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Recife, 16 de novembro de 2009 - Ano 8

Governador de Pernambuco participa de evento na Católica nesta terça-feira
Por Tiago Cisneiros

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participará da mesa de encerramento do curso de capacitação sobre a Lei Maria da Penha, promovido pelo Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos da Católica. O evento será realizado nesta terça-feira (17), às 19h, no auditório G1 da Universidade (primeiro andar do bloco G).

A mesa do evento será composta, ainda, pela secretária da Mulher, Cristina Buarque; pelo Pró-reitor Comunitário da Universidade, Padre Miguel Oliveira; pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Mirian de Sá Pereira; pelo coordenador da Cátedra Unesco-Unicap Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, professor Jayme Benvenuto; e pela coordenadora do Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos, Andréa Almeida Campos. O encontro contará com a apresentação do Grupo de Dança Mandacaru Unicap, que comemora 15 anos de fundação em 2009.

Segundo a coordenadora do Núcleo e professora do curso de Direito da Católica, Andréa Almeida Campos, o encerramento legitima a preocupação da Universidade com o campo dos direitos humanos e do combate à violência de gênero. “O objetivo do evento é consolidar o meio acadêmico como um agente de transformação cidadã, participando, ativamente, da esfera política, através da construção de identidades e defesa de garantias”, afirma.

Curso de capacitação

As aulas de capacitação sobre a Lei Maria da Penha aconteceram, durante um mês (a partir do dia 9 de outubro), no campus da Católica e no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. O curso é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos, criado em agosto e vinculado à Cátedra Unesco-Unicap Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco e a Organização das Nações Unidas.

No total, 60 alunos das graduações em Direito, Psicologia e Serviço Social da Católica participaram do curso. Com a conclusão, eles receberão certificados de capacitação, podendo ser convocados, por órgãos públicos, para ministrar aulas acerca da Lei Maria da Penha.

Mais informações sobre o Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos podem ser obtidas pelo fone (81) 2119 4177.

Católica recebe Simulado Pe360graus com serviços gratuitos para estudantes e acompanhantes
Por Tiago Cisneiros

A Católica sediou, na manhã deste domingo (16), o Simulado Pe360graus, realizado pela Globo Nordeste. Centenas de estudantes responderam a 32 questões de “verdadeiro ou falso” sobre matemática, português, história, geografia, química, física, biologia e literatura. Mas, antes da prova, eles puderam relaxar e conferir como anda a sua saúde, graças aos serviços voluntários prestados por alunos e professores dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade.

Os portões da Rua do Lazer foram abertos às 7h, para alívio das primeiras pessoas que chegavam à Católica para o Simulado Pe360graus. Antes de se encaminharem para as salas do bloco B, onde as provas foram aplicadas, os candidatos (e pais de candidatos) encontraram uma estrutura, especialmente, montada para ajudar a controlar o nervosismo diante do desafio pré-vestibular. Aos poucos, a timidez deu lugar à participação e, rapidamente, à satisfação.

No estacionamento em frente ao bloco B, o grupo Alongando e Relaxando orientou pais e estudantes sobre as posições mais adequadas e os melhores exercícios de postura corporal. Alunos do curso de Terapia Ocupacional deram dicas para melhorar a memória nos estudos. Os futuros fisioterapeutas aferiram a pressão cardíaca e promoveram sessões de massagem, em colchonetes e cadeiras especiais. Na sala de convivência dos funcionários da Católica, os estudantes de Fonoaudiologia realizaram testes de audiometria, isto é, de avaliação da capacidade auditiva.

A coordenadora do grupo Alongando e Relaxando, professora Francisca Mota, explicou que as atividades promovidas neste domingo tiveram, como foco, as partes do corpo que concentram estresse. “A nossa ideia é mostrar como se pode trabalhar com os olhos, a cabeça e as mãos, que estão ligados ao momento de fazer um teste e ao acúmulo de tensão.”

A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, professora Márcia Crócia, avaliou o serviço de dicas de memória como uma boa oportunidade, tanto para os estudantes da graduação, quanto para os candidatos ao vestibular. “Para quem está na universidade, é uma chance de colocar em prática o conteúdo das disciplinas, além de divulgar a profissão. Já quem concorre a uma vaga no Ensino Superior pode otimizar o estudo com esses exercícios e ganhar uma força a mais na reta final”, disse.

A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, professora Maria Luiza Timóteo, destacou a importância da audição para o processo de compreensão dos conteúdos transmitidos em sala de aula. “É preciso ouvir bem para entender o que o professor explica. Apesar de ser uma situação rara, nós descobrimos, aqui, duas alunas jovens que têm dificuldades e não sabiam. Agora, vamos encaminhá-las a especialistas”, afirmou. Quanto aos universitários, opinou: “Eles estão tendo a oportunidade de participar do evento e fazer uma triagem em massa”. Maria Luiza lembrou, ainda, que a audiometria é cara e de difícil acesso na rede pública de saúde. Antes de passarem pelo exame, os estudantes e pais tiveram contato com livretos de orientação sobre fonoaudiologia, gagueira e o uso da voz.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Jader Carneiro, o serviço de massagem, também, contribuiu para os universitários, candidatos do Simulado e pais que aguardavam o término da prova. “O nosso objetivo é o de tranquilizar os concorrentes, deixando seus músculos mais relaxados e auxiliando na respiração e na circulação sanguínea, porque isso tudo melhora o funcionamento do cérebro. Além disso, podemos abordar a postura dos acompanhantes dos alunos, com a intenção de que não sintam as dores e o desconforto pela espera”, explicou. Jader considera que o trabalho, também, é uma experiência importante para os graduandos, que entram em contato com a vida real. “Aqui, eles estão numa situação diferente, na qual os atendimentos não são oferecidos a pacientes, mas, sim, a pessoas, teoricamente, saudáveis.”

Confira, agora, os depoimentos de quem foi beneficiado pelos serviços voluntários.

Maria Vera Lúcia Alves: cozinheira, 43, candidata a uma vaga no curso de Gastronomia

“Depois de tentar por toda a cidade, consegui, finalmente, passar pela audiometria. Aproveitei para verificar como está a pressão. Achei os serviços muito bons, porque nos ajudam a ficar menos preocupado com a prova.”

José Jomar: estudante, 18 anos, candidato a uma vaga no curso de Ciências Contábeis

“Resolvi fazer a audiometria porque tenho otite e quis conferir a situação. Descobri que estou com uma pequena alteração, mas nada fora do normal. Gostei do serviço, porque não precisei esperar muito e fui bem atendido pelos estudantes.”

Roberta Costa de Souza: doméstica, 28, candidata a uma vaga no curso de Administração"

Todos os serviços são excelentes, porque relaxam e tiram o medo e a ansiedade de quem vai fazer a prova. Seria muito bom se houvesse algo deste tipo em todos os vestibulares.”

Marleide da Silva Rodrigues, mãe do candidato Paulo Rodrigues da Silva, de 17 anos

“Cheguei aqui bastante tensa, mas, agora, estou relaxada, graças a duas sessões de massagem. Infelizmente, meu filho estava ansioso e foi logo para a sala da prova. Tenho certeza de que ele adoraria isso aqui. Seria ideal se existisse esta estrutura nos vestibulares.”

Ivanise Valéria da Silva, professora de Letras, mãe da candidata Dayana Valéria, de 19 anos

“Como preciso esperar o meu filho sair da prova, resolvi aproveitar os serviços oferecidos pela Universidade. Recebi massagem – que eu adoro -, aferi a pressão e passei pela audiometria. Esta oportunidade é muito interessante.”

Primeiros colocados

O primeiro lugar geral no Simulado Pe360graus foi o estudante Alisson Henrique Melo da Cunha, que obteve a nota 88,80 e tenta uma vaga para o curso de Medicina pelo quarto ano consecutivo.

O primeiro colocado da rede pública foi William Carneiro Gomes da Silva, estudante do Liceu Nóbrega e do projeto Amigos do Saber, promovido pela Fundação Fé e Alegria do Recife, parceira da Universidade Católica de Pernambuco. Saiba mais sobre a conquista de William, candidato ao curso de Engenharia Elétrica, na reportagem “Aluno do Fé e Alegria conquista primeiro lugar no simulado da Globo”, de Diego Ximenes.

