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Recife, 10 de novembro de 2009 - Ano 8

Abertas inscrições para o Vestibular 2010.1 da Católica
Tiago Cisneiros

A grande novidade do Processo Seletivo 2010.1 da Católica é a criação dos cursos tecnológicos de Fotografia, Jogos Digitais, Gestão em Eventos e Gestão em Turismo. Além deles, serão oferecidos 25 cursos de graduação, totalizando 3.240 vagas. As inscrições estão disponíveis no site www.unicap.br, até 1o de dezembro. Os estudantes poderão concorrer com a nota da prova do Vestibular da instituição, que será aplicada no dia 12 de dezembro, ou com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008.

As outras novidades do Processo Seletivo 2010.1 são:

a) os valores diferenciados nas mensalidades dos cursos de Relações Públicas e Ciências Contábeis, a exemplo das nove licenciaturas e de Teologia;

b) a criação de uma nova turma no período da manhã, com 60 vagas, para o curso de Administração;

c) a criação de uma turma no turno da noite, com 60 vagas, para o curso de Publicidade e Propaganda;

d) o oferecimento da formação em Psicologia no turno da noite, na primeira entrada, com 60 vagas;

e) a ampliação do número de vagas para o curso de Engenharia Civil, com uma turma (60 alunos) na segunda entrada para o turno da noite;

f) o aumento de 50 para 60 vagas nas ofertas dos cursos de Relações Públicas e Engenharia Ambiental.

Confira os detalhes dos cursos tecnológicos no quadro abaixo.

Curso

Vagas

Coordenador

Mensalidade

Gestão em Turismo

60

(noite, 1a entrada)

Profa. Roberta Cajaseiras

R$ 350

Fotografia

80

(40 para manhã e 40 para noite, 1a entrada)

Profa. Renata Victor

R$ 550

Gestão em Eventos

100

(50 para manhã, 1a entrada; 50 para tarde, 2a entrada)

Prof. Alfredo Sotero

R$ 350

Jogos Digitais

40

(noite, 1a entrada)

Prof. Breno Carvalho

R$ 450

Os interessados em participar do Vestibular 2010.1 da Católica deverão preencher o formulário de inscrição (disponível no site da Universidade, entre os dias 26 de outubro e 1o de dezembro) e imprimir o boleto para pagamento da taxa de R$ 80,00. A quitação poderá ser realizada em qualquer agência bancária integrada ao Sistema de Compensação Nacional. Caso o pagamento seja feito até o dia 15 de novembro, o candidato receberá um desconto de 25% sobre o valor da taxa, que passará a ser de R$ 60,00.

As provas do Vestibular 2010.1 da Católica serão realizadas no dia 12 de dezembro (sábado), das 8h às 13h, no campus da instituição. Os candidatos deverão se apresentar no local do exame com, no mínimo, uma hora de antecedência, portando um documento de identidade com fotografia e o Cartão de Inscrição. A avaliação abordará os conteúdos previstos no Programa do Vestibular 2008 (disponível no site www.unicap.br/vestibular/), nas disciplinas de Português, Redação, Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol), História, Química, Física, Geografia, Biologia e Matemática. A lista de aprovados será divulgada até o dia 15 de dezembro, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Universidade.

Necessidades especiais

A Católica oferece um tratamento diferenciado aos portadores de necessidades especiais. Caso o candidato precise de atendimento específico durante o exame, ele deverá assinalar tal condição na ficha de inscrição do vestibular 2010.1. Após efetuar o pagamento da taxa, o próprio concorrente ou um representante poderá fazer o requerimento da assistência, na sede da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), das 9h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 4 de dezembro. Neste momento, será solicitada uma comprovação da necessidade especial alegada.

Enem

Além do Vestibular, existe a opção de concorrer às vagas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008. Caso não tenha feito a prova escrita do Enem, o interessado poderá utilizar, apenas, a nota da parte objetiva, somando-a à redação proposta pelo Processo Seletivo 2010.1 da Católica.

Os inscritos que decidirem concorrer através do Enem devem comparecer à sede da Coave, das 9h às 12 ou das 13h às 17h, até o dia 3 de dezembro de 2009.  Na ocasião, será requisitada a apresentação do boletim do exame e do boleto de pagamento do processo seletivo quitado. Quem não tiver feito a redação do Enem precisará cadastrar o resultado da parte objetiva e declarar que estará participando do Vestibular 2010.1, exclusivamente, nessa disciplina.

