A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 18 de setembro de 2009 - Ano 8

Coordenador da Pós-graduação da Unicap ministra conferência no 10° Simpósio Internacional IHU
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

O coordenador da Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco, professor Degislando Nóbrega, ministrou, na tarde de terça-feira (15), a conferência intitulada: As possibilidades e/ou impossibilidades das narrativas de Deus, hoje. Uma reflexão a partir da teologia contemporânea. O evento, realizado na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, integrou a programação do 10º Simpósio Internacional do Instituto Humanitas Unisinos (IHU), com o tema Narrar Deus numa sociedade pós-metafísica e aconteceu dos dias 14 a 17 de setembro. Leia mais sobre o assunto no site da Unisinos: clique aqui.

Ritmo e Poesia homenageia alunos egressos da Católica
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Ritmo e Poesia desta quinta-feira (17) homenageou ex-alunos da Universidade Católica de Pernambuco, como parte da programação do Festival de Primavera, realizado durante todo o mês de setembro na instituição. O evento conjugou poesia e música para registrar a saudade de quem ajudou a construir os 58 anos da Unicap e, hoje, trabalha em busca de uma sociedade melhor.

A coordenadora do curso de Letras da Católica, professora Haidée Camelo, apresentou o histórico dos homenageados, cujas fotografias e biografias foram expostas em um telão, montado próximo ao palco do evento, no térreo do bloco G. Entre os nomes lembrados, estiveram os jornalistas Inácio França, Andréa Trigueiro, Cristiane Galdino e Samarone Lima, o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, a vereadora Priscila Krause, a deputada estadual Teresa Leitão, a escritora e presidente do Gabinete Português de Leitura, Laura Areias, e o professor, historiador e filósofo Michel Zaidan. O encerramento foi feito pelo grupo musical “Encanto e Poesia”.

A chefe do setor de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho, Joseline Campos Tenório, esteve entre os cinco ex-alunos do curso de Engenharia Civil homenageados no evento. Atualmente, Joseline é professora de Segurança do Trabalho na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco e dedica-se, no Ministério do Trabalho, ao combate à exploração de crianças e ao regime de escravidão e à defesa das diversas categorias profissionais. Em entrevista ao Boletim Unicap, ela não escondeu a emoção pelo tributo prestado pela Católica. “Estou, realmente, muito feliz. Passei cinco anos aqui e sempre participo dos encontros com meus ex-colegas. Curiosamente, parecíamos prever o momento maravilhoso do estado, ao batizarmos a nossa turma – que está completando 30 anos de conclusão - com o nome de ‘Complexo Industrial de Suape’. Tenho muito carinho por esta Universidade”, afirmou.

Arte no encerramento da Semana do Idoso
Diego Ximenes
Assessoria de Comunicação - Unicap

No último dia da Semana do Idoso (18), o Espaço Executivo, da Universidade Católica de Pernambuco, abriu as portas para receber diversos trabalhos artesanais realizados durante as oficinas. No evento estava presente o diretor de Economia Popular Solidária da Prefeitura do Recife, João Monteiro Filho, e do Pró-reitor Comunitário Padre Miguel de Oliveira Martins.

“Se engana quem diz que o idoso não consegue produzir nada, o que falta é apoio e oportunidade. Aqui mesmo podemos ver um belo exemplo de trabalho e criatividade, afirmou Padre Miguel, se referindo aos trabalhos de crochê, tricô, bijuteria, arranjos florais, artesanatos, materiais reciclados e pintura em tecido.

A Pastoralista da Unicap, Irmã Rosário, está a frente da Semana do Idoso há dois anos consecutivos, e está muito grata com os resultados positivos que o evento vem causando na sociedade. “Desde o ano passado estou trabalhando para realizar esta edição da semana do idoso, está sendo um prazer enorme. Ajudar as pessoas mais vividas a saber de seus direitos a trabalhar o corpo e a mente. Temos muito a aprender com eles.”

Trabalhar um pouco da arte, estimulando a capacidade de criação foi um dos focos da semana, e teve  apoio da Prefeitura do Recife, que aprovou a iniciativa da Unicap “A Universidade Católica está de parabéns, com este cuidado para as pessoas que estão em um período de vida tão especial. Damos o total apoio para resgatar a cidadania do idoso. São projetos como este que podem dar exemplo na sociedade”, declarou o diretor João Monteiro Filho.