Alisson Cunha e William Gomes da Silva foram premiados com uma viagem, com direito a acompanhante, para o Rio de Janeiro, onde conhecerão o Projeto Jacarepaguá (Projac), centro de produção da Rede Globo.

Mais informações sobre o simulado, no portal pe360graus.

Aluno do Fé e Alegria conquista o primeiro lugar no Simulado do Pe360graus
Diego Ximenes

O aluno do Liceu e da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife, Williams Carneiro Gomes da Silva, 17, conseguiu a primeira colocação da rede pública no Simulado do Pe360graus, realizado na manhã do domingo (15). Este já é o segundo ano consecutivo que estudantes que participam do projeto conseguiu primeiro lugar na prova. 

Para Williams, que tirou a nota 76,20, a noticia foi recebida com muita surpresa, pois não esperava sair tão bem no simulado. “Quando escutei meu nome como primeiro lugar, não acreditei, fiquei muito feliz. Essa meta alcançada indica que estou no caminho certo para fazer uma boa prova de vestibular”, confessou o estudante, que pretende cursar engenharia na Universidade de Pernambuco (UPE) ou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Jogos Digitais na Universidade Católica.

Como premiação, Willams ganhou uma viagem para conhecer o Projac, que é o centro de produção da Rede Globo, no Rio de Janeiro, com direito a acompanhante. Por todo apoio que o aluno do Fé e Alegria recebe nas horas difíceis, ele revela a pretensão de levar alguém da família. “Minha família tem me apoiado muito e está sendo responsável por tudo de bom que vem me acontecendo. Em reconhecimento pela ajuda, quero viajar com algum deles”.

Agora, o próximo objetivo do estudante é concentrar todas as atenções para o vestibular da UPE, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. “Tive uma grande conquista no domingo, mas sei que preciso me esforçar mais para fazer uma boa prova no final deste mês.”

Católica participa da 1ª Conferência Estadual de Comunicação
Por Elano Lorenzato

A Universidade Católica de Pernambuco participou na última sexta-feira (13), no Hotel Jangadeiro, em Boa viagem, às 19h, da 1ª Conferência Estadual de Comunicação – 1ª. Confecom Pernambuco. Etapa estadual da conferência nacional que será realizada em dezembro.

A 1ª Confecom tem como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e cidadania na era digital” e está distribuída em três eixos temáticos. São eles: Produção de Conteúdo; Meios de Distribuição e Cidadania: Direitos e Deveres.

Um espaço de diálogos, ideias e propostas diferentes – muitas vezes divergentes, para discutir as políticas de comunicação do país. A construção político-pedagógica do processo da 1ª Confecom será por meio do diálogo e do debate.

A mesa da conferência foi composta pelo secretário Estadual de Imprensa, Evaldo Costa; deputado federal Fernando Ferro; diretora de Rádio e Comunicação Popular da Prefeitura do Recife, Dulce Melo; representante das empresas de Telecom, Tarso Penaforte; representante da Confecom Nacional, Roseli Goffman; representante da sociedade civil Mariana Martins; e o representante dos trabalhadores em comunicação, Aldo Loreto.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, que estava em viagem de trabalho à Europa, foi representado pela coordenadora de Graduação da Unicap, professora Aline Grego, que estava acompanhada dos professores de comunicação Ana Veloso e Breno Carvalho. 

A Universidade Federal de Pernambuco foi representada pelo coordenador do Departamento de Comunicação Social, professor José Mário Austregésilo.

Evaldo Costa, secretário estadual de Imprensa, ressaltou a importância da participação da Católica neste evento. “A Universidade Católica de Pernambuco é um dos centros de estudo e pesquisa do Brasil mais importantes na área da comunicação. Tem um dos cursos de comunicação mais antigos do Brasil e, como veterano profissional dessa área, com 30 anos de militância, tenho orgulho de ter sido aluno e professor. Uma das coisas fundamentais na elaboração da lista de convidados é incluir a Reitoria e os professores dos cursos de comunicação da Católica para vir, participar, dar a sua contribuição, neste momento em que o Brasil começa a discussão sobre políticas de comunicação. É um momento importante do país. A gente sabe onde esse debate vai dar. Vai dar em mais democracia e mais direito”.

Aline Grego, coordenadora de Graduação da Católica, fala do compromisso da Universidade em participar da 1ª Confecom. “A Universidade tem um duplo compromisso. Primeiro compromisso é formar futuros comunicadores antenados com as mudanças e as necessidades, mais que urgentes, de uma comunicação democratizada. Em segundo lugar, porque ela tem compromisso com a própria sociedade na qual ela está inserida, região Nordeste, que por uma série de razões também precisa ter um olhar diferenciado neste processo de comunicação. Nós estamos em um momento de mudanças significativas nesta área. A questão digital é uma questão séria, no sentido que ela de fato tem a capacidade de permitir uma democratização, mas ao mesmo tempo ela precisa também de uma regulação que garanta de fato esta democratização. Há muitos interesses em jogo e a Universidade antenada e preocupada com esta sociedade deve participar”.

“É importante que um aluno que saia hoje de um curso de comunicação social, da Universidade Católica, seja ele Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda ou os novos cursos tecnológicos, a exemplo, de Eventos e Jogos Digitais, tenha a consciência dessa necessidade e dessa visão e reconhecimento, que de fato a comunicação é um direito de cidadania. É um direito humano tanto quanto a alimentação, o direito á moradia e o direito à educação”, conclui Aline Grego.      

Para o coordenador do curso superior tecnológico Jogos Digitais, Breno Carvalho, a temática abordada nesta 1ª Confecom é bastante pertinente. “Eu fico feliz porque eu trabalho disciplinas ligadas à tecnologia e enfatizo aos meus alunos que uma das plataformas que dá possibilidade de democracia quase que total é a Internet. Ela, ainda, não vem sendo trabalhada de forma completa, ou seja, explorando todas as suas possibilidades, pelo meio empresarial, acadêmico e estudantil. Os alunos não percebem que há possibilidades deles fazerem seus próprios laboratórios, sem estar vinculados a nenhuma instituição, por meio da Internet. Hoje estamos vivendo mais um momento de possibilidade de globalização de fato, do que na época em que fui estudante que discutíamos e não tínhamos nossa voz reverberada”. 

A professora de comunicação da Católica, Ana Veloso, fala da importância desta conferência. “É um momento histórico. A academia tem discutido muito a importância da comunicação democrática, da comunicação como direito humano, para que a sociedade possa se apropriar desse direito à comunicação. E para nós, que estamos pesquisando dentro da Universidade, junto com os nossos educandos, essa questão da importância da valorização da comunicação como direito de todos”. 

Espaço Criança Esperança de Olinda é tema de reportagem especial do Canal Futura
Por Tiago Cisneiros

O Espaço Criança Esperança de Olinda (Eceo) será destaque no Canal Futura desta quarta-feira (18). A emissora de televisão fechada apresentará uma reportagem especial sobre o projeto no programa “Você faz a diferença”, veiculado entre 10h55 e 11h35. O Eceo é resultado de uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco (atual gestora), a Rede Globo, a Unesco e a Prefeitura de Olinda. Saiba mais aqui.

Ex-aluna de Psicologia da Católica é vencedora de prêmio nacional sobre segurança pública
Por Tiago Cisneiros

A ex-aluna do curso de Psicologia da Católica Cleandra Danyelle Mendes, 30, foi uma das vencedoras do 1o Prêmio Nacional de Monografias em Segurança Cidadã Professora Valdemarina Bidone de Azevedo Souza. Pelo trabalho “A clínica na instituição policial: promovendo a valorização profissional”, Cleandra participaria de uma cerimônia com o presidente Lula e o ministro da Justiça, Tarso Genro, e de uma viagem a Bogotá e Medelín, na Colômbia. Participaria. A psicóloga precisou abrir mão dos benefícios em nome de algo muito maior: ser mãe.

O Prêmio Nacional de Monografias foi promovido pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud). Dos sete eixos temáticos oferecidos pelo concurso, Cleandra Danyelle optou por “Valorização profissional e otimização das condições de trabalho”. Segundo ela, a escolha deve-se ao emprego de psicóloga da Polícia Civil de Pernambuco, oferecendo atendimentos clínicos aos agentes da instituição. “Lá, trabalhamos para promover a valorização do pessoal da área de segurança, além de abordar o sofrimento psíquico do policial”, conta.

