A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 22 de setembro de 2009 - Ano 8

Católica recebe projeto cultural da Volkswagen
Victor Bastos
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco está recebendo durante esta semana a carreta itinerante do projeto cultural da Volkswagen, “Route 2009 - Onde o universitário faz sentido”. O caminhão está localizado no final da Rua do Lazer e funciona das 8h às 13h e das 18h às 22h. Também estão programadas duas palestras no auditório G2: uma nesta terça-feira (22), sobre design, e outra na quinta-feira (24), com o tema Sustentabilidade. As duas palestras serão realizadas às 19h.

Os estudantes podem se cadastrar nos “totens multimídias” (computadores) localizados na parte interna da carreta e, em seguida, participar de jogos. Ao som de muita música, os amigos se reúnem para participar de uma eletrizante corrida de autorama. Cada atividade é equivalente a um carimbo, e com duas carimbadas no “passaporte”, o participante recebe dois convites para o show do Detonautas e um Music Card para baixar músicas na internet.

As estudantes de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco Rayssa Camyla, 18 anos, e Vandreza Araújo, 18 anos, aprovaram a iniciativa da Unicap com a Volkswagen. “Foi uma ideia muito boa, criativa demais, quase que perdi a hora da minha aula. Para falar a verdade, eu queria ficar mais um pouco, mas não posso. Fiquei ainda mais feliz por vencer no autorama”, brincou Vandreza.

Segundo a estudante de Direito e promotora de eventos, Juliana Medeiros, 21 anos, o intuito do projeto é promover uma interação entre a Universidade e a empresa. “É uma iniciativa produtiva para os estudantes e para a Volkswagen, pois nosso objetivo é divulgar o projeto cultural e, com isso, conscientizar os jovens a cuidar do meio ambiente”, explicou. Juliana informou que a carreta da Route está preparada para receber cerca de mil pessoas durante a semana.

Os alunos da Católica também podem participar do concurso cultural "180 dias para mudar o seu mundo", cujo prêmio é uma viagem para Alemanha. Os interessados deverão desenvolver soluções sobre como tornar as empresas mais sustentáveis e ecoeficientes, com projetos (individuais ou em dupla) em qualquer área: seja biológicas, exatas ou humanas, desde que sigam os pilares da sustentabilidade e da ecoeficiencia.

Outras informações e a programação completa do projeto cultural “Volkswagen Route 2009 - Onde o universitário faz sentido” você pode conferir no site www.vw.com.br/route

Luiz Gonzaga é homenageado pelo Wave Unicap no Festival da Primavera
Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

Clima seco, terra sem água e homens à espera de trabalho. Realidades do Sertão brasileiro imortalizadas pela música de um dos maiores talentos da cultura contemporânea. A rotina de diversos trabalhadores virou canções, que foram ouvidas na apresentação em homenagem a Luiz Gonzaga, pelo grupo Wave Unicap, nesta segunda-feira (21), no hall do bloco G, na programação do Festival de Primavera.

Com tradição no incentivo das diversas manifestações artísticas e culturais, a Universidade Católica de Pernambuco comemora com música mais um ano de atividade acadêmica e o conceito 4 obtido na recém- avaliação institucional do MEC. Esse momento foi lembrado pelo coordenador cultural, Genilson Pontes, “Esse é um espaço que comemora o aniversário da Universidade e o merecido conceito quatro”, disse.

Filho de agricultores de Exu, cidade do Sertão pernambucano, Luiz Gonzaga foi consagrado pelo gênero musical do baião, uma espécie de forró tradicional. E sua música encanta diversas gerações, a exemplo do estudante do curso de Direito da Católica Hugo Machado. “É surpreendente como a obra do Velho Lua continua atraindo as pessoas. De certa forma, pode ser considerado um clássico”, afirmou.

A professora do curso de Letras da Católica Elizabeth Siqueira declarou ser uma frequentadora assídua do Festival de Primavera, “Dia após dia, eu vou me envolvendo com as atrações”. E, para ela, a escolha do repertório não poderia ser melhor, “Por ser Luiz Gonzaga, é um espetáculo mais que merecido. É um ícone da cultura pernambucana”, garantiu.

