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Recife, 09 de novembro de 2009 - Ano 8 Abertas inscrições para o Vestibular 2010.1 da Católica A grande novidade do Processo Seletivo 2010.1 da Católica é a criação dos cursos tecnológicos de Fotografia, Jogos Digitais, Gestão em Eventos e Gestão em Turismo. Além deles, serão oferecidos 25 cursos de graduação, totalizando 3.240 vagas. As inscrições estão disponíveis no site www.unicap.br, até 1o de dezembro. Os estudantes poderão concorrer com a nota da prova do Vestibular da instituição, que será aplicada no dia 12 de dezembro, ou com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008. As outras novidades do Processo Seletivo 2010.1 são: a) os valores diferenciados nas mensalidades dos cursos de Relações Públicas e Ciências Contábeis, a exemplo das nove licenciaturas e de Teologia; b) a criação de uma nova turma no período da manhã, com 60 vagas, para o curso de Administração; c) a criação de uma turma no turno da noite, com 60 vagas, para o curso de Publicidade e Propaganda; d) o oferecimento da formação em Psicologia no turno da noite, na primeira entrada, com 60 vagas; e) a ampliação do número de vagas para o curso de Engenharia Civil, com uma turma (60 alunos) na segunda entrada para o turno da noite; f) o aumento de 50 para 60 vagas nas ofertas dos cursos de Relações Públicas e Engenharia Ambiental. Confira os detalhes dos cursos tecnológicos no quadro abaixo.
Os interessados em participar do Vestibular 2010.1 da Católica deverão preencher o formulário de inscrição (disponível no site da Universidade, entre os dias 26 de outubro e 1o de dezembro) e imprimir o boleto para pagamento da taxa de R$ 80,00. A quitação poderá ser realizada em qualquer agência bancária integrada ao Sistema de Compensação Nacional. Caso o pagamento seja feito até o dia 15 de novembro, o candidato receberá um desconto de 25% sobre o valor da taxa, que passará a ser de R$ 60,00. As provas do Vestibular 2010.1 da Católica serão realizadas no dia 12 de dezembro (sábado), das 8h às 13h, no campus da instituição. Os candidatos deverão se apresentar no local do exame com, no mínimo, uma hora de antecedência, portando um documento de identidade com fotografia e o Cartão de Inscrição. A avaliação abordará os conteúdos previstos no Programa do Vestibular 2008 (disponível no site www.unicap.br/vestibular/), nas disciplinas de Português, Redação, Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol), História, Química, Física, Geografia, Biologia e Matemática. A lista de aprovados será divulgada até o dia 15 de dezembro, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Universidade. Necessidades especiais A Católica oferece um tratamento diferenciado aos portadores de necessidades especiais. Caso o candidato precise de atendimento específico durante o exame, ele deverá assinalar tal condição na ficha de inscrição do vestibular 2010.1. Após efetuar o pagamento da taxa, o próprio concorrente ou um representante poderá fazer o requerimento da assistência, na sede da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), das 9h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 4 de dezembro. Neste momento, será solicitada uma comprovação da necessidade especial alegada. Enem Além do Vestibular, existe a opção de concorrer às vagas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008. Caso não tenha feito a prova escrita do Enem, o interessado poderá utilizar, apenas, a nota da parte objetiva, somando-a à redação proposta pelo Processo Seletivo 2010.1 da Católica. Os inscritos que decidirem concorrer através do Enem devem comparecer à sede da Coave, das 9h às 12 ou das 13h às 17h, até o dia 3 de dezembro de 2009. Na ocasião, será requisitada a apresentação do boletim do exame e do boleto de pagamento do processo seletivo quitado. Quem não tiver feito a redação do Enem precisará cadastrar o resultado da parte objetiva e declarar que estará participando do Vestibular 2010.1, exclusivamente, nessa disciplina. Na prova de redação do Vestibular, serão aceitas as duas ortografias (anterior e posterior à Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009). Cursos Confira a relação dos cursos oferecidos no Processo Seletivo 2010.1 da Católica, com o respectivo número de vagas.