A monografia “A clínica na instituição policial: promovendo a valorização profissional” teve, como inspiração, os trabalhos de conclusão das especializações em Psicologia em Saúde Mental, cursada nas Faculdades Frassinetti do Recife (Fafire), e em Psicologia Clínica de Orientação Psicanalítica, realizada no Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL). Segundo Cleandra, os textos precisaram ser adequados às exigências do concurso, isto é, a abordagem da temática da valorização profissional e a apresentação em até 45 páginas.

O resultado do concurso, divulgado em 12 de agosto, credenciava a psicóloga a participar de uma cerimônia de premiação, em Brasília, no dia 27 do mesmo mês, data de abertura da 1a Conferência Nacional de Segurança. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Justiça, Tarso Genro, e outras autoridades da área de segurança pública. Só não contou com a presença de Cleandra, que dera à luz, há cerca de 48 horas, a primeira filha: Clara. No seu lugar, foi o tio, Mozart Cavalcanti de Oliveira, policial civil de Pernambuco durante 23 anos e, hoje, delegado na Bahia.

Por causa do período de amamentação, Cleandra, também, não pôde aproveitar o prêmio do concurso: uma viagem a Mendelín e Bogotá, na Colômbia, exemplos da redução da violência no mundo, entre os dias 18 e 23 de outubro. Privações que, certamente, não a aborreceram. Além do reconhecimento pessoal e profissional, a vitória renderá a publicação do artigo na Revista Brasileira de Segurança Pública, organizada pelo Ministério da Justiça.

O 1º Prêmio Nacional de Monografias em Segurança Pública recebeu mais de 200 trabalhos, divididos entre os sete eixos temáticos. Na entrevista ao Boletim Unicap, Cleandra contou que não esperava a conquista do primeiro lugar por não ter qualquer noção da quantidade de concorrentes. “Entrei na disputa sem saber as minhas chances, já que não se divulgam muitos projetos nessa área. O próprio pessoal da Conferência Nacional de Segurança Pública disse que o concurso foi importante por expor o que se produz sobre o assunto.”

O trabalho na Polícia Civil

A monografia “A clínica na instituição policial: promovendo a valorização profissional” está fundamentada no relato das experiências de Cleandra Danyelle no atendimento clínico na Polícia Civil de Pernambuco. Segundo ela, o trabalho sintetiza os impasses e desafios encontrados pela equipe da Divisão de Assistência Psicológica (Divasp) do órgão, que busca oferecer um espaço terapêutico para a abordagem do sofrimento psíquico e para a valorização profissional dos agentes.

Para Cleandra, os problemas psicológicos dos agentes devem-se à desvalorização imposta pela Polícia Civil e pela sociedade, além do estresse inerente à própria função. “Eles sofrem com o risco de morte, a baixa remuneração, a perda de colegas de profissão, o contato diário com a violência... Na clínica, encontram um local de acolhimento e atenção, que lhes ajuda a refletir e organizar as experiências de vida dentro do emprego e do convívio social”, esclarece.

Depois de conquistar o 1º Prêmio Nacional de Monografias em Segurança Pública, a psicóloga começa a pensar em novas produções. O trabalho na Polícia Civil continua como inspiração, mas sob um enfoque diferente: agora, considera a abordagem no combate à dependência química dos policiais - sobretudo, o alcoolismo. “Na clínica, fazemos o atendimento, monitoramos os casos e encaminhamos os pacientes para uma instituição especializada, como os Centros de Atenção Psicossocial a Usuários de Substâncias Psicoativas (Caps Ad)”, afirma.

Cleandra Danyelle pretende participar, também, do 2o Encontro de Qualidade de Vida na Segurança Pública, em 2010. Neste ano, na primeira edição do evento, ela apresentou o trabalho na clínica da Polícia Civil de Pernambuco, que realizou mais de 1.500 atendimentos entre os meses de janeiro e junho.

Tempos de Católica

A carreira na Polícia Civil teve início em 2003, meses antes de Cleandra concluir o curso de Psicologia na Universidade Católica de Pernambuco. Da instituição, ela guarda boas lembranças – principalmente, dos professores que ajudaram a refletir e experimentar a vida real. “O corpo docente tem uma excelente qualificação. Entre os que mais me marcaram, estão Carlos Brito, Célia Couto, Albenise Oliveira (hoje, coordenadora da graduação), Moab Accioly e Marcus Túlio.”

Cleandra destaca, também, a participação em um projeto de atenção a idosos, realizado na Santa Casa de Misericórdia e coordenado pela professora Amparo Caridade. Com Carlos Brito, diz que aprendeu a ter um olhar “mais humanizado sobre as pessoas”, através das lições sobre o psicólogo Winnicott. “Ele mostrou a importância de oferecer um ambiente, suficientemente, bom para o paciente. Isso serviu como inspiração para a minha monografia de conclusão da especialização no CPPL e para o meu trabalho cotidiano na Polícia Civil”, conta.

Missa afrocatólica encerra programação da II Semana da Consciência Negra
Por Rebeca Kramer

Na noite de sexta-feira (13), aconteceu, na capela da Universidade Católica de Pernambuco, a missa de encerramento da programação da II Semana da Consciência Negra, presidida pelo Padre Clóvis Cabral. O evento contou com a celebração da Páscoa de Cristo na Páscoa do Povo Negro com cânticos católicos e africanos, além de danças oriundas de religiões afro-descendentes.

Na ocasião, o Padre Lúcio Flávio levou sua turma de Teologia para prestigiar o evento. Ele comentou que o desenvolvimento de uma atividade que proporciona o diálogo inter-religioso, como o promovido pela Universidade Católica, é algo muito importante para a construção humana. “A Universidade, apesar de ser jesuíta, enriquece a identidade Católica Cristã com um evento como esse, que deveria constar cada vez mais na sociedade. Afinal, o religioso deve estar sempre na pluralidade”, colocou. Ainda para Padre Lúcio, o preconceito contra outras religiões decorre da dificuldade que as pessoas têm em lidar com o diferente. “Eles encaram religiões diferentes como algo que mete medo e, assim, acabam por hostilizá-las e ignorá-las. E é justamente esse medo o que não querem confrontar”, complementou.

A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Vitória Machado, considera a iniciativa da Universidade “extraordinária”, que, pela segunda vez, promove o evento da Consciência Negra no campus. “A Católica leva uma marca de pioneirismo nessa preocupação de discutir o tema dos preconceitos raciais e da pluralidade cultural. Inclusive, pela criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, o Neabe, que abre as portas para a sociedade civil lutar pela superação das desigualdades econômicas e raciais”, contou. A professora Vitória ainda ressaltou a importância dos acadêmicos contribuindo com essa luta, uma luta que, na sua concepção, “poderia ser maior”. “A abolição de preconceitos só será resolvido a partir do momento em que houver o seu reconhecimento. Depois, é partir para a conscientização de um processo social que ainda está tardando em acontecer”, disse.

Surama Reis era cardecista. Mas, por motivos pessoais, no momento encontra-se sem religião. Mantém, entretanto, um carinho muito forte pelas religiões de origem africana, especialmente o candomblé. Segundo Surama, que integra o grupo musical Ori Yaba, que quer dizer cabeça de mulher, ou todo aquele que tem um orixá feminino no seu Ori, a valorização da religião africana está “na forma como cultua e se identifica com a natureza”. Durante a programação da II Semana da Consciência Negra, ela participou ativamente do evento, cantando músicas, inclusive de sua autoria. “Já canto há muito tempo. Cantei no primeiro casamento afrocatólico do estado de Pernambuco, há oito anos”, falou.

Surama revelou ser muito importante a iniciativa da Universidade Católica de Pernambuco “porque não é todo dia que se pode levar a cultura afrodescendente até as pessoas”. Para ela, fazer com que as pessoas tenham conhecimento da cultura afro não se restringe a simples visitas a casas de candomblé e a interpretações de danças, mas também é preciso o conhecimento intelectual. “Somos eternos e fabulosos pesquisadores. Eu mesma, a partir do momento que componho, trago nas minhas letras aquilo que eu li, que eu aprendi, que eu puxei da memória”, salientou. E prosseguiu: “Eu costumo dizer que eu canto 1000% para que o público me aplauda 10%. A gente sabe que as pessoas são muito exigentes, mas o mínimo de retorno já me deixa satisfeita”.