Eventos como estes revelam também a dinâmica comunitária da Católica. O palco montado no hall do bloco G, especialmente para o Festival de Primavera, atrai, desde professores, funcionários e alunos às pessoas que simplesmente passam pelos corredores da Universidade no dia a dia. Severina Barbosa é comerciante do bairro da Boa Vista e prestigiou a apresentação do Wave Unicap. “Vejo as feiras, as exposições que a Católica organiza”, mas revela, “gosto mesmo das músicas, que animam um pouco o começo de minha noite”, disse.

A homenagem teve a colaboração do músico do MPB Unicap Diego Cabral e o apoio do Memorial Luiz Gonzaga, que cedeu imagens de shows e entrevistas do cantor para serem apresentadas em intervalos entre algumas músicas.

Atletas de tênis de mesa da Católica participam de campeonato nacional
Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

Durante os dias 25, 26 e 27 de setembro, três atletas da Católica irão competir na terceira fase do Campeonato Nacional de Tênis de Mesa, realizado em Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública. Os atletas Iara Borba, Ivo Dantas Filho e Moisés Júnior foram treinados pelo técnico Paulo Matos. A primeira fase foi realizada na cidade de Natal, no mês de maio, e a segunda em Goiás, em julho deste ano.

Orgulhoso do trabalho desenvolvido, o professor Paulo Matos explica que, para participar das modalidades esportivas, não precisa ser aluno da Católica, basta mostrar aptidão no esporte e realizar testes e seleções. “Geralmente, o atleta entra como não aluno da instituição, mas logo depois, faz vestibular e fica como estudante”. E defende: “A Católica é um celeiro de renovação de novos atletas, principalmente, na categoria juvenil”.

Treinando com Paulo Matos desde os 13 anos de idade, o estudante de Direito Ivo Dantas também está entre os sete primeiros colocados no Campeonato Pernambucano de Tênis de Mesa deste ano. Ele relaciona essa trajetória de sucesso à qualidade da estrutura da Católica, “É o melhor local para treinar no Recife”, disse.

A atual campeã pernambucana é a ex-aluna do curso de Química da Católica Iara Borba. Para ela, há fortes chances de bons resultados nessa fase da competição, “Em Natal, eu fui a segunda colocada. Eu vou para conseguir medalhas”, afirmou entusiasmada.

Criado na Inglaterra no final do século 19, o tênis de mesa é considerado um dos esportes mais populares do mundo. No Brasil, o primeiro campeonato da categoria foi disputado na cidade de São Paulo, em 1912. A Universidade Católica de Pernambuco tem uma história de destaque no cenário nacional. Campeã nos anos de 1999, 2000, 2001, 2003 e 2004, a Católica é uma das poucas instituições pentacampeãs do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Médico recém-formado faz Jornalismo na Católica
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

É com precisão quase cirúrgica que o estudante do curso de Jornalismo e também médico, Alan Vinicius Pereira, escreve os seus textos e executa suas atividades diárias. A calma habitual dos médicos que lidam com situações que exigem cautela é uma característica marcante no estudante do 4º período de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, Alan ingressou no curso de Jornalismo da Unicap no mesmo ano da formação no curso da UFPE. Mesmo sem nenhuma influência de familiares, o gosto pelo jornalismo veio desde cedo. “Sempre li muito e via muitos telejornais. Quando tinha cinco anos, gravei uma fita com um amigo como se estivesse apresentando um telejornal que falava da guerra do Golfo e de Collor”, relembra.

Ainda em 2008, Alan ingressou na Marinha brasileira, onde permaneceu até o final do ano. Nessa época, a dúvida entre a Medicina e o Jornalismo voltou a fazer parte da rotina do então estudante do 2º período. “Pensei em trancar o curso para estudar para a especialização em ginecologia e obstetrícia, área em que já fui monitor no Hospital das Clínicas (HC)”, disse. Como Jornalismo sempre foi um desejo antigo, Alan resolveu continuar para conhecer melhor o curso.

