A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 15 de setembro de 2009 - Especial - Católica IN

Católica In promove 3 oficinas de Administração
Victor Bastos e Diego Ximenes
Especial - Católica IN 2009

O segundo dia do “Católica In Informação Profissional” promoveu três oficinas na área de Administração de Empresas. Os temas abordados foram “O administrador nas empresas”, “Onde e como administrar” e “Perfil de um Administrador”. As oficinas foram ministradas pelo coordenador Sales Vidal em conjunto com o professor Mário dos Anjos, colaboraram com as apresentações a representante do Espaço Criança Esperança, Andréa Xaves, o consultor empresarial Waldeck Lisboa e o lojista da Pilar, Carlos Henrique.

Segundo o coordenador do curso de Administração, Sales Vidal, a ideia de transformar as oficinas em apenas uma foi para um melhor entendimento dos alunos. “Juntamos as três oficinas para que vocês tenham uma visão geral de todas áreas, pois se fizessem separadas não seriam tão proveitosas”, explicou.

Organização foi a palavra chave nas palestras para os “futuros administradores”. “A organização está presente em todas as áreas nas quais vocês irão trabalhar”, disse o coordenador Sales Vidal. Segundo os palestrantes, a competitividade entre as empresas, o desenvolvimento na tecnologia, as relações interpessoais, são fatores fundamentais na organização de uma empresa. Porém, planejamento e controle são essenciais em qualquer estabelecimento.

Depoimentos:

Mariana Castro (17 anos), 3° ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora do Carmo – “O que eu quero mesmo é Direito, mas eu tive vontade de conhecer outros cursos. É uma questão de conhecimento, espero que não mude o que eu penso, pois quero muito fazer Direito”.

 

Wellingon Santana (17 anos), 3° ano do Ensino Médio do Ginásio Pernambucano – “Administração é um curso que abrange muitas áreas, por isso queria tirar algumas dúvidas. Eu quero mesmo é Direito, mas no futuro penso em fazer Administração, pois é muito interessante e minha família trabalha com isso. Sempre tive essa curiosidade”.

Danilo Santos (17 anos), 3° do Ensino Médio Cônego Fernando Passos de Limoeiro – “Já decidi. Irei fazer Economia e Engenharia Cartográfica. Tive vontade de conhecer mais sobre Economia, por isso eu escolhi as palestras de hoje. As palestras foram muito boas, foi bastante proveitoso e me deu muito conhecimento”.

Roberta Moura (17 anos), 3° ano do Ensino Médio do Colégio Atual Olinda – “Estou em dúvida entre três cursos. Administração, Contabilidade e Odontologia. Vim para esclarecer algumas coisas, mas depois dessa palestra vou ficar em Administração, ela me ajudou a definir o que eu queria. Contabilidade é muito cálculo”.

Amanda Rolim (16 anos), 2° ano do Ensino Médio do Colégio São José – “Até hoje eu tinha muitas dúvidas, principalmente entre Administração e Contabilidade. Mas depois das palestras estou pendendo mais para o lado de Administração. Nessa semana ainda venho para Arquitetura, pois minha família trabalha com isso”.

“Prática do Serviço Social” é mostrada em oficina
Ana Luiza Madeiro
Especial - Católica IN 2009

O segundo dia do Católica In (15) ofereceu a oficina “Prática do Serviço Social”, direcionada para futuros assistentes sociais, que ocorreu na sala 207, 2º andar do bloco B.

O Assistente Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Tácio Teixeira, deu início à oficina abordando questões relacionadas à profissão em si: conceito de serviço social, contexto histórico e a profissão no Brasil, abordando, também, o Código de Ética do Serviço Social e a Lei de Regulamentação da profissão.

“Principalmente no Serviço Social, muita gente acredita que a profissão seja ligada, somente, a questão humanitária, mas existe a parte técnica. A oficina dá a oportunidade de mostrarmos o que é o curso para os alunos saberem onde estão entrando e não se arrependerem”, afirmou Tácio.

Em seguida, a estagiária de Serviço Social do TJPE deu a sua contribuição, explicando sobre o trabalho que faz na comunidade do Bode, no bairro do Pina. “Fazemos capacitações, melhoramos a auto-estima. A gente vê que a população carente necessita de conhecimento para que possa se inserir no mercado de trabalho. E fico muito contente de estar passando um pouco do trabalho para os alunos que vão entrar na universidade.”

A oficina seguiu com um debate, dando oportunidade para que os alunos pudessem fazer perguntas e tirar dúvidas. A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Érica França, considera o evento importante e pede que ele seja cada vez mais divulgado: “Nem todo mundo tem a oportunidade de conhecer o curso que quer seguir. Optei por entender melhor o curso de Serviço Social porque acho importante lidar com a saúde e a educação das pessoas. Acredito que a oficina é muito proveitosa.”

