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Recife, 09 de dezembro de 2009 - Ano 8

Fórum de Direitos Humanos realiza nesta quinta-feira último encontro do ano
Por André Amorim

Será realizado, nesta quinta-feira (10), a partir das 9h10, no auditório do 3º andar do bloco G4, o encerramento do IV Fórum de Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Recife. Neste ano, o evento, realizado em parceria pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social e a Universidade Católica de Pernambuco, teve como tema “Movimentos Sociais e Direitos Humanos”.

Na ocasião, os palestrantes serão o coordenador do Mestrado em Direito e da Cátedra Unesco-Unicap de Direitos Humanos, professor Jayme Benvenuto, o representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Marcelo Santa Cruz, o representante do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Tony Lima, e a assessora executiva da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz.

Inscrição para admissão extravestibular vai até o dia 22
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas até o dia 22 de dezembro para os processos de admissão extravestibular, que, também contemplam os novos cursos tecnológicos de Fotografia, Gestão de Turismo e Eventos. A oportunidade é válida para portadores de diploma de graduação, pessoas que estejam em transferência de outra instituição de Ensino Superior, alunos especiais e interessados em cursar disciplinas isoladas.

A nova portaria da instituição determina que os processos de admissão extravestibular serão mantidos de 14 a 22 de dezembro, um acréscimo de nove dias em relação ao prazo anterior. Há vagas disponíveis para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, além das licenciaturas em Física, Matemática, Química, Filosofia, História, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Pedagogia, Ciências Biológicas e dos bacharelados em Filosofia e Teologia. Para os três cursos tecnológicos (Fotografia, Eventos e Gestão de Turismo), só serão aceitos candidatos portadores de diploma de Nível Superior.

As pessoas que desejarem concorrer às vagas como portadoras de diploma e estudantes em transferência de outra instituição de Ensino Superior podem se inscrever pela internet, no site www.unicap.br. Alunos especiais e interessados em cursar disciplina isolada devem comparecer à Católica ou apresentar procuração, até o dia 22 de dezembro, e se dirigir ao bloco R, onde funciona o Protocolo do Setor de Admissão. O horário de atendimento é das 9h às 11h, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h.

Para se inscrever, são necessárias cópias autenticadas pelo próprio candidato dos seguintes documentos pessoais:

a) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente: para casos de transferência e portador de diploma de outra instituição.

b) Certidão de nascimento ou casamento: para casos de transferência, portador de diploma de outra instituição ou concluinte da Católica em 2009.2.

c) Carteira de identidade: para todos os casos.

d) CPF: para todos os casos

e) Quitação com o Serviço Militar: para casos de transferência, portador de diploma de outra instituição ou concluinte da Católica em 2009.2

f) Título de eleitor e comprovante do último exercício eleitoral: para casos de transferência, portador de diploma de outra instituição ou concluinte da Católica em 2009.2.

g) Uma fotografia 3x4 recente e de boa qualidade: para todos os casos.

A lista dos documentos acadêmicos para cada tipo de admissão está disponível no site http://www.unicap.br/processos_admissao/extravestibular.htm .

Após a apresentação dos documentos, o candidato receberá um boleto com o valor da taxa correspondente ao seu tipo de admissão. O pagamento deverá ser realizado até o primeiro dia útil subsequente ao da inscrição, no posto de serviço Unibanco localizado no térreo do bloco G da Católica. Confira a tabela a seguir:

Transferência e portador de diploma de outra instituição: R$ 75,00

Portador de diploma e concluinte da Católica em 2009.2: isento de taxa

Aluno especial: R$ 40,00

Disciplina isolada: R$ 40,00

Quando o número de candidatos for superior à quantidade de vagas, a Católica realizará um processo de seleção dos inscritos nas modalidades de transferência e portador de diploma, além da análise da documentação apresentada e do cumprimento das normas e critérios específicos para cada tipo de admissão.

Cursos tecnológicos

A admissão extravestibular para os cursos superiores tecnológicos de Eventos, Gestão de Turismo e Fotografia só será permitida a portadores de diploma de Nível Superior. Nesses casos, a matrícula será feita por disciplinas e “em bloco”, exceto nos casos decorrentes de dispensa. No total, são oferecidas 45 vagas, divididas da seguinte maneira: dez para manhã e cinco para noite em Fotografia; dez para manhã em Eventos; 20 para noite em Gestão de Turismo.