Coordenadora do Católica In avalia os avanços da terceira edição do evento
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

Cinco dias de apresentações, oficinas e visitas às salas e laboratórios da Universidade Católica de Pernambuco. A sexta-feira (18) marcou o encerramento da terceira edição do Católica In: Formação Profissional, que atraiu cerca de 2.100 alunos do Ensino Médio das redes pública e privada de Pernambuco, interessados em conhecer os cursos da instituição e as possibilidades de atuação nas diversas áreas de trabalho. Professores e funcionários uniram-se a mais de 60 estudantes voluntários da Unicap na missão de oferecer uma nova visão de mundo para os jovens visitantes. Para a coordenadora do evento e da Graduação da Universidade, professora Aline Grego (na foto, à direita), não faltaram conquistas em 2009. Confira a entrevista.

Organização

“Neste ano, pudemos oferecer um atendimento com mais qualidade aos alunos, devido à decisão de limitarmos o número de vagas. Evitando a superlotação, conseguimos promover atividades mais específicas de cada curso (oficinas voltadas à prática nos diversos campos de trabalho), o que agradou bastante aos visitantes. Trata-se de uma experiência futura na escolha da carreira e de uma chance de vivenciar o próprio exercício profissional.”

Números

“Em 2009, tivemos mais escolas representadas por seus alunos no Católica In do que nos anos anteriores. Para corresponder à procura, tivemos a importante participação dos estudantes voluntários da Universidade, em uma quantidade três vezes superior à de 2008. Esses universitários trabalharam como guias nas visitas e professores nas oficinas do evento e se destacaram pelo comprometimento e pela atenção com a causa.”

Outros dias, outras horas

“A terceira edição do Católica In teve uma programação diferente em relação aos dias e aos horários. Em 2007 e 2008, realizamos o evento durante o primeiro semestre e, exclusivamente, no turno da tarde. Desta vez, abrimos, também, o período da manhã, para facilitar a visita dos estudantes.”

Avaliação

“Todos os alunos participantes (visitantes e voluntários) responderam a um questionário de avaliação sobre o evento e, em breve, teremos essa resposta para a Universidade. O nosso objetivo não é só melhorar o Católica In, mas, sim, abrir as portas da instituição com qualidade para que jovens do Ensino Médio de escolas do Grande Recife e do interior. A ideia é que eles conheçam a diversidade de cursos e áreas profissionais e, a partir disso, possam fazer a melhor decisão para as suas vidas.”

Católica abre as portas do Direito para estudantes do Ensino Médio
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

Nesta sexta-feira (18), último dia do Católica In, os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco puderam saber mais sobre o curso de Direito da Universidade, que completa 50 anos em 2009. Durante toda a tarde, eles participaram de oficinas temáticas e visitaram salas e laboratórios do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap.

O momento de recepção, realizado no início da tarde, foi apresentado por Rafaela Carvalho e Thadeu Borba, ex-alunos do curso de Relações Públicas da Universidade. As boas-vindas ficaram por conta da diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Católica, professora Mirian de Sá Pereira, que ressaltou a importância de escolher uma profissão prazerosa e útil na construção de um mundo melhor. “É preciso que todos conservem o sentimento de participação para o bem comum, sem se limitar à visão de que vivem sozinhos. Cada um é único, mas somos diferentes, apenas, por causa do outro, a nossa referência para as sensações e relações da vida. O que nos diferencia dos outros animais é a capacidade de transformar a sociedade, com sonhos próprios”, afirmou.

Mirian de Sá Pereira contou que a opção pelo campo jurídico aconteceu durante a adolescência, quando morava no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, com os pais e dez irmãos. “Certa vez, vi uma discussão entre duas amigas na escola. Uma delas, que tirara a nota zero em Matemática, reclamava da outra, que não a ajudou durante o teste e conseguira nota dez. A professora disse para elas que aquela cobrança não era justa, pois ambas tiveram as mesmas oportunidades de estudo. Daí, veio a minha noção do Direito e o sonho de fazer algo para mudar o mundo”, recordou.  A professora destacou, também, a necessidade de coerência entre os discursos e as ações, indagando: “Como posso fazer Direito, se não sou uma pessoa direita? Como posso fazer parte da Justiça, se cometo injustiças no cotidiano? É muito importante que haja uma relação entre o que se sente, se fala e como se age”.