No início do 4º período, mais uma surpresa. A não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão surpreendeu os estudantes, mas nem mesmo isso fez com que Alan pensasse em desistir. “Se médicos, advogados e engenheiros precisam de diploma, porque jornalista não precisa?”, questiona. Mesmo com essa decisão do STF, Alan acredita que as empresas sérias continuarão contratando quem tem diploma.

Futuro na profissão

Alan trabalha como médico do Programa Saúde da Família nos turnos da manhã e da tarde numa clínica em Vitória de Santo Antão, cidade onde mora, e, aos sábados, dá plantão. Para conciliar a profissão com os estudos, só mesmo ficando acordado até mais tarde. “O ritmo é uma loucura. A gente acaba tirando tempo da hora de dormir e lazer para cumprir as responsabilidades de profissional e de estudante”, disse.

O futuro na profissão de jornalista Alan não arrisca dizer como será. “A gente tem que ver onde surgem as oportunidades. A princípio acredito que o fato de ser médico pode ajudar no jornalismo, porque há uma carência muito grande de jornalistas com conhecimentos nessa área”, disse. Mesmo assim, Alan acha que em algum momento a carreira profissional será direcionada para algum dos dois cursos.

Escolha da Universidade

A escolha pelo curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco não foi difícil. “Sempre tive muitas referências positivas do curso da Unicap. Não que o da UFPE seja ruim, mas a qualidade do curso da Unicap junto com a questão do horário me atraiu bastante. A Católica correspondeu a todas as minhas expectativas”, disse.

Fé e Alegria promove mais três aulões preparatórios para o novo Enem
Beatriz Lacerda
Assessoria de Comunicação - Unicap

Os estudantes do ensino médio que vão encarar o desafio do novo Enem terão mais uma oportunidade de se prepararem para esta primeira fase de seleção do vestibular, bem como para a segunda etapa do exame.

A sede da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife irá promover mais três aulões pré-vestibulares na Universidade Católica de Pernambuco. O primeiro ocorreu no dia 22 agosto, com as disciplinas de ciências humanas e ciências da linguagem.

O segundo aulão contemplará as disciplinas de ciências exatas e da natureza, com a participação dos professores convidados João Carlos Nanes, que ministrará o aulão de física,  e Adimes Telles, responsável pela disciplina de matemática.  Este aulão será realizado no próximo sábado (26), das 8h às 12h, no auditório G2 da Católica.

Já o terceiro aulão será dedicado apenas à disciplina de redação e vai ocorrer na segunda-feira (28), das 14h às 17h, no auditório G1 da Universidade. O aulão de redação será ministrado pela professora do curso de Letras da Católica Neuma Rocha.

Para finalizar a programação de aulas preparatórias para o vestibular, a Fundação Fé e Alegria realizará ainda um último aulão dois dias antes da primeira fase do exame, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro.

O quarto aulão integrado fará um apanhado de todas as disciplinas e vai ser ministrado pela equipe de professores do projeto pré-universitário Amigos do Saber, uma das ações do Fé e Alegria no Recife. O aulão integrado será realizado no dia 1º de outubro, das 14h às 18h, no auditório G2 da Católica.

Os aulões serão abertos ao público e os estudantes interessados em participar deverão se inscrever até a próxima sexta-feira (25) na sede da Fundação, localizada na sala 506 do bloco B da Católica. Para se inscrever, é necessário doar um quilo de alimento não-perecível.

