A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 15 de maio de 2007 Ano 6

4º Encontro Nacional das Águas começa amanhã (16)

Começa amanhã, às 15h, no auditório G 2 da Universidade Católica de Pernambuco, o 4º Encontro Nacional das Águas. A abertura oficial será feita pelo Reitor, Pe. Pedro Rubens. A conferência inicial será proferida pelo professor da UFPE e secretário estadual de Recursos Hídricos, Dr. José Almir Cirilo. A palestra abordará a gestão da água em Pernambuco. Tratamentos e Políticas Públicas sobre os Recursos Hídricos é o tema central do encontro que, até sexta-feira (18), vai reunir especialistas do Brasil e de várias partes do mundo.

Entre os conferencistas internacionais está a Dra. Maria Cláudia Pinilla, da Universidade Javeriana de Bogotá (Colômbia). Ela vai abordar os ‘Indicadores Microbiológicos e Toxicológicos de Qualidade de Água’. Já o Dr. José Ricardo Perez, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, debaterá as ‘Novas Tendências em Automação de Plantas para Tratamento de Água Potável’.

Transposição - Entre os destaques nacionais está o engenheiro da Chesf, secretário de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Urbanitários e vice-presidente da Federação Pernambucana dos Urbanitários, Edvaldo Gomes de Souza. Ele vai discutir como a experiência da empresa federal americana Tennessee Valley Authority (TVA), que construiu barragens no Rio Tennessee e resolveu problemas ambientais e sociais da região, pode servir de parâmetro para a transposição das águas do Rio São Francisco. Ano passado Gomes visitou esta região dos EUA e é um estudioso do assunto.

Biocombustíveis - Em tempos de aquecimento global e discussão da formação da nova matriz energética complementar ao petróleo, os biocombustíveis surgem com a promessa de gerarem energia limpa. A água é um fator determinante na produção da matéria-prima do álcool, seja ele extraído da mamona, soja, cana-de-açúcar ou milho. O assunto será debatido pelo diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dr. José Geraldo Eugênio de França.

Além das conferências que começam sempre à tarde (14h), o Encontro das Águas promove mini-cursos (das 8h às 12h) e apresentação de painéis técnicos. A iniciativa é uma parceria da Católica com o Ministério do Meio Ambiente, a Capitania dos Portos de Pernambuco e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Outras informações pelo 2119-4376 ou pelo www.unicap.br. Confira abaixo a programação completa do evento:

Programação

16 a 18 MAIO 2007
tema: TRATAMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
PROGRAMAÇÃO
DIA 16 MAIO 2007 (Quarta – feira)
08h às 12h = Mini-cursos
12h = Almoço
15h = Cerimônia de Abertura – Auditório G2
16h
Conferência: Gestão de água no estado de Pernambuco
Conferencista: Dr José Almir Cirilo – Universidade Federal de Pernambuco / Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco
17h30min Intervalo/ Sessão Técnica Painel
18h30min
Conferência: Indicadores Microbiológicos e Toxicológicos de Qualidade de Água
Conferencista: Dra Maria Cláudia Campos Pinilla – Universidade Javeriana de Bogotá/Colômbia
19h30min
Mesa Redonda: Água de Lastro
Coordenador: Capitão-de-Mar-e-Guerra Alcione Gonçalves – Capitania dos Portos de Pernambuco
Conferencista 1: Normatização e evolução – CMG Fernando Sergio Nogueira de Araújo, Diretoria de Portos e Costas - RJ
Conferencista 2: Impactos sobre a qualidade da água – Dr Flávio da Costa Fernandes, IEAPM - RJ
Conferencista 3: Indicadores de poluição gerada por navios – Dr Élson Ferreira Machado, CEPNAV - RJ

DIA 17 MAIO 2007 (Quinta – feira)
08h às 12h = Mini-cursos
12h = Almoço
13h30min = Sessão Técnica Painel
15h
Conferência: Gestão de águas com responsabilidade ambiental e social: a experiência da Tennessee Valley Authority - TVA
Conferencista: Edvaldo Gomes de Souza - CHESF e Federação Nacional dos Urbanitários
16h30min
Conferência: Ferramentas de Planejamento e Gestão em Recursos Hídricos
Conferencista: Dr Eduardo Felga Gobbi – Universidade Federal do Paraná
17h30min
Intervalo
18h
Conferência: Água na Perspectiva da Economia Ecológica
Conferencista: Dr Lúcio André de Oliveira Fernandes – Universidade Católica de Pelotas - RS
19h
Mesa Redonda: A água e a questão sócio-ambiental
Coordenador: Dr. Jorge José Araújo da Silva - UNICAP
Conferencista 1: O ambientalismo e os pequenos produtores - Dr Alexandre Jorge Pimentel Moura, Coordenador ONG ECOS.
Conferencista 2: Comitês de bacias hidrográficas - Dr João Domingos Pinheiro Filho, Coordenador do Fórum Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Conferencista 3: As ONG’s e a água – Dra Silvia Alcântara Picchioni, Superintendente Regional da Fundação Grupo ESQUEL – Brasil.