A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Vitória Machado, ressaltou a importância do evento. “Aproxima Universidade e organizações civis escolares. A Católica abre as portas para mostrar os cursos aos alunos, uma oportunidade que eles têm de conhecer melhor o futuro profissional.”

Começa a Semana da Pessoa Idosa na Católica
Tiago Cisneiros
Especial - Católica IN 2009

A abertura da Semana da Pessoa Idosa atraiu centenas de pessoas ao auditório G1 da Católica, na tarde desta terça-feira (15). Na ocasião, o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, apresentou os princípios humanitários da Universidade e refletiu sobre a importância de debates e atividades referentes à população idosa. A Semana segue até sexta-feira (18), com minicursos, oficinas, palestras, debates e momentos culturais.

O momento em que se percebe a velhice, mas se conserva o espírito do “menino teimoso de sempre”. Essa é a ideia do poema “O velho do espelho”, de Mário Quintana, recitado por Padre Miguel Martins no início da apresentação. Com base no texto, ele enfatizou a capacidade de revelação da poesia - “Ela tem o dom de dizer o que está mais calado em nós; nos desnuda, nos mostra, de repente e surpreendentemente, a nós mesmos”.

Quanto à produção de Quintana, observou: “Diante do espelho, a constatação de que tempo e eternidade estão em constante diálogo. Passado, presente e futuro são só algumas faces da nossa vida, que, infinita, vai se desenhando com contornos – às vezes, nítidos, às vezes, obscuros – nas linhas do nosso corpo, nas curvas da nossa alma”.

Em seguida, Padre Miguel recordou a história da Semana da Pessoa Idosa na Católica, criada em 2008, com o nome de Jornada da Terceira Idade. “O êxito da experiência no ano passado despertou o desejo de aprofundar a reflexão e abrir o leque de atividades, centrando a discussão no campo dos direitos humanos. Como tema, inspirados na Campanha da Fraternidade 2009, escolhemos ‘Envelhecer com Segurança, Justiça e Paz’”, explicou.

A mudança de nome do evento deve-se a um novo direcionamento dos organizadores. De acordo com o Padre Miguel, a ideia é destacar o ser humano em si, e não a faixa etária em que pode estar inserido. “Mais do que a referência a uma fase específica da vida, queremos propor a reflexão sobre a vida, em seu processo de amadurecimento, de envelhecimento.”

A Semana da Pessoa Idosa integra uma série de iniciativas da Católica em prol do bem estar social. Nesse sentido, Padre Miguel salientou o caráter comunitário da instituição, que mantém “um diálogo constante com o poder público e a sociedade, na viabilização de projetos nas mais diversas áreas”. Ele lembrou os atendimentos dos núcleos jurídicos da Universidade – espalhados por 12 bairros do Recife – e das clínicas de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, como exemplos da busca da Universidade pelo resgate da cultura, da identidade e da dignidade da população. “Queremos, com a realização desta Semana, sensibilizar a comunidade acadêmica para que se envolva nos trabalhos voltados para a temática dos direitos e necessidades da pessoa idosa”, declarou.

Por fim, agradeceu o trabalho da comissão executiva da Semana, presidida pela Irmã Rosário, da Pastoral da Católica, dos palestrantes, professores, funcionários e alunos engajados no evento, além da Prefeitura do Recife, pela parceria na promoção das oficinas de artesanato. “Todo este movimento solidário favoreceu a que pudéssemos realizar todas as atividades da Semana sem ônus para os participantes.”

Padre Miguel Martins encerrou o momento com mais um poema de Mário Quintana, intitulado “Pensamento para o teu aniversário”. O trecho declamado contempla, exatamente, os objetivos e princípios da Semana da Pessoa Idosa na Católica. Confira: “Nem todos podem estar na flor da idade, é claro / Mas cada um pode estar na flor da sua idade”.

Reitor participa de inauguração com a presença do presidente Lula
Victor Bastos
Especial - Católica IN 2009

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou na última sexta-feira (11), às 17h, da inauguração da Unidade de Produção de Radiofármacos (Upra). A solenidade ocorreu no campus do Ministério da Ciência e Tecnologia, na Cidade Universitária. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Eduardo Campos e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, inauguraram oficialmente a Upra.

Na Unidade de Produção de Radiofármacos será instalado o Cíclotron, aparelho que permitirá identificar tumores e outras doenças graves em fase preliminar. Essa tecnologia só era produzida em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Desde a última sexta-feira, o Recife se tornou a primeira cidade no Nordeste a obter a nova tecnologia. “Não dava para continuar essa desigualdade de regiões”, afirmou o presidente Lula.

