A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 15 de dezembro de 2009 - Ano 8

Curso de Administração vai comemora 40 anos hoje, 16
Por Tiago Cisneiros

O curso de Administração da Católica vai completar este mês quatro décadas de existência. A data será comemorada durante um ano, com eventos e atividades acadêmicas, culturais, sociais, recreativas e esportivas, organizadas por estudantes, professores e funcionários da graduação. As celebrações terão início nesta quarta-feira (16).

A graduação foi oficializada pela Resolução 09/1969 do Conselho Universitário no dia 16 de dezembro de 1969. As atividades tiveram início no ano seguinte. Desde então, foram formados mais de quatro mil profissionais na área. Mais informações pelo fone 2119.4086

Primeiro aluno com deficiência visual se forma em Publicidade e Propaganda em Pernambuco
Por Diego Ximenes

Na tarde desta segunda-feira (14), aconteceu, na sala 510 do bloco “A” da Universidade Católica de Pernambuco, a defesa do trabalho de conclusão de curso do estudante Milton Pereira Filho, 28 anos, o primeiro aluno com deficiência visual a se formar em Publicidade e Propaganda em Pernambuco. O trabalho apresentado abordou o tema  “Audiodescrição: ferramenta da inclusão social na publicidade”.

Na monografia, Milton mostrou como a audiodescrição pode ser uma ferramenta de marketing e trazer resultados benéficos para as empresas que investem no estilo de propaganda, aumentando o público-alvo e elevando o status de uma corporação preocupada com a inclusão social.

A audiodescrição leva acessibilidade aos meios de comunicação a portadores de deficiências visuais e auditivas. Esse processo permite a inclusão de deficientes em cinemas, teatros e programas de televisão. O recurso, basicamente, é a tradução de imagens em uma narração das imagens em palavras.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unicap, Rodrigo Duguay, que acompanhou, desde o início, a trajetória do estudante na Universidade, ficou muito admirado com a conclusão da monografia. Na avaliação do trabalho, Rodrigo lembrou, com orgulho, a história de Milton na Universidade. Durante o curso, ele fez um trabalho de grande repercussão, e já é acostumado a impressionar os professores. Milton frequentou a sala com alunos sem deficiência e se destacou no meio deles, mostrando que com força de vontade é possível vencer qualquer dificuldade”, falou o professor, depois que o estudante recebeu a pontuação máxima pelo trabalho.

Segundo Milton, a idéia de fazer Publicidade e Propaganda foi um desafio, que encarou com muita responsabilidade. “Sabia que seria difícil, e não entrei para brincar. Logo no primeiro dia de curso, os professores me apoiaram muito, e ficaram empolgados de trabalhar com um aluno que é cego, em Publicidade. Esse tempo que passei aqui, foi ótimo, e se pudesse, faria tudo de novo”,  enfatizou Milton, feliz com a conquista.

Alunos do Pré-Vestibular Fé e Alegria são aprovados no vestibular da UPE
Por Rebeca Kramer

Seis dos 22 alunos do Projeto Amigos do Saber inscritos no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) foram aprovados. A iniciativa, criada em 2008, é fruto de uma parceria firmada entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Fundação Fé e Alegria do Brasil, com o objetivo de proporcionar aos alunos de 3º ano de escolas públicas ou que já concluíram o ensino médio a possibilidade de estudarem em um curso Pré-Vestibular gratuito com ensino de qualidade. O Fé e Alegria é um movimento de educação popular e de promoção social que conta com a participação dos estudantes das licenciaturas da Unicap como professores do cursinho.

Segundo a coordenadora Pedagógica do Fé e Alegria Graziela Brito, a maior dificuldade encarada pelos feras este ano foram as mudanças nos vestibulares, como, por exemplo, a questão do Enem. Mas, para ela, com relação aos conteúdos ministrados em sala de aula pelos professores do curso Pré-vestibular Amigos do Saber, o resultado das aprovações só atesta a qualidade do ensino. “A nossa proposta era que esses meninos pudessem ter a chance de ingressar em uma universidade. Acredito que o trabalho e esforço direcionados dos professores sempre em diálogo com a coordenação pedagógica foram indispensáveis para o sucesso dos alunos. Tudo foi, de fato, a consequência de um intenso planejamento do corpo docente com aulas integradas”, falou. Ainda de acordo com ela, para fazer parte do grupo, é preciso que os candidatos façam uma prova de Português e de Matemática devido à concorrência que é muito grande. “Este ano foram 850 alunos para 250 vagas”, ressaltou.