DIA 18 DE MAIO 2006 (Sexta-feira)
08h às 12h = Mini-cursos
12h = Almoço
13h30min
Sessão Técnica Painel
14h30min
Conferência: Tratamento de Água para Abastecimento Público
Conferencista: Dr José Fernandes Vieira – COMPESA - PE
15h30min
Conferência: Água na Produção de Biocombustíveis
Conferencista: Dr José Geraldo Eugênio de França – Diretor Executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA – Brasília/DF
16h30min
Conferência: Produtividade da Água na Agricultura
Conferencista: Dr. Luis Henrique Bassoi – EMBRAPA Semi-árido / Chalenge Program on Water and Food
17h30min
Intervalo
18h30min
Cerimônia de Encerramento – Auditório G2
Conferência: Novas Tendências em Automação de Plantas para Tratamento de Água Potável
Conferencista: Dr. José Ricardo Perez Correa – Pontifícia Universidade Católica do Chile
Apresentação do Grupo de Dança do Espaço Cultural Ariano Suassuna – Prof Décio Overate – Hall do Bloco G

Ex-aluno da Católica é o novo apresentador do TV Jornal Meio-Dia Caruaru
Por Raítza Vieira

O desejo de muitos estudantes de jornalismo é que, quando formados, possam “comandar” um telejornal. O ex-aluno de jornalismo da Católica, Jorge de Assis, conseguiu realizar esse desejo. Ele, atualmente, ocupa o cargo de editor-chefe e apresentador do telejornal TV Jornal meio-dia Caruaru. Além de fazer uma participação ao vivo no TV Jornal Manhã, informando a população do Estado sobre os acontecimentos caruaruenses.

Apesar de Jorge está na TV Jornal há apenas uma semana, ele já se sente “em casa”. “Estou entrosado com o pessoal da produção. As pessoas com quem trabalho são muito gentis e profissionais. Além de serem bastante receptivas, não só elas, mas a população de Caruaru também”, disse animado.

Todo esse sucesso, não apareceu de repente. Jorge já estagiou em vários locais como a Assessoria de Comunicação da Católica, Diario de Pernambuco e TV Globo. Além de ter trabalhado na TV Asa Branca e Band News. Mas ele dá crédito ao seu sucesso, principalmente, para duas fonoaudiólogas: Mara Monora, já falecida, e Cláudia Raposo. “Eu defendo as fonos como um dos principais fatores no desenvolvimento de um apresentador”, disse.

Também não poderia deixar de citar o apoio dos pais na vida profissional e, claro, o que aprendeu nos locais em que trabalhou. “A minha prática em TV veio com a Band News. Nesse canal, você fica sob um ritmo frenético de apresentação. Então, aprendi em pouco tempo a estar no Ar e improvisar na hora que algo der errado”, falou.

Jorge explica que quando o estudante de jornalismo se prepara durante a Universidade e consegue conciliar isso com o estágio, a vaga profissional para um emprego é uma questão de tempo. “Mas, ‘nesse tempo’, o formando deve deixar o currículo nas empresas. No meio jornalístico é necessário que as pessoas saibam quem você é, que conheçam o seu nome”, acrescentou.

Jorge conclui dando um conselho para aqueles que queiram seguir na profissão de jornalismo: é se dedicar, trabalhar e ter confiança. “Acho que Deus colocou algo extraordinário na minha vida. Estou vestindo a camisa e dando o meu sangue para fazer o melhor”, confessou.

Funcionários da Católica participam de oficina de Maracatu
Por Raítza Vieira

Cerca de 16 professores e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco participam de uma oficina de Maracatu, que acontece até o dia 30 de junho, no Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. Essa oficina dará origem ao grupo de Maracatu dos funcionários da instituição, que tem o nome provisório de Nosso Maracatu.