Mais informações

Veja os detalhes e as normas da Admissão Extravestibular da Católica nos documentos disponibilizados na página http://www.unicap.br/processos_admissao/extravestibular.htm. Em caso de dúvidas, ligue para (81) 2119 4132.

Católica prorroga prazo de inscrição para aproveitamento de estudos em Teologia
Por Tiago Cisneiros

A Católica prorrogou o prazo de inscrição para aproveitamento de estudos e conhecimentos extraordinários no bacharelado em Teologia. No total, são oferecidas 40 vagas. Os interessados podem entrar com o pedido de admissão e avaliação até o dia 14 de dezembro (segunda-feira), no Protocolo do Setor de Admissão (térreo do bloco R). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h30 às 16h e das 18h30 às 20h.

Os candidatos devem apresentar cópias autenticadas pelo estabelecimento de origem ou cartório de notas dos seguintes documentos acadêmicos:

  • certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado do histórico escolar.
  • histórico escolar do curso livre de Teologia, contendo as disciplinas por período/ano em que foram cursadas com as respectivas cargas horárias.
  • certificado de conclusão de curso livre de Teologia, com duração mínima de 1.600 horas.
  • programas ou ementas das disciplinas cursadas.

Para os documentos pessoais a seguir, é exigida a apresentação da cópia autenticada pelo próprio candidato:

  • certidão de nascimento ou casamento.
  • carteira de identidade.
  • quitação com o Serviço Militar.
  • título de eleitor e comprovante do último exercício eleitoral.
  • uma fotografia 3x4 recente e de boa qualidade. 

Depois da análise da documentação, as solicitações aptas ao processo seletivo serão encaminhadas à coordenação do curso de Teologia. No dia 18 de dezembro, os candidatos passarão por uma prova de redação, às 9h, e entrevistas, das 11h às 13h e das 14h às 17h. Durante o processo de inscrição, será emitido um boleto no valor de R$ 116, que deverá ser quitado no posto de serviço Unibanco da Universidade Católica de Pernambuco.

Os estudantes selecionados poderão cursar as disciplinas na forma presencial (com aulas de segunda à sexta-feira, na Católica) ou à distância (semipresencial, através de um ambiente virtual de estudos). Nesse último caso, devem participar de uma semana de estudos presenciais para orientação dos procedimentos a serem adotados. Mais informações: (81) 2119 4132.

Ex-alunos das Licenciaturas poderão pagar o Fies com prestação de serviço
Com informações da Assessoria de Comunicaçnao do MEC

O Governo Federal anunciou uma medida que vai facilitar o pagamento do Financiamento Estudantil. Ex-alunos dos cursos de Licenciatura e de Medicina poderão quitar a dívida após a formatura com prestação de serviço. Os recém-formados abaterão 1% da dívida a cada mês trabalhado na educação pública básica, nos caso dos licenciados, e no Programa de Saúde da Família, no caso dos médicos. O prazo previsto para pagar é de oito anos e quatro meses.

De acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação ao Boletim Unicap, uma vez o projeto de lei lido em plenário, haverá um prazo de cinco dias para recursos, o que, na avaliação do MEC é improvável que aconteça. O projeto seguirá então para a Casa Civil da Presidência da República e a expectativa é de que seja sancionado em, no máximo, 15 dias.

Juros menores – O Senado aprovou nesta terça-feira (8) um outro projeto de lei que reduz os juros do Fies. Após a sanção presidencial, a nova taxa de juros passará de 6,5% para 3,5%. Percentual que já é pago pelos ex-alunos dos cursos de Licenciatura e de Tecnologia. Além dos novos contratos, a medida beneficiará também quem já tem saldo devedor de contratos anteriores. Leia mais em www.mec.gov.br.

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas de estágio nas áreas de Letras e Matemática
Por Tiago Cisneiros

O Espaço Criança Esperança de Olinda (Eceo) está oferecendo duas vagas de estágio para o ensino de língua portuguesa e matemática nas oficinas do projeto De Mãos Dadas com a Escola. Os interessados devem entregar os currículos na Coordenação Geral de Extensão da Católica ou enviá-los para o e-mail extensão@unicap.br , até as 17h do dia 17 de dezembro. Os selecionados serão convocados a apresentarem, também, o histórico escolar.

As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de Letras e Matemática que tenham habilidade para trabalhar com crianças e adolescentes do sexto e do sétimo ano da rede estadual ou municipal de educação. Os selecionados receberão bolsa e vale transporte. O estágio tem carga horária de 20 horas semanais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensão@unicap.br ou pelo fone (81) 2119 4242.