A professora de biologia do Fé e Alegria Katarina Botelho revelou que os seus alunos tiveram todo o embasamento no curso para terem um resultado positivo no exame. “A prova de biologia foi muito simples, sem grandes dificuldades. Quem foi meu aluno tinha todas as condições de se dar bem na matéria”, falou. Para a professora, o Pré-Vestibular do Fé e Alegria é importante tanto para os alunos, como para os próprios professores. “O curso favorece a inclusão universitária para aqueles que não tiveram condições de pagar um cursinho. E, ainda, ajuda na formação dos professores, que são alunos das licenciaturas da Unicap”, explicou.

Seguem os nomes dos alunos aprovados no vestibular da Universidade de Pernambuco:

Camila Alexandre Brito-18º lugar no curso de Engenharia Elétrica de Telecomunicações

Priscila Kelly Gomes da Silva-29º lugar no curso de Administração

Marlyo Alex Leira Ferreira- 27º lugar no curso de História

Williams Carneiro Gomes-5º lugar no curso de Engenharia Elétrica e 1º lugar da rede pública no simulado da Globo

João Cabral de Sousa Júnior-58º lugar  no curso de Letras

Veruska Andrea Silva-19º lugar no curso de Engenharia Elétrica

Depoimentos:

Williams Carneiro Gomes, 17 anos, obteve a primeira colocação da rede pública no Simulado da Globo, realizado no dia 15 de novembro. O estudante obteve a nota 76.2 e não imaginava se sair tão bem na prova, apesar de ter estudado e se preparado bastante. “A gente se esforça, mas nunca espera”, afirmou.  Há dois anos, o fera começou o curso de técnico em Eletrônica no Senai e gostou muito. “A minha opção pelo curso de Engenharia Elétrica na UPE foi muito influenciada por esse meu curso técnico, porque eu procurei ver o que se assemelhava mais”, frisou.

Foto por Rebeca Kramer

A intenção do aluno é trabalhar na parte de indústria ou programação de computadores e, para isso, a versatilidade do curso colabora muito. Para Williams, o Pré-Vestibular do Fé e Alegria foi importante porque complementou seus estudos do Liceu, onde estuda. “É diferente o foco do colégio e de um cursinho. No curso a gente foca no vestibular”, falou. O futuro engenheiro, que sempre gostou da área de exatas, fará uma viagem com acompanhante para conhecer a Central Globo de Produções (Projac), no Rio de Janeiro.

Priscila Kelly Gomes da Silva, 19 anos, ficou em 29º lugar no curso de Administração da Universidade de Pernambuco. Ela vem tentando ingressar numa instituição pública já há três anos e encontrou no curso Amigos do Saber a oportunidade de se preparar para o vestibular e concorrer em pé de igualdade com outras pessoas. A estudante já fez curso técnico na Universidade Federal Rural de Pernambuco de Agropecuária por um ano e meio, na intenção de adquirir experiência e não ficar parada. “Eu optei pelo curso de Administração pelo fato de as específicas terem matérias com as quais me identifico, como matemática, história e geografia”, explicou.

A aluna revelou ter conhecido o Pré-Vestibular do Fé e Alegria por meio de uma amiga que estudou no curso ano passado. “Eu agradeço primeiramente a Deus que, com certeza, me ajudou a passar e, depois, ao Amigos do Saber e aos professores sempre dispostos a tirar dúvidas antes ou depois das aulas”, disse. Priscila destacou o nome da professora de biologia Katarina Botelho como uma das que mais estavam ao seu lado. “Eu a conheci no Ação Brasil, um dos cursos que eu fiz antes de fazer o cursinho. “Os professores nunca disseram não. Sinto que o nosso aprendizado se estendeu para fora das salas de aula”, afirmou.

