A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 07 de dezembro de 2009 - Ano 8

Vestibular 2010 da Católica terá atividades especiais para pais, acompanhantes e ‘feras’

A Católica está preparando mais uma etapa da Jornada Portas Abertas. Durante as provas do Vestibular 2010, que serão realizadas neste sábado (12), a partir das 8h, no bloco G, os pais e acompanhantes terão acesso a atividades como relaxamento, massagens, alongamento e dinâmicas de grupo. A novidade é que os ‘feras’ também poderão participar. As equipes de alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Psicologia da Unicap estarão à disposição dos candidatos pouco antes das 7h. Após a entrada dos candidatos nas salas, será a vez dos pais e acompanhantes participarem.

Quem preferir esperar fazendo orações, terá a Capela da Universidade, localizada no estacionamento de funcionários e professores, como opção. O local ficará aberto ao longo de toda a manhã. A Biblioteca Central também funcionará especialmente para os acompanhantes. Além de jornais e revistas, o público terá acesso a computadores ligados à Internet.

No térreo do bloco G, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (D.G.E) e da Divisão de Ação Social (DAS) estarão à disposição para dar informações sobre o processo de matrícula e das modalidades de bolsas e financiamentos oferecidos pela Católica. O Vestibular 2010 disponibiliza 3.240 vagas em 25 cursos de graduação. Este ano, a Católica também está oferecendo quatro novos cursos tecnológicos com duração de dois anos a dois anos e meio: Fotografia, Jogos Digitais, Gestão em Eventos e Gestão em Turismo.   

Outras informações sobre o processo seletivo no www.unicap.br/vestibular/2010 ou pelo telefone (81) 2119-4143.

ONG Moradia e Cidadania premia a Católica com o troféu ‘Parceria’

A Universidade Católica de Pernambuco foi uma das 30 instituições homenageadas durante o prêmio 16 anos de atuação da ONG Moradia e Cidadania. A solenidade reuniu cerca de 400 convidados entre parceiros e associados na boate Nox, em Boa Viagem. Na ocasião, a Unicap foi representada pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara.

De acordo com a coordenadora da ONG, Selda Cabral, o troféu significa o reconhecimento do resultado da parceria entre as instituições firmada em fevereiro de 2008. Entre as ações está o trabalho do curso de Arquitetura e Urbanismo e a Moradia e Cidadania no projeto da nova sede do Centro Comunitário de Aldeia de Baixo, em Camaragibe. Os alunos elaboraram projetos que foram analisados por moradores e voluntários da ONG e um deles foi escolhido para ser executado. A iniciativa tem o apoio da Coordenação de Extensão da Unicap, que desenvolve outras atividades com a Moradia e Cidadania.

“Estamos dando andamento ao plano de trabalho de execução. Assim que os alunos concluírem essa etapa, nós iremos em busca de recursos para realizar a obra”, explica Selda. Fundada em 1993, por funcionários da Caixa Econômica Federal, a Moradia e Cidadania integra o Comitê de Entidades no Combate a Fome e pela Vida, Coep, que reúne entre outras empresas públicas a Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Chesf, e Banco do Brasil.

“Esta parceria é muito saudável, só tem a crescer. Ela dá condições aos alunos de participarem da prática e fortalece a ONG. É muito salutar”, definiu Selda. Outras informações sobre o Coep estão disponíveis no site www.coelpbrasil.org.br.

Leia Mais: Link1 Link2

Avaliação Interna Docente-Discente poderá ser feita na Biblioteca da Católica
Por Tiago Cisneiros

A Católica irá disponibilizar um quiosque, a partir de quarta-feira (9), para os alunos e professores interessados em participar da Avaliação Interna Docente-Discente da Universidade. O ponto de apoio estará localizado na entrada da Biblioteca Central, próxima ao jardim do bloco G, e contará com um computador conectado, permanentemente, à página do processo avaliativo.

Se você - aluno ou professor - prefere participar da avaliação com o seu próprio computador, basta acessar http://www.unicap.br/avaliacao/index.htm .

Saiba mais sobre a Avaliação

Através da Avaliação Institucional Docente-Discente, os professores e estudantes da Católica poderão opinar sobre as disciplinas, o pessoal, a gestão e a infraestrutura da Universidade. O processo segue até o final do semestre e visa a oferecer subsídios para a promoção de melhorias no próximo ano.

A avaliação institucional interna acontece desde 1998 e, segundo a integrante da Comissão de Avaliação e coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner, funciona como um elemento importante para o aprimoramento da Universidade. “Isso vem contribuindo bastante para a realização de melhorias, tanto na parte acadêmica, quanto estrutural. A ideia é fazer com que os gestores, professores e alunos saibam como estão agindo e qual tem sido o resultado dos seus trabalhos”, destaca. Além da Universidade, os docentes e estudantes farão, também, sua autoavaliação.