SERVIÇO:

2° AULÃO DA FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA

Data: 26 de setembro
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco
Disciplinas:
Matemática – Prof° Adimes Telles
Física – Prof° João Carlos Nanes

3° AULÃO DA FUNDAÇÃO  FÉ E ALEGRIA

Data: 28 de setembro
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco
Disciplina: Redação – Profª Neuma Rocha

AULÃO INTEGRADO DA FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA

Data: 1º de outubro
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco
Disciplinas: Todas as áreas – Professores do projeto Amigos do Saber

INSCRIÇÕES

1 kg de alimento não perecível

Local: Sala 506 do bloco B da Católica

Horário: 14h às 17h

Católica promove mesa-redonda sobre diversidade social
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Católica irá promover, no dia 29 de setembro, a mesa-redonda “Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão”, que integra a série de encontros destinados aos alunos selecionados para a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009. O evento, que é aberto ao público em geral, terá duas sessões (às 9h30 e às 20h), no auditório G1 da Universidade, localizado no primeiro andar do bloco G.

Os palestrantes da mesa-redonda “Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão” serão o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, Gilbraz Aragão, e o professor do curso de Jornalismo da Católica Nadilson Manoel. Mais informações, pelo telefone (81) 2119 4291.

Ensino religioso nas escolas é tema de conferência de Teologia
Rebeca Kramer
Assessoria de Comunicação - Unicap

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na noite desta segunda-feira (21), a última conferência de uma série de sete. Com o tema O ensino religioso nas escolas: desafios e perspectivas, a conferencista da Congregação das Irmãs Paulinas, Maria Inês Carniato, falou sobre a importância da conscientização de uma pluralidade cultural e religiosa já nas próprias escolas. O evento aconteceu no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, localizado no 1° andar do bloco B.

A conferencista, durante a sua apresentação, colocou a necessidade de se refletir sobre um tema fundamental que envolve educação: a releitura das práticas pedagógicas da atualidade. O assunto, trabalhado pelo filósofo Edgar Morin, que, a pedido da Unesco, escreveu o livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, tem o clímax na seguinte frase do livro: “A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral. Deve formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie. Carregamos em nós esta tripla realidade. Desse modo, todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana”.

Em seguida, a conferencista trouxe um trecho da convenção da Unesco relativa à luta contra a discriminação no campo do ensino, de 1960: “A educação deverá ser orientada para o completo desenvolvimento da personalidade humana e para reforçar o respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e que deverá fomentar a compreensão, tolerância e amizade entre todas as nações e todos os grupos, raciais ou religiosos e promoverá as atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz”. De acordo com Maria Inês, todos os grupos raciais, necessariamente, caracterizam-se por traços culturais religiosos individuais e, pela diversidade étnica brasileira, uma multiculturalidade acaba se afirmando.

Segundo a declaração da Unesco sobre a diversidade como dado positivo de convivência social, do ano 2001, as diferenças culturais ampliam as possibilidades de escolha que se oferecem a todos. Sendo assim, torna-se uma das fontes do desenvolvimento, entendido não somente em termos de crescimento econômico, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória. “Via-se a diversidade como obstáculo ao ensino religioso. As crianças eram obrigadas a saírem das salas nas aulas quando não eram de determinada religião. Mas, agora, a exclusão é banida por lei. Deve-se excluir a exclusão dos alunos dentro das salas de aula”, expôs Maria Inês.

Na ocasião, a conferencista ainda citou o manifesto pela vida, de 2002, colocando a ética para a sustentabilidade como uma ética da diversidade em que se conjuga o ethos de diversas culturas. Esta ética, que alimenta uma política da diferença, busca remover as barreiras que promovem uma civilização hegemônica, preconceituosa e excludente. “É necessário haver um resgate que supere uma hegemonia cultural branco-europeu que sempre teve prioridade em termos de educação religiosa”, afirmou. “E é essa ética para a diversidade que cria uma pedagogia da alteridade para aprender a escutar outras racionalizações e outros sentimentos”. 

“A ética da sustentabilidade é a ética da vida e para a vida. É uma ética para o reencantamento e a reerotização do mundo, em que o desejo de vida reafirme o poder da imaginação, da criatividade e da capacidade do ser humano para transgredir irracionalidades repressivas. Para, ainda, questionar o desconhecido, pensar o impensado, construir o porvir de uma sociedade convivial e sustentável, a fim de evoluir para estilos de vida inspirados na frugalidade, no pluralismo e na harmonia entre as diversidades”. (citação do manifesto pela vida, de 2002). 

