A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 22 de outubro de 2009 - Ano 8

Jornalista César Tralli apresenta palestra na Católica nesta sexta-feira
Tiago Cisneiros

O repórter da Rede Globo César Tralli apresentará a palestra “Segurança: uma questão de cidadania” na Católica, nesta sexta-feira (23), a partir das 9h. O evento, que será realizado no auditório G2, localizado no primeiro andar do bloco G, integra a programação da 7a Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade. A entrada é gratuita.

César Tralli é repórter do Globo Repórter e do Jornal Nacional e apresentador do SPTV (versão paulista do NETV). Aos 24 anos, em 1995, tornou-se o correspondente internacional mais novo na história da emissora, ocupando o cargo em Londres até 2000. Destacou-se pela cobertura de conflitos no Oriente Médio, o acidente nuclear de Chernobyl, o assassinato do primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin, o terremoto da Turquia e a morte da princesa Diana. Participou, ainda, das reportagens sobre os atentados do 11 de setembro, as Copas do Mundo de 1998 e 2002 e as Olimpíadas de 2004 e 2008.

No Brasil, César Tralli atuou como repórter investigativo no caso do juiz Nicolau dos Santos Neto, na prisão de Paulo Maluf, do contrabandista Lao Kin Chao e do narcotraficante Juan Carlos Abadia, na operação Anaconda e na Máfia do Apito. Pelo trabalho de 18 anos como jornalista televisivo, recebeu os prêmios Comunique-se (“Melhor Repórter de Vídeo do País”), Embratel de Jornalismo (na categoria “Televisão”), Grande Prêmio Rede Globo de Televisão e Troféu Barbosa Lima Sobrinho.

Católica recebe seminário sobre tráfico de pessoas nesta sexta-feira
Tiago Cisneiros

A Católica sediará, nesta sexta-feira (23), das 8h às 17h, o primeiro de uma série de oito seminários sobre o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e trabalho em Pernambuco. À noite, será lançado um livro que traz os resultados de uma pesquisa sobre o tema, desenvolvida sob a coordenação da professora do curso de Direito da Universidade Karina Vasconcelos.

O seminário, que terá a participação da Secretaria de Defesa Social do estado, será realizado no anfiteatro do bloco G4 (terceiro andar), com o objetivo de capacitar indivíduos que desenvolvem projetos e ações de enfrentamento ao tráfico. O encontro é destinado a pessoas e organizações (governamentais e não-governamentais) atuantes nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Paulista.

Das 18h30 às 21h30, será lançado, no auditório G2 (primeiro andar do bloco G), o livro produzido a partir de um estudo sobre o tráfico de pessoas no estado. A pesquisa, coordenada pela professora da Católica Karina Vasconcelos, foi realizada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (Undoc) e pelo Governo de Pernambuco. Entre os pesquisadores envolvidos, está o professor do curso de Direito da Católica Stéfano Gonçalves Régis Toscano.

O trabalho, também, teve a participação de alunos do curso de Direito da Católica. Os estudantes Filipe Pinheiro Mendes, Ítala Rosália Rodrigues de Souza, Renata de Oliveira Costa, Silvana Mattoso de Oliveira monitoraram os grupos de pesquisa “Tráfico de Pessoas para fins de Exploração Sexual”, “Tráfico de Pessoas para fins de Exploração de Trabalho” e “Tráfico de Pessoas para fins de Remoção dos Órgãos”.

Além do lançamento do livro, será apresentado o DVD “Rotas de Ilusão”, que ilustra a campanha promovida pelo Governo de Pernambuco contra o tráfico de pessoas no estado, e concedido o Prêmio Anita Paes Barreto para os autores da melhor redação sobre o tema, em um concurso organizado pelas Secretarias de Educação e de Defesa Social.

MPB Unicap homenageia Djavan
Tércio Amaral

The Beatles, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Como associar bandas, cantores, músicas de ritmos e sensações tão diferentes? Quem respondeu essa pergunta foi o MPB Unicap na apresentação desta quarta-feira (21), no teatro do 1º andar do bloco B. A homenagem do grupo ao cantor nordestino Djavan permitiu que o público ouvisse composições dos mais variados gostos com o olhar local, já que o espetáculo “Djavanear” estreia a primeira apresentação do cantor alagoano.

Filho de uma lavadeira afro-descendente, Djavan ouvia entre um e outro serviço de sua mãe músicas de Ângela Maria e Nelson Gonçalves. Aprendeu a tocar violão sozinho e hoje tem composições gravadas por outros grandes mitos nacionais, a exemplo de Caetano Veloso, Chico Buarque e Elba Ramalho. Segundo o coordenador cultural da Unicap Percy Marques, o que mais atrai na produção de Djavan é essa mistura de ritmos e experiências. “Ele fez uma grande contribuição pela criação do afro-jazz”, disse.

Percy Marques fez uma seleção de 24 músicas, que vão desde o início da carreira de Djavan à sua fase mais atual. E entre esses anos de composições do artista, nota-se uma variada associação de tendências. Justamente por saber captar todos os detalhes desses momentos que o estudante do curso de Biologia e cantor do MPB Unicap elogiou a escolha do repertório. “Achei interessante porque ele conseguiu pegar as músicas mais agitadas e outras de teor mais calmo e organizou de modo harmônico. E isso fez o show não ficasse cansativo”, disse.

