A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
 Edições Anteriores
 Minuto Unicap
 Fotolog
 Católica na Imprensa
 Agenda

Recife, 19 de outubro de 2009 - Ano 8

Reitor e professor da Católica têm obras expostas na Feira do Livro de Frankfurt
Tiago Cisneiros

Terminou, neste domingo (18), a 61a edição da Feira do Livro de Frankfurt, o mais importante evento do mercado editorial do mundo. Entre as obras selecionadas pelas Edições Loyola para exposição, estiveram “O rosto plural da fé”, escrita pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e “Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho”, do professor do curso de Filosofia da Universidade Marcos Roberto Nunes.

Lançado no último dia 26 de agosto, “O rosto plural da fé: da ambiguidade religiosa ao discernimento do crer” é baseado na tese de doutorado em Teologia defendida por Padre Pedro Rubens, no Centre Sévres, Facultes Jésuites de Paris. A publicação, que está distribuída em cinco partes, divididas em 18 capítulos e 199 páginas, procura permitir o discernimento teológico da situação religiosa. Para tanto, o Reitor da Católica relaciona o catolicismo popular brasileiro a três fenômenos surgidos após a década de 1960: as comunidades eclesiais de base, a renovação carismática católica e o pentecostalismo nacional. Para saber mais sobre a obra, leia a reportagem “Reitor lança livro sobre o pluralismo religioso”, de Rebeca Kramer, disponível Aqui.

Em “Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho”, o professor Marcos Roberto Nunes Costa constrói a tese de que Santo Agostinho, na obra De Civitate Dei, estava preocupado com a felicidade humana, e não com a defesa do modelo de civilização Civitas, isto é, de uma teoria do Estado. Lançada em maio de 2009, a obra traz, em 214 páginas, os fundamentos ético-políticos do filósofo, sobre os quais se possa edificar uma civilização ou sociedade justa, capaz de promover a satisfação temporal do homem e de ajudá-lo a encontrar a verdadeira felicidade na vida eterna.

Conheça os detalhes da 61a Feira do Livro de Frankfurt, realizada de 14 a 18 de outubro, no site http://www.buchmesse.de/en/fbf/ . Neste ano, o evento recebeu 290.469 visitantes e teve a China como país homenageado.

Fé e Alegria realiza performance no 2º Encontro de Corais
Rebeca Kramer

A Fundação Fé e Alegria do Brasil promoveu com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, na noite desta sexta-feira (16), o 2º Encontro de Corais, em tributo a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Na ocasião, apresentaram-se também, Corais de instituições governamentais e privadas. Foram os Corais Recife em Canto (da Fundação Fé e Alegria do Brasil), o da Unimed Recife, o da AABB, o de São Pedro Martir, o da Chesf Recife e o Coral da Igreja Católica do Espinheiro. O evento aconteceu no auditório G2 da Unicap e foi conduzido pelo funcionário da Diretoria de Gestão Escolar (DGE), o cerimonialista Tércio Veras.

O Fé e Alegria, a fim de atender ao compromisso de responsabilidade social, arrecadou um quilo de alimento não perecível, cujas doações foram feitas às comunidades carentes da região metropolitana do Recife.

Cada um dos seis Corais cantou três peças em homenagem ao Rei do Baião. O primeiro a se apresentar, o Coral Recife em Canto, escolheu as músicas A Feira de Caruaru, Que nem jiló e Xaxado, sob o comando do maestro Josué Vicente. Em seguida, o Coral da AABB, liderado pelo maestro Jadiel Gomes, interpretou Exultet Caelum, Prece ao Vento e Mulher Rendeira.

Dando continuidade ao evento, o Coral da Igreja do Espinheiro cantou as peças Tuas dores te coroam, Ave Maria das Borboletas e Luar do Sertão, com o maestro Albérico José. Na sequência, foi a vez da Unimed Recife realizar, sob o comando do maestro Ivan José da Silva, a performance das canções Espanhola, Mulher Rendeira e Sina.

O penúltimo grupo foi o São Pedro Martir, com a liderança do maestro Paulo Andrade, cantando as peças Lachia Quio Pianga, Sabiá e Vida de Viajante. Por fim, o Coral da Chesf Recife interpretou, sob a liderança do maestro Jadson Oliveira, as canções Sabiá, Forró no Escuro e alguma coisa.