A lista detalhada dos cursos, com as possibilidades de entrada e turno, está publicada no Manual do Candidato, disponível no site www.unicap.br/vestibular Matrículas Os aprovados no Processo Seletivo 2010.1 deverão realizar a matrícula nos dias 5 e 6 de janeiro de 2010, nos auditórios G1 e G2, localizados no primeiro andar do bloco G. O dia 7 será reservado para os estudantes retardatários. Confira as datas de divulgação de novos classificados e remanejados e das matrículas correspondentes: - 8 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G. - 11 e 12 de janeiro: Segunda matrícula no campus da Universidade – auditórios G1 e G2. - 13 de janeiro: Reservada aos retardatários da segunda matrícula – auditórios G1 e G2. - 14 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G. - 15 de janeiro: Terceira matrícula no campus da Universidade – auditório G2. - 18 de janeiro: Reservada aos retardatários da terceira matrícula – auditório G2. - 19 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G. - 20 de janeiro: Quarta matrícula no campus da Universidade – auditório G2. - 21 de janeiro: Reservada aos retardatários da quarta matrícula – auditório G2. - 29 de janeiro: Entrega do Certificado de Matrícula aos classificados para a primeira e segunda entrada, nos locais e horários indicados na tabela 10 do Manual do Candidato. Mais informações Site: www.unicap.br/vestibular Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave) Localização: térreo do bloco A da Católica Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: (81) 2119 4143 E-mail: coave@unicap.br.Católica promove Avaliação Institucional Interna Docente-Discente a partir desta terça A Católica promove, a partir desta terça-feira (10), a Avaliação Institucional Interna Docente-Discente de 2009. Professores e estudantes poderão opinar sobre as disciplinas, o pessoal, a gestão e a infraestrutura da Universidade, através do site www.unicap.br . O processo segue até o final do semestre e visa a oferecer subsídios para a promoção de melhorias no próximo ano. A avaliação institucional interna acontece desde 1998 e, segundo a integrante da Comissão de Avaliação e coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner, funciona como um elemento importante para o aprimoramento da Universidade. “Elas vêm contribuindo bastante para a realização de melhorias, tanto na parte acadêmica, quanto estrutural. A ideia é fazer com que os gestores, professores e alunos saibam como estão agindo e qual tem sido o resultado dos seus trabalhos”, destaca. Além da Universidade, os docentes e estudantes realizarão, também, sua autoavaliação. Verônica Brayner lembra, ainda, que o conceito 4 obtido junto ao Ministério da Educação, numa escala de 1 a 5, também, considerou a tradição de avaliação interna da Católica. “Os avaliadores do MEC constataram e enfatizaram que temos essa cultura. Por isso, é tão importante a participação voluntária de alunos e professores no processo”, justifica. Embora a avaliação seja voluntária, a professora ressalta a importância da participação de todos os membros da comunidade acadêmica. “Nós, geralmente, temos um percentual maior de professores do que alunos neste processo. É preciso que as pessoas cumpram, com responsabilidade, o direito de opinar sobre o local onde estão estudando ou trabalhando, assim como sobre os profissionais ou estudantes com quem convivem.” No final do ano, a Comissão de Avaliação realizará a sistematização dos dados obtidos, encaminhando os resultados para os centros e cursos da Católica. Caberá, então, aos coordenadores promover debates junto aos colegiados e aos estudantes das graduações. Além disso, cada professor receberá o balanço das respostas dos estudantes sobre o seu desempenho profissional. A Comissão de Avaliação é composta pela diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra; pela coordenadora do curso de Relações Públicas, Verônica Brayner; pelo professor da graduação em Ciência da Computação, Cezar Cerqueira; e pelo funcionário da Pró-reitoria Acadêmica Fernando Nascimento. Se você é estudante da Católica e tem interesse em participar da avaliação, acesse o Portal do Aluno, no site http://www.unicap.br/PortalGraduacao/login.html, a partir desta terça-feira (10). Para os professores, já está disponível o link http://www.unicap.br/AvaliacaoInstitucional/LoginProfessor.jsp .Alunos do curso de Arquitetura da Unicap têm aula em Brasília Um grupo de 47 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco viajou nesta terça-feira (09) para Brasília, onde terão, durante quatro dias, aulas com o professor do curso de pós-graduação em Patrimônio Histórico da Unicap, professor José Luiz da Mota Menezes. Na capital federal, o grupo será acompanhado pela professora Clarissa Duarte. A viagem foi organizada pela professora Luciana Menezes. Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara, promover viagens desse tipo, além de ser obrigação do curso, é importante para que os alunos possam ver de perto as edificações. “Arquitetura não se aprende apenas lendo e fazendo. É preciso também ver a arquitetura”, disse. Ainda segundo a coordenadora, a escolha de Brasília se deve ao fato de ter sido a primeira cidade no mundo onde foram aplicados os princípios modernos da arquitetura e urbanismo. Segundo a professora, a cidade é um marco não apenas nacional, mas também internacional. Formado por alunos do 2º e 6º períodos, o grupo terá aulas sobre o contexto histórico urbanístico da cidade, focando não apenas na cidade em si, mas na importância que ela teve para o urbanismo brasileiro e mundial. O professor José Luiz da Mota Menezes realizará uma aula no Palácio da Alvorada detalhando o histórico do projeto de Brasília e focando o local onde a aula será realizada. A aluna do 6º período Emanuelle Badu não conhece Brasília e espera ver o Palácio da Alvorada, a Esplanada dos Ministérios e a Catedral de Brasília. “Nós já tivemos aulas teóricas e agora vamos aprimorar o que foi visto sobre o conteúdo dado em sala de aula. A gente vendo parece que agrega mais conhecimento”, disse. Curso de Jogos Digitais promove primeira palestra sobre criação de games O curso superior tecnológico de Jogos Digitais, que tem início em fevereiro de 2010, irá promover a palestra “Criação de Jogos Digitais”, apresentada pelo diretor de Criação da Meantime, Diego Credidio. O encontro será realizado no dia 18 de novembro (quarta-feira), a partir das 9h, na sala 005 do bloco G4 (térreo) da Universidade. A palestra “Criação de Jogos Digitais” é gratuita e aberta ao público em geral. Quem comparecer com celulares dotados do sistema Bluetooth receberá dois games desenvolvidos pela Meantime, empresa criada a partir dos projetos do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). Mais informações pelo fone (81) 2119 4444 ou pelo e-mail breno25@gmail.com (pertencente ao coordenador do curso de Jogos Digitais, Breno Carvalho). Saiba mais sobre o curso tecnológico de Jogos Digitais na reportagem “Curso de graduação em Jogos Digitais é uma das novidades do Vestibular 2010 da Católica”, de Tiago Cisneiros, ou através do hotsite http://www.unicap.br/tecnologicos/jogos/jogos.html .Professor de Publicidade apresenta trabalho no 3° Simpósio da ABCIBER O coordenador da Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Católica, professor Fernando Fontanella, vai participar do 3° Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), que acontece nos dias 16,17 e 18 de novembro, na Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM), na capital paulista. O evento tem como finalidade discutir sobre a internet, civilizações tecnológicas e tudo que há de mais novo nas tendências da tecnologia contemporânea. Fontanella vai apresentar um artigo elaborado no doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Proposta para uma problemática da memesfera” e “O Que é Meme na Internet?” são os temas que serão abordados pelo professor da Unicap. Meme é um termo usado na internet e significa uma foto ou vídeo, produzido pelos usuários, que na maioria das vezes, tem um conteúdo engraçado, é colocado na internet, e em poucas horas, se propaga em grandes escalas e ganha os principais portais de mídias sociais, como Twitter,Youtube e Orkut. O professor, além de mostrar como esses conteúdos de entretenimento estão se espalhando e possuindo mais espaço na mídia em relação a outros fatos, também pretende discutir sobre a “domesticação” da internet e como as mídias digitais já fazem