Na prova de redação do Vestibular, serão aceitas as duas ortografias (anterior e posterior à Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009).

Cursos

Confira a relação dos cursos oferecidos no Processo Seletivo 2010.1 da Católica, com o respectivo número de vagas.

Curso

Vagas

Administração

240

Ciências Contábeis

120

Ciências Econômicas

60

Direito

660

Filosofia (licenciatura)

40

História (licenciatura)

120

Jornalismo

120

Letras Português e Espanhol (licenciatura)

60

Letras Português e Inglês (licenciatura)

60

Pedagogia (licenciatura)

60

Publicidade e Propaganda

120

Relações Públicas

60

Serviço Social

60

Teologia (bacharelado)

40

Arquitetura e Urbanismo

60

Ciência da Computação

240

Engenharia Ambiental

60

Engenharia Civil

180

Engenharia Química

60

Física (licenciatura)

60

Matemática (licenciatura)

60

Química (licenciatura)

60

Ciências Biológicas (licenciatura)

120

Fisioterapia

120

Psicologia (formação)

120

Curso tecnológico de Gestão em Turismo

60

Curso tecnológico de Fotografia

80

Curso tecnológico de Gestão em Eventos

100

Curso tecnológico de Jogos Digitais

40

A lista detalhada dos cursos, com as possibilidades de entrada e turno, está publicada no Manual do Candidato, disponível no site www.unicap.br/vestibular

Matrículas

Os aprovados no Processo Seletivo 2010.1 deverão realizar a matrícula nos dias 5 e 6 de janeiro de 2010, nos auditórios G1 e G2, localizados no primeiro andar do bloco G. O dia 7 será reservado para os estudantes retardatários. Confira as datas de divulgação de novos classificados e remanejados e das matrículas correspondentes:

- 8 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 11 e 12 de janeiro: Segunda matrícula no campus da Universidade – auditórios G1 e G2.

- 13 de janeiro: Reservada aos retardatários da segunda matrícula – auditórios G1 e G2.

- 14 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 15 de janeiro: Terceira matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 18 de janeiro: Reservada aos retardatários da terceira matrícula – auditório G2.

- 19 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 20 de janeiro: Quarta matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 21 de janeiro: Reservada aos retardatários da quarta matrícula – auditório G2.

- 29 de janeiro: Entrega do Certificado de Matrícula aos classificados para a primeira e segunda entrada, nos locais e horários indicados na tabela 10 do Manual do Candidato.

Mais informações

Site: www.unicap.br/vestibular

Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave)

Localização: térreo do bloco A da Católica

Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: (81) 2119 4143

E-mail: coave@unicap.br.

Governador de Pernambuco irá participar de evento de conclusão de curso da Católica sobre a Lei Maria da Penha
Tiago Cisneiros

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participará da mesa de encerramento do curso de capacitação sobre a Lei Maria da Penha, promovido pelo Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos da Católica. O evento será realizado no dia 17 de novembro (terça-feira), às 19h, no auditório G1 da Universidade (primeiro andar do bloco G).

A mesa do evento será composta, ainda, pela secretária da Mulher, Cristina Buarque; pelo Pró-reitor Comunitário da Universidade, Padre Miguel Oliveira; pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Mirian de Sá Pereira; pelo coordenador da Cátedra Unesco-Unicap Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, professor Jayme Benvenuto; e pela coordenadora do Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos, Andréa Almeida Campos. O encontro contará com a apresentação do Grupo de Dança Mandacaru Unicap, que comemora 15 anos de fundação em 2009.

Segundo a coordenadora do Núcleo e professora do curso de Direito da Católica, Andréa Almeida Campos, o encerramento legitima a preocupação da Universidade com o campo dos direitos humanos e do combate à violência de gênero. “O objetivo do evento é consolidar o meio acadêmico como um agente de transformação cidadã, participando, ativamente, da esfera política, através da construção de identidades e defesa de garantias”, afirma.

Curso de capacitação

As aulas de capacitação sobre a Lei Maria da Penha aconteceram, durante um mês (a partir do dia 9 de outubro), no campus da Católica e no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. O curso é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos, criado em agosto e vinculado à Cátedra Unesco-Unicap Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco e a Organização das Nações Unidas.

