A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 23 de novembro de 2009 - Ano 8

Seis alunos de Jornalismo são aprovados na seleção de estágio da Rede Globo
Por Rebeca Kramer

Dos 10 candidatos aprovados na seleção de estágio 2009 da Rede Globo Nordeste, seis são do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. O processo de seleção teve três etapas. Em 28 de outubro, aconteceu a primeira fase do processo seletivo para novos estagiários de Jornalismo da Rede Globo Nordeste. Os estudantes responderam a questões de Português, Inglês, Conhecimentos Gerais, Raciocínio Lógico, Redação e atualidades. Os 30 candidatos que passaram para a segunda fase dividiram-se em dois dias diferentes para realizarem uma dinâmica de grupo em 11 e 12 de novembro. A terceira fase, na qual foram selecionados 20 estudantes, aconteceu nos dias 18 e 19. O resultado dos 10 selecionados saiu na tarde de sexta-feira (20).

Nesta última etapa, a diretora da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, e do chefe de redação, Duda Amaral, realizaram uma entrevista com os estudantes. Os novos estagiários começarão na empresa no dia 7 de dezembro. Confira os nomes deles e seus depoimentos:

Na redação da Emissora

Filipe Galvão de Arruda Lira

Laura Wanderley Gallindo

Maria Claudia Dubeux de Paula

Thiago Barbosa Neres

Na Redação do Pe360 graus

Luna Esther Markman Loureiro

Rodrigo Galvão Pinho Lins

Depoimentos:

“Na minha opinião, a dinâmica de grupo foi a etapa mais difícil, porque foi a fase em que você precisa mostrar, em pouco tempo e para todas as pessoas importantes da Globo, que você tem mais perfil para trabalhar na empresa que os seus concorrentes. A expectativa é de aprender com uma das melhores empresas de comunicação do mundo como se faz um jornalismo de qualidade e poder evoluir profissionalmente, agregando mais uma experiência na bagagem. Acredito que formação é tudo. É na Universidade que a gente constrói a nossa base para, lá fora, continuar edificando nosso futuro profissional. Só o fato de ser estudante da Unicap já ajuda. A Universidade é referência entre as empresas de Pernambuco, pois o mercado de trabalho conhece a estrutura acadêmica da Católica e sabe que aqui se formam bons alunos”. (Luna Esther Markman Loureiro).

“Aqui em Pernambuco, da mesma forma que eu imagino que deva ser no restante do País, a Globo oferece a melhor estrutura jornalística para quem trabalha, ou estagia, lá. Minha maior expectativa é desfrutar dessa estrutura e aprimorar minha capacidade de jornalista, ainda que enquanto estagiário. Para mim, a parte mais difícil foi a segunda fase, na qual nós participamos de uma dinâmica de grupo. Por eu ser meio calado, tive que superar essa barreira, mas deu tudo certo. No entanto, na minha opinião, todas as fases foram bem elaboradas. Para mim, não só a Universidade, mas o meu último estágio, no caderno de Economia da Folha de Pernambuco, me ajudaram bastante a conseguir ser selecionado. A Universidade nos dá todo o embasamento teórico e nos deixa bem direcionados para o mercado, enquanto o estágio foi bom para pôr o que a gente aprende em prática, podando alguns dos vícios de estilo que a gente termina carregando. Então, a junção das duas instituições fizeram com que eu fosse capaz de passar pelo processo de seleção da Globo”. (Rodrigo Galvão Pinho Lins).