parte do cotidiano do usuário comum. Segundo Fernando Fontanella, o simpósio é uma chance de escutar alguns especialistas no assunto, e assim ter outras visões do trabalho realizado. “Esse evento tem grande importância porque vou mostrar minha pesquisa para vários professores e ter a oportunidade de saber o que pensam sobre a temática. A troca de experiências, com certeza, vai ser muito boa”, ressaltou o professor.Quinta em Ritmo e Poesia promove tributo a Chico Buarque Na tarde de quinta-feira (5), o projeto Quinta em Ritmo e Poesia, coordenado pela professora Haidée Camelo, promoveu um encontro entre vários músicos do cenário pernambucano para prestar um tributo a Chico Buarque. O encontro entre os artistas presentes aconteceu por meio de Ramon Carneiro da Cunha, pai da aluna de Letras da Universidade Católica Amanda Cunha. Segundo ele, desde criança Chico Buarque era seu compositor preferido e “isso dispensaria justificativas”. “Meu gosto pela arte em si ajuda muito na hora de admirar o que é bom de verdade. Sou fotógrafo profissional e a música é puro lazer, mas um lazer que levo a sério”, afirmou. Ainda de acordo com Ramon, ele dispensa os momentos vagos à música, através do violão ou do sax, que começou a estudar há pouco tempo. “Quando minha filha Amanda, estudante da Unicap, me falou do projeto Quinta em Ritmo e Poesia, me dispus de imediato a ir junto com a professora Haidée, coordenadora do curso de Letras, fazer uma breve e amadora homenagem a Chico Buarque de Hollanda, cantando algumas das minhas canções preferidas”, explicou. E complementou: “Fico bastante grato pelo espaço dado, pois sempre estive presente em tudo que envolvesse minha filha única, desde pequena”, contou. A professora Haidée disse que fica muito feliz ao ver que os alunos falam do Projeto Quinta em Ritmo e Poesia em casa. “O projeto está chegando ao ponto que eu idealizei, o de integrar os jovens com suas famílias nesse espaço aqui da Universidade”, disse. Programação: 12 de novembro Apresentação de música, dança e poesia africanas e afrobrasileiras. 19 de novembro Tributo à cantora argentina Mercedes Sosa, com as participações de alunos da Licenciatura em Português e Espanhol, professora Haidée Camelo, Arlete Néri, Padre Hugo Ara e Padre Miguel Oliveira. 26 de novembro Apresentação da cantora Ilana Ventura, ex-aluna de Direito e Jornalismo da Católica, integrante do grupo Mandacaru, e especialista em ritmos regionais e nacionais, como forró, coco, maxixe, choro, samba e bossa nova. 2ª Semana da Consciência Negra traz exposição na Biblioteca Central Durante a 2ª Semana da Consciência Negra, realizada entre os dias 9 e 13 de novembro, ficarão expostas, no hall de entrada da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco, 10 calungas cedidas pelo maracatu A Cabra Alada, representando alguns dos orixás mais importantes das religiões afro-brasileiras. Segundo o organizador do evento, Padre Clovis Cabral, a exposição tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para o acervo que a Biblioteca da Unicap disponibiliza sobre as questões étnicas e afro-brasileiras e também sobre como é possível conhecer essas religiões dentro desse espaço. “Muita gente diz que não faz trabalho sobre o tema porque não tem bibliografia. A ideia é derrubar o mito de que não temos livros sobre o assunto. Existem editoras que só publicam livros com conteúdos afro-brasileiros”, disse o Padre Clovis. Ainda, segundo ele, as pessoas que querem se informar e pesquisar sobre o assunto têm mais de 5 mil livros a disposição, incluindo obras raras. Originalmente, as calungas são bonecas feitas de cera e madeira e que têm um conteúdo simbólico religioso para o Candomblé. Podendo representar tanto orixás como pessoas, a calunga é uma figura ancestral que rege os maracatus. Para carregar a boneca, a dama do passo, nome como é conhecida no maracatu a pessoa que vai carregá-la, tem que entrar em resguardo e ser iniciada no Candomblé. As calungas expostas na Biblioteca Central foram cedidas pelo artista plástico pernambucano, João Neto, que confeccionou as 10 bonecas para usar no desfile de 2008 do maracatu A Cabra Alada. Além de idealizador das calungas, João Neto é um dos fundadores dos Maracatus A Cabra Alada e do Nação Pernambuco.3ª Exposição Evolução da Informática atrai a atenção de ONGs e projetos educativos