Verônica Brayner lembra, ainda, que o conceito 4 obtido junto ao Ministério da Educação, numa escala de 1 a 5, também, considerou a tradição de avaliação interna da Católica. “Os avaliadores do MEC constataram e enfatizaram que temos essa cultura. Por isso, é tão importante a participação voluntária de alunos e professores no processo”, justifica.

Embora a avaliação seja voluntária, a professora ressalta a importância de todos os membros da comunidade acadêmica. “Nós, geralmente, temos um percentual maior de professores do que alunos neste processo. É preciso que as pessoas cumpram, com responsabilidade, o direito de opinar sobre o local onde estão estudando ou trabalhando, assim como sobre os profissionais ou estudantes com quem convivem.”

No final do ano, a Comissão de Avaliação realizará a sistematização dos dados obtidos, encaminhando os resultados para os centros e cursos da Católica. Caberá, então, aos coordenadores promover debates junto aos colegiados e aos estudantes das graduações. Além disso, cada professor receberá o balanço das respostas dos alunos sobre o seu desempenho profissional.

A Comissão de Avaliação é composta pela diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra; pela coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner; pelo professor da graduação em Ciência da Computação Cezar Cerqueira; e pelo funcionário da Pró-reitoria Acadêmica Fernando Nascimento.

Biblioteca da Católica terá mudanças no horário de funcionamento durante o recesso escolar
Por Tiago Cisneiros

A Biblioteca Central da Católica funcionará em horários diferentes durante o período de 5 de dezembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010. Confira as alterações.

  1. A Biblioteca Central não funcionará aos sábados, do dia 5 de dezembro a 30 de janeiro.
  2. De segunda à sexta-feira, entre os dias 21 de dezembro e 30 de janeiro, a Biblioteca Central estará aberta das 8h às 20h. As atividades das seções de periódicos e multimeios serão encerradas às 17h45.
  3. No dia 18 de dezembro, o horário de funcionamento será das 8h às 17h.

O telefone para mais informações sobre a Biblioteca Central da Católica é (81) 2119 4122.

Fórum de Direitos Humanos realiza quinta-feira último encontro do ano
Por André Amorim

Será realizado, nesta quinta-feira (10), a partir das 9h10, no auditório do 3º andar do bloco G4, o encerramento do IV Fórum de Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Recife. Neste ano, o evento, realizado em parceria pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social e a Universidade Católica de Pernambuco, teve como tema “Movimentos Sociais e Direitos Humanos”.

Na ocasião, os palestrantes serão o coordenador do Mestrado em Direito e da Cátedra Unesco-Unicap de Direitos Humanos, professor Jayme Benvenuto, o representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Marcelo Santa Cruz, o representante do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Tony Lima, e a assessora executiva da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz.

Filmes de ex-alunos da Católica são exibidos em festival da Polícia Militar
Por Tiago Cisneiros

Os filmes “Um artilheiro no meu coração” e “Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema”, produzidos como projeto experimental de ex-alunos do curso de Jornalismo da Católica, integraram a programação do 1o Cine Creed – Mostra de Filmes Digitais. O festival, que faz parte do Programa Reconstruindo a Cidadania, foi realizado neste final de semana (de sexta-feira a domingo), no Centro de Reeducação (Creed) da Polícia Militar de Pernambuco.

“Um artilheiro no meu coração”, produzidos pelos ex-alunos Diego Trajano, Lucas Fitipaldi e Mellyna Reis, foi o vencedor do Prêmio Especial do Júri na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens em Digital do Festival Cine PE 2009 e do Prêmio Cristina Tavares na categoria “Documentário”. O filme resgata a história do jogador de futebol Ademir Marques de Menezes, o “Queixada”, ídolo de Sport, Vasco e Fluminense. O atacante foi esquecido pelo grande público após participar da Copa do Mundo de 1950, na qual o Brasil foi derrotado pelo Uruguai, no último jogo, em pleno Maracanã. A produção apresenta entrevistas com nomes importantes do esporte nacional, como Mário Lobo Zagallo e Roberto Dinamite, além de familiares e amigos do ex-atleta. Assista, em http://www.youtube.com/watch?v=k_K8PXhcbbs (primeira parte) e http://www.youtube.com/watch?v=nBXLKWDLtNo (segunda parte).

O filme “Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema” é o resultado do projeto experimental de João Batista Junior, Diego Mendes e Luís Otávio. O trabalho, orientado pelo atual coordenador do curso de Jornalismo da Católica, Alexandre Figueirôa, recorda o mais importante quilombola de Pernambuco, líder do Quilombo de Catucá, que existiu de 1817 a 1835, entre o Recife e o município de Goiana. A produção integrou a programação da Mostra Pernambuco do Cine PE 2009.

