A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 18 de maio de 2007 Ano 6

Inscrições para admissão extravestibular - 2007.2 começam segunda-feira

A Universidade Católica de Pernambuco abre amanhã (21) as inscrições para a admissão extravestibular – 2007.2. A taxa para os portadores de diploma de outra Instituição de Ensino Superior (IES) e para os interessados em transferir o seu curso para a Católica, é de R$ 75,00. Já para os portadores de diplomas e possíveis concluintes 2007.1, ambos da Católica, o valor é de R$ 55,00.

O prazo para inscrição via Internet acaba em 8 de junho, com entrega da documentação na Seção de Admissão (térreo do bloco R) até 15 de junho. Essa data serve, também, para inscrição na própria Católica. Os critérios de seleção e a documentação exigida estão no www.unicap.br. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4132. Confira abaixo a relação de cursos disponíveis para transferência e portador de diploma (turnos de oferta também em Portaria específica):

Fisioterapia - transferência
Psicologia - transferência/ portador de diploma
Administração - transferência/ portador de diploma
Ciências Contábeis - transferência/ portador de diploma
Ciências Econômicas - transferência/ portador de diploma
Publicidade e Propaganda - transferência
Relações Públicas - transferência/ portador de diploma
Serviço Social - transferência/ portador de diploma
Direito – portador de diploma da Católica (concluintes até 2006.2)
Arquitetura e Urbanismo - transferência/ portador de diploma
Ciência da Computação - transferência/ portador de diploma
Engenharia Ambiental - transferência/ portador de diploma
Engenharia Civil - transferência/ portador de diploma
Engenharia Química - transferência/ portador de diploma
Teologia - transferência/ portador de diploma
Licenciaturas em Química, Física, Matemática, Filosofia, História, Letras (Português; Português – Inglês; Português-Espanhol), Pedagogia e Ciências Biológicas - transferência/ portador de diploma.

No caso de alunos da Católica interessados em mudança de curso, turno ou readmissão após abandono, o prazo vai até 8 de junho, confira aqui na Portaria nº 045/2007 ou na Seção de Admissão pelo telefone (81) 2119.4132.

Termina o 4° Encontro Nacional das Águas
Por Higor Gonçalves

O 4° Encontro Nacional das Águas (4° ENA), realizado pela Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a Capitania dos Portos de Pernambuco e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), chegou ao fim na noite desta sexta-feira (18), com uma apresentação do Grupo de Dança do Espaço Cultural Ariano Suassuna, que aconteceu no hall do bloco G.

Durante três dias, o evento realizou minicursos, oficinas, mesas-redondas e conferências sobre vários assuntos. Diversos palestrantes nacionais e internacionais contribuíram com suas experiências para o debate deste ano. O Encontro Nacional das Águas, em sua quarta edição, abordou “os tratamentos e políticas públicas sobre os recursos hídricos”.

De acordo com a organizadora do evento, professora Arminda Saconi Messias, os objetivos foram cumpridos.“Estou muito feliz com a organização. O nosso planejamento foi inteiramente cumprido. A experiência com os voluntários foi muito positiva”, afirmou.

O 4° ENA contou com a presença de 620 participantes. A estudante Gilmara Generoso, do curso de Engenharia Ambiental da Católica, elogiou a temática do evento, mas ficou chocada com alguns dados revelados nas conferências. “Achei o tema bastante atual. É assustador saber que o volume e a qualidade da água diminuem a cada dia. Na minha opinião, a mentalidade das pessoas tem que mudar rapidamente. É preciso saber usar melhor a água, já que no futuro próximo, teremos que racionalizar”, enfatizou.

Segundo o Cabo, Luiz Sálvio Rodrigues, da Capitania dos Portos de Pernambuco, o 4° Encontrou Nacional das Águas esclareceu diversas questões. “O tema deste ano foi bem pertinente, as palestras contribuíram bastante com dados e informações”, disse.

A próxima edição do Encontro das Águas vai acontecer somente em 2009. O quinto encontro será internacional e vai trazer diversos conferencistas estrangeiros. O tema do entanto, ainda não foi divulgado.

Cultura renascentista italiana na Católica
Por Higor Gonçalves

A Itália foi pioneira no desenvolvimento artístico, durante o período do Renascimento. Dentre os diversos artistas, nomes como Michelangelo, Giotto e Boccaccio, ganharam destaque pelo equilíbrio, harmonia e naturalidade das obras. Este movimento cultural está retratado com informações e fotografias de quadros famosos na exposição “Arte Sacra da Renascença Italiana”.

A mostra artística chamou a atenção de quem passou durante a semana pelo hall do bloco A da Universidade Católica. “Na minha opinião, este foi o movimento cultural mais rico de todos os tempos. A beleza das obras e o contexto nas quais estão inseridas são encantadores”, revelou a estudante Maria Anielly. As obras fazem parte do acervo do Instituto de Cultura Brasil-Itália.