“Achei que todas as fases tiveram seu quê de dificuldade. Passar na Globo foi como ser aprovado no vestibular, novamente. Além do conhecimento teórico e domínio da língua portuguesa, você precisa saber se apresentar, falar bem e mostrar o que você tem a oferecer para a empresa. Isso tudo é muito importante para conseguir um bom desempenho nos testes, mas não foi fácil. Acho que a expectativa agora é fazer um ótimo trabalho para ser reconhecido, aprender bastante, e ajudar os profissionais da empresa. Eu sempre penso que você não pode querer ser melhor do que ninguém, mas é fundamental que você queira ser melhor do que você mesmo. Ou seja, sempre evoluir - sem esquecer de manter um bom relacionamento com as pessoas do ambiente de trabalho.  Estou muito feliz porque vou para uma empresa grande e reconhecida, mas também venho dos Diários Associados, para o qual comecei a colaborar e publiquei minha primeira matéria em 2006, ainda no terceiro ano do Ensino Médio. Foi um sonho que eu sempre tinha e consegui realizar. A Universidade foi fundamental porque ofereceu uma bagagem muito forte em termos de domínio da língua portuguesa. Na primeira etapa, por exemplo, a prova de português cobrou bastante gramática e era preciso estar preparado. Quem se lembrou das aulas de Português Instrumental, que nós temos já nos primeiros períodos, com certeza se saiu bem. Além disso, técnica e prática de redação também contaram bastante e isso a Unicap dispõe em cadeiras como Redação e Jornal Laboratório. Outro toque importante é que o professor Vlaudimir Salvador tocava muito na questão de entrevista de emprego, mencionando o despreparo de muita gente, durante suas aulas. Talvez seja algo que nem está no script das cadeiras que ele ensina, mas também são informações valiosas para fazer uma bateria de testes rigorosos como os da Globo”. (Tiago Barbosa Neres).

"A prova escrita foi a parte que tive mais dificuldade porque é uma fase que não dá para conhecer o perfil da pessoa, se ela se encaixa ou não vaga. Fora que a concorrência é alta, e só passaram 30 para a segunda fase. Eu tenho muitas expectativas na Globo. Vai ser o meu primeiro estágio em um veículo de comunicação, portanto, terei a oportunidade de conhecer a vida real dos jornalistas, os desafios, além de trabalhar com pessoas que eu sempre admirei, em uma emissora do porte da Globo. Eu acho que vai ser uma grande escola. Penso que as aulas de uma Universidade não são suficientes para deixar o aluno pronto para uma seleção desta, já que depende de cada pessoa se empenhar para estar atualizado e capacitado para o mercado, que está cada dia mais complicado. O que a Unicap me ajudou foi a desenvolver minhas aptidões, principalmente, o texto. Eu acredito que o texto contou muito na primeira parte da seleção. (Maria Claudia Dubeux de Paula).

Fazenda da Esperança é tema de palestra na Unicap
Por Victor Bastos

Esperança, ressocialização, experiências e recuperações. Esses foram os focos do evento realizado na manhã desta segunda-feira (23), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. A palestra “A experiência da Fazenda da Esperança” foi promovida pelo Centro de Ciências Sociais (CCS) em parceria com a Pastoral da Católica.

O objetivo do evento foi apresentar a instituição e partilhar com os estudantes e professores presentes no auditório os exemplos de vida de jovens da Fazenda da Esperança de Garanhuns, Agreste do Estado.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS), Leonel Ferreira Morais Neto. Segundo o diretor, a parceira para a palestra se deu pelo caráter social das instituições. “É uma honra produzir esse evento. Nós estamos preocupados com a formação humana na Universidade, não apenas a tecnicista”, explicou Leonel.

Em seguida, o representante e articulador da Fazenda da Esperança de Garanhuns, Francisco Soares Neto (27), exibiu um vídeo institucional para apresentar a Organização Não Governamental.

Hoje articulador na instituição, Francisco Neto já foi paciente e foi recuperado pela Fazenda da Esperança. Como a maioria dos que passam pelo local, o representante teve inicialmente problemas com a família e em seguida com as drogas.

“Na minha casa, meu pai é alcoólatra e batia nos filhos e na minha mãe. Com isso, desde pequeno tive problemas, e encontrei na rua e nas drogas a possível solução para minha vida. Porém, com o tempo o vazio foi aumentando”, assim Francisco definiu o início do problema. O representante da Fazenda da Esperança começou a usar drogar com 15 anos.

A vida de Francisco começou a mudar quando ele tinha 20 anos. “Nessa época eu perguntei se minha vida deveria ser essa mesmo. Eu via muita gente morrendo e sabia que o meu fim estava chegando. Foi quando tive uma overdose e passei dois dias apagado. Foi quando decidi procurar ajuda”, contou.

Através de conhecidos, Francisco soube da Fazenda da Esperança e procurou o local. Segundo ele, foi para a instituição para se recuperar das drogas, mas a ONG mudou sua vida. “Me fizeram uma proposta para mudar tudo. Eu não tinha amigos, e quem era contra o que eu pensava era meu inimigo. Parar de usar drogas foi o mínimo, aprendi a gostar, amar e ter paciência com as outras pessoas”, disse.