Segundo expôs o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, que também é o diretor regional do Fé e Alegria do Nordeste, ele entende a música como parte da formação integral da pessoa. “Nosso objetivo é promover essa visão de educação que abraça a arte e a cultura. A arte dos corais educa, desenvolve talentos e proporciona socialização das culturas. E isso tem a ver com o movimento e, também, com a proposta da Universidade Católica”, afirmou. Complementando, Padre Pedro afirmou que a convocação de iniciativas e de parceiros é de extrema importância para o Encontro de Corais, uma vez que a cidade possuiria tantos outros talentos. “Educação não deve ser somente com atividades ligadas a conteúdos, mas à vida inteira”. Ainda de acordo com o Reitor, o Fé e Alegria existe em 14 estados brasileiros, mas, o único a estreitar, firmemente, laços com uma Universidade é o de Pernambuco, no caso, com a Católica.

De acordo com o coordenador do Fé e Alegria em Pernambuco, Luiz Justino, a proposta do Coral surgiu de uma oficina de Canto e Coral realizado em 2007 pelo Fé e Alegria, cujos integrantes são professores, funcionários e alunos do Liceu de Artes e Ofícios. “A importância do presente evento consistiu no diálogo cultural existente entre os diversos Corais que se apresentaram”, reforçou. “Gonzaga é o Rei de Baião e o ícone da música pernambucana. Foi quem deu voz ao Nordeste e, pelo fato do Fé e Alegria ser do nordeste, por que não prestar esta homenagem?”, indagou. Ano que vem, a intenção do Fé e Alegria do Brasil é homenagear Capiba e sua grande contribuição com o ritmo do Frevo.

Na ocasião, esteve presente prestigiando o evento a gerente da Fundação de Cultura da cidade do Recife Lêda Dias. A fim de resumir a importância de Gonzaga para a música popular, ela expôs que o Rei do Baião contribuiu bastante no que concerne à construção de uma nova identidade cultural da música local. “Ainda existe muita música dele que não é conhecida, afinal, são mais de 500. Ou seja, há bastante coisa para ser arranjada por vozes nos Corais, mas que não é cantado. Só se interpretam, infelizmente, as músicas mais tradicionais”, frisou. Lêda comentou da relevância de estreitar os laços do Memorial Luiz Gonzaga, que fica no Pátio de São Pedro, com a Universidade Católica, bem como com o Fé e Alegria. Segundo ela, ainda, haverá, em dezembro de 2009, também no auditório G2 da Unicap, a 2ª Jornada Gonzaguiana para Educadores, cujo objetivo será trazer professores para abordarem temas que ajudem a compreender outros horizontes do que foi e ainda representa o símbolo do Baião.

Minicurso faz uma viagem pela América Latina
André Amorim

Cuba, os processos ditatoriais e de redemocratização de países latino-americanos, e o papel da Igreja Católica durante esse período. Esses foram os temas trabalhados pelo Professor Newton Cabral na terceira aula do minicurso “História da América Latina Contemporânea”. O encontro aconteceu no auditório do 1º andar do Centro de Teologia e Ciências Humanas.

A ilha cubana, os problemas enfrentados pela população e o regime implantado por Fidel Castro, foram analisados a partir de uma viagem realizada pelo professor Newton Cabral. As ditaduras na América Latina e os processos de redemocratização foram analisados a partir da atuação dos diversos grupos sociais e também a partir da atuação de grupos de guerrilha.

A Igreja Católica foi analisada a partir da década de 1960, momentos em que bispos e padres estiveram envolvidos em protestos e prisões. Nesse momento, a parte mais alta da hierarquia da Igreja passou a se mobilizar na defesa dos leigos perseguidos pelos regimes ditatoriais da América Latina.

No entanto, como mostrou o professor, nem sempre os setores da Igreja tiveram essa linha de pensamento. O posicionamento da instituição começou a mudar após a realização do 2º Conselho Episcopal da América Latina (Celam), realizado em 1968 na cidade colombiana de Medelín, quando alguns posicionamentos da Igreja se adaptaram a situação da América Latina.