Para o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, a chegada desta tecnologia irá proporcionar aos hospitais da região Norte e Nordeste melhores tratamentos aos pacientes, pois são medicamentos que têm que ser transportados e utilizados rapidamente. “Produzir esses medicamentos ao invés de trazer do Sul ou do exterior é muito diferente, o tempo conta muito. Isso consagra Recife como pólo médico. O Nordeste através de Pernambuco, com laboratórios como esse, entra definitivamente na pauta do Brasil tecnologicamente avançado”, disso o Reitor.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, ressaltou durante a solenidade de inauguração da Unidade de Produção de Radiofármacos a descentralização de investimentos que, segundo ele, vem sendo praticada no país. “É preciso investir em todas as áreas e todas as regiões, principalmente naquelas que historicamente são desfavorecidas. Em seis anos, nós triplicamos os investimentos”, afirmou. A construção da Upra custou R$ 18 milhões aos cofres do Governo Federal e cerca de 50 mil pessoas serão beneficiadas por ano com a nova tecnologia.

Especificamente sobre o Cíclotron, Lula destacou a importância da chegada da nova tecnologia ao Nordeste. “Quantas décadas determinadas regiões ficaram excluídas? Há dez anos era impensável que fizessem uma coisa dessas no Nordeste brasileiro”, afirmou. O presidente ainda “brincou” com os educadores e pesquisadores presentes na cerimônia. “Eu e o vice-presidente (José Alencar) não temos formação acadêmica, com isso não ficamos enchendo o saco de vocês. Se vocês convencem a gente que algo é bom, nós fazemos e o resultado é esse”, concluiu.

Outros depoimentos de autoridades presentes na inauguração da Unidade de Produção de Radiofármacos:

Sérgio Chaves Cabral, gerente da Divisão de Produção de Radiofármacos do Centro Regional de Ciências Nucleares – “Graças a essa instalação será possível trazer para o Nordeste a mais avançada técnica de diagnósticos por imagem, que é a tomografia por emissão de pósitron. Só que essa tomografia ela precisa de um fármaco injetável que é muito perecível, e esse fármaco tem que ser produzido ao lado dos hospitais, a no máximo três horas de distância. Então, o principal objetivo desse projeto foi trazer para o Nordeste essa tecnologia”

Secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Luciana Santos - “O sistema de ciência e tecnologia no estado de Pernambuco tem uma tradição muito forte, significativo, que tem instituições de excelência, muito consolidadas. O que eu penso é que, com a instalação no MCT aqui no Nordeste, ampliou muito mais as possibilidades. Agora agregou equipamentos, doutores e mestres que são capazes de produzir coisas muito inovadoras e singulares no país todo, como é o caso desse equipamento, o Cíclotron, que vai fazer radiação para tratamento de ponta, por exemplo, para o câncer”.

Católica In recebe estudantes do Ensino Médio
André Amorim
Especial - Católica IN 2009

Teve início na manhã desta segunda-feira (14) o “Católica In Formação Profissional”. O evento, em sua terceira edição, possibilita que estudantes do Ensino Médio aprendam um pouco mais sobre os cursos universitários e cada profissão. No primeiro dia, os alunos conheceram um pouco mais sobre os cursos do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS). Os estudantes participaram de oficinas, visitas aos laboratórios e clínicas da Unicap e de encontros de orientação profissional.

Os alunos inscritos foram recebidos no auditório G1 da Universidade. Representando o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a importância do Católica In. “Nossa Universidade é comunitária e, por isso, abre as portas para aqueles que estão buscando se informar sobre o que fazer na vida. O evento, que já tem três anos, é um espaço para que os alunos possam fazer suas escolhas”, disse.

Em seguida, a coordenadora Geral de Graduação, professora Aline Grego, também deu as boas-vindas aos alunos e falou que o melhor da manhã, as oficinas e a visita aos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Ciências Biológicas da Católica, ainda estavam por vir.

Pela manhã, foram realizadas as oficinas de Fisioterapia Postural, O Psicólogo na Atualidade, Falar sem Medo, Fisioterapia Respiratória, Reciclagem, Jogue Limpo com o Meio Ambiente e Terapia Ocupacional.

Depoimentos

“Eu estou meio em dúvida sobre o que eu quero fazer, então quando eu vi a oportunidade que surgiu aqui, vim pra ver se consigo clarear minhas ideias”. (Carolina Almeida - 2º ano do Colégio Sizenando Silveira).