No total, 60 alunos das graduações em Direito, Psicologia e Serviço Social da Católica participaram do curso. Com a conclusão, eles receberão certificados de capacitação, podendo ser convocados, por órgãos públicos, para ministrar aulas acerca da Lei Maria da Penha.

Mais informações sobre o Núcleo de Estudos Especializados em Gênero, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Direitos Humanos podem ser obtidas pelo fone (81) 2119 4177.

Reitor da Católica participa de eventos em Paris e Roma
Tiago Cisneiros

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, está participando do Colóquio Internacional de Teologia, realizado em Paris, na França. O evento teve início nesta segunda-feira (9) e segue até quinta-feira (12). Antes de voltar ao Recife, ele passará, ainda, por Roma, onde acontecerá a Assembleia Trienal da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), e Porto Alegre, sede da última reunião do ano da diretoria nacional da Fundação Fé e Alegria, da qual faz parte como diretor da Regional Nordeste.

Na Assembleia Trienal da Fiuc, Padre Pedro Rubens será um dos debatedores da mesa-redonda “A Universidade Católica em Sociedades Multiculturais: diferentes realidades, diferentes vozes”, na tarde do dia 17. O encontro, ainda, terá a participação dos representantes da Université Antonine (Líbano), Antoine Rajeh; do Saint Augustine College (África do Sul), Edith Raidt; e do Xavier Board of Education (Índia), Joseph Xavier. A Assembleia acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro, na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma, Itália. Confira a programação completa clicando aqui.

Começa a II Semana da Consciência Negra
Rebeca Kramer

Cento e vinte e um anos da abolição da escravidão. 100 anos de nascimento de Dom Helder Câmara. 314 anos de martírio de Zumbi dos Palmares. Muito além de números, essas idades detêm um significado maior: o do legado africano para, sobretudo, a história do povo brasileiro. Na noite desta segunda-feira (9), aconteceu, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, a mesa-redonda de abertura da II Semana da Consciência Negra, intitulada A África Contemporânea e seus Atuais Dilemas.  

O evento, conduzido pelas apresentações de grupos musicais afro, contou com a presença do Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; do Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins; do deputado federal Isaltino Nascimento; do assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, professor Thales Castro; do diretor do Centro de Ciências Sociais, professor Leonel Morais, e do secretário Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Estado (Cepir), Jorge Arruda. Após a exposição da mesa, aconteceu, no salão receptivo, o lançamento do livro Introdução à História do Negro no Brasil, da aluna do mestrado em Ciências da Religião Cláudia Lima e a venda de outros dois livros de sua autoria, intitulados Tachos e Panelas e Evué.  

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, não pôde comparecer ao evento por estar viajando. Então, deixou uma mensagem gravada na qual enfatizou a importância tanto do evento como da influência da cultura afro para o povo brasileiro. Segundo Padre Pedro, a II Semana da Consciência Negra faz eco a muitas outras atividades desenvolvidas pela Unicap, mostrando-se um evento que já nasceu grande. “Permitimos, assim, que as comunidades envolvidas pudessem encontrar um espaço convergente de atividades diferentes”, relatou.

O Reitor ressaltou, também, a importância do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabe), o qual permite a transformação de uma agenda de atividades pontuais numa continuidade permanente para a reflexão interdisciplinar. “Acredito que pela vocação humanista da Católica, devemos assumir a diversidade do ser humano e considerar a negritude como parte da identidade da história”, afirmou. Na ocasião, Padre Pedro ressaltou que a posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos representa uma valorização maior dos norte-americanos pela cultura afro. “É algo que, ao mesmo tempo, resulta de um processo, mas também mostra-se inédito”, disse, afirmando que todas as pessoas, portanto, precisam ser reconhecidas pela sua dignidade, independentemente da cor da pele. “Mia Couto dizia que cada homem é uma raça. Eu considero que cada brasileiro é uma mistura de raças”, finalizou.

Para o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, a importância do evento se dá pela discussão da influência africana na identidade cultural brasileira, quando, ao estudar essa influência, as pessoas se deparam com as próprias raízes. “Para a Universidade, é sempre bom trazer temas de relevância como a questão da discriminação racial e do diálogo interreligioso. É uma riqueza cultural que tem a marca do povo negro, a exemplo do maracatu”, salientou. Padre Miguel avaliou, também, o relacionamento entre as diversas religiões que compõem o cenário nacional como pacífico e frisou que a Universidade Católica busca, justamente, estreitar laços multiculturais e religiosos. “Essa aproximação nos ajuda a abrirmos mais nossas mentes e acabar com preconceitos e, desta forma, celebrar a diversidade ao provocar a reflexão com os debates”, ressaltou. 