Professores do CCBS recebem orientações para o uso da voz
André Amorim

Nesta quinta-feira (15), Dia dos Professores, docentes do Centro de Ciências Biológicas e Saúde foram orientados por professores do curso e da Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco a como usar melhor a voz no dia-a-dia.

Segundo a coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da Católica, professora Jônia Lucena, os exercícios de aquecimento vocal são tão importantes quanto o aquecimento realizado por uma atleta antes de uma prova. “Esses exercícios propiciam um melhor desempenho da voz e podem evitar alguns problemas”, disse.

Até o dia 21 de outubro, professores do curso e profissionais da clínica vão se revezar nos três turnos para ensinar formas de cuidar da voz e exercícios que podem ser feitos pelos professores. Caso seja verificada uma grande quantidade de professores com queixas, a Clínica de Fonoaudiologia montará um grupo para atender os docentes.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Albenise Oliveira, achou importante as dicas e os exercícios ensinados. “Na maioria das vezes, nos preocupamos apenas com a aula e esquecemos de cuidar da nossa voz. Cinco minutos de exercícios simples podem fazer a diferença, além de evitar médicos e aposentadoria precoce”, disse.

Alunos da Católica e Fundação Bradesco fazem a alegria de crianças carentes
André Amorim

Estudantes da Universidade ligados à Pastoral Comunitária da Universidade Católica de Pernambuco e funcionários da Fundação Bradesco realizaram, nesta quinta-feira (15), na quadra ao lado do bloco A, uma festa para comemorar o Dia das Crianças dos 30 meninos e meninas da Casa Nossa Senhora da Consolação.

A Casa Nossa Senhora da Consolação é uma creche que atende crianças de 3 a 7 anos que moram na comunidade dos Coelhos, no Recife. Durante toda a manhã, os funcionários da Fundação Bradesco realizaram atividades recreativas e educativas. Além disso, as crianças aprenderam a cuidar da saúde bucal, ganharam presentes e realizaram um lanche juntamente com os familiares presentes.

Segundo a dentista da Fundação Bradesco, Ana Lúcia, cada funcionário da Fundação ‘adotou’ uma criança para presentear na festa. “Nós arrecadamos dinheiro para fazer a festa, além de comprar presentes para as crianças atendidas. também vamos presentear a creche com brinquedos educativos”, disse.

_________________________________________________

  Confira mais Notícias

Nota de esclarecimento sobre Tratamento Excepcional

Evento comemorativo aos cem anos do jurista Norberto Bobbio integra 7ª Semana de Integração

Últimas vagas para o minicurso sobre direitos humanos para estudantes e profissionais de Jornalismo

Biblioteca da Católica promove cursos durante a 7ª Semana de Integração

Convites para Vidas passadas e engomadas estão disponíveis na Assessoria de Cultura da Católica

TRE-PE oferece vagas de estágio para estudantes da Unicap

Grupo BNP Paribas oferece vagas de estágio

Empresa de TI seleciona estagiário

Fundação Joaquim Nabuco marca presença na Semana da Integração da Católica

Eventos esportivos movimentam Unicap

Clínica e curso de Fonoaudiologia da Unicap promovem programa “A vez da sua voz”

Clínica de Psicologia da Católica vai promover 9a Jornada em Dependência Química

MPB Unicap apresenta show “O Djavanear” de 21 a 23 de outubro

Grupo de Teatro da Católica apresenta o espetáculo Vidas Passadas e Engomadas no dia 12 de novembro

Católica decide manter data do Vestibular 2010

Professores da USP e da Unicap vão ministrar palestras no 2° Ciclo de Palestras Contábeis em novembro

Curso de Ciências Contábeis promove 2º Ciclo de Palestras em novembro

D.A. de Administração da Católica vai promover 1º Encontro Pernambucano dos Estudantes de Administração

Topo  

_________________________________________________

  Edições Anteriores

16/09/2009 Seminário de William Bonner lota auditório da Católica

15/09/2009 William Bonner apresenta seminário na Católica nesta sexta-feira

14/09/2009 Dia das Crianças do Espaço Criança Esperança de Olinda atrai centenas de famílias

Mais Edições [+]

Edições de setembro [+]

 


  Boletim Unicap

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza , André Amorim, Beatriz Lacerda, Diego Ximenes, Lílith Perboire, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra.

PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues.

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
   
Agenda  
Busca  
   
Twitter
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000