De acordo com informações colhidas por Maria Inês na cartilha da diversidade religiosa e direitos humanos de 2005, o Estado brasileiro é laico, o que significa que não deve ter, e não tem religião. No entanto, precisa garantir a liberdade religiosa. Afinal, a liberdade de consciência e de crença, como afirma o artigo 5º, inciso VI, da Constituição, é inviolável. Em outras palavras, o livre exercício dos cultos religiosos deve ser garantida.  

“A pluralidade, erguida por várias raças, culturas, religiões, permite que todos sejam iguais, cada um com suas diferenças. É o que faz do Brasil, Brasil. Certamente, deveríamos, pela diversidade de nossa origem, pela convivência entre os diferentes, servir de exemplo para o mundo”.

De acordo com o professor Artur Peregrino, há uma incoerência até mesmo no próprio termo utilizado para designar a atividade do ensino religioso. Quando o correto seria colocar os termos professor de ensino religioso, diz-se professor de religião. “Precisa acontecer aí uma mudança de concepção. É um assunto do interesse tanto dos que têm fé como dos que não têm, porque a temática está incluída em cultura e o homem não pode negá-la”. O professor, ainda se atendo a questões de denominações, achou bastante positivo quando a disciplina intitulada Introdução à Teologia passou a se chamar Humanidade e Transcendência. “A humanidade, que é o chão comum de todos e a transcendência é para onde o ensino religioso aponta”. 

O lugar do ensino deve ser na escola e o objeto do ensino é a cultura humana, não a comunidade de fé. De acordo com o coordenador do curso de Teologia da Católica, professor Cláudio Vianney, é preciso salientar, entretanto, que a pluralidade das religiões não é um problema muito sério no Brasil. Fazendo acento sobre as religiosidades, expôs que, por vezes, numa mesma religião, uma mesma Igreja é feita de formas diferentes.

Um outro aspecto apontado acerca do tema foi colocado pelo professor Sérgio Vasconcelos. “Mais de 90% dos religiosos no Brasil são cristãos. Mas, convivem bem com as outras formas de crença. Acontece que, quando a gente vai para o lado de sistemas como o islamismo, de repente, vivemos uma onda de fundamentalismos. Há um fechamento, um medo, uma tentativa de imunização diante da religiosidade”.

Com relação aos desafios do ensino religioso nas escolas, Maria Inês fez algumas pontuações. A necessidade do conhecimento da legislação brasileira, por exemplo, é muito desconhecida e as pessoas fazem muita confusão com os termos. “As pessoas têm medo que as escolas venham a criar confusão na cabeça da criança e fazer com que ela queira mudar de religião. Quem lida com ensino religioso deve ser muito esclarecido para lidar com os familiares, um esclarecimento que o professor não recebe no ensino docente”.

A Constituição Federal no Artigo 210 coloca o ensino religioso como parte integrante da formação do cidadão brasileiro. “Serão afixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental”.

O artigo 5° dispõe, ainda: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

“Com toda essa complexidade de diversidade cultural e do fenômeno religioso, quem é capaz de conhecer tudo isso? Será que somos capazes de responder as questões que os alunos nos trazem nas salas de aula”, questionou-se Maria Inês. Complementando a indagação, o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, professor Gilbraz Aragão, disse que faz-se necessário não deixar que as escolas, enquanto ministrantes do ensino religioso, permitam que os conteúdos perpassem para as excentricidades. “A gente não consegue encontrar entre mitos uma proposta de informação”.

Para Maria Inês, a dimensão rigorosamente científica e a dimensão da formação humana precisam fazer parte do ensino religioso. “O exercício de escutar e o respeito à liberdade contribuem para uma vivência concreta de uma sociedade intercultural dentro de sala de aula e da amizade, que é o sonho de todos”.