Segundo Padre Clóvis Cabral, organizador do evento, a ideia da Semana é a de aprofundar a discussão já iniciada ano passado na Semana da Negritude. Nas palavras de Padre Clóvis, “a necessidade de explorar a ideia de que a abolição foi inconclusa”. “Eles buliram. Agora, nós vamos abolir”, exclamou. Com essas palavras, ele fez referência a uma situação de estagnação e de não mudança nos parâmetros de vida dos escravos quando, em 1888, foram libertos pela Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel. “Na época, não houve nenhuma mudança estrutural econômica ou política a favor deles. Saíram da escravidão sem nada e foram jogados a sua própria sorte”, expôs Padre Clóvis, comentando, ainda, que a sociedade brasileira tem uma dívida para com a comunidades negra.

De acordo com o deputado Isaltino, ainda existe uma série de reafirmações a serem feitas sobre a consciência do legado do negro não só para o povo pernambucano, mas, que essa também é uma caminhada em prol de uma tolerância religiosa para todo o Brasil. “Precisamos pedir a necessidade de sermos respeitados e de que as pessoas parem de negativizar e endemonizar a cultura negra”, observou. E complementou: “Não é somente na Semana da Consciência Negra que se deve discutir o tema. Mas, a consolidação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros cede espaço para esse debate quase que diariamente, e isso é muito importante. É a Universidade de dentro pra fora e vice-versa”. “Como dizia Lulu Santos, Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia... E, como dizia Chico Science, estamos um passo a frente com esse processo”, concluiu.

Na opinião de Jorge Arruda, a Universidade Católica de Pernambuco acertou ao receber Padre Clóvis em abril deste ano e, assim, inseri-lo em atividades como a II Semana da Consciência Negra. Na ocasião, Arruda relembrou as pedagogias anti-racistas das quais a Constituição Nacional dispõe. E, ainda, parabenizou o Reitor da Católica, Padre Pedro, pela sua gestão e, com ela, a abertura ao diálogo intercultural e religioso.

Para o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, professor Thales Castro, o evento, que “já começou com chave de ouro”, traz reflexões sobre a identidade brasileira e, sobretudo, um olhar mais acadêmico da Universidade. A fala do professor se dividiu em quatro partes. A primeira, no resgate de algumas figuras de representatividade da África. Segundo, na relação do Brasil com a África. Terceiro, as problemáticas e, por fim, a experiência da Católica em relação à aproximação com a África.  “A África, como continente, ainda é muito recente. Começou com a independência de Gana na década de 60. Somente nesse momento, vai começar a tirar o peso da dívida histórica com a Europa”, contou.

Thales Castro frisou a importância do presidente Mandela após “27 anos do pecaminoso sistema do Apartheid” e que, mesmo diante das injustiças, propunha a necessidade da conversa, do diálogo para uma reconciliação. “E, então, recebe o prêmio Nobel da Paz”, pontuou, complementando que a África, “esse continente riquíssimo”, só passou por percalços ao longo da história pela “maldição de suas próprias riquezas”. “Angola, por exemplo, é uma grande produtora de petróleo e de diamantes”, falou. Segundo o professor, a partir do ano de 75, o Brasil passou a ser o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. E, desde esta decisão, outros como os Estados Unidos, seguiram o mesmo caminho. “Assim, começou o processo de resgate da África que existe em nós, por meio desse passivo histórico”, destacou.

Na ocasião, Thales ainda frisou que a gestão do governo atual tem sido responsável pelo aumento de 40% do número de embaixadas brasileiras no continente africano. “A diplomacia tem dado outros passos a fim de trazer a África para nós”, ressaltou. E prosseguiu: “Alberto da Costa e Silva dizia que o Brasil e a África são, unicamente, separados por um rio e esse rio seria o Oceano Atlântico”. Em outras palavras, o Brasil é o maior país de herança africana fora do continente e, por isso mesmo, “faz-se necessário erguer pontes ao invés de muros”. “Tivemos, recentemente, a comemoração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, muro que provocava uma exclusão de caráter simbólico. Precisamos, portanto, reconhecer-nos como africanos e não somente valorizar a cultura, mas também agir para reduzir esses distanciamentos”, encerrou.