Surama expôs que, incrivelmente, há textos que ela escreve que não sabe de onde os tirou, pois tem certeza de que nunca teve acesso àquele conteúdo. “Isso vem de Deus e dos orixás. Teve uma música, mesmo, a Iemanjá Sabá, que significa a mais ligada a Xangô, que eu não entendo de onde tirei”, afirmou, frisando que as canções que cria “são seu presente”.

Vestibular da Católica oferece quatro novos cursos
Por Tiago Cisneiros

A grande novidade do Processo Seletivo 2010.1 da Católica é a criação dos cursos tecnológicos de Fotografia, Jogos Digitais, Eventos e Gestão de Turismo. Além deles, serão oferecidos 25 cursos de graduação, totalizando 3.240 vagas. As inscrições estão disponíveis no site www.unicap.br, até 1o de dezembro. Os estudantes poderão concorrer com a nota da prova do Vestibular da instituição, que será aplicada no dia 12 de dezembro, ou com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008.

As outras novidades do Processo Seletivo 2010.1 são:

a) os valores diferenciados nas mensalidades dos cursos de Relações Públicas e Ciências Contábeis, a exemplo das nove licenciaturas e de Teologia;

b) a criação de uma nova turma no período da manhã, com 60 vagas, para o curso de Administração;

c) a criação de uma turma no turno da noite, com 60 vagas, para o curso de Publicidade e Propaganda;

d) o oferecimento da formação em Psicologia no turno da noite, na primeira entrada, com 60 vagas;

e) a ampliação do número de vagas para o curso de Engenharia Civil, com uma turma (60 alunos) na segunda entrada para o turno da noite;

f) o aumento de 50 para 60 vagas nas ofertas dos cursos de Relações Públicas e Engenharia Ambiental.

Confira os detalhes dos cursos tecnológicos no quadro abaixo.

Curso

Vagas

Coordenador

Mensalidade

Gestão de Turismo

60
(noite, 1a entrada)

Profa. Roberta Cajaseiras

R$ 350

 

Fotografia

80
(40 para manhã e 40 para noite, 1a entrada)

 

Profa. Renata Victor

R$ 550

 

Eventos

100
(50 para manhã, 1a entrada; 50 para tarde, 2a entrada)

 

Prof. Alfredo Sotero

R$ 350

Jogos Digitais

40
(noite, 1a entrada)

Prof. Breno Carvalho

R$ 450

Os interessados em participar do Vestibular 2010.1 da Católica deverão preencher o formulário de inscrição (disponível no site da Universidade, entre os dias 26 de outubro e 1o de dezembro) e imprimir o boleto para pagamento da taxa de R$ 80,00. A quitação poderá ser realizada em qualquer agência bancária integrada ao Sistema de Compensação Nacional. Caso o pagamento seja feito até o dia 15 de novembro, o candidato receberá um desconto de 25% sobre o valor da taxa, que passará a ser de R$ 60,00.

As provas do Vestibular 2010.1 da Católica serão realizadas no dia 12 de dezembro (sábado), das 8h às 13h, no campus da instituição. Os candidatos deverão se apresentar no local do exame com, no mínimo, uma hora de antecedência, portando um documento de identidade com fotografia e o Cartão de Inscrição. A avaliação abordará os conteúdos previstos no Programa do Vestibular 2008 (disponível no site www.unicap.br/vestibular/), nas disciplinas de Português, Redação, Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol), História, Química, Física, Geografia, Biologia e Matemática. A lista de aprovados será divulgada até o dia 15 de dezembro, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Universidade.

Necessidades especiais

A Católica oferece um tratamento diferenciado aos portadores de necessidades especiais. Caso o candidato precise de atendimento específico durante o exame, ele deverá assinalar tal condição na ficha de inscrição do vestibular 2010.1. Após efetuar o pagamento da taxa, o próprio concorrente ou um representante poderá fazer o requerimento da assistência, na sede da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), das 9h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 4 de dezembro. Neste momento, será solicitada uma comprovação da necessidade especial alegada.

Enem

Além do Vestibular, existe a opção de concorrer às vagas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008. Caso não tenha feito a prova escrita do Enem, o interessado poderá utilizar, apenas, a nota da parte objetiva, somando-a à redação proposta pelo Processo Seletivo 2010.1 da Católica.

Os inscritos que decidirem concorrer através do Enem devem comparecer à sede da Coave, das 9h às 12 ou das 13h às 17h, até o dia 3 de dezembro de 2009.  Na ocasião, será requisitada a apresentação do boletim do exame e do boleto de pagamento do processo seletivo quitado. Quem não tiver feito a redação do Enem precisará cadastrar o resultado da parte objetiva e declarar que estará participando do Vestibular 2010.1, exclusivamente, nessa disciplina.

Na prova de redação do Vestibular, serão aceitas as duas ortografias (anterior e posterior à Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009).

Cursos

Confira a relação dos cursos oferecidos no Processo Seletivo 2010.1 da Católica, com o respectivo número de vagas.

Curso

Vagas

Administração

240

Ciências Contábeis

120

Ciências Econômicas

60

Direito

660

Filosofia (licenciatura)

40

História (licenciatura)

120

Jornalismo

120

Letras Português e Espanhol (licenciatura)

60

Letras Português e Inglês (licenciatura)

60

Pedagogia (licenciatura)

60

Publicidade e Propaganda

120

Relações Públicas

60

Serviço Social

60

Teologia (bacharelado)

40

Arquitetura e Urbanismo

60

Ciência da Computação

240

Engenharia Ambiental

60

Engenharia Civil

180

Engenharia Química

60

Física (licenciatura)

60

Matemática (licenciatura)

60

Química (licenciatura)

60

Ciências Biológicas (licenciatura)

120

Fisioterapia

120

Psicologia (formação)

120

Curso tecnológico de Gestão de Turismo

60

Curso tecnológico de Fotografia

80

Curso tecnológico de Gestão em Eventos

100

Curso tecnológico de Jogos Digitais

40

A lista detalhada dos cursos, com as possibilidades de entrada e turno, está publicada no Manual do Candidato, disponível no site www.unicap.br/vestibular

Matrículas

Os aprovados no Processo Seletivo 2010.1 deverão realizar a matrícula nos dias 5 e 6 de janeiro de 2010, nos auditórios G1 e G2, localizados no primeiro andar do bloco G. O dia 7 será reservado para os estudantes retardatários. Confira as datas de divulgação de novos classificados e remanejados e das matrículas correspondentes:

- 8 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 11 e 12 de janeiro: Segunda matrícula no campus da Universidade – auditórios G1 e G2.

- 13 de janeiro: Reservada aos retardatários da segunda matrícula – auditórios G1 e G2.

- 14 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 15 de janeiro: Terceira matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 18 de janeiro: Reservada aos retardatários da terceira matrícula – auditório G2.

- 19 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 20 de janeiro: Quarta matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 21 de janeiro: Reservada aos retardatários da quarta matrícula – auditório G2.

- 29 de janeiro: Entrega do Certificado de Matrícula aos classificados para a primeira e segunda entrada, nos locais e horários indicados na tabela 10 do Manual do Candidato.

Mais informações

Site: www.unicap.br/vestibular

Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave)
Localização: térreo do bloco A da Católica
Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: (81) 2119 4143
E-mail: coave@unicap.br.

Católica vai oferecer curso de graduação em Eventos a partir de 2010
Por Tiago Cisneiros

É hoje. Finalmente, chegou o dia daquela festa que você tanto esperou. Na hora “h”, decepção: pouca gente, bebida quente, comida fria, serviço lento, problemas no som, confusões, uma carteira desaparece e a banda vai embora mais cedo. Para evitar essas situações, a Católica oferece, no Vestibular 2010.1, o curso tecnológico em Eventos, graduação de menor duração, voltada para a prática e o mercado de trabalho.