Em seguida, foi exibido um vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação da Católica, em que universitários de Jornalismo entrevistam alunos do Ensino Médio de escolas do Grande Recife. As perguntas são relativas aos diversos campos de atuação do profissional de Direito, como advocacia, magistratura, promotoria e procuradoria (de acordo com a professora Mirian de Sá Pereira, existem, no total, 257 possibilidades). As dúvidas são esclarecidas, no vídeo, pelo coordenador do curso de Direito da Unicap, Marcelo Labanca.

O encerramento da recepção coube à coordenadora de Graduação e do Católica In, professora Aline Grego, que agradeceu pelo trabalho dos estudantes voluntários e enfatizou o valor da educação na vida profissional. “Tivemos uma jornada longa, mas extremamente feliz, na qual recebemos gente de todo o estado – desde o Recife e Olinda até o interior, como Limoeiro e Cortês. Obrigado a todos os universitários participantes, que, com certeza, já tiveram as dúvidas sobre a escolha da carreira e estão, agora, ajudando a quem precisa de orientação”, concluiu.

Oficinas do curso de Direito encerram a programação do Católica In 2009
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

A jornada de oficinas oferecidas pelo Católica In, que teve início na última segunda-feira (14) chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (18) com uma programação dedicada ao curso de Direito. Neste último dia de evento, foram realizadas diversas oficinas sobre as áreas de atuação do curso, ministradas nas salas de aula do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco.

OFICINAS

MAGISTRATURA

Ministrada pelos alunos do quarto período do curso de Direito da Católica, Victor Yuri e Avner Pinheiro, esta oficina foi realizada para explicar o significado do termo Magistratura, desenvolvendo, a partir disso, conceitos que estão diretamente ligados ao trabalho realizado pelos juízes magistrados. Os estudantes interessados na área de magistratura puderam entender a diferença entre o poder exercido pelo juiz magistrado e por outros juízes, como os árbitros. Basicamente, o juiz magistrado tem competência legal para julgar casos. Os palestrantes explicaram que o único juiz que participa do magistério é o cidadão que julga de acordo com as marras da lei. Além disso, os estudantes que participaram conheceram um pouco mais sobre o sistema hierárquico da divisão de instâncias jurídicas.

MINISTÉRIO PÚBLICO

A oficina teve início com uma contextualização histórica do Ministério Público, que tinha, como função principal, a cobrança de impostos. Durante a oficina, foram lidos alguns títulos sobre a defesa da ordem jurídica, partindo do princípio de que “a lei paira sobre as nossas cabeças”. Para ilustrar o Principal Constitucional da Isonomia, que garante a igualdade de todos perante a lei, foram feitas referências a alguns casos da política nacional, como o do ex-presidente da República e atual presidente do Senado, José Sarney. Com uma sala quase lotada de estudantes atentos, o orientador da oficina baseou-se na idéia-chave de que todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”.

A estudante Thays Carvalho,17, está no terceiro ano do Ensino Médio e afirmou que já escolheu a área de atuação que deseja seguir. “Eu quero me dedicar ao Ministério Público porque já tenho um certo conhecimento na área. Tenho uma tia que é advogada trabalhista e estou certa de que vou prestar vestibular para o curso de Direito”, contou Thays, decidida.

Já o estudante Saulo Fraga,18, está em dúvida entre carreiras bem distintas. Saulo veio da cidade de Limoeiro para fazer as oficinas do Católica In e esclarecer as suas dúvidas quanto à profissão que deseja seguir. “Eu estou fazendo a oficina de Ministério Público para conhecer esta área, para ver se me identifico. Mas também fiz a oficina de Fisioterapia Respiratória e gostei bastante. Ainda estou decidindo.”, explicou o estudante.

DIREITOS HUMANOS

Esta foi a oficina que mais atraiu estudantes no último dia do Católica In. Ministrada pelo aluno do nono período do curso de Direito da Católica, Pedro Brandão, foi uma oficina bastante interativa por conta da temática abordada. Pedro comentou sobre alguns casos de injustiças sociais que retratam de que forma o poder judiciário se mantém longe da população. Os estudantes participaram dando depoimentos de situações que já presenciaram no cotidiano. O próprio ministrante da oficina relatou o caso em que teve que alugar um traje para ter acesso ao Fórum da Joana Bezerra, no Recife.  “Eu estava fazendo trabalho voluntário no Fórum e tive que alugar uma calça para poder entrar lá”. A partir disso, Pedro explicou o importante papel que a Universidade tem na formação do aluno, que precisa estar sensível às causas sociais. Pedro ainda falou sobre as vivências que o curso de Direito proporciona e aconselhou os estudantes que desejam seguir esta área que explorem todos os benefícios que a Universidade oferece.