Estudantes da Católica concorrem a viagem para Alemanha pelo Volkswagen Route 2009
Tiago Cinesiros

A estudante do curso de Psicologia Iracema Patrícia de Lima, 24 anos, é autora de “Psicoecologia: sustentabilidade ecoeficiente”, um dos 17 projetos aprovados na primeira fase do concurso cultural e acadêmico “180 dias para mudar o mundo”, promovido pela Volkswagen Brasil. Da Católica, também, foram selecionados os trabalhos “Carro limpo, mundo lindo”, dos alunos de Jornalismo Arjuna Joaquim e Leonardo Burgos, e “Suprema: Sucatear pela Promoção da Reciclabilidade dos Materiais”, de Catarina Barbosa Albuquerque, da graduação em Ciências Biológicas.

O projeto “Psicoecologia: sustentabilidade ecoeficiente” busca a reeducação dos clientes da Volkswagen e seus filhos, através de promoção de aulas e distribuição de livros temáticos nas concessionárias. “A ideia é que as crianças sejam abordadas na entrada da loja e conduzidas a uma sala de aprendizado lúdico. Lá, aprenderiam sobre reciclabilidade, respeito ao meio ambiente e valorização do que a gente tem de melhor no tocante à psicologia e à natureza. Queremos reciclar mentes e recuperar o bem-estar”, explica.

As aulas planejadas por Iracema Patrícia têm duração média de 40 minutos, incluindo a abordagem da criança por um funcionário, na chegada à concessionária Volkswagen, até a sua saída, com o livro temático. “Este tempo vai ser marcado por atividades de contação de histórias, brincadeiras sobre coleta seletiva, noções de reciclagem com materiais usados em sala de aula (folhas, copos, tubos de canetas). Também, pretendemos mostrar os maus exemplos das pessoas adultas, para que os meninos e meninas fiscalizem as atitudes dos pais e sirvam como inspiração para eles”, esclarece.

A implementação do projeto dependeria, apenas, das participações de uma psicóloga, responsável pela aplicabilidade dos testes, avaliações e dinâmicas de grupo, e de um auxiliar, para fazer a entrega dos livros educativos. As obras, segundo Iracema, devem reunir textos explicativos, curiosidades e recortes, a fim de informar, entreter e instigar o leitor à proteção ambiental. “Pretendo obter uma parceria com a Católica, reciclando os papéis utilizados na instituição. A publicação não terá espiral, plástico nem metal e será produzida com cola à base de água, para dar o exemplo de preservação.”

A ideia do projeto surgiu assim que a estudante soube do concurso “180 dias para mudar o mundo”, em agosto. Segundo Iracema, a competição pareceu ser uma boa oportunidade de ganhar uma viagem à Alemanha e, ao mesmo tempo, de colocar em prática o que aprendera sobre psicologia, ecologia e justiça. Para levar o trabalho adiante, ela contou com a orientação do professor do curso de Psicologia Marcus Túlio, que indicou artigos, livros e periódicos a respeito do assunto. “Ele me guiou na pesquisa sobre o significado da psicoecologia e na elaboração da ementa, do plano de aula e na apresentação da proposta”, conta.

A apresentação da proposta, construída em slides, como determina o edital do concurso, é composta, essencialmente, por tópicos e imagens. Contém a exposição sobre a situação da Terra diante do aquecimento global e detalha o fluxograma (tempo de duração e subdivisão da aplicabilidade), as ementas, premissas, objetivos, conclusões e referências bibliográficas do projeto.

Depois de submeter a proposta ao concurso, Iracema Patrícia continua desenvolvendo estudos sobre a psicoecologia. Atualmente, elabora um artigo, com o objetivo de atualização literária a respeito do assunto. “Esse trabalho servirá para um projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo edital será aberto no dia 14 de novembro”, afirma.

Surpresa e expectativa

Iracema surpreendeu-se ao receber a notícia da classificação à segunda fase do concurso, por causa da aparente distância entre a área da psicologia e o tema do concurso (sustentabilidade). “Vi muitos alunos de Engenharia e Ciências Biológicas se inscrevendo, porque estão em campos mais voltados para o mercado automobilístico. Então, percebi que se tratava de uma chance, um lugar para me destacar, justamente, devido ao fato de trabalhar em outra esfera”, revela.