“Quando finalizarmos a oficina, faremos uma eleição para escolher o nome do grupo”, disse o auxiliar administrativo, Alessandro Douglas da Silva, um dos organizadores da oficina. Para ele, o objetivo principal da formação do Grupo de Maracatu é integrar os professores e funcionários da instituição. Além de promover um resgate da cultura pernambucana.

A idéia de se criar um grupo de Maracatu surgiu dos próprios funcionários da Universidade. “Eu sempre admirei o Maracatu e conversando diariamente com os funcionários sobre isso, percebi que eles também se interessavam pelo tema. Então, resolvemos montar essa oficina e o grupo”, explicou Alessandro.

A oficina de Maracatu acontece aos sábados, no Liceu Nóbrega Artes e Ofícios, no horário das 13h às 15h. As aulas são ministradas pelo estudante de Psicologia da Católica, Jefferson Campos, que faz parte do Maracatu Estrela Brilhante. Os interessados, ainda, podem fazer a sua inscrição (apenas funcionários e professores), que é realizada no local e horário do ensaio. O investimento é de 30 reais.

Semana do Assistente Social é comemorada com ciclo de debates
Por Higor Gonçalves

Uma profissão cujo objeto de intervenção é a questão social. Desta maneira, podemos definir o ofício do assistente ou bacharel em Serviço Social. Privilegiando a ação investigativa através da pesquisa e análise da realidade social, o profissional da área atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que preservam e defendem a ampliação dos direitos humanos e da justiça social.

Neste 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social. Para celebrar a data, o Curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco vai promover, até a próxima sexta-feira (18), a Semana do Assistente Social. Um ciclo de oficinas e palestras foi especialmente preparado para abordar diversos temas de relevância político-social. A entrada é gratuita.

Confira aqui a programação.

Papa Bento XVI recebe livros de Dom Helder Câmara

Em visita ao Brasil na última semana, sua santidade o Papa Bento XVI recebeu o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, na sala reservada para audiências especiais, situada no primeiro andar do Mosteiro de São Bento. Dom Paulo estava acompanhado de sua irmã Zilda Arns; do novo arcebispo de São Paulo, D. Odilo e do bispo auxiliar D. Pedro Luiz.

No encontro que aconteceu na quinta-feira (10), D. Paulo entregou ao Papa dois presentes. Um foi seu livro “Evangelizar pelo Coração” (Edições Loyola) e o outro foram dois volumes da tradução francesa das “Cartas Conciliares” de Dom Helder Câmara. Estes volumes correspondem ao primeiro dos dez tomos das “Obras Completas” do Dom Helder que estão sendo publicadas, desde 2004, pelo Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC) e pela Editora da UFPE, sob a coordenação do professor do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco, Dr. Luiz Carlos Luz Marques.

Acompanhavam os volumes, ao Papa Bento XVI, uma carta do IDHeC escrita em Alemão, pedindo sua bênção apostólica para o Instituto, para a equipe que prepara as “Obras Completas” e para as equipes encarregadas dos preparativos para as comemorações do ano do centenário de nascimento de Dom Helder, a partir do dia 7 de fevereiro de 2009.

Católica promove workshop sobre a doença de Parkinson
Por Rodolfo Bourbon

Dificuldades na realização de atividades básicas, como caminhar e se alimentar, são problemas constantes no cotidiano dos portadores do Mal de Parkinson. A minimização dos sintomas da doença neurodegenerativa, segundo a opinião de especialistas, deve ser articulada entre as diversas áreas da medicina e o trabalho dos conceitos culturais. Com base neste pensamento, a Universidade Católica, através da coordenação do curso de Terapia Ocupacional, promove o “Workshop Interdisciplinar na Doença de Parkinson”.

Profissionais e professores das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicologia abordarão a importância no trabalho interdisciplinar para o tratamento dos parkinsonianos. Além deles, integrantes do curso de Fonoaudiologia e o grupo de dança Mandacaru apresentarão o trabalho desenvolvido com a Associação Solidária dos Parkinsonianos de Pernambuco (ASP-PE). “O foco do evento é mostrar à população intervenções inovadoras no trabalho com os portadores da doença”, revela a professora Ana Luiza Costa.

Quem também tem presença garantida no evento é o neurocirurgião Paulo Tadeu, único médico a realizar cirurgias para o tratamento do Mal de Parkinson em Pernambuco. No encontro, haverá também a exposição de trabalhos de alunos das graduações participantes, sobre o tema central do workshop. No encerramento, a programação contará com a apresentação do bloco carnavalesco “Treme-treme”, formado pelos parkinsonianos da ASP-PE.