 

 

“Eu estou em dúvida entre cursar Ciências Biológicas e Ciências Contábeis, então resolvi participar para conhecer um pouco mais sobre a realidade de cada uma das profissões”.(Higor Nascimento do Santos - 2º ano do Colégio Liceu de Artes e Ofícios).

 

“Resolvi participar do Católica In para saber mais informações sobre os cursos que eu estou em dúvida, Fisioterapia e Administração”.(Adriana Ferreira Vanderlei - 2º ano do Colégio e Curso Atitude)

“Eu fiquei sabendo do Católica In por minha prima [Adriana Ferreira Vanderlei] e como eu quero fazer Fisioterapia vim saber um pouco mais sobre a profissão. Além disso, também vou participar da oficina de Fisioterapia Postural”. (Jéferson Ferreira da Silva - 1º ano do colégio Dom Bosco).

“Como estou em dúvida entre Medicina e Administração, espero que o Católica In me ajude a escolher o curso para o meu vestibular”. (Ana Carolina Lisboa - 2º ano do Colégio e Curso Atitude).

 

 

“Eu me inscrevi no Católica In para obter mais informações sobre os cursos que eu pretendo fazer porque estou um pouco em dúvida entre Psicologia e Odontologia”. (Elaine Cristina - 3º ano do Colégio Sizenando Silveira).

“Eu resolvi fazer o Católica In porque estou em dúvida entre os cursos de Letras e Educação Física. Eu acredito que com as oficinas eu possa esclarecer minha dúvida e decidir o que cursar”. (Filipe João da Silva - 3º ano do Colégio Sizenando Silveira).

“Eu me inscrevi para tirar dúvidas sobre os cursos de Relações Públicas e Direito, então vou participar da oficina desses dois cursos”.(Jéssica Efigênia - 3º ano do Colégio Sizenando Silveira).

“Eu resolvi fazer o Católica In para conhecer outros cursos, porque eu vou prestar vestibular para Engenharia Civil, mas pode ser que eu conheça outro pelo qual me interesse e também resolva cursar”. (Karyme Lemos - 3º ano do Colégio Sizenando Silveira)

“Eu estou em dúvida de que curso prestar no vestibular [Fisioterapia, Odontologia e Jornalismo] e achei que o Católica In seria uma ótima oportunidade para esclarecer minhas dúvidas”. (Isabô Ângelo Bezerra - 2º ano do Núcleo Educacional Machado de Assis)

 

"Eu estou em dúvida entre duas áreas, Fisioterapia e Fonoaudiologia, então resolvi participar das oficinas para saber em qual das duas profissões eu vou me adaptar melhor”. (Laís Santos Alencar - 2º ano do Núcleo Educacional Machado de Assis).

 

Católica In: mobilização para auxiliar alunos do Ensino Médio na escolha profissional
Tiago Cisneiros
Especial - Católica IN 2009

O primeiro dia do Católica In 2009 teve sequência durante a tarde, com um novo momento de recepção aos alunos e mais sessões de oficinas e visitas às salas e laboratórios da Universidade Católica de Pernambuco. A segunda-feira (14) foi dedicada aos estudantes interessados em conhecer a realidade da formação superior nos cursos do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), ou seja, Psicologia, Fonoaudiologia, Ciências Biológicas, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Os alunos foram recebidos no auditório G2 da Católica por professores, funcionários e estudantes voluntários da instituição. As falas de boas-vindas ficaram por conta da profissional de relações públicas Rafaela Carvalho, formada em 2008 pela Universidade. Com bom humor, ela conversou e brincou com o público, contou suas dificuldades na escolha pelo curso superior e mediou os diversos momentos da recepção do Católica In.

O Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, destacou a frequência com que as pessoas precisam tomar decisões em suas caminhadas, desde um simples penteado até uma grande mudança de comportamento ou objetivos. “Hoje, vocês estão em um momento muito importante: o de escolher o que vão fazer durante toda a vida”, disse aos alunos. Sobre a Universidade, afirmou: “Somos uma instituição comunitária e temos um papel bastante significativo na sociedade. O Católica In é mais um desses instrumentos que buscam sensibilizar e abrir espaço para os estudantes do Ensino Médio, além de colaborar para a reflexão quanto à educação no país”. Por fim, aconselhou os visitantes a tirarem todas as dúvidas durante o dia na Universidade, lembrando que “a vida é movida a perguntas, e não a respostas”.