Católica comemora avanços e traça planos para o Universidade não tem idade 2010
Por Tiago Cisneiros

Assista ao Minuto Unicap "Universidade não tem idade" >

Para que serve uma instituição de Ensino Superior? Há quem diga que é para formar profissionais e professores. Há quem diga que, também, deve ter cursos de especialização, mestrado e doutorado. Há quem diga que funciona como pilar de conhecimento. Mas, para a Católica, ser uma instituição de Ensino Superior é mais: é ser Universidade, Universidade para todos. Isso porque Universidade não tem idade.

Esse é o nome de um dos programas de Extensão da Católica, que encerra o seu primeiro ano de existência com a realização de 27 minicursos, destinados, sobretudo, ao público externo. As expectativas para 2010 são boas, porque se fundamentam no aprendizado da própria Universidade quanto às estratégias usadas na iniciativa. O Boletim Unicap entrevistou o coordenador do Universidade não tem idade, professor João Luiz Correia Junior, para traçar um balanço das atividades de 2009 e as perspectivas para o próximo ano.

Segundo João Luiz, a percepção de que é preciso direcionar os cursos para públicos específicos foi uma das principais mudanças no programa durante o ano de 2009. No primeiro semestre, foram realizados nove minicursos. No segundo, esse número duplicou, graças à elaboração de atividades que atendam a um determinado setor ou grupo social. Como em time que está ganhando, não se mexe, a ideia é manter a estratégia em 2010.

“Tivemos quatro cursos para jornalistas, promovidos em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), que fizeram muito sucesso. Também realizamos atividades para a comunidade cristã, tanto católica, quanto protestante, para os idosos, para o pessoal da área de Direito e de saúde. Em todos esses campos, conseguimos uma boa resposta da sociedade”, lembra João Luiz, que promete continuar com uma atenção especial a esses grupos no próximo ano.

Para montar a grade do Universidade não tem idade 2010, o professor João Luiz tem pesquisado junto a organizações não governamentais e o poder público, a fim de descobrir quais temáticas despertariam mais interesse para o debate público e costurar parcerias para reforçar o programa. Entre as entidades procuradas, estão a Secretaria da Mulher de Pernambuco e órgãos de defesa dos direitos humanos e dos idosos. A preocupação é clara: “Queremos aprimorar a ideia de como trabalhar com a demanda da sociedade, porque não adianta oferecer cursos que não interessem à população. Esse é o nosso objetivo principal”, alega o professor.

Nesse sentido, algumas atividades já estão bastante cotadas para ocupar uma vaga na programação do primeiro semestre de 2010. Na área de saúde, por exemplo, deve ser mantido o minicurso “Ativando a memória: você se lembra?” e “Orientações de postura: você anda, senta e dorme direito?”, que fizeram muito sucesso neste ano, principalmente entre o público idoso. No ano que vem, esse grupo, provavelmente, terá a oportunidade de aprender a língua inglesa (com foco no treinamento da memória) e conhecer melhor o mundo da internet.

No campo do Direito, a Católica pretende promover minicursos que contem com a contribuição de órgãos especializados. O foco principal será a área dos direitos humanos, que abrange desde a situação da violência doméstica até as garantias aos idosos. Para os estudantes e profissionais de jornalismo, a ideia é oferecer aulas sobre conjuntura política, filosofia (já realizado em 2009 e que deve ser repetido a pedido dos alunos) e economia ou estatística. Outro público visado é o de leigos e leigas da Arquidiocese de Olinda e Recife, que tiveram uma participação importante nos cursos de Teologia Pastoral, com turmas de 40 pessoas (média) nas quintas-feiras e sábados. Assim como as outras que renderam frutos, essas atividades têm grande chance de voltar em 2010.

Para quem, ainda, não conhece bem o Universidade não tem idade, João Luiz ressalta a qualidade de ensino do programa: “Os minicursos são ministrados, primordialmente, por professores da própria instituição, que são doutores, mestres ou especialistas nas temáticas abordadas. Quando não, temos alunos da graduação e da pós-graduação, também, capacitados para as aulas”.

A próxima série de minicursos deve acontecer entre os meses de março e julho de 2010. Fique atento ao site da Católica (www.unicap.br), onde a programação será divulgada no início do ano. Para saber mais sobre o programa Universidade não tem idade, acesse a página www.unicap.br/universidade ou ligue para (81) 2119 4140.

