oferece vagas para alunos e profissionais de Contabilidade
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Competência Consultoria está realizando seleção para profissional e estagiário na área da Contabilidade. Para concorrer à vaga de técnico em contabilidade é preciso ser formado e ter a carteira do Conselho Regional de Contabilidade, ter experiência na área e se enquadrar no perfil da empresa (ser dinâmico, disciplinado, ter organização, liderança e iniciativa). O salário é de R$ 761 mais vale transporte, além de ticket alimentação e plano de saúde.

Os interessados em concorrer à vaga de estagiário em contabilidade precisam cursar, no mínimo, o 2º período e, também, se enquadrar no perfil da empresa. Será oferecida uma bolsa de R$ 600 e vale transporte. Os currículos devem ser enviados para o e-mail selecao@competenciaconsultoria.com.br em atenção a Michely. Outras informações pelo telefone 3463-4040.

Estão abertas inscrições para concurso voltado para alunos de Publicidade
Com informações da Assessoria de Imprensa da rede Oba

O desafio está lançado: a partir de agora, universitários de todo o Brasil podem se inscrever no Desafio Oba e usar a criatividade para produzir a Campanha de Natal do Oba Hortifruti. As três melhores peças publicitárias serão premiadas com Iphone e Ipod, sendo que a melhor das três será veiculada na mídia. Voltada a estudantes de Publicidade e Propaganda, Marketing e Design, a campanha abraça a responsabilidade social para beneficiar a instituição Doutores da Alegria, que atua junto a crianças hospitalizadas em diversas cidades brasileiras. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no endereço www.desafiooba.com.br.

A missão dos universitários é criar uma campanha composta por um selo com o tema e as peças outdoor e anúncio de jornal, para divulgar a campanha de Natal do Oba, que, neste ano, vai arrecadar recursos através da venda de cartões de natal com mensagens escritas pelos clientes, nas lojas da rede.

De acordo com a gerente de marketing do Oba Hortifruti, Flávia Quintanilha, o objetivo do concurso é incentivar a criatividade, oferecendo uma oportunidade para que os estudantes mostrem seu talento fora das universidades. “Acreditamos no potencial dos universitários e decidimos unir criatividade e solidariedade para levar alegria e saúde às crianças em uma época tão especial como é o Natal”, afirma.

Os critérios para avaliação das campanhas são a criatividade (originalidade e clareza das ideias) e pertinência (adequação ao briefing e respeito ao posicionamento da marca). A comissão julgadora será formada por representantes do Oba Hortifruti, do Doutores da Alegria e da M51 Criatividade Estratégica, agência  responsável pela conta publicitária do Oba.

Os integrantes do grupo classificado em primeiro lugar receberão, cada um, um Iphone 3G 8GB, além de troféu e certificado de participação no Desafio Oba. O segundo lugar receberá um 1 Ipod Nano Chromatic 8GB e certificado; e o prêmio para o grupo classificado em terceiro lugar será 1 Ipod Shuffle 1GB e cetificado.

Sobre o Doutores da Alegria

O Doutores da Alegria é uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço. A equipe conta com 47 palhaços e 23 profissionais que atuam, diariamente, nas áreas artística, de pesquisa, formação, mobilização e comunicação. O grupo realiza cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

Sobre o Oba Hortifruti

Especializada no segmento de Hortifruti a rede Oba possui 27 lojas em três estados Brasileiros (São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais). Com 30 anos de experiência neste setor a Rede prima em oferecer frutas, legumes e verduras de alta qualidade e variedade em todas as suas unidades. Também conta com diversos outros setores como açougue, mercearia, frios, adega, floricultura, etc. Tudo para oferecer mais qualidade, conforto e praticidade aos seus clientes.

www.redeoba.com.br

Siga o Oba Hortifruti no Twitter:

twitter.com/oba_hortifruti

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Atletas de tênis de mesa da Católica participam de campeonato nacional

Fé e Alegria promove mais três aulões preparatórios para o novo Enem

Coordenador de mestrado da Católica faz palestra em fórum de ensino religioso

O Museu de Arqueologia  comemora 3ª Primavera de Museus

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz no dia 27

Madrigal Marlos Nobre comemora os 58 anos da Católica com concerto especial

Ética, alteridade e sentido: a filosofia contemporânea e a sabedoria do amor é tema de minicurso na Católica

Professor da Unicap será conferencista no Cobenge 2009

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

22/09/2009 Católica recebe projeto cultural da Volkswagen

21/09/2009 Missa celebra encerramento da Semana da Pessoa Idosa

18/09/2009 Coordenador da Pós-graduação da Unicap ministra conferência no 10° Simpósio Internacional IHU

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000