O curso de Eventos está com 100 vagas disponíveis no Processo Seletivo 2010.1, divididas da seguinte forma: 50 no turno da manhã, na primeira entrada, e 50 à tarde, na segunda entrada. Segundo o coordenador, professor Alfredo Sotero, os períodos foram escolhidos de maneira a facilitar o envolvimento dos estudantes com a prática. “Optamos por horários diferenciados para que o aluno tenha a noite e mais uma parte do dia para fazer estágio na área de eventos”, esclarece.

Com duração de dois anos, a graduação é oferecida em quatro módulos. No primeiro, os estudantes terão uma visão geral do campo de eventos, com disciplinas sobre cerimonial, etiqueta, alimentos e bebidas (buffets, coffee breaks), entre outros pontos fundamentais. O professor Alfredo Sotero destaca, ainda, a cadeira “História e Cultura”, referente a eventos históricos marcantes. “A ideia é explicar como eles aconteceram e, também, como foram organizados, desde guerras até festividades ou exposições.”

O segundo módulo será concentrado nos eventos sociais, isto é, batizados, casamentos, festas de aniversário (infantil e adulto), e até funerais. Na terceira etapa, o destaque é para os expositivos, como mostras artísticas, salões e desfiles de moda. Este último, aliás, é um dos principais nichos de mercado em Pernambuco, de acordo com Sotero. “Trata-se de um campo que tem crescido muito. Somos um dos polos no Brasil, por causa das produções de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, cujos materiais já estão sendo usados por estilistas muito reconhecidos”, avalia.

As aulas do último módulo referem-se a apresentações de música, dança, teatro e poesia. Durante o semestre, os alunos deverão organizar eventos culturais, como uma espécie de projeto experimental de conclusão de curso.

De acordo com o coordenador, Alfredo Sotero, a graduação da Católica pretende abordar todos os tipos de evento, com foco nos nichos de mercado, diferenciando-se no cenário nacional. “Fizemos uma pesquisa em todo o Brasil, para saber onde e como esse curso é oferecido. Então, resolvemos inovar, com um perfil voltado ao campo de trabalho, principalmente em Pernambuco.”

Além dos sociais, expositivos e culturais, o curso abordará eventos religiosos e náuticos, que, afirma Sotero, têm conquistado bastante espaço no mercado pernambucano. Como suporte para um ensino tão amplo, a graduação trabalhará questões imprescindíveis para o profissional envolvido em promoção de eventos. Entre as disciplinas programadas, estão “Som e Luz”, relativa ao uso de equipamentos técnicos, “Língua Portuguesa”, justificada pela necessidade de redação de projetos, “Segurança em Evento” e “Empreendedorismo”.

Origens

Na entrevista ao Boletim Unicap, o professor Alfredo Sotero contou que a ideia de criar um curso de Eventos na Católica surgiu há cerca de três anos, junto outras propostas de inovação para o Ensino Superior. “Os cursos tecnológicos começaram a aparecer no Brasil em 2002. Desde então, o Ministério da Educação ressalta que as universidades não podem deixar passar a oportunidade de oferecê-los, visando aos nichos de mercado.”

Atenta à tendência, a Católica realizou um levantamento do que existe no campo de eventos em todo o Brasil e, com base nas peculiaridades da região Nordeste e na filosofia da instituição, elaborou uma proposta diferenciada, marcada por uma abordagem ampla. “O mercado em Pernambuco está cada vez mais forte, com alta demanda de serviços. Por outro lado, muitos profissionais não têm a qualificação técnica, vindo da área de Relações Públicos ou Publicidade”, argumenta. “A nossa intenção é formar pessoal especializado, para trabalhar no Litoral, no Sertão, no Agreste ou em qualquer outro estado”, conclui.

Curso de graduação em Jogos Digitais é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica
Por Tiago Cisneiros

Uma indústria do entretenimento em plena evolução no Brasil, com faturamento anual maior do que R$ 300 milhões. Nos Estados Unidos, o lucro alcança patamares ainda mais elevados, girando em torno de US$ 10 bilhões no mesmo período. Não estamos falando de música ou cinema, e, sim, de um mercado em que muita gente, ainda, não presta atenção: os games. Quem busca entrar nesse campo conta, agora, com o curso superior tecnológico de Jogos Digitais, que passa a ser oferecido pela Católica no Vestibular 2010.

Com duração de dois anos e meio, a graduação concentra-se no desenvolvimento de jogos para computadores e celulares. Os 40 estudantes aprovados no Processo Seletivo 2010 já serão recebidos com uma estrutura montada, especialmente, para o curso. “A Católica ganhará dois laboratórios multimídia e um de arte, com 20 computadores cada. Neles, os alunos terão aulas teóricas e práticas com softwares, e entrarão em contato com a parte de design, abordando desenho instrumental, cenários, interface, efeitos especiais...”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho.

Os dois anos e meio do curso serão divididos em cinco módulos, com duração de um semestre cada. No primeiro, o objetivo é fornecer uma visão geral sobre o ambiente digital aos estudantes, além de prepará-los em algumas disciplinas de apoio. “Vamos trabalhar a comunicação na internet, a construção de um hotsite, as linguagens e formatos virtuais. Também ofereceremos as disciplinas de Análise e Produção de Imagens Digitais, abordando desde a fotografia até a composição no computador, Português e Inglês Instrumentais, Expressões Visuais e Teoria da Comunicação e Percepção”, enumera Breno Carvalho.

A segunda parte do curso pretende inserir o aluno no campo da animação, envolvendo os conceitos, a evolução e as atuais possibilidades. “A ideia é ensinar desde o frame a framme (estilo stopmotion) até a utilização no ambiente flash, através do recurso manual e da programação. Esses conhecimentos são necessários para o desenvolvimento do game, seja para computador ou para celular”, afirma o coordenador.

No terceiro módulo, o foco é a criação para computador, especificamente, no formato advergame, isto é, jogo publicitário. Os alunos aprenderão sobre comunicação digital, sua construção ontem e hoje (sem e com internet), e como pode ser desenvolvida a partir de dispositivos como Bluetooth, Wi-Fi (sem fio). “Durante o semestre, serão abordados os gêneros que existem em um game de entretenimento, e as possibilidades de uso na questão da propagação de marca, da imagem corporativa”, esclarece Breno. O módulo, também, contará com a disciplina Edição de Som.

O penúltimo semestre é voltado à criação do advergame para plataforma mobile, ou seja, celulares, palmtops, smartphones e afins. Além da disciplina Edição de Vídeo, os estudantes terão aulas sobre design, desenvolvimento de personagens, animação específica para o tipo de aplicativo e modelagem em 3D.

Depois de conhecerem as particularidades das plataformas, os estudantes escolherão uma delas (computador ou mobile) para desenvolver o seu próprio advergame. O trabalho é visto pelo coordenador Breno Carvalho como um projeto experimental, comum nos cursos de Comunicação Social. “Eles deverão criar o jogo, elaborar um plano de comunicação e realizar a defesa, isto é, explicar por que tal game servirá como elemento propulsor de determinada marca.” O quinto semestre será completado por disciplinas dedicadas à parte de ética e legislação, referentes, entre outros pontos, às questões de direitos autorais e patentes. “No final do curso, o aluno terá um portfolio, com, pelo menos, um produto para cada módulo”, ressalta o professor.

Na abordagem do processo de midiatização dos games – jogos que estão valorizando o cinema, a música, a formação de identidades de marca -, o curso, também, tratará de empreendedorismo. De acordo com Breno Carvalho, esse campo precisa ser visto pelos estudantes, para que aprendam a ganhar dinheiro com o game, tanto como criador e proprietário de uma empresa, quanto como participante ou funcionário. “É uma indústria forte, uma das poucas que não sofreram impacto na crise mundial”, comemora o coordenador. Só para lembrar, como já colocamos no início da reportagem: nos Estados Unidos, a criação de jogos arrecadou cerca de US$ 10 bilhões em 2008, superando os faturamentos somados das indústrias de música e cinema no país.

Embora o curso de Jogos Digitais esteja voltado às plataformas computador e mobile, a intenção é fomentar outros aspectos ligados ao game, inclusive o entretenimento em console (o tradicional videogame). Para ampliar a abordagem, serão organizadas palestras, minicursos e oficinas, ao vivo e online, ministradas por professores de Pernambuco e de outros estados. “Queremos formar um profissional multimídia, que entenda de comunicação na era digital e saiba utilizar bem o jogo digital, que é uma ferramenta rica, de interatividade, mas, ainda, considerado como brinquedo por grande parte da sociedade. Depois de concluir, ele poderá enveredar pelas áreas de comunicação ou computação”, pontuou Breno Carvalho.