Uma das maiores indignações que o público presente no evento mencionou com relação ao ensino religioso nas escolas foi o fato de serem sempre as sacrificadas nos colégios em prol de outras matérias. “Só se constrói o conhecimento fazendo as informações caóticas passarem a se tornar conhecimento. A partir do momento em que as pessoas reorganizarem as informações e as transformarem em conhecimento é que os homens serão libertos dos medos e dos tabus e vão se tornar críticos da realidade”.

Quem é Maria Inês Carniato?

Nasceu em Pelotas, RS. Ingressou na Congregação das Irmãs Paulinas em 1970, e dedicou-se prioritariamente à pastoral bíblica e à assessoria de educadores de ensino religioso e de catequistas.   

É bacharel em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo, mestranda em Dogmática pelo CES, Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus de Belo Horizonte, e estudante de Teologia Judaica, pela Confederação Israelita de Belo Horizonte.   

Foi membro do GRERE, grupo de reflexão de ensino religioso da CNBB nacional, da equipe de reflexão pastoral do Regional Sul III da CNBB, da equipe de comunicação da Regional RS da CRB, do grupo de teólogas do CONIC, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, do conselho editorial da editora Paulinas, e atualmente trabalha no SAB, Serviço de Animação Bíblica, com assessoria de conteúdo e metodologia para agentes de pastoral bíblica.

Voluntários do Católica In se reúnem em confraternização
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

Os alunos voluntários do Católica In reencontraram-se em um momento de confraternização nesta segunda-feira (21) à tarde. Depois de cinco dias de muito trabalho, eles participaram de um lanche coletivo e tiveram a oportunidade de avaliar a organização do evento em 2009.

A terceira edição do Católica In registrou um aumento considerável de estudantes voluntários (aproximadamente 60, três vezes superior aos números de 2008). Eles trabalharam como guias dos 2.100 alunos de Ensino Médio que participaram das visitas e oficinas do evento, durante a última semana, nos turnos da manhã e da tarde.

Católica promove 2º Congresso Pernambucano de Direito Civil
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Católica irá promover, nos dias 15 e 16 de outubro, o 2o Congresso Pernambucano de Direito Civil, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco e a Escola Superior de Advocacia (ESA). Durante o evento, o auditório G1 da Universidade receberá painéis, conferências, exibição e debate de filme e lançamentos de livros jurídicos.

Com o tema “Miradas sobre o Direito Civil contemporâneo”, o congresso homenageia, em 2009, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sylvio Loreto, que ocupará o cargo de presidente de honra do evento. A equipe de coordenação científica é composta pelo coordenador do curso de Direito da Católica, Marcelo Labanca, e pelos professores Venceslau Tavares (ESA-PE, UFPE e FOCCA) e Torquato Castro Junior (UFPE).

A abertura do evento será realizada pelo professor da Católica e advogado José Maria Silva. Em seguida, o professor Rodrigo Xavier Leonardo, mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e vice-coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná, apresentará a conferência “A teoria das redes contratuais no contexto jurídico”. Para o encerramento, estão programadas as conferências “Fundamentos atuais dos ilícitos civis”, do professor Paulo Luiz Netto Lobo (professor dos cursos de mestrado e doutorado da UFPE e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça) e “Contratos internacionais, globalização e direito civil”, de Sylvio Loreto.

O Centro de Ciências Jurídicas da Católica estará representado por oito professores da graduação e do Mestrado em Direito, que participarão como palestrantes, debatedores e mediadores de painéis. São eles: José Maria Silva, Catarina Oliveira, Andréia Campos, Maria Rita Holanda (coordenadora da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração – Astepi), Roberto Paulino Junior, Isabel Guimarães, Clarice Marinho e Jayme Benvenuto (coordenador do Mestrado).

Durante o evento, serão lançados os livros “Direito Civil: volume 01”, do professor da UFPE Marcos Erhardt, e “Guarda Compartilhada”, da professora Manoela Quintas. A conclusão do primeiro dia de congresso (15) consistirá na exibição do filme “Baby Love”, de Vincent Garenq, que trata sobre a temática da adoção de crianças por casais homossexuais. Em seguida, juristas, psicanalistas e professores irão promover um debate acerca da produção, sob a coordenação da professora Maria Rita Holanda.