Em poucos dias, a surpresa transformou-se em muita esperança de ter o projeto escolhido entre os cinco melhores do concurso, cujos autores realizarão uma apresentação, em Florianópolis, Santa Catarina, a uma banca de avaliadores da Volskwagen. Desse encontro, sairá o vencedor, premiado com uma viagem à Alemanha. “As expectativas para a próxima fase são as melhores possíveis. Já estou fazendo artigos, que serão úteis para dar argumentos sobre o tema, caso o resultado seja positivo.”

Entenda o concurso

O concurso “180 dias para mudar o mundo” é destinado a qualquer universitário brasileiro, com mais de 18 anos de idade e interessado em apresentar trabalhos com propostas de ações em prol da sustentabilidade. A disputa integra o projeto Volkswagen Route 2009, que envolve, ainda, a realização de shows, palestras e atividades de lazer nas dez instituições participantes.

Os participantes do concurso submeteram projetos de planejamento sustentável, juntamente com um professor orientador ligado à respectiva universidade. Os trabalhos deveriam relacionar-se com, ao menos, um dos sete objetivos da sustentabilidade, listados a seguir:

  • Minimizar a intensidade de materiais dos bens e serviços;
  • Minimizar a intensidade energética de bens e serviços;
  • Minimizar a dispersão dos tóxicos;
  • Fomentar a reciclabilidade dos materiais;
  • Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis;
  • Estender a durabilidade dos produtos;
  • Promover a educação dos consumidores para um uso mais racional dos recursos naturais e energéticos.

As propostas deveriam, ainda, estar pautadas pela praticabilidade, isto é, a possibilidade de serem colocadas em prática pela Volkswagen. Os trabalhos aprovados na primeira fase passarão, agora, por uma nova etapa de seleção, realizada por representantes da Volskwagen e da empresa Decidindo Marketing e Relacionamento. Os cinco melhores projetos serão divulgados até 11 de novembro. No dia 19, o site www.vw.com.br/route/ informará o nome do vencedor (ou da equipe vencedora) do concurso, que, também, será contatado por telefone e e-mail.

O autor (ou autores) e o orientador do melhor projeto, assim como o coordenador do concurso na respectiva universidade, serão premiados com uma viagem para a Alemanha, entre os dias 8 e 17 de janeiro de 2010. O pacote inclui visitas a Berlim, Potsdam, Wolfsburg, Munique e Salzburgo.

Mais informações, pelo site www.vw.com.br/route/ .

Ethos realiza último encontro do ano na Unicap
Victor Bastos

O Instituto Ethos realizou na manhã desta terça-feira (10), no Espaço Loyola, no térreo do Bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, o encontro mensal da Rede Empresarial pela Sustentabilidade. O tema do encontro foi “A Futura ISO 2600”. A Unicap foi escolhida pela instituição para sediar o último evento do ano.

O intuito do evento foi debater a construção da responsabilidade social nas instituições através da ISO 2600, ou seja, apresentar as ações e formas de transformação. O encontro foi coordenado pelas mobilizadoras sociais e representantes do Instituto Ethos, Solange Rúbio e Adriana Rosa.

A funcionária da Celpe e articuladora do Ethos em Pernambuco, Maria Dias, afirmou que a parceria entre a Unicap e a instituição representa uma transformação produtiva. “Não foi por acaso a escolha da Católica. Isso mostra a busca de uma transformação social, coisa que a Unicap sempre buscou. Nada mais justo que sediar nosso último evento do ano aqui”, explicou.

Outras informações sobre a Instituição Ethos no site http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/Default.aspx.

Unicap realizará II Encontro de Literatura Infanto-Juvenil
Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco realizará entre os dias 11 e 13 deste mês, das 19h às 21h30, o II Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. O evento é uma realização do curso de Letras, com coordenação do professor Robson Teles.