Se o objetivo é oferecer uma formação múltipla, nada melhor do que buscar especialistas das mais diversas áreas. O corpo docente do curso contará com professores dos centros de Ciências Sociais, Teologia e Ciências Humanas e Ciências Jurídicas da Católica, vinculados aos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Direito, Letras, Psicologia e Administração. Profissionais do Centro de Ciências e Tecnologia serão responsáveis pela disciplina de inteligência artificial dirigida a games. O ensino de linguagem para animação e desenvolvimento caberá a profissionais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e de empresas pernambucanas de criação de jogos.

Origem do curso e perspectivas de mercado

O coordenador do curso, Breno Carvalho, travou os primeiros contatos com pessoas que trabalham na área de games em 2001, quando cursava a especialização em Design da Informação, na Universidade Federal de Pernambuco. O interesse pelo assunto cresceu e, em 2007, o professor de Comunicação Social da Católica elaborou a proposta do curso de Jogos Digitais, com base em pesquisas sobre interface e uso multimídia da internet e dos games na construção e propagação das marcas. Para quem estranha a ideia, Breno manda o recado: “Em 1993, as pessoas que falavam sobre internet eram mal vistas, como se fossem loucos por pensar naquilo. Hoje, estão apresentando palestras, desenvolvendo serviços, ganhando muito dinheiro. Agora, é a vez dos jogos”.

Em 2001, quando começou a se interessar pelo campo de Jogos Digitais, Breno Carvalho deparou-se com a falta de espaço e profissionais qualificados em Pernambuco. Hoje, a história é diferente, aqui e no exterior. “O mercado está ávido por pessoas preparadas, porque os outros países passaram a enxergar o Brasil como um lugar de muito potencial de informação e tecnologia para a construção de games. Com isso, cresceu a demanda por empresas da área, estimulando a criação de cursos e instituições”, explica.

As poucas empresas especializadas em jogos na época ficaram sobrecarregadas, sem condições de produzir, já que cada game representa de seis meses a dois anos de trabalho intenso. Agora, segundo Breno, a indústria procura profissionais com boa formação, o que inclui conhecimentos da língua inglesa. “Existem muitos casos de pessoas que começaram no Recife e estão nos Estados Unidos, na Argentina e em outros países. Ao contrário dos estrangeiros, nós tivemos que nos preparar para todas as etapas de construção, desde a animação e o engineer até a própria comercialização”, destaca o professor. Essa capacidade estaria levando os brasileiros a trabalhar no cinema internacional, em filmes como Hulk, Labirintos do Fauno, Harry Potter, Toy Story, Shrek e Matrix 2. As produtoras de vídeo, agências de comunicação e publicidade e a internet, também, são nichos para o profissional formado em criação de games. “É preciso muita pesquisa, análise de mercado e testes para produzir um jogo. Todos esses conhecimentos poderão ser usados em outros campos de trabalho.”

Unicap abre inscrições para Bacharelado em Teologia
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco abriu vagas para estudantes portadores de cursos livres em Teologia. Os interessados em fazer uma reciclagem nos estudos e obter um diploma de Bacharel em Teologia podem se inscrever na Unicap.

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o turno da noite. Os estudantes selecionados poderão cursar as disciplinas na sala de aula, ou seja, de segunda a sexta-feira ou através da forma semipresencial. A segunda opção consiste em seguir as aulas à distância, ou seja, através da internet, pelo Ambiente Virtual de Estudos http://www.dei.unicap.br:5000/~teleduc. Os interessados deverão participar de uma semana nos estudos presenciais para a orientação para os procedimentos que devem ser adotados.

A admissão e o aproveitamento dos estudos e conhecimentos realizados em curso livre de Teologia serão viabilizados através de um processo seletivo. Será realizada uma redação sobre um tema teológico e uma entrevista avaliativa, com uma banca examinadora composta por três professores da Universidade Católica de Pernambuco. A escolha também será complementada através da documentação acadêmica do curso de origem.

O prazo para a entrega dos documentos vai até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 16 e das 18h15 às 20h30, no Setor de Admissão, no térreo do Bloco R. O processo seletivo será realizado no dia 4 de dezembro, às 9h, na coordenação do curso de Teologia, no 1° andar do Bloco B. O valor para a inscrição é de R$116,00.

Documentos acadêmicos com cópias autenticadas necessários para a inscrição:

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado do histórico escolar
  • Histórico escolar do curso livre de Teologia, contendo as disciplinas por período/ano em que foram cursadas com as respectivas cargas horárias
  • Certificado de conclusão de Curso Livre de Teologia, com duração mínima de 1.600 (um mil e seiscentas) horas
  • Programas ou ementas das disciplinas cursadas

Documentos pessoais com cópias autenticadas necessários para a inscrição:

  • Certidão de nascimento/casamento
  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Quitação com o Serviço Militar
  • Título de eleitor e comprovante do último exercício eleitoral
  • Fotografia 3x4, de frente, recente, de boa qualidade

Curso de Jogos Digitais promove primeira palestra sobre criação de games
Por Tiago Cisneiros

O curso superior tecnológico de Jogos Digitais, que tem início em fevereiro de 2010, irá promover a palestra “Criação de Jogos Digitais”, apresentada pelo diretor de Criação da Meantime, Diego Credidio. O encontro será realizado no dia 18 de novembro (quarta-feira), a partir das 9h, na sala 005 do bloco G4 (térreo) da Universidade.

A palestra “Criação de Jogos Digitais” é gratuita e aberta ao público em geral. Quem comparecer com celulares dotados do sistema Bluetooth receberá dois games desenvolvidos pela Meantime, empresa criada a partir dos projetos do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). Mais informações pelo fone (81) 2119 4444 ou pelo e-mail breno25@gmail.com (pertencente ao coordenador do curso de Jogos Digitais, Breno Carvalho).

Saiba mais sobre o curso tecnológico de Jogos Digitais na reportagem “Curso de graduação em Jogos Digitais é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica”, de Tiago Cisneiros, ou através do hotsite >

Programa de Intercâmbio Acadêmico da Católica realiza confraternização no dia 18
Por André Amorim

Nesta quarta-feira (18), o Programa de Intercâmbio Acadêmico da Universidade Católica de Pernambuco realizará um encontro entre os alunos da Católica que já fizeram intercâmbio, os que viajam no próximo ano e os estrangeiros que estão na Unicap. A confraternização vai acontecer no salão receptivo, no 1º andar do bloco G, às 18h.

Na ocasião, um vídeo produzido pela Assecom, com depoimentos de alunos que já viajaram e estrangeiros que estão na Unicap, será exibido para os alunos que viajam no próximo ano. A intenção é integrar os alunos e fazer com que os que vão viajar possam tirar possíveis dúvidas. Após a apresentação do vídeo, será servido um lanche.

Também participam do encontro o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, professor Thales Castro, a coordenadora do 1º Ciclo, professora Fátima Breckenfeld, a responsável pelo intercâmbio da Unicap, Jéssika Silva, e um dos responsáveis pela criação do convênio Ausjal e ex-Pró-reitor Acadêmico da Unicap, Erhard Cholewa.

Curso de Ciências Econômicas da Católica vai promover palestra “Aprenda a investir na bolsa”
Por Tiago Cisneiros

O curso de Ciências Econômicas da Católica promoverá, no dia 19 de novembro, a partir das 19h, a palestra “Aprenda a investir na bolsa”, proferida pelos professores Adilson Celestino da Silva e Tiago Prux. O evento é gratuito e acontecerá no anfiteatro do bloco G4 (terceiro andar). Os participantes que assinarem a ata de presença receberão um certificado de três horas de atividade complementar.

O professor Adílson Celestino da Silva possui graduação pela instituição em Ciências Contábeis, mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, aproveita seus 25 anos de experiência na área de finanças e controladoria em três vertentes de trabalho: o ensino nas universidades Católica e Federal Rural de Pernambuco, o fornecimento de consultoria financeira e a apresentação de palestras sobre o mercado de capitais.