Equipe de basquete da Unicap disputará a segunda fase da Copa Nordeste
Por Ana Luíza Madeiro

A equipe de basquete da Universidade Católica de Pernambuco foi classificada para a segunda fase da Copa Nordeste no último final de semana em Maceió. No sábado (12), o time pernambucano perdeu para o Usina Coruripe, de Alagoas, por 67 x 65. No dia seguinte, disputou com o time da UFAL e ganhou de 83 x 56, resultado que possibilitou a continuação da Católica na disputa.

A próxima fase será nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, com possibilidades de acontecer em dois locais: Recife ou Caruaru. Estarão na disputa a equipe da Católica, a alagoana Usina Coruripe, também classificada na primeira fase, e dois times cearenses. A briga é pelo título de campeão da Copa Nordeste. É a quinta vez que o time da Católica participa do campeonato.

Para o técnico do time, professor Raul Lopes, todas as equipes têm possibilidade de conquistar o troféu. “São quatro equipes e todas iguais, não tem melhor ou pior. Qualquer uma está apta a ganhar”, avalia.

Com trinta anos de existência, a estrutura do time é composta por alunos, ex-alunos e convidados, que recebem um treinamento sistemático todos os anos para os jogos. Treinamento que colhe bons frutos. A Católica é uma das seis equipes na disputa pelo Campeonato Pernambucano, que começou em agosto deste ano. Agora, restam duas. Se vencer o Cabo de Santo Agostinho no próximo domingo (20), no Recife, conquistará o bicampeonato pernambucano de basquete.

Em relação às expectativas para os próximos desafios, o professor e técnico da equipe é certeiro: “Se for pela força de vontade, já ganhou!”

Monitores do Espaço Criança Esperança concluem minicursos na Unicap
Por Diego Ximenes
Foto por Diego Ximenes

Jovens monitores do Espaço Criança Esperança de Olinda (Eceo), localizado no bairro de Rio Doce, participaram durante dois meses dos minicursos de Fotografia e Produção de Vídeo, realizados na Universidade Católica de Pernambuco. As oficinas foram promovidas com o objetivo de capacitá-los na apuração das noticias para o blog do projeto social.

Os monitores, todos estudantes do ensino médio e matriculados em escolas públicas de Olinda e Recife, são responsáveis pela publicação de matérias com a finalidade de mostrar aos parceiros e todas as comunidades vizinhas os investimentos e todo o trabalho realizado no local, desde que a Unicap está à frente da administração e gestão do espaço.

Nos dois meses de oficinas, seis monitores, com idades entre 17 e 19 anos, tiveram a oportunidade de aprender a manusear vários tipos de câmeras fotográficas e filmadoras profissionais, a como chegar ao melhor ponto de iluminação, a diferenciar o que pode ser matéria para o meio televisivo e, por fim, a construção da estrutura de uma pauta.

Para o aluno dos minicursos Hiago Cavalcanti, 17, a experiência adquirida, vai valer muito na hora da produção de notícias para o blog. “Nós utilizamos esses equipamentos no Eceo, mas sem muita habilidade Agora, depois das aulas, vamos ter uma melhor qualidade na hora das atualizações do nosso boletim e teremos mais diversidade para fazermos as matérias”, afirmou Hiago, contente com a chance conseguida de se aprofundar nos estudos das mídias em um local acadêmico.

Já para o professor do minicurso de Produção de Vídeo, Luis Carlos Pacheco, as aulas foram de grande importância, no sentido da construção de uma visão mais abrangente dos meios de comunicação. “Os alunos tiveram contato com os instrumentos que fazem parte da televisão e receberam instruções de como ter um bom manuseamento em outros objetos que já usam no cotidiano, isso os ajudará a ter maior variedade na hora da gravação e edição de textos.

Agora, todo o conhecimento adquirido nos minicursos será colocado em prática no blog do Espaço Criança Esperança: projeto.criancaesperanca.globo.com/eceolinda.