DIREITO CONSTITUCIONAL

A aluna do período do curso de Direito, Rayane Dornelas, ministrou a oficina explicando os assuntos que o Direito Constitucional envolve. Artigos, questão de controle da lei, federalismo, direito ao voto e outros temas foram comentados pela ministrante, que esclareceu muitas dúvidas dos alunos que desejam seguir a profissão e tem interesse no Direito Constitucional. Os estudantes perguntaram sobre o mercado de trabalho, salários, concursos públicos e também sobre as atividades desenvolvidas pelos desembargadores, promotores e  juízes.

DIREITO AMBIENTAL

Esta oficina foi ministrada pelo coordenador do curso de Direito, Marcelo Labanca, que falou como o Direito Ambiental vem sendo cada vez mais rigoroso no trabalho de proteção e conservação do patrimônio ambiental.

Quando perguntado de que forma as leis ambientais são aplicadas no zoológico, onde os animais ficam presos, Marcelo explicou que, nesses parques, existe uma função social que predomina: a de aproximar a população, principalmente as crianças, dos animais. Possibilitando este contato, as pessoas adquirem mais informações e a também a consciência de respeito ao meio ambiente.

O estudante Paulo Fernando, 17, só vai fazer vestibular no próximo ano, mas já demonstra interesse em conhecer melhor a profissão que deseja seguir. “Eu me preocupo bastante com a preservação ambiental e gostei bastante do que o professor falou sobre Direito Ambiental, principalmente o ponto de racionamento dos recursos naturais. Mas ainda estou em dúvida entre Direito e Ciências Sociais”, comentou Paulo.

Além destas, também foram realizadas oficinas de Direito e Literatura, Direito do Consumidor e Advocacia.

Curso de Direito é destaque no último dia do Católica In
Ana Luíza Madeiro
Assessoria de Comunicação - Unicap

No último dia do Católica In, os estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer melhor o curso de Direito. A manhã começou com uma recepção no auditório G1 da Unicap e com a participação do aluno de Relações Públicas, Thadeu Borba, animando os presentes.

Em seguida, o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, deu as boas-vindas aos alunos. Ele ressaltou a grande alegria da Universidade em recebê-los e alertou para a oportunidade que eles estão tendo antes de ingressar no curso: “Aproveitem os contatos, o espaço que dispõem, perguntem aos professores para que possam entender melhor o Direito e como seguir a carreira jurídica”.

A diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Miriam de Sá Pereira, deu andamento à recepção. Ela abordou aspectos da profissão, explicando que o Direito lida com toda a sociedade, trabalhando a lei que a rege no sentido de manter a ordem social. Depois, deixou um recado aos alunos: “Façam algo que vocês possam se realizar pessoalmente. Algo que faça seu coração bater mais forte. Se fizerem assim, não terão dúvidas quanto à escolha”.

Depois da apresentação, foi a vez da coordenadora geral de Graduação, Aline Grego, comandar o auditório. Ela explicou como seriam as atividades desta sexta-feira (18) e chamou os guias para acompanharem os alunos aos locais de visita.

Na manhã desta sexta-feira (18), foram realizadas três oficinas:

  • Direito Constitucional
  • Ministério Público (promotoria)
  • Oficina de Advocacia
Antes de se encaminharem para as oficinas, os alunos assistiram à simulação de um julgamento na sala do júri feito por alunos de Direito da Unicap.

Depoimentos – Voluntários Católica In
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

“Como voluntária é uma oportunidade única de você conhecer a Universidade e os outros setores que normalmente não frequento. O Católica In é muito importante para a gente mostrar aos estudantes a Universidade onde estudamos e os cursos e a estrutura que ela oferece.”  Joelli Cristine de Azevedo - aluna do 2º período de Jornalismo e voluntária no Católica In.