Segundo Francisco, um dos maiores aprendizados na Fazenda da Esperança foi a paciência. “Sou essa pessoa hoje, pois tiveram calma e preocupação comigo. Sempre fui muito bem tratado, mesmo no início quando arrumava muita confusão. Isso que eu aprendi lá eu tento aplicar na minha vida, ou seja, devo fazer o mesmo pelos outros”, explicou. Francisco contou que esse aprendizado ajudou na volta para a família e nos futuros relacionamentos.

Após o depoimento de Francisco, foi a vez de sua mulher fazer o testemunho sobre a mudança de vida dele. Roselúcia Evangelista Silva Soares contou que o início do relacionamento foi complicado, principalmente pelo envolvimento de Francisco com a instituição. “A Fazenda da Esperança fez uma proposta, nós só poderíamos ficar juntos após uma espécie de teste”, contou.

Os dois ficaram “separados” durante alguns meses, e só poderiam se encontrar uma vez por mês. Cada um ficou em uma Fazenda da Esperança, que é dividida em instituições para homens e mulheres. Após o “teste’, os dois se casaram e Francisco foi convidado para articular uma nova Fazenda na Paraíba, que em seguida foi transferida para Garanhuns.

Doações e outra informações sobre a Fazenda da Esperança através do portal. Acesse >

Católica será sede do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco será a sede do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em abril de 2010. Esta é a primeira vez que o evento acontecerá no Recife, e a quarta, no Nordeste. A programação contará com painéis, mesas-redondas, conferências e grupos de trabalho, em torno, principalmente, do novo contexto midiático, isto é, das inovações tecnológicas e as mudanças das diretrizes curriculares no Ensino Superior.

Dentro da programação do 13o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, serão promovidos o 4o Encontro Nacional dos Coordenadores de Cursos de Jornalismo, o 9o Pré-fórum da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o 6o Colóquio da Agência de Notícias dos Direitos da Infância e o 2o Colóquio Iberoamericano de Professores de Jornalismo. O evento, também, compreenderá as eleições da nova diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).

De acordo com o professor Ricardo Mello, diretor da Regional Nordeste 1 do FNPJ e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, a escolha da Católica deve-se à tradição e à estrutura do seu curso de Jornalismo. “No último evento, em Belo Horizonte, tivemos o indicativo do Recife como uma das possíveis sedes em 2010. Então, a diretoria executiva do Fórum aprovou a proposta do Reitor, Padre Pedro Rubens, que destacava o pioneirismo e a importância da graduação, que completará 49 anos”, contou.

Para Mello, o encontro é vital para a discussão do exercício e do estudo do jornalismo no Brasil, sobretudo diante do novo contexto da profissão. “Devemos valorizar todo evento que possa mobilizar profissionais, estudantes e professores para discutir as perspectivas do trabalho, em torno das novidades tecnológicas e das mudanças no ‘fazer’ jornalismo.” No tocante ao papel da Católica como sede do evento, afirmou: “É fundamental que haja o encontro de docentes e alunos na Universidade, a casa da troca de conhecimentos. Isso permite o intercâmbio das pesquisas e resultados e, consequentemente, a melhoria da formação e da prática jornalística”.

O coordenador do curso de Jornalismo da Católica, professor Alexandre Figueirôa, enfatizou o significado de um encontro nacional para o Recife e a Universidade. “Trata-se de um evento importantíssimo, a possibilidade de trazer à cidade um espaço de discussão e reflexão sobre as principais questões que envolvem a prática e o ensino do jornalismo. É bom lembrar que os professores precisam estar atualizados com os assuntos acadêmicos e políticas de comunicação, porque são responsáveis pela formação dos futuros profissionais”, avaliou.

Para Figueirôa, o Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo surge como uma prévia para as comemorações dos 50 anos do curso da Católica, que serão completados em 2011. “Será uma espécie de abertura para as festividades, cujo início oficial acontecerá no Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom) 2011, também a ser realizado na Universidade. Esses eventos comprovam a nossa tradição de graduação de Jornalismo mais antiga do Norte e Nordeste”, concluiu.