Documentário relata história de travestis em projeto de conclusão de curso de Jornalismo
Por Rebeca Kramer

Os estudantes do curso de Jornalismo Leo Tabosa e Rafael Negrão irão apresentar, às 19h desta quinta-feira (17), na sala 510 do bloco A, o projeto final de graduação intitulado Retratos. O vídeo documentário apresenta histórias de seis travestis que enfrentaram preconceito, mas que conquistaram seu espaço na sociedade.

Uma empresária, outra bióloga e estudante de enfermagem, uma jovem estudante de educação física, uma dona de casa exemplar, uma cabeleireira competente e uma vendedora ambulante. “O objetivo do trabalho é mostrar seis travestis que desempenham diferentes atividades profissionais desvinculadas da prostituição e, desta forma, lutam pelos seus ideais. A realização do documentário visa desconstruir a imagem estereotipada do travesti como objeto sexual e contribuir para desmistificar o preconceito legitimado, muitas vezes, pela mídia contra esses cidadãos que possuem uma orientação sexual diferenciada”, colocou Leo Tabosa.

Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar abre nova turma para 2010.1
Por Rebeca Kramer

O Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar (CPHD), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, abrirá uma nova turma para o curso de Especialização em Psicologia Hospitalar: Hospital Geral e Programa de Saúde da Família (CPHD) em 2010.1. As aulas terão a duração de 20 meses com carga horária de 510h e 30 vagas. A inscrição é de R$100 e as vinte mensalidades equivalem ao pagamento de R$400. A coordenação Geral do CPHD, existente já há 27 anos, está a cargo de Marisa Sá Leitão e a coordenação acadêmica da Unicap ficou sob a responsabilidade da professora Clarice Travassos. Informações no telefone 32310945 ou pelo e mail psicologia@cphd.com.br

O curso é autorizado como especialização pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2000 e é, também, reconhecido pelo Ministério da Educação. Ele será formado de 20 módulos, dos quais 14 são teóricos e, a partir do 15º, o curso torna-se prático com estágio supervisionado e elaboração e orientação de monografia. O convênio entre Católica e CPHD foi firmado em 2009.

Pastoral da Católica arrecada roupas, alimentos e brinquedos para ceia beneficente de Natal
Por Tiago Cisneiros

A Pastoral da Católica irá promover, nesta quinta-feira (17), a Ceia Natalina do Conjunto Limoeiro, que abriga ex-moradores de rua no bairro de Santo Amaro. As 19 famílias do local receberão alimentos, cestas básicas, roupas, agasalhos e brinquedos. Quem quiser contribuir com a ação pode fazer as doações na sala da Pastoral, localizada no térreo do bloco A da Universidade.

As 19 famílias beneficiadas moravam embaixo da Ponte do Limoeiro, que separa a Avenida Norte do Recife Antigo. Elas são beneficiadas pelo projeto Ronda Noturna, promovido pela Pastoral da Católica, no qual voluntários saem às ruas nas quintas-feiras à noite, para distribuir roupas e alimentos. As 30 crianças e adolescentes que vivem no local receberão brinquedos durante a Ceia Natalina.

A Pastoral da Católica está localizada no térreo do bloco A e funciona das 8h às 12h e das 14h às 21h30. Os telefones para contato são (81) 2119 4238 e (81) 2119 4317.

________________________________________________

1  Confira mais Notícias

Católica e Iphan vão inaugurar a Casa do Patrimônio no dia 17

Missa de Natal será celebrada no dia 18

Católica lança MBA em Direito do Petróleo e Gás

Inscrição para admissão extravestibular vai até o dia 22

Católica prorroga prazo de inscrição para aproveitamento de estudos em Teologia

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas de estágio nas áreas de Letras e Matemática

Museu de Arqueologia promove minicurso “Megafauna do Pleistoceno”

Católica promove minicurso “Arqueologia para crianças” em janeiro

Tucap promove oficina de teatro em janeiro

Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro

Católica abre inscrições para 15 cursos de especialização

Católica está com inscrições abertas para seis mestrados

Abertas inscrições para três MBAs

Doutorado em Psicologia Clínica está com inscrições abertas

Católica abre inscrições para Mestrado em Direito

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem

Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica

Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião

Inscrições abertas para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria

Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios

Topo  

________________________________________________

  Edições Anteriores

Edição de segunda

mais edições >

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000