Vestibular 2010 da Católica terá atividades especiais para pais, acompanhantes e ‘feras’

A Católica está preparando mais uma etapa da Jornada Portas Abertas. Durante as provas do Vestibular 2010, que serão realizadas neste sábado (12), a partir das 8h, no bloco G, os pais e acompanhantes terão acesso a atividades como relaxamento, massagens, alongamento e dinâmicas de grupo. A novidade é que os ‘feras’ também poderão participar. As equipes de alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da Unicap estarão à disposição dos candidatos pouco antes das 7h. Após a entrada dos candidatos nas salas, será a vez dos pais e acompanhantes participarem.

Quem preferir esperar fazendo orações, terá a Capela da Universidade, localizada no estacionamento de funcionários e professores, como opção. O local ficará aberto ao longo de toda a manhã. A Biblioteca Central também funcionará especialmente para os acompanhantes. Além de jornais e revistas, o público terá acesso a computadores ligados à Internet.

No térreo do bloco G, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (D.G.E) e da Divisão de Ação Social (DAS) estarão à disposição para dar informações sobre o processo de matrícula e das modalidades de bolsas e financiamentos oferecidos pela Católica. O Vestibular 2010 disponibiliza 3.240 vagas em 25 cursos de graduação. Este ano, a Católica também está oferecendo quatro novos cursos tecnológicos com duração de dois anos a dois anos e meio: Fotografia, Jogos Digitais, Gestão em Eventos e Gestão em Turismo.   

Outras informações sobre o processo seletivo no www.unicap.br/vestibular/2010 ou pelo telefone (81) 2119-4143.

Avaliação Interna Docente-Discente poderá ser feita na Biblioteca da Católica
Por Tiago Cisneiros

A Católica disponibilizou um quiosque para os alunos e professores interessados em participar da Avaliação Interna Docente-Discente da Universidade. O ponto de apoio está localizado na entrada da Biblioteca Central, próxima ao jardim do bloco G, e conta com um computador conectado, permanentemente, à página do processo avaliativo.

Se você - aluno ou professor - prefere participar da avaliação com o seu próprio computador, basta acessar http://www.unicap.br/avaliacao/index.htm .

Saiba mais sobre a Avaliação

Através da Avaliação Institucional Docente-Discente, os professores e estudantes da Católica poderão opinar sobre as disciplinas, o pessoal, a gestão e a infraestrutura da Universidade. O processo segue até o final do semestre e visa a oferecer subsídios para a promoção de melhorias no próximo ano.

A avaliação institucional interna acontece desde 1998 e, segundo a integrante da Comissão de Avaliação e coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner, funciona como um elemento importante para o aprimoramento da Universidade. “Isso vem contribuindo bastante para a realização de melhorias, tanto na parte acadêmica, quanto estrutural. A ideia é fazer com que os gestores, professores e alunos saibam como estão agindo e qual tem sido o resultado dos seus trabalhos”, destaca. Além da Universidade, os docentes e estudantes farão, também, sua autoavaliação.

Verônica Brayner lembra, ainda, que o conceito 4 obtido junto ao Ministério da Educação, numa escala de 1 a 5, também, considerou a tradição de avaliação interna da Católica. “Os avaliadores do MEC constataram e enfatizaram que temos essa cultura. Por isso, é tão importante a participação voluntária de alunos e professores no processo”, justifica.

Embora a avaliação seja voluntária, a professora ressalta a importância de todos os membros da comunidade acadêmica. “Nós, geralmente, temos um percentual maior de professores do que alunos neste processo. É preciso que as pessoas cumpram, com responsabilidade, o direito de opinar sobre o local onde estão estudando ou trabalhando, assim como sobre os profissionais ou estudantes com quem convivem.”

No final do ano, a Comissão de Avaliação realizará a sistematização dos dados obtidos, encaminhando os resultados para os centros e cursos da Católica. Caberá, então, aos coordenadores promover debates junto aos colegiados e aos estudantes das graduações. Além disso, cada professor receberá o balanço das respostas dos alunos sobre o seu desempenho profissional.

A Comissão de Avaliação é composta pela diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra; pela coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner; pelo professor da graduação em Ciência da Computação Cezar Cerqueira; e pelo funcionário da Pró-reitoria Acadêmica Fernando Nascimento.

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PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

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