A marca do encontro, que ilustra esta reportagem, é de autoria da professora Carla Teixeira, também do curso de Jornalismo da Católica. Segundo ela, a imagem tem, como inspiração, uma paisagem-símbolo do Recife (Rua da Aurora e Rio Capibaribe) e elementos de identidade local – entre eles, o efeito de xilogravura, típica da literatura de cordel, obtido através da vetorização da figura.

Missa de 7º dia presta homenagem ao professor Platão Gomes Torres
Por Rebeca Kramer

“Sinto que minha luz está apagando, mas continuo tentando...”. Esta frase foi dita pelo professor mais antigo do curso de Administração da Unicap, professor Platão Gomes Torres, poucos dias antes de partir. A fim de prestar uma homenagem a quem ingressou na Universidade no dia 2 de março de 1971, um ano após a criação da graduação, foi celebrada uma missa na última sexta-feira (20), na capela da Católica, presidida pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins.

Falecido no último domingo (15), vítima de complicações no coração e de leucemia, o professor Platão Gomes Torres era uma pessoa muito querida pelos alunos a quem dava aulas e com quem se relacionava. Segundo o coordenador do curso de Administração, professor Sales Vidal, nos 38 anos de carreira, Torres colecionou reconhecimento de colegas e estudantes. “Ele foi considerado o melhor professor de Matemática Comercial e Financeira do estado. Era exigente com os alunos, cobrava o conteúdo na disciplina, mas sempre foi muito querido por todos. Lembro-me que, nas ocasiões de confraternização com os professores, Platão levava seu violão para tocar. Sei, também, que ele gostava muito da Universidade e fiquei muito feliz ao saber que, ainda no hospital internado, a sua vontade era de voltar a dar aulas”, relembrou.

Na ocasião da missa, o diretor do Centro de Ciências Sociais, professor Leonel Morais, enfatizou, ainda, outra qualidade do professor Platão: “Um dos pontos fortes dele era sua extrema pontualidade. Quando começava a tocar Ave Maria, às 18h, ele já estava na Universidade pronto para dar aula. Isso marcou bastante”, relatou, oferecendo, ainda, todo o apoio à família do docente por parte da Universidade Católica.

O professor Platão, casado há 42 anos com Nelba de Oliveira Torres, com três filhos e cinco netos, teria lutado, segundo sua mulher, não apenas contra um, mas contra um conjunto de males que o afligiram neste último ano. “Por toda sua vida, foi um exemplo de paciência. Era uma pessoa muito boa, atenciosa e transparente. Adorava tocar de tudo no violão, desde o clássico até qualquer outra coisa que ele quisesse. Estudioso, Platão sempre foi muito prestativo, até mesmo com os alunos que, frequentemente, ligavam para ele na intenção de tirar dúvidas de provas”, contou. Nelba comentou ter apreciado bastante a iniciativa da Universidade em prestar uma homenagem ao seu marido, que, de acordo com ela, “amava tanto essa instituição”. “No hospital, Platão só pensava em ficar bom para poder retomar suas aulas. Não há dúvidas de que ele era muito querido. Muitos colegas dele de trabalho e alunos foram visitá-lo lá”, finalizou.

Nas comemorações pelos 40 anos do curso de Administração, que terão início no próximo dia 16 de dezembro, também será prestada uma homenagem ao professor Platão Gomes Torres.

Estudantes da Católica experimentam o jornalismo na internet
Por Tiago Cisneiros

Na semana passada, o Boletim Unicap noticiou a criação de uma conta do Twitter para a disciplina Jornal e Novas Tecnologias, oferecida no quarto período do curso de Jornalismo da Católica. Agora, listamos os endereços dos perfis virtuais criados pela turma, que se dividiu em grupos para produzir reportagens e vídeos para blogs temáticos. No Twitter, os estudantes postam os resumos de seus trabalhos, informações e comentários relacionados ao assunto em pauta.

Os estudantes Aline Souza, André Amorim, Annyela Rocha, Bernardo Valença, Clarice Izabela, Lílian Pimentel e Thiago Hanken criaram o blog “Não pise na grama” (http://naopise.blogspot.com), voltado para notícias, curiosidades e reflexões acerca do meio ambiente e da ecologia. No Twitter, o endereço é http://twitter.com/npisenagrama.