O 1o Cine Creed contou com produções da Católica, da Fundação Joaquim Nabuco, da Aeso-Faculdades Integradas Barros Melo, dos cineastas Fernando Spencer e Camilo Cavalcante e do documentarista Felipe Calheiros. O festival, destinado aos soldados reclusos no Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco e familiares, também foi aberto ao público, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. O montante arrecadado será entregue às instituições filantrópicas Centro Infantil Criança do Mundo e Casa do Idoso Nova Esperança, localizadas no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Alunos de Jornalismo apresentam trabalho sobre Liêdo Maranhão
Por Tércio Amaral

Ele nasceu no Recife da década de 20. O cheiro de peixe no Mercado de São José, os fiéis da Basílica do Carmo e as ruas repletas de fregueses do comércio popular do Centro da Cidade foram as primeiras referências para uma trajetória de vida peculiar. Formado em Odontologia pela Faculdade do Recife, em 1950, Liêdo Maranhão é um exemplo de recifense que foi criado para o mundo. Com viagens e trabalhos na Europa, em sua juventude, ele não esqueceu a cultura e as raízes do povo nordestino. Atualmente, aos 84 anos, ele se debruça em contar para a juventude histórias tão distintas, desde os causos das rodas de cordelistas às grandes musas do cinema hollywoodiano, como Greta Garbo e Marilyn Monroe.

E foi inspirado nesse testemunho da cultura popular que as alunas do curso de Jornalismo da Unicap Luiza de Assis, Maria Eduarda Ferraz, Tatiana Meirelles e Vivian Raposo apresentaram o trabalho “Liêdo Maranhão”, sexta-feira (4), no auditório G1. A atividade faz parte da programação da disciplina “A Cultura Brasileira”, ministrada pelo professor do curso de História Ernani Mestrinho. “Nessa cadeira, eu procuro sempre dar destaque a algumas pessoas que a cultura oficial não evidencia e Liêdo Maranhão é uma delas”, disse o professor.

Abre-se uma casa na cidade de Olinda. Portas, janelas, quadros e vários livros apertados nas estantes dos cômodos da residência. Os cartazes de filmes do século passado, os cartões postais de musas e galãs e os álbuns de retrato com fotos de viagens pela Europa ainda contemplam no mesmo cenário os jardins, que foram milimetricamente planejados com esculturas em ferro de autoria do anfitrião Liêdo Maranhão. Esses e outros aspectos foram revelados na exibição do vídeo produzido pelas alunas de Jornalismo. Sentado em uma mesa rodeado pelas estudantes, ele afirmou: “A cultura popular é o futebol, a religião e a safadeza. Mas, a safadeza é a forma mais alegre de dizer as coisas”, disse sorrindo.

O dito pelo não dito são cartas fora do baralho na imaginação de Liêdo Maranhão. Pois, seu português é claro e objetivo. Sua paixão, as mulheres. “Viajei três anos (pela Europa) pegando carona e fui até a Suécia”. E as futuras jornalistas perguntam o motivo. “Sempre teve mulher no meio. Próximo ao meu trabalho tinha uma Aliança Francesa. Conhecei um professor e sua mulher, que precisava de tratamento dentário. Ele sentia ciúmes, mas os franceses sempre escondem esses sentimentos”, revelou.

Segundo a estudante Tatiana Meirelles, o trabalho ainda foi motivo de boas conversas na sua família. “Gostei de conhecer a história dele. Meu avô é primo legítimo de Liêdo Maranhão. E foi muito engraçado a coincidência. Eu perguntei: vovô, o senhor o conhece? Ele disse que moravam juntos no bairro de São José”. Ela ainda teve a experiência de conhecer detalhes de histórias dos parceiros de juventude. “Meu avô era apaixonado por uma menina e pedia para Liêdo escrever, já que não era bom em poesia. Essa jovem se apaixonou por vovô”. Para ela, o vídeo produzido pelos alunos de Jornalismo contribui para a desconstrução de alguns mitos. “Achei interessante o trabalho dele em guardar cartazes antigos. Quando você imagina um colecionador de livros e obras de arte, logo associa a uma pessoa formal. Mas Liêdo é divertido e um homem simples”, defendeu.

Convidado pelos alunos para uma palestra, Liêdo Maranhão não compareceu por questões de saúde.