O professor Tiago Prux é especialista na área de mercado de capitais e assessor de investimentos da XP Investimentos Corretora. Possui certificado da Associação Nacional das Corretoras (Ancor) e autorização da Comissão de Valores Mobiliários para exercer a função de agente autônomo de investimentos.

Para mais informações, ligue para (81) 2119 4088 ou (81) 2119 4173.

Arcebispo Dom Fernando Saburido recebe Título de Cidadão de Olinda
Por Tiago Cisneiros

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, receberá o Título de Cidadão de Olinda na próxima quinta-feira (19). A cerimônia acontecerá a partir das 19h30, no Santuário da Mãe Rainha, localizado no Morro do Peludo, bairro de Ouro Preto.

Dom Fernando Saburido é natural do Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco. Ele nasceu no dia 10 de junho de 1947. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1983. Desde então, ocupou, entre outros, os cargos de ecônomo do Mosteiro de São Bento, administrador da Paróquia de Ouro Preto, vigário-geral, coordenador pastoral e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Em 2002, assumiu a presidência da Regional 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em maio de 2005, tornou-se Bispo da Diocese de Sobral no Ceará, função que exerceu até o último dia 16 de agosto, quando tomou posse da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Madrigal Marlos Nobre apresenta sábado recital em homenagem à França
Por Tiago Cisneiros

O Madrigal Marlos Nobre apresentará, no dia 21 de novembro, a partir das 19h30, o “Recital de melodias e árias francesas”. O espetáculo será realizado no auditório André Malraux da Aliança Francesa do Recife, que tem capacidade para 150 espectadores. A entrada é gratuita.

Composto por sete sopranos, cinco contraltos, sete tenores e oito baixos, o Madrigal Marlos Nobre busca resgatar e divulgar peças de compositores eruditos. No dia 21, o grupo de canto homenageará a França, com árias de compositores como Fauré, Gounod e Debussy, que serão executadas em solo, coro e duetos. O espetáculo contará com a regência de Lindbergh Pires e o acompanhamento do pianista Alison Queiroz.

Serviço – apresentação do Madrigal Marlos Nobre

Data: 21 de novembro (sábado)
Hora: 19h30
Entrada gratuita – sujeito à lotação
Local: auditório André Malraux da Aliança Francesa do Recife - Rua Amaro Bezerra, 466, Derby.
Informações: (81) 3202 6262 ou www.af.rec.br

Coordenador do Mestrado em Ciências da Religião apresenta palestra no dia 21 de novembro
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, professor Gilbraz Aragão, apresentará a palestra “Espiritualidade e Educação” no dia 21 de novembro (sábado), às 15h, no Salão de Eventos do Hotel Shelton Inn, em Jaboatão dos Guararapes. O evento integra a série “Encontros Transdisciplinares”, organizada pela HMF Assessoria Pedagógica.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Os interessados devem confirmar presença através do e-mail hmfassessoria@yahoo.com.br, informando nome, profissão, e-mail e telefone de contato. 

Serviço:Palestra “Espiritualidade e Educação”, do professor Gilbraz Aragão

Data: 21 de novembro
Horário: 15h
Local: Hotel Shelton Inn (Avenida Bernardo Vieira de Mello, 694, Piedade, Jaboatão dos Guararapes)
Inscrições: hmfassessoria@yahoo.com.br, informando nome, profissão, e-mail e telefone de contato.

XVI Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica enfoca estágio e corpo docente
Por Ana Luíza Madeiro

Acontecerá, entre os dias 25 e 27 de novembro, o XVI Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, promovido pela Coordenação de Estágio das Licenciaturas da Unicap, sob a responsabilidade da professora Maria Helena da Costa Carvalho. 

O objetivo do evento é promover uma maior valorização do estágio como elemento de fundamental importância na formação profissional, além de destacar a contribuição de Paulo Freire para a formação de professores.

Confira a programação completa do evento abaixo

Dia 25/11

Abertura

Momento musical

Fábio César Vasconcelos Rodrigues
Katarina Rodrigues.

Dramatização

Adilson Severiano
Lucas Nery
Rodrigo Mendonça

Palestra: Formação de professores: uma abordagem freireana

     - Palestrante: Profa. Maria do Carmo Sousa Motta

  • Debatedora: Profa. Graziela Brito de Almeida

Horário: 18h30

Local: Bloco G - Auditório G-I
Dia 26/11
  •  Sessão de pôsteres

     Horário: 17h às 19 h
     Local: Salão receptivo – Bloco G, 1º and.

  • Comunicações orais

     Horário: 19h30 min. às 22 h
     Local: Auditório do CTCH, Bl. B, 1º andar

  • Oficinas pedagógicas

      Horário: 19h30 min. às 22 horas
      Local: salas de aula, Bl. B, 3º andar

Dia 27/05

Sessão de pôsteres

      Horário: 17h às 18h30 min.
      Local: Salão receptivo – Bloco G, 1º andar

Livro sobre evolução da pesquisa na Católica será lançado no dia 27 de novembro
Por Tiago Cisneiros

A Coordenação Geral de Pesquisa da Católica lançará, no dia 27 de novembro, o livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)”. O acesso ao evento, que acontecerá no auditório G1, a partir das 9h, só será permitido mediante a apresentação do convite.

A Pastoral da Universidade montará, na entrada do auditório, um posto de arrecadação de alimentos não-perecíveis. Eles serão repassados aos moradores de rua atendidos pelo projeto Ronda Noturna e às famílias da Vila do Limoeiro, junto às doações coletadas durante o 2o Simpósio de Ciências Biológicas (Simcbio).

Após assinarem o livro de presença, os convidados receberão um vaso com miniflores, uma camisa e um exemplar do livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)”. Durante o lançamento, serão sorteadas duas unidades da obra “Valores do Recife: o valor do solo na evolução da cidade”, de Paulo Reynaldo Maia Alves, marido da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica Amélia Reynaldo.

O evento será aberto pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e pelo Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Cornélio Matos. Em seguida, os professores Newton Darwin, representante do Comitê Científico de Pesquisa, e Karl-Heinz Efken, integrante do Comitê de Ética em Pesquisa, irão fazer um depoimento sobre os últimos seis anos de pesquisa na Universidade.

Segundo a coordenadora geral de Pesquisa, professora Arminda Saconi, os docentes foram escolhidos em reuniões com os demais integrantes dos comitês, já que participam da equipe desde 2003. “Eles vão dar o depoimento de quem vivenciou e, ainda, vivencia este trabalho, todo este processo de aprimoramento”, explica.

Após o lançamento, os convidados participarão de um coquetel comemorativo, no Salão Receptivo da Católica (primeiro andar do bloco G, próximo ao auditório), com o acompanhamento musical do grupo Wave Unicap.

Pesquisa e história 

O livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)” contempla os anos em que a professora Arminda Saconi esteve à frente do processo de pesquisa científica na instituição. De acordo com Arminda, a publicação traz um retrospecto dos avanços provocados pelos investimentos acadêmicos, financeiros e estruturais. “A primeira parte da obra é um texto que conta a nossa história, desde a criação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) até hoje. Em seguida, são apresentadas tabelas com números, que facilitam a compreensão das melhorias.”

A criação da Propesp em 2003, segundo Arminda, marca a institucionalização das pesquisas na Universidade, com a elaboração de regimento, cadastramento de projetos e estrutura administrativa. “Até ali, muitos professores desenvolviam estudos individuais, mas foi uma novidade importante, porque criou condições para que os docentes melhorassem o currículo, participassem de grupos de pesquisa, pudessem concorrer em editais. Todos ficaram mais fortalecidos, em torno de uma coordenação”, argumenta.

De 2003 para 2009, a Propesp tornou-se Pró-reitoria Acadêmica e a Coordenação de Pesquisa foi renomeada, incorporando o termo “Geral”. Também marcaram o período a criação dos comitês Científico de Iniciação à Pesquisa, Científico de Pesquis@ýïð< Pesquisa, e a qualificação dos grupos de pesquisa. “No começo, tínhamos 56 grupos, com, apenas, um deles em consolidação, isto é, em um nível mais elevado. Hoje, reduzimos para 35, dos quais sete estão nesse patamar. Ainda há muito para fazer, mas já encontramos o caminho certo”, esclarece a professora Arminda Saconi.