Em seguida, foram exibidos dois vídeos, produzidos, respectivamente, pela Assessoria de Comunicação e pela Agência Experimental de Relações Públicas da Católica. No primeiro, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade entrevistam alunos do Ensino Médio de escolas do Grande Recife sobre as diferenças entre as profissões na área de Ciências Biológicas e Saúde. Em seguida, os coordenadores dos cursos da Unicap concedem depoimentos, esclarecendo as características e distinções de cada ramo. O segundo vídeo detalha o mercado de trabalho, as perspectivas de atuação, a variação salarial e os cursos superiores das profissões.

A coordenadora de Graduação da Universidade, professora Aline Grego, encerrou a recepção com a apresentação dos momentos seguintes na programação do Católica In. “Agora, teremos duas atividades: as oficinas, onde vocês vão aprender na prática, com a mão na massa, e as visitas às salas e laboratórios do Centro de Ciências Biológicas e Saúde. Mesmo que tenham se inscrito para o dia de hoje, vocês, ainda, podem participar dos outros dias do evento”, explicou. Por fim, os estudantes do Ensino Médio seguiram, com seus respectivos guias (alunos voluntários da Unicap), para conhecer a estrutura da instituição e as características de cada campo profissional.

Oficinas do Católica In atraem estudantes do Ensino Médio
Beatriz Lacerda
Especial - Católica IN 2009

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na tarde desta segunda-feira (14),  dezenas de alunos de escolas públicas e particulares do Recife e Região Metropolitana que participaram das oficinas oferecidas pelo Católica In no primeiro dia do evento.

Acompanhados por alunos voluntários da Católica, os estudantes foram divididos em grupos e encaminhados para salas e laboratórios da Universidade, onde participaram das oficinas para as quais tinham se inscrito.

Neste primeiro dia de realização, o Católica In ofereceu oficinas dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Ciências Biológicas, ministradas pelos próprios alunos das respectivas graduações. Além das oficinas, os estudantes participaram de visitas guiadas às salas de aula e laboratórios dos  cursos de saúde e ciências biológicas.

O objetivo do evento é contribuir com informações e orientações para a futura escolha profissional dos estudantes.

OFICINAS

Fisioterapia Respiratória

Realizada na Clínica Corpore Sano, a oficina de Fisioterapia Respiratória reuniu cerca de 20 estudantes, que se submeteram a exames respiratórios depois de terem respondido a um questionário. Alunos do 9° período do curso de Fisioterapia realizaram os exames de Espirometria, que avalia a capacidade pulmonar com o aparelho espirômetro, e Monovacometria, que avalia a força dos músculos respiratórios com o monovacômetro.

O estudante Francisco João, 14 anos, do Colégio Bandeira, ainda não está no Ensino Médio, mas acompanhou com atenção a realização dos exames e revelou já ter escolhido o curso que deseja fazer: “Eu vim para esta oficina porque pretendo fazer vestibular para Medicina e tenho interesse na área de Fisioterapia”.

Deficiência x Independência

O objetivo desta oficina, ministrada por alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, foi mostrar a independência que o deficiente visual tem, quebrando o estigma de que o mesmo não tem autonomia perante a sociedade. As estudantes participaram de uma dinâmica na qual  foram vendadas para caminhar pelo espaço da sala.

A estudante Willyanne Darlene, 18 anos, do projeto Jovens Mulheres em Ação vai fazer vestibular para os cursos de Enfermagem e Direito, e contou porque escolheu esta oficina:

“Eu tenho um irmão deficiente físico. Então me identifiquei com o tema da oficina e gostei bastante da dinâmica”.

Terapia Ocupacional

Nesta oficina, também realizada na Clínica Corpore Sano, alguns estudantes tiveram os braços e as mãos enfaixados com fitas adesivas para tentar segurar pesos, objetos e jogar bola. Outros foram vendados para realizar atividades como jogar dominó. O objetivo da oficina era simular vivências de pacientes com dificuldades em situações em que eles não conseguissem fazer todos os movimentos, tentando mostrar como a Terapia Ocupacional pode intervir na vida de pessoas com disfunções físicas.

“ Eu já conhecia o curso porque na minha família existem pessoas com essas dificuldades que já precisaram da Terapia Ocupacional. Por isso mesmo, escolhi fazer esta oficina e vou prestar vestibular para este curso.” Heloísa Figueiredo, 17 anos , estudante do segundo ano do Ensino Médio no Colégio Neo Planos.

Falar sem Medo

O objetivo desta oficina, que reuniu cerca de 30 estudantes na sala 709 do bloco B, foi trabalhar a oratória e a articulação, preparando os estudantes para falar em público sem medo. Alunos do curso de Fonoaudiologia ministraram a oficina dando dicas  de como fazer uma apresentação em público. Os estudantes praticaram exercícios de entonação, postura, uso do microfone, entre outras coisas. Fizeram também uma dinâmica de análise crítica para falar em público usando  sentimentos sugeridos durante a atividade.