Perfil de Liêdo Maranhão – nascido no Recife, em 1925, se formou em Odontologia pela Faculdade de Medicina, Odontologia e Farmácia do Recife, no final da década de 1940. Em novembro de 1949, participou da fundação da Escola de Samba de Estudante de São José. Na década de 60, viajou pela Europa e trabalhou nos hospitais de La Pitié, na França, e no Hospital Provincial, de Madri. Conheceu sua esposa, dona Bernarda Ruiz, na Espanha. Com ela teve três filhos e fixou residência em Olinda. Ainda na mesma década, ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), atuando no Movimento de Cultura Popular, do governo Miguel Arraes.

Conhecido também pela produção de documentários, a exemplo de “O folheto”, “Ferro nunca é velho” e de fotovídeos como “Basta ser bonita”, Liêdo Maranhão é autor de alguns livros e trabalhos publicados, entre eles, “Classificação popular da literatura de cordel”, “A fala do povão” e “Cozinha de pobre”. Em outubro de 2007, parte de seu acervo passou a ser exposto no Espaço da Cultura Popular, situado no Mercado de São José, no Centro do Recife.

Livro conta a história do Grupo Especial da Polícia Militar
Por Diego Ximenes

No próximo dia 16 de dezembro, será realizada, na Livraria Cultura, uma palestra sobre o livro: 1ª CIOE - Companhia Independente de Operações Especiais. O jornalista e pesquisador de assuntos de defesa, Valter Andrade, irá contar um pouco dos 20 anos de história da corporação, que ainda é pouco conhecida do público pernambucano, e muitas vezes confundida com o Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil.

A CIOE é um grupo ligado à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), que conta com o efetivo de 90 policiais e foi criada através de um decreto em dezembro de 1989. É treinada para agir em qualquer missão de alto risco, tanto dentro do estado como fora, caso seja solicitada. Hoje, ela é comparada à SWAT (Special Weapons and Tatics) dos Estados Unidos por ter os mesmos moldes na preparação dos soldados.

Na palestra, Valter receberá majores e capitães que já passaram pela corporação, onde irão abordar a importância do grupo para a Policia Militar e algumas ações realizadas pelo CIOE. Além disso, durante a apresentação, vai acontecer uma exposição de equipamentos e armamentos de uso da unidade especializada.

Sobre o livro, que conta toda a trajetória da companhia, só foram publicados 300 exemplares, no valor de R$50. Os interessados devem enviar um e-mail para: valter965@gmail.com  pedindo a reserva. A palestra é aberta ao público e acontece às 19h do dia 16 de dezembro na Livraria Cultura.

No dia seguinte, 17 de dezembro, haverá uma solenidade, às 9h, no Clube dos Oficiais da PMPE/CBMPE, na Avenida João de Barros. Na ocasião será feita para o público presente uma simulação de negociação de reféns em um veículo coletivo.

Curso de Administração vai comemorar 40 anos no dia 16
Por Tiago Cisneiros

O curso de Administração da Católica vai completar este mês quatro décadas de existência. A data será comemorada durante um ano, com eventos e atividades acadêmicas, culturais, sociais, recreativas e esportivas, organizadas por estudantes, professores e funcionários da graduação. As celebrações terão início no dia16 de dezembro, com uma missa na capela da Universidade, a partir das 18h.

A graduação foi oficializada pela Resolução 09/1969 do Conselho Universitário no dia 16 de dezembro de 1969. As atividades tiveram início no ano seguinte. Desde então, foram formados mais de quatro mil profissionais na área. Mais informações pelo fone 21194086.

________________________________________________

1  Confira mais Notícias

Grupo Hegel Unicap promove minicurso “Ética e Sexualidade em Michel Foucault”

Grupo Hegel promove minicurso sobre “O espetacular em Lacan e a dialética do reconhecimento em Hegel”

Católica e Iphan vão inaugurar a Casa do Patrimônio no dia 17

Missa de Natal será celebrada no dia 18

Museu de Arqueologia promove minicurso “Megafauna do Pleistoceno”

Católica promove minicurso “Arqueologia para crianças” em janeiro

Tucap promove oficina de teatro em janeiro

Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro

Católica abre inscrições para 15 cursos de especialização

Católica está com inscrições abertas para seis mestrados

Abertas inscrições para três MBAs

Doutorado em Psicologia Clínica está com inscrições abertas

Inscrições abertas para o prêmio BNB de Jornalismo

Professora de Jornalismo da Católica apresentará projetos no 2º Fórum de Mídia Livre

Católica promove minicurso “Arqueologia para crianças” em janeiro

Tucap promove oficina de teatro em janeiro

Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro

Católica abre inscrições para Mestrado em Direito

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem

Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião

Católica promove Avaliação Institucional Interna Docente-Discente a partir desta terça

Inscrições abertas para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria

Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios

Folha de S. Paulo abre inscrição para a 50ª turma do seu Programa de Treinamento

Topo  

________________________________________________

  Edições Anteriores

Edição de sexta-feira

mais edições >

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000