Cinthia Ferreira, Jaime Mitchell, José Vitor Araújo, Marília Simas e Marina Didier são os responsáveis pelo blog “Cultucando” (http://cultucandoo.blogspot.com), no qual postam histórias e notícias da cena cultural de Pernambuco. No Twitter, o endereço é http://twitter.com/cultucando.

Os alunos Artur Sampaio, Beatriz Lacerda, Luana Pimentel, Mayra Milenna e Tiago Cisneiros mantêm o blog “F5” (http://f5tec.blogspot.com), cujo nome faz alusão à tecla de computador “atualizar”. A página traz informações sobre a evolução e os benefícios da tecnologia, as novidades no mercado e laboratórios e as inovações em Pernambuco. A conta no Twitter é http://twitter.com/f5tec.

O blog “Weekend in PE”, alimentado por Alice Cristiny, Camila Melo, Júlia Montenegro, Lílith Perboire e Raquelle Esteves, dá dicas de entretenimento e comenta eventos e novidades em Pernambuco. O endereço é http://weekendinpe.blogspot.com; no Twitter, http://twitter.com/weekendinpe.

As estudantes Carolina D’Albuquerque, Isabela Alves, Kamila Nunes, Maria Eduarda Vaz e Tainah Dantas postam notícias, conselhos e histórias sobre moda e estilo no blog “A Moda Viva” (http://amodaviva.blogspot.com). No Twitter, o endereço é http://twitter.com/amodaviva.

Alan Vinícius, Cynthia Giestosa, Diego Ernandes, Felipe Gomes e Victor Bastos informam os internautas a respeito da política local, nacional e internacional, no blog “Simplificando a Política” (http://simplificando-a-politica.blogspot.com). Para acessar o Twitter do grupo, digite http://twitter.com/simp_politica.

Os alunos Cínthia Carvalho, Diego Ximenes, Lívio Mororó, Lucianna Valente, Paulo Henrique Tavares, Rudá Cabral e Thayuanancy Araújo contam o que acontece na capital pernambucana no blog “Recife em Pauta” (http://recifeempauta.blogspot.com). No Twitter, as notícias sobre a Veneza Brasileira estão disponíveis no link http://twitter.com/recifeempauta.

O Twitter da disciplina Jornal e Novas Tecnologias, ministrada pelos professores Álvaro Filho e Breno Carvalho, pode ser acessado no endereço http://twitter.com/jornal_tec09.

Festival internacional debate cultura e literatura neolatinas
Por Diego Ximenes

Desafios da Neolatinidade: o diálogo cultural e as línguas neolatinas na Europa, África e América Latina, é tema do Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas (Festlatino), que já chega à terceira edição. Escritores, artistas, professores e representantes culturais de países europeus e das Américas do Sul e Central vão se reunir para discutir a difusão literária, lingüística e cultura neolatina, entre os dias 24 e 27 de novembro, na Fafire e na Aliança Francesa.

O encontro está sendo organizado pelo poeta, escritor e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Humberto França. “Esse festival atua no sentido de ampliar os vínculos entre os países europeus de línguas neolatinas, os países ibéricos, a América Latina, os Estados membros do Mercosul e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A partir desse encontro, pretendemos estimular ações continuadas entre as nações”, revela o organizador do evento.

Além do aumento de vínculos e da difusão literária, o encontro tem a proposta de estimular intercâmbios de estudantes e professores para a aprendizagem dos idiomas originários do latim e promover a transmissão de métodos avançados de ensino das línguas.

O festival tem início às 19h desta terça-feira (24), com uma solenidade de abertura, no Gabinete Português de Leitura, localizado na Rua do Imperador, 290. O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para: inscrição@flestlatino.com e outras informações também pelo e-mail: informações@flestlantino.com .

XVI Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica enfoca estágio e corpo docente
Por Ana Luíza Madeiro

Acontecerá, entre os dias 25 e 27 de novembro, o XVI Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, promovido pela Coordenação de Estágio das Licenciaturas da Unicap, sob a responsabilidade da professora Maria Helena da Costa Carvalho. 

O objetivo do evento é promover uma maior valorização do estágio como elemento de fundamental importância na formação profissional, além de destacar a contribuição de Paulo Freire para a formação de professores.

Confira a programação completa do evento abaixo

Dia 25/11
· Abertura
        ·   Momento musical

     Fábio César Vasconcelos Rodrigues
     Katarina Rodrigues.