Programação do II Encontro de Literatura Infanto-Juvenil:

Dia: 11/11/09 (4ª feira)

Horário: 19h às 21h30

Local: Auditório G2 - Bloco G

Atividades:

Abertura: Haidée Camelo – Coordenadora do Curso de Letras

Comunicações: Literatura Infantil e Estética da Recepção: uma análise de “Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga Nunes (Camila Emanuele, Marcela Monteiro e Nilda – alunas de Letras da UFPE)

Dialogando com o fantástico Mundo de Alice (Andréa Rodrigues, Laís Amanda e Maria Karolina – alunas de Letras da CATÓLICA)

Palestra: Aspectos simbólicos em Guriatã: um cordel para menino, de Marcus Accioly (Professor Robson Teles)

Dia: 12/11/09 (5ªfeira)

Horário: 19h às 21h30

Local: Auditório GII - Bloco G

Atividades:

Mesa Redonda: Criança e Arte

O Teatro e a Criança (Samuel Santos – dramaturgo e diretor de teatro)

A Música e a Criança (Demétrio Rangel – diretor musical e ator)

A Psicanálise e o Conto de Fadas (Professor Carlos Brito)

Dia: 13/11/09 (6ªfeira)

Horário: 19h às 21h30

Local: Auditório GII - Bloco G

Atividades:

Quem conta um conto aumenta um ponto...

Contação de história

Os três porquinhos (Mariana Torres – Pedagogia UNICAP)

Comunicações:

Possibilidades de leitura: um passeio pelo imaginário (Ana Xênia Braga – aluna de Pedagogia – CATÓLICA)

O lúdico e a contação de história (Verônica Nóbrega – Professora da Academia Santa Gertrudes)

Grupo Hegel Unicap promove minicurso “Ética e conhecimento em Platão” a partir do dia 11
Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap irá promover, entre os dias 11 e 13 de novembro, o minicurso “Ética e conhecimento em Platão”, ministrado pela professora Emília Mendonça, doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As aulas serão realizadas das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, no primeiro andar do bloco B.

As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas na secretaria do curso de Filosofia da Católica, localizada no primeiro andar do bloco B. Os participantes receberão um certificado de atividade complementar. Mais informações, pelo fone (81) 2119 4171.

Católica promove Avaliação Institucional Interna Docente-Discente a partir desta terça
Tiago Cisneiros

A Católica promove, a partir desta terça-feira (10), a Avaliação Institucional Interna Docente-Discente de 2009. Professores e estudantes poderão opinar sobre as disciplinas, o pessoal, a gestão e a infraestrutura da Universidade, através do site www.unicap.br . O processo segue até o final do semestre e visa a oferecer subsídios para a promoção de melhorias no próximo ano.

A avaliação institucional interna acontece desde 1998 e, segundo a integrante da Comissão de Avaliação e coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner, funciona como um elemento importante para o aprimoramento da Universidade. “Elas vêm contribuindo bastante para a realização de melhorias, tanto na parte acadêmica, quanto estrutural. A ideia é fazer com que os gestores, professores e alunos saibam como estão agindo e qual tem sido o resultado dos seus trabalhos”, destaca. Além da Universidade, os docentes e estudantes realizarão, também, sua autoavaliação.

Verônica Brayner lembra, ainda, que o conceito 4 obtido junto ao Ministério da Educação, numa escala de 1 a 5, também, considerou a tradição de avaliação interna da Católica. “Os avaliadores do MEC constataram e enfatizaram que temos essa cultura. Por isso, é tão importante a participação voluntária de alunos e professores no processo”, justifica.

Embora a avaliação seja voluntária, a professora ressalta a importância da participação de todos os membros da comunidade acadêmica. “Nós, geralmente, temos um percentual maior de professores do que alunos neste processo. É preciso que as pessoas cumpram, com responsabilidade, o direito de opinar sobre o local onde estão estudando ou trabalhando, assim como sobre os profissionais ou estudantes com quem convivem.”

No final do ano, a Comissão de Avaliação realizará a sistematização dos dados obtidos, encaminhando os resultados para os centros e cursos da Católica. Caberá, então, aos coordenadores promover debates junto aos colegiados e aos estudantes das graduações. Além disso, cada professor receberá o balanço das respostas dos estudantes sobre o seu desempenho profissional.

A Comissão de Avaliação é composta pela diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra; pela coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner; pelo professor da graduação em Ciência da Computação, Cezar Cerqueira; e pelo funcionário da Pró-reitoria Acadêmica Fernando Nascimento.

Se você é estudante da Católica e tem interesse em participar da avaliação, acesse o Portal do Aluno, no site www.unicap.br, a partir desta terça-feira (10). Para os professores, já está disponível o link www.unicap.br/AvaliaçãoInstitucional/LoginProfessor.jsp .

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