“ Eu gostei muito da dinâmica porque eu tenho muita vergonha de falar em público. Eu nunca tinha participado dessa brincadeira, foi produtiva para mim”. Fábio Marques, 17 anos, estudante do segundo ano da Escola de Referência Silva Jardim.

Além destas, também foram realizadas as seguintes oficinas: Libras, Jogue Limpo com o Meio Ambiente, Reciclagem e o Psicólogo na Atualidade.

Católica In abre as portas da clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Diego Ximenes
Especial - Católica IN 2009

Vários alunos de diversas escolas da Região Metropolitana do Recife, que participaram do primeiro dia do Católica In, tiveram a oportunidade de conhecer a Clínica de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco, a Corpore Sano.

O evento tem como objetivo ajudar os estudantes do ensino médio, que estão em dúvida, em relação ao futuro profissional. Durante toda a semana, eles vão ter a oportunidade de conhecer as particularidades dos cursos da Universidade, interagir com professores e visitar estúdios e laboratórios.

Na clínica, com a supervisão de professores e estagiários, os alunos conheceram as salas de consultório, cinesioterapia, traumatologia e de fisioterapia. Foram tiradas todas as dúvidas sobre o curso de Fisioterapia. As questões mais frequentes foram em relação ao piso salarial, quais as maneiras do curso ajudar a população e como diferenciar Terapia Ocupacional de Fisioterapia.

A aluna do 7º período do curso de Fisioterapia da Unicap Talita Miranda é voluntária do Católica In pela primeira vez, e está satisfeita em auxiliar estudantes que estão em dúvida no que fazer, depois de acabar o Ensino Médio. “Está sendo uma boa experiência ajudar quem ainda não tem ideia do que vai fazer do futuro. Aqui na clínica estamos explicando as características do curso e como se diferencia de outras áreas, a experiência é muito válida, e se possível, com certeza no próximo ano vou ser voluntária mais uma vez.”

Ciências Biológicas promove oficinas no primeiro dia do Católica In
Victor Bastos
Especial - Católica IN 2009

Outra oficina realizada neste primeiro dia do “Católica In Formação Profissional” foi a “Jogue limpo com o meio ambiente”. A oficina foi realizada na sala 204 do Bloco A. Segundo a coordenadora de Ciências Biológicas, Goretti Sônia-Silva, esta foi uma atividade teórica.

Na oficina foram praticadas atividades lúdicas, com a intenção de interagir o estudante com as questões ambientais. O estudante do 2° ano do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios, Higor Santos (16), saiu do evento praticamente decidido sobre qual curso irá fazer. “Ciências Biológicas já tava na frente, e o evento ajudou a definir o que eu quero. Foi muito bom, acabei conhecendo mais sobre o meio ambiente”, afirmou.

Oficina de Fonoaudiologia ensina a “Falar Sem Medo”
Ana Luíza Madeiro
Especial - Católica IN 2009

Na manhã desta segunda-feira (14), os futuros estudantes de Fonoaudiologia marcaram presença no primeiro dia do Católica In. Cerca de 10 alunos participaram da oficina “Falar Sem Medo”, ministrada pelas estudantes do 8º período de Fonoaudiologia Chirlene Moura e Lidiane Freitas, que aconteceu na sala 709, 7º andar do bloco B.

A oficina começou com informações em slides sobre como se comportar diante do público. Postura corporal, gestos, olhar e sons foram alguns dos aspectos abordados pelas alunas. Todos ficaram atentos às explicações e fizeram perguntas, enquanto as alunas estimulavam para que os jovens participassem. A dinâmica seguiu tranquila e, no final da oficina, os alunos produziram um comercial para mostrar o que aprenderam sobre a profissão.

Chirlene Moura falou sobre a importância de estar contribuindo para os futuros profissionais. “Eles têm um feedback tanto da realidade quando dos conteúdos. É uma possibilidade de conhecerem melhor as áreas. Uma oportunidade que nós não tivemos há quatro anos”. A professora de Fonoaudiologia Maria da Conceição Silveira ressalta a importância da visita à Universidade: “É bom para conhecer não só o espaço físico, mas também os benefícios de cada curso e já tomarem suas decisões de forma certeira”.

“O Psicólogo na Atualidade” é tema de oficina no Catolina In
Ana Luíza Madeiro
Especial - Católica IN 2009

No primeiro dia do Católica In (14), os futuros profissionais de Psicologia tiveram a oportunidade de participar da oficina “O Psicólogo na Atualidade”, que ocorreu na sala 710, 7º andar do bloco B.