“Gostei de ser voluntário no Católica In porque estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas de outros cursos e fazer grandes amizades. O Católica In é muito interessante porque possibilita aos estudantes do Ensino Médio conhecerem os cursos que a Universidade oferece, e, inclusive, na minha época eu não tive essa oportunidade. Então eu acho que é excelente.” Guilherme Silva Brennand – aluno do 6º período de Economia e voluntário no Católica In.

“Eu acho que o Católica In é muito bom para os estudantes do Ensino Médio e para quem está participando como voluntário é muito bom porque você conhece a Universidade.” Ana Paula Silva – aluna do 5º período de Biologia e voluntária no Católica In.

“Eu acho que ser voluntário do Católica In é uma experiência muito boa, estou gostando de mostrar a Universidade para os estudantes que vão prestar vestibular nesse ano. O Católica In é uma ideia muito boa porque mostra os cursos da Universidade aos estudantes do Ensino Médio. As oficinas mostram aos que estão em dúvida se é aquilo mesmo o que eles querem fazer ou não.” Eduardo Losada Japiassú – aluno do 1º período de Jornalismo e voluntário no Católica In.

“O Católica In é uma ótima iniciativa da Universidade Católica, porque muitos estudantes estão em dúvida sobre que profissão seguir, então eu vejo que o evento está ajudando muita gente a conhecer mais profissões e melhor as que já conheciam. Ser voluntário é bom porque você acaba conhecendo melhor os coordenadores, os alunos, e acaba fazendo boas amizades. Marina Maranhão – aluna do 1º período de Jornalismo e voluntária no Católica In.

“Eu acho o Católica In uma boa iniciativa da Universidade porque traz os estudantes de fora para conhecer os cursos que a Universidade oferece. To achando ótimo porque você acaba interagindo com muita gente, tantos os estudantes que vem como também com os voluntários.”  Rhayssa Alves – aluna do 1º período de Publicidade e Propaganda e Voluntária no Católica In.

Júri Simulado prende a atenção de estudantes
Ana Luíza Madeiro
Assessoria de Comunicação - Unicap

Os estudantes que vieram para o Católica In Formação Profissional na manhã desta sexta-feira (18), tiveram a oportunidade de visitar a Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Interação da Universidade Católica de Pernambuco, a Astepi.

No local, eles foram conduzidos pela professora de Direito Conceição Sousa e puderam conhecer a Sala de Júri, a Sala de Atendimento, o Laboratório Jurídico, onde tiraram dúvidas sobre estágio com os alunos de Direito que estavam no local, a Câmara de Medição e o Fórum Universitário.

Depois, foram encaminhados novamente à Sala de Júri, onde tiveram a oportunidade de entender como funciona um júri com as explicações da professora de Direito Aline Neves. Em seguida, presenciaram a simulação de um julgamento feito por alunos de Direito da Católica e mediado pelo juiz de Direito e professor da Universidade, Teodomiro Cardozo. 

Os alunos acompanharam atentos à simulação, que abordou o tema “Lei de Antifumo”, vigorada em alguns estados do país. Três estudantes de Direito da Unicap integraram a mesa de promotores, contrários à lei, e três integraram a defesa da mesma. O professor Teodomiro Cardozo deu início à sessão. Cada mesa teve direito a 15 minutos para argumentar e depois mais 10 minutos para replicar o argumento do adversário. Os alunos foram os jurados e decidiram a sentença final por meio de aplausos.

O professor Teodomiro Cardozo explicou a importância de os alunos participarem do evento e de vivenciarem o trabalho de um profissional de Direito: “É importante no sentido de despertar a vocação para o Ensino Superior. Esse é o objetivo da Universidade com a comunidade”.

A estudante do 1º ano, Beatriz Guimarães, do Núcleo Educacional Machado Assis, disse que foi importante presenciar a simulação. “Foi ótimo, porque deu para termos uma noção do que é um Tribunal e de como é o trabalho de um profissional de Direito”, ressaltou.

Oficina sobre Ministério Público movimenta Católica In
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Católica In Formação Profissional promoveu na manhã desta sexta-feira (18), no 3° andar do bloco G (sala 305), a oficina “Ministério Público (promotoria)”. A oficina foi ministrada pela professora do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, Alice Neves.