Da cabeça para o papel

O levantamento dos últimos seis anos de pesquisa na Católica tem sido realizado a cada semestre, através de relatórios produzidos pela Coordenação Geral de Pesquisa. Segundo a professora Arminda Saconi, a ideia de criar um livro com o balanço desse processo surgiu em 2008, com a publicação de uma obra alusiva aos dez anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “Depois desse lançamento, pensei no momento especial que estamos vivendo, de recondução, modificação de estrutura. Por isso, tenho a obrigação de prestar contas para a Universidade e os órgãos de fomento que investiram aqui.”

O lançamento de “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)” substitui o segundo encontro anual dos três comitês da Coordenação Geral de Pesquisa, tradicionalmente realizado no mês de novembro. “Em vez de uma reunião, resolvemos fazer uma confraternização neste momento, já que entraremos em recesso até fevereiro. Tem sido interessante observar como muitas pessoas estão se mobilizando para o evento”, afirma a professora Arminda.

Católica abre inscrições para Mestrado em Direito
Por Tiago Cisneiros

A Católica abriu 25 vagas para portadores de diploma de Nível Superior interessados em participar do Programa de Mestrado em Direito. As inscrições poderão ser feitas até 21 de janeiro de 2010, através do site www.unicap.br .

O Programa de Mestrado em Direito tem área de concentração em “Direito, Processo e Cidadania” e as seguintes linhas de pesquisa:

  • Jurisdição e Direitos Humanos
  • Processo e Dogmática

A seleção dos candidatos às 25 vagas da turma 2010 consistirá nas seguintes etapas:

  • Prova escrita com base na bibliografia sugerida no edital – peso 3.
  • Análise do projeto de pesquisa – peso 2.
  • Avaliação do curriculum vitae modelo Lattes – peso 2.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita – peso 2.
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (francês, italiano ou inglês), através de teste de compreensão de textos escritos – prova classificatória – peso 1.

Leia o edital do Programa de Mestrado em Direito na página http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm .

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil
Por Tiago Cisneiros

A Católica abriu 18 vagas para portadores de diploma de Nível Superior interessados em participar do Programa de Mestrado em Engenharia Civil. As inscrições poderão ser feitas até 29 de janeiro de 2010, através do site www.unicap.br

O Programa de Mestrado em Engenharia Civil tem área de concentração em “Engenharia das Construções” e as seguintes linhas de pesquisa:

  • Materiais de construção civil
  • Tecnologia das construções

A seleção dos candidatos às 18 vagas da turma 2010 consistirá nas seguintes etapas:

  • Prova escrita de conhecimentos gerais em Engenharia Civil, com base na bibliografia indicada no edital.
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (inglês ou francês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de texto escrito ou apresentação de uma comprovação de proficiência emitida por instituição credenciada.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita.
  • Análise do curriculum vitae.
  • Análise do histórico escolar de graduação.
  • Análise da proposta preliminar do projeto de pesquisa.

Leia o edital do Programa de Mestrado em Engenharia Civil na página http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm .

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem
Por Tiago Cisneiros

A Católica abriu 21 vagas para portadores de diploma de Nível Superior interessados em participar do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem. As inscrições poderão ser feitas até 29 de dezembro, através do site www.unicap.br .

O Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem tem área de concentração em “Teoria e Análise da Organização Linguística e seus Distúrbios” e as seguintes linhas de pesquisa:

  • Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem em suas diversas manifestações
  • Processos de Organização Linguística
  • Distúrbios da Linguagem
  • Linguagem, Educação e Organização Sociocultural

A seleção dos candidatos às 21 vagas da turma 2010 consistirá nas seguintes etapas:

  • Prova escrita com base na bibliografia sugerida no edital – eliminatória.
  • Análise do projeto de pesquisa.
  • Avaliação do curriculum vitae modelo Lattes.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita.
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (francês ou inglês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de textos escritos – prova classificatória.

Leia o edital do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem na página http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm .

Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica
Por Tiago Cisneiros

A Católica abriu 22 vagas para portadores de diploma de Nível Superior interessados em participar do Programa de Mestrado em Psicologia Clínica. As inscrições poderão ser feitas até 30 de dezembro, através do site www.unicap.br .

O Programa de Mestrado em Psicologia Clínica tem área de concentração em “Tratamento e prevenção em Psicologia” e as seguintes linhas de pesquisa:

  • Família e interação social
  • Psicopatologia fundamental e psicanálise
  • Práticas psicológicas em instituições

A seleção dos candidatos às 22 vagas da turma 2010 consistirá nas seguintes etapas:

  • Prova escrita sobre conhecimentos em Psicologia Clínica, com base na bibliografia sugerida no edital – eliminatória.
  • Análise do projeto de pesquisa.
  • Avaliação do curriculum vitae modelo Lattes.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita.
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (francês ou inglês), através de teste de compreensão de textos escritos – prova classificatória.

Leia o edital do Programa de Mestrado em Psicologia Clínica na página http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm .

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião
Por Tiago Cisneiros

A Católica abriu 23 vagas para portadores de diploma de Nível Superior interessados em participar do Programa de Mestrado em Ciências da Religião. As inscrições poderão ser feitas até 3 de fevereiro de 2010, através do site www.unicap.br .

O Programa de Mestrado em Ciências da Religião tem área de concentração em Religião, Cultura e Sociedade e as seguintes linhas de pesquisa:

  • Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade
  • Tradição Judaico-Cristã, Cultura e Sociedade

A seleção dos candidatos as 23 vagas da turma 2010 consistirá nas seguintes etapas:

  • Prova escrita com base na bibliografia sugerida no edital – eliminatória.
  • Análise do projeto de pesquisa.
  • Avaliação do Curriculum vitae modelo Lattes.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita.
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (francês, italiano ou inglês), através de teste de compreensão de textos escritos – prova classificatória.

Leia o edital do Programa de Mestrado em Ciências da Religião na página http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm .

Católica promove Avaliação Institucional Interna Docente-Discente a partir desta terça
Por Tiago Cisneiros

A Católica está promovendo a Avaliação Institucional Interna Docente-Discente de 2009. Professores e estudantes poderão opinar sobre as disciplinas, o pessoal, a gestão e a infraestrutura da Universidade, através do site www.unicap.br . O processo segue até o final do semestre e visa a oferecer subsídios para a promoção de melhorias no próximo ano.

A avaliação institucional interna acontece desde 1998 e, segundo a integrante da Comissão de Avaliação e coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner, funciona como um elemento importante para o aprimoramento da Universidade. “Elas vêm contribuindo bastante para a realização de melhorias, tanto na parte acadêmica, quanto estrutural. A ideia é fazer com que os gestores, professores e alunos saibam como estão agindo e qual tem sido o resultado dos seus trabalhos”, destaca. Além da Universidade, os docentes e estudantes realizarão, também, sua autoavaliação.

Verônica Brayner lembra, ainda, que o conceito 4 obtido junto ao Ministério da Educação, numa escala de 1 a 5, também, considerou a tradição de avaliação interna da Católica. “Os avaliadores do MEC constataram e enfatizaram que temos essa cultura. Por isso, é tão importante a participação voluntária de alunos e professores no processo”, justifica.

Embora a avaliação seja voluntária, a professora ressalta a importância da participação de todos os membros da comunidade acadêmica. “Nós, geralmente, temos um percentual maior de professores do que alunos neste processo. É preciso que as pessoas cumpram, com responsabilidade, o direito de opinar sobre o local onde estão estudando ou trabalhando, assim como sobre os profissionais ou estudantes com quem convivem.”

No final do ano, a Comissão de Avaliação realizará a sistematização dos dados obtidos, encaminhando os resultados para os centros e cursos da Católica. Caberá, então, aos coordenadores promover debates junto aos colegiados e aos estudantes das graduações. Além disso, cada professor receberá o balanço das respostas dos estudantes sobre o seu desempenho profissional.

A Comissão de Avaliação é composta pela diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra; pela coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner; pelo professor da graduação em Ciência da Computação, Cezar Cerqueira; e pelo funcionário da Pró-reitoria Acadêmica Fernando Nascimento.

Se você é estudante da Católica e tem interesse em participar da avaliação, acesse o Portal do Aluno, no site www.unicap.br, a partir desta terça-feira (10). Para os professores, já está disponível o link. Acesse >

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REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

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