  • Dramatização

Adilson Severiano
Lucas Nery
Rodrigo Mendonça

·  Palestra: Formação de professores: uma abordagem freireana
     - Palestrante: Profa. Maria do Carmo Sousa Motta

  • Debatedora: Profa. Graziela Brito de Almeida

Horário: 18h30

Local: Bloco G - Auditório G-I
Dia 26/11
  •  Sessão de pôsteres

     Horário: 17h às 19 h
     Local: Salão receptivo – Bloco G, 1º and.

  • Comunicações orais

     Horário: 19h30 min. às 22 h
     Local: Auditório do CTCH, Bl. B, 1º andar

  • Oficinas pedagógicas

      Horário: 19h30 min. às 22 horas
      Local: salas de aula, Bl. B, 3º andar

Dia 27/05

Sessão de pôsteres

      Horário: 17h às 18h30 min.
      Local: Salão receptivo – Bloco G, 1º andar

Livro sobre evolução da pesquisa na Católica será lançado no dia 27
Por Tiago Cisneiros

A Coordenação Geral de Pesquisa da Católica lançará, sexta-feira (27), o livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)”. O acesso ao evento, que acontecerá no auditório G1, a partir das 9h, só será permitido mediante a apresentação do convite.

A Pastoral da Universidade montará, na entrada do auditório, um posto de arrecadação de alimentos não-perecíveis. Eles serão repassados aos moradores de rua atendidos pelo projeto Ronda Noturna e às famílias da Vila do Limoeiro, junto às doações coletadas durante o 2o Simpósio de Ciências Biológicas (Simcbio).

Após assinarem o livro de presença, os convidados receberão um vaso com miniflores, uma camisa e um exemplar do livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)”. Durante o lançamento, serão sorteadas duas unidades da obra “Valores do Recife: o valor do solo na evolução da cidade”, de Paulo Reynaldo Maia Alves, marido da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica Amélia Reynaldo.

O evento será aberto pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e pelo Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Cornélio Matos. Em seguida, os professores Newton Darwin, representante do Comitê Científico de Pesquisa, e Karl-Heinz Efken, integrante do Comitê de Ética em Pesquisa, irão fazer um depoimento sobre os últimos seis anos de pesquisa na Universidade.

Segundo a coordenadora geral de Pesquisa, professora Arminda Saconi, os docentes foram escolhidos em reuniões com os demais integrantes dos comitês, já que participam da equipe desde 2003. “Eles vão dar o depoimento de quem vivenciou e, ainda, vivencia este trabalho, todo este processo de aprimoramento”, explica.

Após o lançamento, os convidados participarão de um coquetel comemorativo, no Salão Receptivo da Católica (primeiro andar do bloco G, próximo ao auditório), com o acompanhamento musical do grupo Wave Unicap.

Pesquisa e história 

O livro “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)” contempla os anos em que a professora Arminda Saconi esteve à frente do processo de pesquisa científica na instituição. De acordo com Arminda, a publicação traz um retrospecto dos avanços provocados pelos investimentos acadêmicos, financeiros e estruturais. “A primeira parte da obra é um texto que conta a nossa história, desde a criação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) até hoje. Em seguida, são apresentadas tabelas com números, que facilitam a compreensão das melhorias.”

A criação da Propesp em 2003, segundo Arminda, marca a institucionalização das pesquisas na Universidade, com a elaboração de regimento, cadastramento de projetos e estrutura administrativa. “Até ali, muitos professores desenvolviam estudos individuais, mas foi uma novidade importante, porque criou condições para que os docentes melhorassem o currículo, participassem de grupos de pesquisa, pudessem concorrer em editais. Todos ficaram mais fortalecidos, em torno de uma coordenação”, argumenta.

De 2003 para 2009, a Propesp tornou-se Pró-reitoria Acadêmica e a Coordenação de Pesquisa foi renomeada, incorporando o termo “Geral”. Também marcaram o período a criação dos comitês Científico de Iniciação à Pesquisa, Científico de Pesquis@ýïð< Pesquisa, e a qualificação dos grupos de pesquisa. “No começo, tínhamos 56 grupos, com, apenas, um deles em consolidação, isto é, em um nível mais elevado. Hoje, reduzimos para 35, dos quais sete estão nesse patamar. Ainda há muito para fazer, mas já encontramos o caminho certo”, esclarece a professora Arminda Saconi.