As inscrições para o 2o Congresso Pernambucano de Direito Civil podem ser feitas no site www.oabpe.org.br , que disponibiliza a programação completa do evento. Confira os valores:

Até 5 de outubro - R$ 50 para advogados adimplentes e estudantes/R$ 60 para os demais casos.

De 6 a 15 de outubro - R$ 60 para advogados adimplentes e estudantes/R$ 70 para os demais casos.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3224 7282 ou (81) 3224 2425, pelo e-mail secretariaesa@smartsat.com.br ou pelo site www.oabpe.org.br .

Professor da Católica ministra curso sobre história política contemporânea
Tércio Amaral
Assessoria de Comunicação - Unicap

Durante os dias 3, 17, 24 e 31 de outubro será oferecido, no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje), o curso de extensão “Pernambuco em chamas: 1955-1964”, ministrado pelo professor do curso de História da Católica José Ernani, mais conhecido como Mestrinho. Para os interessados, o investimento é de R$ 30.

Organizado em quatro períodos históricos, os conteúdos se baseiam em alguns conceitos, a exemplo do “Entreguismo”, “Populismo” e “Desenvolvimentismo”. Por outro lado, a temática também aborda a criação das Ligas Camponesas, os sindicatos rurais e os períodos eleitorais nas décadas de 50 e 60, quando grupos de esquerda saíram vitoriosos com líderes como Cid Sampaio, Jânio Quadros, João Goulart, Miguel Arraes e Pelópidas da Silveira.

Serviço:

Curso “Pernambuco em chamas: 1955 – 1964”

Local: auditório do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano – APEJE.

Endereço: rua do Imperador d. Pedro II, 371 – Santo Amaro, Recife/PE.

Datas: 03, 17, 24, e 31 de outubro

Mais informações pelos telefones: 3181 4125 e 9964 6683

Empresa oferece vagas para alunos e profissionais de Contabilidade
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

A Competência Consultoria está realizando seleção para profissional e estagiário na área da Contabilidade. Para concorrer à vaga de técnico em contabilidade é preciso ser formado e ter a carteira do Conselho Regional de Contabilidade, ter experiência na área e se enquadrar no perfil da empresa (ser dinâmico, disciplinado, ter organização, liderança e iniciativa). O salário é de R$ 761 mais vale transporte, além de ticket alimentação e plano de saúde.

Os interessados em concorrer à vaga de estagiário em contabilidade precisam cursar, no mínimo, o 2º período e, também, se enquadrar no perfil da empresa. Será oferecida uma bolsa de R$ 600 e vale transporte. Os currículos devem ser enviados para o e-mail selecao@competenciaconsultoria.com.br em atenção a Michely. Outras informações pelo telefone 3463-4040.

Alemanha oferece programa de intercâmbio para jovens jornalistas
André Amorim
Assessoria de Comunicação - Unicap

A IJP (Internationale Journalisten-Programme) está organizando, com apoio do Ministério Federal de Imprensa da Alemanha e de empresas privadas, um programa de intercâmbio entre jovens jornalistas da Alemanha e da América Latina. Os selecionados vão trabalhar por dois meses como redator-visitante em um veículo de comunicação da Alemanha.

O objetivo do programa é oferecer aos jornalistas das duas regiões a oportunidade de conhecer de perto a realidade do outro país. Durante os dois meses de trabalho no veículo de comunicação alemão, os jornalistas latino-americanos poderão se familiarizar com a realidade política e econômica do país, além de conhecer a cultura e a mentalidade dos germânicos.

O programa é dirigido para jornalistas com idade entre 23 e 35 anos, com conhecimentos regulares da língua alemã, ou, em casos excepcionais, fluência na língua inglesa. Os selecionados devem estar trabalhando como redatores, estagiários ou colaboradores fixos em um veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou internet).

O estágio será realizado entre os meses de março e abril de 2010, no entanto uma aula introdutória será realizada no dia 27 de fevereiro, na Alemanha, com a presença de todos os bolsistas participantes. Em seguida, os jornalistas iniciarão os estágios em um dos órgãos de imprensa alemão (jornal, revista, televisão rádio ou internet).