Reciclagem e educação ambiental no evento Reciclo
Por Rodolfo Bourbon

Na próxima terça-feira (22), a reciclagem será o assunto da vez na Universidade Católica. O evento “Reciclo”, desenvolvido por alunos do curso de Relações Públicas, promoverá palestras, oficinas e apresentações culturais durante os turnos da manhã, tarde e noite. As técnicas de reaproveitamento de materiais e a importância da preservação do meio ambiente serão alguns dos assuntos abordados no encontro.

Diversas Organizações Não-Governamentais (ONG’s), como a Capibar e a Associação Trapeiros de Emaús, irão expor produtos reciclados desenvolvidos na própria instituição, nos quiosques espalhados pelo hall do bloco A. Além deles, representantes de companhias, como Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e o Banco Real, marcarão presença nas palestras.

“O objetivo do projeto é chamar a atenção para problemas ambientais, como a poluição, e desenvolver atividades educacionais que mostrem formas de transformação do lixo em objetos úteis”, revela coordenadora geral do Reciclo, a estudante Vanessa Ramos. A participação no evento é gratuita. Informações pelo telefone (81) 2119-4016.

Clique aqui e confira toda programação do Reciclo.

Seminário discutirá a Filosofia de Deleuze
Por Raítza Vieira

O curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco promove o seminário “Identidade e Diferença em Deleuze”, que acontece nos próximos dias 24 e 25, no anfiteatro do bloco G4. No primeiro dia, o evento acontece das 9h às 13h e das 15h às 19h, já no segundo, das 9h às 13h.

O encontro será ministrado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Machado, e coordenado pela professora da Universidade Católica de Pernambuco, Luciana Pontes Vieira.

No seminário serão trabalhadas as teorias de Deleuze, que tratam, principalmente, sobre identidade e diferença. De acordo com a coordenadora do Mestrado em Psicologia da Católica, Cristina Amazonas, esse seminário é extremamente importante porque os alunos do mestrado trabalham com temas que envolvem a construção de diferenças. “Por exemplo, como se constrói a diferença na família”, disse Cristina.

Os interessados em participar do Seminário podem fazer a sua inscrição, que é gratuita, na Secretaria Acadêmica (3º andar do G4). Estão disponíveis 70 vagas para o encontro.

Diálogos com a Fonoaudiologia discute hábitos infantis
Por Rodolfo Bourbon

Um alerta para os pais: hábitos como chupar dedo, roer unhas e morder lápis ou caneta podem ser prejudiciais às crianças. “Estas manias comprometem a motricidade orofacial, ou seja, podem acarretar dificuldades respiratórias e problemas no desenvolvimento lingüístico”, revela a professora do curso de Fonoaudiologia, Jônia Alves. O assunto será o tema da próxima edição do projeto “Diálogos com a Fonoaudiologia”.

O evento acontece no dia primeiro de junho, das 17h às 19h, no auditório GI da Universidade Católica. Os palestrantes convidados são a fonoaudióloga Cláudia Marina, a odontopediatra Christine Calado e a psicóloga infantil Fátima Salazar. E é justamente no trabalho interdisciplinar o foco das atividades dos encontros mensais. “A proposta é sempre discutir temas variados com profissionais de diversas áreas”, afirma Jônia.

Os estudantes, pais, professores e demais interessados podem participar gratuitamente do encontro. Informações pelo telefone (81) 2119-4172.

:.Outras Notícias.:

17/05/2007 - Professora colombiana e Capitão dos Portos fazem
                palestra no Encontro das Águas

17/05/2007 - Minicursos discutem tratamento e políticas públicas
                para a água

17/05/2007 - ENA debate gestão das águas com responsabilidade
                ambiental e social

17/05/2007 - Conferência discute Ferramentas de Planejamento e
                Gestão em Recursos Hídricos

17/05/2007 - Pró-reitor acadêmico participa de Fórum em Porto Alegre
16/05/2007 - Encontro Nacional das Águas analisa gestão dos
                recursos hídricos

16/05/2007- Ministério da Cultura explica como participar
                  de editais

16/05/2007-  Alunos de Direito e Psicologia promovem
                   festa no Bar Jardins

16/05/2007 - Aluno da Católica participa de espetáculo no Pan 2007

15/05/2007 - 4º Encontro Nacional das Águas começa amanhã (16)
15/05/2007 - Ex-aluno da Católica é o novo apresentador
                do TV Jornal Meio-Dia Caruaru

15/05/2007 - Funcionários da Católica participam de oficina de
                Maracatu
15/05/2007 - Semana do Assistente Social é comemorada
                   com ciclo de debates
15/05/2007 - Papa Bento XVI recebe livros de Dom Helder Câmara
15/05/2007 - Católica promove workshop sobre a doença de
                  Parkinson

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000