Djavan também é sinônimo de referência para os músicos da Unicap. Segundo o coordenador cultural Genilson Pontes, sua vida musical se relaciona com os maiores sucessos do compositor alagoano. “A influência dele sobre mim é muito grande. Os maiores sucessos de Djavan foram na década de 90. Nesse mesmo período eu comecei a estudar música”. Para ele, o público deve esperar boas surpresas dessa seleção do MPB Unicap. “Fizemos adaptações de algumas músicas e algumas com novos arranjos”, disse.

Com uma hora e meia de espetáculo, o Djavanear continua nesta quinta (22) e sexta-feira (23), às 20h, no teatro do 1º andar do bloco B.

Cultura e Subjetividade são temas de exposição do curso de Psicologia da Unicap
Tércio Amaral

Os estudantes do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco promoveram, nos dias 19, 20 e 21, uma exposição cujo tema foi a análise de filmes como Persepolis e de músicas como as do artista e símbolo do movimento do Manguebeat no estado. O evento, que aconteceu dentro da programação da disciplina de Cultura e Subjetividade, ocorreu no espaço receptivo do bloco G da instituição, sob a orientação e coordenação da professora Maria Aparecida Craveiro.

Segundo a professora do curso de Psicologia Maria Aparecida Craveiro, os alunos foram orientados a construírem um dossiê, uma espécie de diário de bordo. Aliás, os próprios termos remetem aos estudos antropológicos modernos, do qual a professora destacou ser um dos pilares de interdisciplinaridade da disciplina. E os resultados dessa pesquisa seriam justamente a ampliação do olhar crítico. “A proposta da disciplina é fazer o aluno refletir e compreender esse processo de produção social da subjetividade”, afirmou.

A subjetividade é entendida como um espaço privado de cada sujeito social. Esse seria um registro de formação que o faz representar no mundo. O conceito de subjetividade, para a psicologia, também fez parte da exposição. Entretanto, o destaque inicial ficou com o mundo interno de cada individuo, com suas emoções e pensamento. “A subjetividade é um resultado de agenciamentos culturais e sociais de vivências produzidas por nós ao longo de nossa formação. O mundo interno do sujeito, de como ele interpreta e ele se coloca no mundo”, declarou a professora Maria Aparecida Craveiro.

Esses estudos fazem parte do Núcleo de Psicologia Social da Unicap. Segundo a aluna do curso de Psicologia Clécia Lorena a exposição foi mais “um desafio” na sua formação acadêmica. Para ela, os objetivos iniciais eram tentar associar o conhecimento comum ao ambiente universitário. “A proposta era assimilar os textos com o que a gente via no dia-a-dia e trazê-los para o conhecimento na faculdade”, afirmou.

D.A. de Direito promove primeiro debate entre candidatos à presidência da OAB-PE
Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico do curso de Direito da Católica irá promover o primeiro debate entre os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Pernambuco. O encontro será realizado no dia 28 de outubro (quarta-feira), a partir das 19h, no auditório G2 da Universidade. A entrada é gratuita.

Os candidatos à presidência da OAB-PE para o mandato de 2010 a 2012 são Henrique Mariano (apoiado pelo atual presidente, Jayme Asfora), Julio Oliveira (oposição, presidente de 2004 a 2006) e Ricardo Correia. A votação acontecerá no dia 26 de novembro, em diversos pontos do estado. Entre eles, está o Chevrolet Hall, localizado na Avenida Agamenon Magalhães e destacado para receber os eleitores do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Católica anuncia novidades para o Vestibular 2010.1

Pernambuco recebe organizadores do Mutirão Latinoamericano e Caribenho de Comunicação

Acompanhe as notícias da 7a Semana de Integração no blog do evento

Católica promove evento sobre 20 anos da queda do Muro de Berlim e reunificação alemã

Católica promove palestra sobre Arqueologia Histórica e sociedade colonial

Empresa de telefonia inscreve para programa de estágio

Nota de esclarecimento sobre Tratamento Excepcional

Últimas vagas para o minicurso sobre direitos humanos para estudantes e profissionais de Jornalismo

Biblioteca da Católica promove cursos durante a 7ª Semana de Integração

Convites para Vidas passadas e engomadas estão disponíveis na Assessoria de Cultura da Católica

TRE-PE oferece vagas de estágio para estudantes da Unicap

Grupo BNP Paribas oferece vagas de estágio

Empresa de TI seleciona estagiário

Fundação Joaquim Nabuco marca presença na Semana da Integração da Católica

Eventos esportivos movimentam Unicap

MPB Unicap apresenta show “O Djavanear” de 21 a 23 de outubro

Grupo de Teatro da Católica apresenta o espetáculo Vidas Passadas e Engomadas no dia 12 de novembro

Professores da USP e da Unicap vão ministrar palestras no 2° Ciclo de Palestras Contábeis em novembro

Curso de Ciências Contábeis promove 2º Ciclo de Palestras em novembro

D.A. de Administração da Católica vai promover 1º Encontro Pernambucano dos Estudantes de Administração

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

21/09/2009 Católica anuncia novidades para o Vestibular 2010.1

19/09/2009 Reitor e professor da Católica têm obras expostas na Feira do Livro de Frankfurt

16/09/2009 Seminário de William Bonner lota auditório da Católica

Mais Edições [+]

Edições de setembro [+]

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000