O evento será realizado na próxima segunda-feira (21), a partir das 8h, no auditório GI. A taxa de inscrição para estudantes e associados da ASP-PE é de R$ 20. Para os demais interessados, o valor é R$ 40. Informações pelos telefones (81) 3462-6879, 3231-0520 e 9975-3171.

Alunos de Jornalismo realizam trabalho na Ilha de Deus
Por Higor Gonçalves

Diversas vezes retratada de maneira negativa pela imprensa local e nacional, a comunidade da Ilha de Deus, localizada no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, possui uma realidade bastante diferente da que é veiculada. Situada no coração de um dos maiores manguezais urbanos do mundo, a comunidade exerce uma importante função social e ambiental para a cidade. Sua localização privilegiada (em um estuário vital para a reprodução de várias espécies) garante a sobrevivência de cerca de 2.100 habitantes, divididos em aproximadamente 450 famílias de pescadores.

Com o objetivo de divulgar a verdadeira realidade da região, quatro alunos do curso de Jornalismo, da Universidade Católica de Pernambuco, iniciaram um trabalho de assessoria de comunicação na comunidade. “Muitas pessoas que moram ao lado da Ilha de Deus, em Boa Viagem e no Pina, por exemplo, nem sequer sabem que a comunidade existe. Escolhemos trabalhar na localidade devido a existência de uma relação um tanto conflituosa entre os moradores e a imprensa. O pessoal reclama bastante de como a mídia usa o nome da Ilha, na maioria das vezes associando à comunidade ao tráfico e à violência”, afirmou a estudante do 5º período Laiziane Soares, integrante da equipe.

Parte da disciplina Planejamento e Gerenciamento Jornalístico, lecionada pelo professor Vlaudimir Salvador, o trabalho dos estudantes consiste em dar visibilidade às ações que acontecem na comunidade. No local, são desenvolvidos projetos de inclusão digital, incentivo à leitura e música e conscientização da preservação do mangue. “A preocupação com o mangue é enorme. Nos encantamos pelo nível de consciência ambiental que os moradores têm. Quem tem o prazer de conhecê-los, como eu e minha equipe tivemos, pode comprovar que na Ilha de Deus não há lugar para o tráfico e para a violência”.

A estudante acrescenta que “o grande trabalho na comunidade é fazer com que os moradores preservem o manguezal, já que boa parte dos ‘vizinhos’ da Zona Sul, não está muito preocupada com o destino do esgoto que despejam no rio”, completou.

No momento, a equipe formada pelos alunos Lucas Paes, Thiago Barros, Virgínia Gama e Laiziane Soares está empenhada em valorizar a imagem interna e externa da comunidade da Ilha de Deus. O projeto da rádio comunitária “Boca da Ilha”, assim como o da “TV Mocambo”, também estão em discussão. Quem tiver interesse em desfazer a “idéia negativa” propagada pelos veículos de comunicação, pode agendar uma caminhada ecológica promovida pelos moradores do local. Informações: (81) 3428-3012.

:.Outras Notícias.:

15/05/2007 - Alunos do Ginásio Pernambucano visitam a Católica
15/05/2007 - Fórum Inter-religioso inicia as atividades
15/05/2007 - Professores e alunos da Católica já podem fazer
                a avaliação institucional

15/05/2007 - Show do grupo instrumental Wave Unicap:
                “Influência do Jazz”

15/05/2007 - Seleção de Estagiário de Fisioterapia
11/05/2007 - Missa em comemoração ao primeiro santo brasileiro
11/05/2007 - Presidente do ICE visita o Reitor da Católica
11/05/2007 - Último dia do minicurso “Citação Bibliográfica”
11/05/2007 - Curso de Filosofia debate o ensino filosófico no Brasil
11/05/2007 - Pró-reitor Administrativo discute Programa de Crédito  
                Educativo no RS

10/05/2007 - Novidades no Vestibular 2007.2 da Católica
10/05/2007 - Reitor preside celebração eucarística no Liceu Nóbrega
10/05/2007 - Jesus vai ao cinema exibe: “A Paixão de Cristo”
10/05/2007 - Quinta na Química aborda Aplicação da Programação
                Linear na Engenharia

10/05/2007 - Minicurso aborda Ciência do Estado

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000