O último dia da exposição “Evolução da Informática”, promovido pelo terceiro ano consecutivo pelo curso de Ciência da Computação da Católica, contou com a presença de dezenas de estudantes e instrutores de projetos educativos e organizações não-governamentais (ONGs). A mostra foi realizada no Salão Receptivo da Universidade, de terça à sexta-feira (3 a 6) da semana passada. A ONG Casa Menina Mulher promoveu a visita de 44 garotas à exposição nos turno da manhã e da tarde. As adolescentes fazem parte das turmas de mercado gráfico, técnicas de vendas (telemarketing), assistência administrativa e atendimento hospitalar. Segundo a psicóloga Neide Freitas, instrutora dos dois últimos cursos, o passeio integra o programa de qualificação profissional da entidade. “Decidimos organizar este momento porque oferecemos aulas de inclusão digital. Esse é um dos requisitos nos processos de seleção para os campos de trabalho que elas escolheram”, explicou. Quem, também, pôde entrar em contato com a história da tecnologia foram os alunos do projeto Criança Esperança de Olinda. Entre eles, Kleiton Carneiro, 21 anos, do curso de Java (linguagem de programação), que destacou a redução dos dispositivos ao longo do tempo. “Aqui, nós vemos essa evolução, desde computadores e peças enormes até os produtos que a gente usa em casa hoje”, comentou. O colega Deivison José, 24, enfatizou as facilidades proporcionadas pela informática. “A exposição é maravilhosa, porque podemos observar o desenvolvimento das máquinas e o modo como elas melhoraram nossas vidas, através, principalmente, da velocidade.” O monitor de informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Diego Vasconcelos, coordenou a visita de alunos do curso de Telemática do Projovem Urbano. Cerca de 50 estudantes do programa participaram da 3a Semana de Informática da Católica, realizada durante toda a última semana, no campus da instituição. “Embora ainda estejam começando, os garotos ficaram muito interessados nas palestras. Aqui na exposição, gostaram de ver como os produtos e serviços evoluíram, tanto no tamanho quanto na capacidade”, afirmou. A estudante do Projovem Priscila Karla, 20 anos, considerou a visita à exposição como uma oportunidade de ampliar os conhecimentos necessários ao mercado de trabalho. “Na nossa área, precisamos estar por dentro da tecnologia, que está sempre avançando. Nós não podemos ficar para trás diante dessa evolução”, avaliou. Priscila contou, ainda, que se surpreendeu com os produtos da mostra, devido às novas possibilidades fornecidas pela computação e a internet.
A exposição De acordo com a coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Ana Eliza, a exposição foi, inteiramente, organizada por cerca de 20 estudantes da graduação. “No dia 2, eles passaram o dia inteiro arrumando as coisas aqui no Salão Receptivo, das 8h até as 22h. Antes disso, pesquisaram, montaram e restauraram as máquinas mais antigas.” Durante os quatro dias de mostra, aproximadamente, 30 alunos guiaram os visitantes, explicando o funcionamento e a evolução dos produtos. O resultado do esforço dos estudantes foi uma verdadeira viagem no tempo, nos mais diversos campos da tecnologia, desde as mídias de armazenamento até os vídeogames. Na entrada do Salão Receptivo, banners detalhavam, por exemplo, a evolução dos transistors, mouses e notebooks e os números do acesso à internet no mundo. Confira alguns dados:
Depois dos banners, os visitantes puderam observar a evolução das peças de composição dos computadores e das mídias de armazenamento (cartões de perfuração, disquetes e pen drives). Ainda, foram disponibilizadas máquinas com diferentes sistemas (história do Windows e do Paint) e videogames (do Telejogo e Atari até o Playstation 2), para o entretenimento do público. A professora Ana Eliza avaliou, positivamente, a terceira edição da exposição. Segundo ela, a mostra cresceu em visitação – principalmente de colégios e organizações não-governamentais -, organização e divulgação.Realidade aumentada e bioinformática são temas de palestra da III Semana de Informática
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