Os interessados devem apresentar seus pedidos até o dia 25 de setembroàembaixada ou ao consulado da Alemanha. Deverão incluir currículo, foto, cópia de três artigos ou reportagens e uma carta de recomendação do redator-chefe de seu veículo de comunicação. Além de uma descrição da capacidade profissional do jornalista, a carta deve servir como permissão para que o interessado possa participar do programa por dois meses. O currículo, de alguma maneira, deve comprovar os conhecimentos no idioma exigido. O resultado da comissão de seleção será divulgado até o dia 1º de dezembro.

Os selecionados receberão um auxílio de € 3300 (euros). Com esse dinheiro, o bolsista deverá custear gastos como viagem, alojamento e alimentação. Espera-se que o bolsista se responsabilize com algumas despesas. O trabalho durante o estágio não será remunerado. Caso seja necessário, o bolsista terá ajuda para encontrar um alojamento na Alemanha.

Os pedidos devem ser apresentados com endereço, telefone, fax e e-mail à embaixada ou ao consulado da Alemanha. Mais informação com Martin Spiewak pelo e-mail spiewak@ijp.org ou pelo site http://www.ijp.org/.

Instituto Cervantes oferece desconto para alunos e funcionários da Católica
Tiago Cisneiros
Assessoria de Comunicação - Unicap

O Instituto Cervantes está oferecendo 25% de desconto nas mensalidades para alunos e funcionários da Católica interessados em aprender a língua espanhola. A promoção é resultado de uma parceria entre as duas instituições de ensino. As matrículas estão abertas durante todo o ano, para aulas nos turnos da manhã, tarde ou noite.

Único centro cultural de língua espanhola reconhecido pelo governo da Espanha, o Instituto Cervantes disponibiliza uma série de vantagens para seus alunos. A biblioteca conta com mais de sete mil livros e mantém conexão com acervos das outras 63 cidades do mundo em que o Instituto está presente. No Brasil, a entidade tem sedes em Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Os títulos de Diploma Espanhol de Língua Estrangeira (D.E.L.E) emitidos pelo Instituto Cervantes são reconhecidos para cursos no exterior, estudos de pós-graduação e concessão de bolsas. Além do Preparatório para D.E.L.E, a entidade oferece os seguintes cursos especiais: Conversação; Espanhol Coloquial; Gramática; Tradução; Catalão, galego, basco; Espanhol para empresas; Espanhol para negócios e jurídico; Cultura hispânica; Melhor idade; Crianças e Adolescentes; e Vestibular.

Para mais informações, telefone para (81) 3334 0450, acesse www.recife.cervantes.es ou entre em contato pelo e-mail cenrec@cervantes.es . O Instituto Cervantes no Recife está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 4.535, no bairro do Derby.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Curso de Serviço Social promove seminário nesta quarta-feira

Intel promove palestra na Católica nesta quinta-feira

Coordenador de mestrado da Católica faz palestra em fórum de ensino religioso

O Museu de Arqueologia  comemora 3ª Primavera de Museus

Católica promove Passeio Ciclístico pela Paz no dia 27

Madrigal Marlos Nobre comemora os 58 anos da Católica com concerto especial

Professor da Unicap será conferencista no Cobenge 2009

Ética, alteridade e sentido: a filosofia contemporânea e a sabedoria do amor é tema de minicurso na Católica

Professora de Direito da Católica apresenta palestra em seminário internacional

Seminário Internacional marcará relançamento do Neal Unicap

Artigos de ex-alunos e professores do Mestrado em Psicologia serão reunidos em livro

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

21/09/2009 Missa celebra encerramento da Semana da Pessoa Idosa

18/09/2009 Coordenador da Pós-graduação da Unicap ministra conferência no 10° Simpósio Internacional IHU

Outras Edições >>

Edições de Agosto >>

Topo


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza de Paulo e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
 
Busca  
 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000