Os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e entender um pouco mais sobre o Ministério Público. Segundo Alice Neves, o intuito da oficina era de promover uma interação com os alunos. “Eles tem que tirar todas as dúvidas da cabeça, a oficina será isso, temos que esclarecer o que eles perguntarem”, explicou a professora.

Durante a oficina a professora Alice Neves enfocou a função social que o Ministério Público exerce na população. Segundo ela, os alunos chegam com a visão que o MP é um órgão apenas de acusação, sendo assim, a oficina tem a importância de desmistificar o tema.

Católica In 2009 promove Oficina de Advocacia
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu na manhã desta sexta-feira (18), no 3° andar do Bloco G (sala 309), a Oficina de Advocacia. A oficina fez parte da programação do Católica In 2009, e foi ministrada pelo monitor e aluno do 10° período do curso de Direito, Josenildo Júnior.

A oficina teve o intuito de mostrar aos estudantes, as funções e objetivos de um advogado. “O curso de Direito não é apenas concursos, como escuto alguns falando por aí. Nosso principal objetivo é garantir o direito da população, ou seja, garantir a justiça”, explicou o monitor Josenildo Júnior.

Entre as principais dicas de Josenildo Júnior, foi que os estudantes construíssem o hábito da leitura. “Vocês tem que ler muito, para pode desenvolver argumentos consistentes”, afirmou. O monitor ainda desmistificou entre os alunos o a diferença entre o bacharel em direito e o advogado. “Bacharel não é advogado, só pode advogar quem passar no exame da ordem (Ordem dos Advogados do Brasil)”, disse.

Segundo Josenildo, um bom advogado tem por obrigação fazer seu trabalho com uma conduta ética, integra e correta. Com isso estará garantindo os direitos de seu principal cliente, ou seja, a sociedade.

Fiepe promove palestra “Crédito para cadeia de fornecedores”
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) irá promover, no dia 23 de setembro, a palestra “Crédito para Cadeia de Fornecedores”. O encontro será realizado no auditório da instituição, localizado no sexto andar do prédio da Fiepe (Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro). Confira os detalhes.

Crédito para Cadeia de Fornecedores

  • Data: 23 de setembro
  • Horário: das 9h às 13h
  • Assunto: possibilidades de apoio financeiro dos bancos públicos federais (BNDES, BNB, Banco do Brasil e Caixa Econômica) às cadeias produtivas desenvolvidos entorno dos empreendimentos de Suape.
  • Palestrantes: Marco Petkovic (gerente de Relacionamento Institucional dos Empreendimentos Estruturadores da Refinaria Abreu e Lima), Paulo Guimarães (chefe do Departamento Regional Nordeste do BNDES), Sérgio Maia (superintendente Estadual do BNB).
  • Inscrições gratuitas - enviar para o e-mail petroleogas@fiepe.org.br, até o dia 21/09, às 14h, os seguintes dados: nome, empresa (setor/departamento), e-mail e telefone de contato.
Informações: (81) 3412 8458 ou (81) 3412 8459.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Seminário Internacional marcará relançamento do NEAL Unicap

Coordenador de Extensão da Católica apresenta palestra em encontro nacional

Jornalista debate livro sobre viagem a Cuba com estudantes da Católica na terça-feira

Católica marca presença no 4º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz no dia 27

Madrigal Marlos Nobre promove recital em homenagem aos 58 anos da Unicap

Museu de Arqueologia promove palestra, exposição e exibição de vídeos nos dias 26 e 27

Ética, alteridade e sentido: a filosofia contemporânea e a sabedoria do amor é tema de minicurso na Católica

Católica realiza exposição e mostra de vídeos sobre diversidade religiosa

Coordenador de mestrado da Católica apresenta palestra em fórum de ensino religioso

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional

O Museu de Arqueologia  comemora 3ª Primavera de Museus

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz no dia 27

Diversidade e imaginário coletivo: as Américas em diálogo é o tema do X Congresso Abecan

Professora de Engenharia Ambiental apresentará trabalhos em congresso nacional

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas

Curso de Introdução à Filosofia para jornalistas vai se concentrar em temas contemporâneos

Abertas inscrições para cursos de extensão em Teologia Pastoral

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Teologia promove Conferência

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

17/09/2009 Minicurso da Católica apresenta vida e obra de Dom Helder Câmara

16/09/2009 Violência contra idosos é tema de palestra na Católica

15/09/2009 Católica In promove 3 oficinas de Administração

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000