As atividades foram bem dinâmicas. Um vídeo curto, cedido pelo Ministério Público, sobre relações interpessoais, abordando a questão da violência deu início ao trabalho. Caracterizada como uma oficina interativa, os alunos puderam mostrar a percepção deles a partir da psicologia por meio de um painel feito pelos alunos do curso. Nele, foi feito o desenho da cidade mostrando as principais áreas de atuação do psicólogo. A oficina teve o apoio dos alunos do 10º período de Psicologia, Kécia Alessandro, Samanta Carvalho, Ronilson Corrêa, Isabela Araújo, Karine Torres, Carlos Alberto e Patrícia Santana.

As oficinas foram ministradas pelas professoras de Psicologia Carla de Albuquerque e Vera Oliveira. Esta última falou sobre a importância de se ter a contribuição dos alunos voluntários no evento: “Buscamos fazer essa integração de quem já está se formando com aqueles que estão iniciando a vida profissional. É importante porque os nossos alunos passam à frente o que aprendem durante os cinco anos de curso”.

Católica recebe exposição itinerante sobre Luiz Gonzaga
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

Foi inaugurada na Católica, nesta segunda-feira (14), a exposição itinerante “Lua Gonzaga”, organizada pelo Memorial Luiz Gonzaga. Até a sexta-feira (18), os interessados podem conferir fotografias, capas de álbuns, documentos, objetos e registros históricos do Rei do Baião. A mostra está aberta das 15h às 21h, no Espaço Executivo da Universidade, no primeiro andar do bloco G.

Nesta segunda-feira, o historiador Márcio Luna, educador do Memorial Luiz Gonzaga, apresentou a exposição aos alunos do Ensino Médio participantes do Católica In 2009. Ele destacou a qualidade musical e a imagética criada pelo artista em referência ao homem do Sertão. “A sua figura típica contempla as duas maiores representações sertanejas: o cangaceiro e o vaqueiro”, afirmou.

Segundo Márcio, a mostra itinerante traz para a Católica imagens e registros importantes para o reconhecimento de Luiz Gonzaga. “São arquivos que falam da sua vida como homem e artista, enfatizando elementos de religiosidade e tradições sertanejas. A ideia é mostrá-lo da forma como ele era e queria ser visto”, explicou. Entre os destaques da exposição, estão fotos pessoais, capas de álbuns, objetos e depoimentos de celebridades e intelectuais (como Gilberto Gil e Leda Dias). Os visitantes, também, podem admirar a imagem de uma página manuscrita com a letra do clássico “Asa Branca” e ter acesso ao site do Memorial Luiz Gonzaga (http://www.recife.pe.gov.br/mlg/gui/Index.php).

A exposição itinerante, de acordo com o historiador, vai além do objetivo de apresentar Luiz Gonzaga ao público. “Trata-se de um incentivo a buscar o conhecimento, a partir dessa mostra. Hoje, seria muito interessante ter trabalhos voltados para esse artista pernambucano, porque, quando falamos dele, estamos nos referindo a todo o povo nordestino.”

O Memorial Luiz Gonzaga funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h, no Pátio de São Pedro, casa 35, no bairro de São José, Recife. Para mais informações, ligue para (81) 3232 2965 e (81) 3232 2955 ou envie um e-mail para mlgonzaga@recife.pe.gov.br.

Museu de Arqueologia promove palestra, exposição e exibição de vídeos nos dias 26 e 27
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica irá participar, nos dias 26 e 27 de setembro, da 3a Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o tema “Museus e Direitos Humanos”. Confira a programação na Universidade.

- Palestra “Direitos Humanos: os direitos dos índios”, do professor Edson Silva (Universidade Federal de Pernambuco) – das 8h às 12h, no auditório do bloco J.

- Exposição “Um cemitério indígena de 2000 anos” – Museu de Arqueologia, no primeiro andar do bloco G.

- Exibição de vídeos, na sala 106 do bloco G.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119 4192.

Apresentação musical de banda atrai grande público na Unicap
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco que celebrará, em 27 de setembro próximo, 58 anos de existência, está desenvolvendo uma programação especial. Às 20h da noite da última sexta-feira (11), no hall do bloco G, o grupo musical Wisqueiro fez uma apresentação que reuniu muitos curiosos, integrando o Festival de Primaverada Unicap. A banda é composta por oito integrantes: Alexandre Barros na bateria e voz, Lara Klaus na percussão e vocal, André Macambira no violão e voz, Thiago Lasserre no baixo e vocal, Well na guitarra e voz, Anderson Galindo no saxofone, Mário Estácio no trombone e Emerson Vieira no trompete. 