Da cabeça para o papel

O levantamento dos últimos seis anos de pesquisa na Católica tem sido realizado a cada semestre, através de relatórios produzidos pela Coordenação Geral de Pesquisa. Segundo a professora Arminda Saconi, a ideia de criar um livro com o balanço desse processo surgiu em 2008, com a publicação de uma obra alusiva aos dez anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “Depois desse lançamento, pensei no momento especial que estamos vivendo, de recondução, modificação de estrutura. Por isso, tenho a obrigação de prestar contas para a Universidade e os órgãos de fomento que investiram aqui.”

O lançamento de “Evolução da Pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco (2003-2009)” substitui o segundo encontro anual dos três comitês da Coordenação Geral de Pesquisa, tradicionalmente realizado no mês de novembro. “Em vez de uma reunião, resolvemos fazer uma confraternização neste momento, já que entraremos em recesso até fevereiro. Tem sido interessante observar como muitas pessoas estão se mobilizando para o evento”, afirma a professora Arminda.

Governador de Pernambuco e Idhec lançam livro com anotações poéticas de Dom Helder
Por Tiago Cisneiros

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o Instituto Dom Helder Câmara lançarão o livro Entrelinhas no dia 1º de dezembro, às 19h, no Museu do Estado. A obra é composta por anotações poéticas do ex-Arcebispo de Olinda e Recife, a partir de versos do recifense Carlos Pena Filho, e ilustrações de doze artistas plásticos pernambucanos. O evento contará com a apresentação do grupo instrumental Galho Seco, com participação do músico Marco César, do Conservatório Pernambucano de Música.

Serviço

Lançamento do livro Entrelinhas
Data: 1o de dezembro
Horário: 19h
Local: Museu do Estado de Pernambuco – Avenida Rui Barbosa, 960, Graças – Recife

Fone: (81) 3427 0766

Tucap promove oficina de teatro em janeiro
Por Rebeca Kramer

O grupo de Teatro da Universidade Católica de Pernambuco (Tucap) que, em novembro, retornou aos palcos com a peça de Leo Tabosa Vidas Passadas e Engomadas, ministrará em janeiro de 2010 uma oficina de formação de atores. A participação será gratuita.

Serviço

O quê? Oficina de Formação de Atores
Quando? 18 a 27 de Janeiro de 2010
Onde: Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança
Horário: Das 14h às 17h

Inscrições: Assessoria de Cultura da Unicap -Bloco R - (Reitoria-2º Andar).

Ampla Comunicação está com inscrições abertas para estágio 2010
Por André Amorim

A agência de publicidade Ampla Comunicação está com as inscrições abertas para o processo seletivo do programa de estágio 2010. Podem participar estudantes do sexto período da área de Comunicação Social e Marketing. Os selecionados vão trabalhar por seis horas diárias e receber uma bolsa mensal de um salário mínimo. O programa começa no dia 4 de janeiro

A empresa está oferecendo sete vagas, sendo duas para atendimento, uma para redator, uma para diretor de arte, uma para mídia, um para mídia e outra para a RTVC. As inscrições podem ser até a quarta-feira (25) pelo site  www.euqueroestagionaampla.com.br. Os interessados podem tirar dúvidas sobre o processo seletivo pelo e-mail estagio@ampla.com.br.

A primeira etapa da seleção se dará por meio de um exercício específico para cada setor, publicado no próprio site na quinta-feira (26). O prazo para entrega é até dia primeiro de dezembro. A segunda etapa é constituída de um workshop na Ampla, dia 12 de dezembro. Outras informações pelo site http://www.ampla.com.br/ ou pelo twitter da agência http://twitter.com/ampla_.

________________________________________________

1  Confira mais Notícias

Curso tecnológico superior em Turismo é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica

Católica vai oferecer curso de graduação em Eventos a partir de 2010

Curso de graduação em Jogos Digitais é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica

Unicap abre inscrições para Bacharelado em Teologia

Católica abre inscrições para Mestrado em Direito

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem

Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião

Inscrições abertas para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria

Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios

Folha de S. Paulo abre inscrição para a 50ª turma do seu Programa de Treinamento

Topo  

________________________________________________

  Edições Anteriores

Edição de sexta

mais edições >

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000