De acordo com Well, a banda conseguiu espaço na Universidade para fazer parte da programação do Festival de Primavera por meio de Thiago Lasserre, estudante do curso de Historia da Unicap. 

Ainda segundo outros integrantes do Wisqueiro, a proposta da banda é trazer ao público músicas de compositores que não ganharam notoriedade na grande mídia brasileira, mesclada a músicas de novos compositores e, também, as autorais. “Fazer música para as pessoas dançarem. À primeira vista, tão simples e despretensioso, esse foi o principal motivo para a reunião daqueles que mais tarde formariam o Wisqueiro Voluptuose Band. Assim, a banda consegue construir uma música de bom gosto e de fácil entendimento”. Para o grupo, ainda, a pluralidade das influências dos Wisqueiros é um fator de grande importância para a construção da identidade da banda. 

O grupo fará uma apresentação, ainda, próximo domingo (20), na Livraria Cultura, onde realizarão a performance do repertório completo.

Empresa de consultoria abre vagas para engenheiros
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A empresa de consultoria Transporte Consultoria está selecionando engenheiros para atuar como consultor de gestão. Os interessados podem enviar o currículo para o e-mail selecao@transporteconsultoria.com.br.

Coordenador do curso de Publicidade Propaganda ganha 12º Prêmio de Mídia Estadão
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, professor Rodrigo Duguay, ganhou, na noite desta quarta- feira (9), o Prêmio de melhor Monografia de Mídia Digital profissional do 12º Prêmio de Mídia Estadão. Além disso, estudantes do curso da instituição obtiveram, também, premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar, mas na categoria Melhor Monografia de Pesquisa para Estudante.

O professor Rodrigo Duguay, ao desenvolver em seu trabalho o tema: “Twitter - O Microblog como mídia de resultados”, integra parte de uma pesquisa maior realizada em conjunto com ex-professora da Unicap Karla Patriota dentro de um grupo de pesquisas de consumo e mídia registrado no CAPES. De acordo com Duguay, ele sempre teve interesse em mídia e consumo digital. O consultor em branding, ainda comentou que, há três anos, ganhou o mesmo prêmio com o programa Second Life. “O twitter é uma mídia de resultado e é exatamente isso o que a maioria dos anunciantes questionam”.

“É um resultado impressionante, pois, nesta categoria competimos com os melhores profissionais das agências de São Paulo. Acho que mostra que nosso corpo docente está não apenas teoricamente antenado com as mudanças existentes, como também preparado para discutir e abordar as novas tendências de uso da publicidade da sala de aula”, afirmou Duguay.

O prêmio para a Melhor Monografia de Pesquisa em Mídia para Estudantes foi para a aluna  Fabiana Nathalia Oliveira de Lemos. Com o tema “Pink Money - O poder de consumo do homossexual”, a aluna mostrou um novo lado da mídia e suas potencialidades para este público. O segundo e terceiro lugares também ficaram com alunos da Universidade Católica, mostrando mais uma vez competitividade e tradição no prêmio.

O Premio Estadão de Mídia vem sendo realizado há doze anos com um propósito de  incentivar o desenvolvimento técnico da Mídia, valorizando soluções que fortaleçam o profissionalismo no setor e o surgimento de novos talentos. Tanto que, neste período, tanto profissionais, quanto pesquisadores e estudantes, têm sido premiados não apenas por cases, mas pela apresentação de novas propostas para o trabalho e uso da mídia publicitária.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Ética, alteridade e sentido: a filosofia contemporânea e a sabedoria do amor é tema de minicurso na Católica

Católica mantém média do Índice Geral dos Cursos

Católica realiza exposição e mostra de vídeos sobre diversidade religiosa

Coordenador de mestrado da Católica apresenta palestra em fórum de ensino religioso

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional

O Museu de Arqueologia  comemora 3ª Primavera de Museus

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz no dia 27

Diversidade e imaginário coletivo: as Américas em diálogo é o tema do X Congresso Abecan

Professora de Engenharia Ambiental apresentará trabalhos em congresso nacional

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas

Curso de Introdução à Filosofia para jornalistas vai se concentrar em temas contemporâneos

Abertas inscrições para cursos de extensão em Teologia Pastoral

Católica promove Festival de Primavera em setembro

Mestrado em Ciências da Religião promove seminários no 2º semestre

Teologia promove Conferência

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

14/09/2009 Ética, alteridade e sentido: a filosofia contemporânea e a sabedoria do amor é tema de minicurso na Católica

11/09/2009 Coordenador do curso de Publicidade Propaganda ganha 12º Prêmio de Mídia Estadão

10/09/2009 Católica mantém média do Índice Geral dos Cursos

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000