A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 10 de maio de 2007 Ano 6

Novidades no Vestibular 2007.2 da Católica
Por Rodolfo Bourbon

O Vestibular 2007.2 da Universidade Católica, programado para o dia 14 de julho, estará repleto de novidades. Na coletiva de imprensa promovida hoje (10) à tarde, no Salão Receptivo, o Reitor, Padre Pedro Rubens, fez o anúncio oficial do processo seletivo e divulgou algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Entre as alterações destacadas estão a realização das provas em um único dia e o preenchimento das vagas de forma mista, através da nota do Enem 2006 ou pelo resultado do vestibular tradicional.

De acordo com o Reitor, o objetivo da mudança é fazer com que os alunos tenham duas possibilidades de acesso. “Se a pessoa não obtiver o resultado suficiente pelo Enem, ele poderá realizar a prova do vestibular normalmente.” Metade das vagas oferecidas para cada curso será reservada para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, em 2006. A classificação destes alunos será divulgada após o encerramento das inscrições, levando-se em consideração a média das notas da redação e da parte objetiva no Exame.

A qualidade da avaliação do Enem foi um dos pontos principais para a decisão, segundo o presidente da Comissão para a Aplicação do Vestibular (Coave), professor Reginaldo Lourenço. “O Exame possui parâmetros claros e bem desenvolvidos para mostrar o conhecimento dos alunos”, afirma.

As inscrições para o vestibular começam no dia 28 de maio e vão até 17 de junho. Todos os candidatos deverão se inscrever pela internet, através do site www.unicap.br. A taxa custa R$ 75,00. Serão oferecidas 250 vagas nos cursos de Administração (50 – noite), Direito (60 – noite), História (30 – tarde), Arquitetura e Urbanismo (50 – tarde), Ciências da Computação (30 – noite) e Ciências Biológicas (30 – tarde).

A entrega dos cartões de inscrição será realizada na sede da Coave, localizada no térreo do Bloco A da Unicap, no período de 3 a 6 de julho, das 8h às 20h. No dia 2 de julho será divulgada a relação dos aprovados pelo Enem. Aqueles que não forem classificados poderão fazer as provas no dia 14 de julho. Informações pelo telefone (81) 2119-4143.

Outros benefícios - Todos os candidatos inscritos no vestibular da Católica terão acesso à Biblioteca Central para realizar seus estudos, mesmo no período de provas da instituição, quando a Biblioteca fica restrita apenas aos alunos da Universidade.

Os candidatos inscritos no Vestibular terão direito a uma camisa, que receberão no dia 20 de junho, quando a Universidade realizará a 2ª Jornada de Portas Abertas para que os estudantes possam conhecer toda a infra-estrutura oferecida pela Católica, incluindo laboratórios, as clínicas-escola e as salas de aula.

A exemplo do que foi feito no Vestibular do final do ano passado, no dia da prova, os pais e acompanhantes dos candidatos contarão com uma programação especial, que inclui oficinas de relaxamento, exibição de filmes e leitura de jornais e revistas.

Reitor preside celebração eucarística no Liceu Nóbrega
Por Higor Gonçalves

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, vai presidir nesta sexta-feira (11) uma celebração eucarística sobre a Páscoa. A cerimônia acontece às 10h, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. Na ocasião, o Reitor prestará uma homenagem ao Dia das mães - que será neste domingo. O Liceu Nóbrega fica na Rua do Príncipe, Boa Vista, em frente à Universidade Católica de Pernambuco.

Jesus vai ao cinema exibe: “A Paixão de Cristo”
Por Higor Gonçalves

O evento “Jesus vai ao Cinema?!”, que integra a 13ª Semana Teológica e a 3ª Semana de Estudos da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, exibiu na tarde desta quinta-feira (10), o filme “A Paixão de Cristo” (The Passion of the Christ), do diretor norte-americano Mel Gibson.

Inteiramente falado em aramaico e latim - línguas usadas na época de Jesus -, o filme narra as últimas doze horas de Cristo antes da crucificação. A película foi indicada ao Oscar em três categorias e venceu diversos festivais, entre eles o do Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani , da Itália.

Após a exibição, foi promovido um debate que contou com a presença dos professores Marcos Almeida, Alexandre Figueirôa e Frei Paulo Valério. De acordo com Figueirôa, professor de Comunicação Social, o filme dialoga com a atual violência social retratada pelos meios de comunicação. “Ele ‘fala’ a linguagem da contemporaneidade” afirmou. Segundo Frei Paulo Valério, professor da graduação em Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião, “o filme foi fiel ao retratar o Cristo que é esmagado e, ao mesmo tempo, exaltado”, disse.

O projeto “Jesus vai ao Cinema?!” é uma iniciativa do curso de Teologia da Católica. De acordo com o coordenador do curso, professor Gilbraz Aragão, “o objetivo do encontro é refletir, a partir dos meios de comunicação, as experiências e temas que questionam a fé”.

Neste último dia do evento, foi realizado o lançamento de livros e revistas sobre a temática da 13ª Semana Teológica e da 3ª Semana de Estudos da Religião. À noite, aconteceu a palestra “Religião e Jornal”, que discutiu a religião e os meios de comunicação e contou com a presença dos professores Degislando Nóbrega, Maruilson Souza e Sérgio Sezino.

Quinta na Química aborda Aplicação da Programação Linear na Engenharia
Por Higor Gonçalves

O projeto Quinta na Química, realizado pelos cursos da área de Química da Universidade Católica de Pernambuco, promoveu na tarde de hoje (10) a palestra: “Aplicação da Programação Linear na Engenharia”. A convidada desta semana foi a professora do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Noêmia Mesquita.

No encontro, que aconteceu na sala 113 do bloco D, foram abordadas as principais programações lineares utilizadas pela Engenharia. Na ocasião, a palestrante discutiu as ferramentas matemáticas usadas na otimização e planejamento de processos - seja maximizando os lucros ou minimizando os custos de empreitadas do cotidiano.

De acordo com Noêmia Mesquita, nos debates, os estudantes conhecem mais sobre as “ferramentas” que serão usadas no dia-a-dia profissional. “É uma excelente oportunidade de aprofundar o conhecimento”, afirmou.

O projeto Quinta na Química é fruto de uma parceria de dez anos dos cursos da área de Química da Católica. O objetivo principal do projeto é contribuir para o conhecimento dos alunos.

Informações sobre o projeto Quinta na Química pelo telefone: (81) 2119-4188.

Minicurso aborda Ciência do Estado
Por Higor Gonçalves

A Teoria da Ciência do Estado, formulada pelo filósofo alemão Georg Friedrich Hegel, foi o tema deste segundo dia do Minicurso de Introdução à Filosofia do Direito de Hegel, realizado pelo Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco (NEAL). O curso, que acontece das 14h às 17h, no Auditório Pe. José de Anchieta, S.J. (GI), aborda temas relacionados à famosa série de postulados proposta pelo filósofo.

Na tarde de hoje (10), foram discutidos: O processo de efetivação da Ciência Filosófica do Direito como Ciência do Estado, a Definição de Direito Positivo em oposição à concepção especulativa do Direito e o desdobramento dos vários conceitos de Ciência Filosófica do Direito.

De acordo com o estudante Lucas da Costa, do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco, o Minicurso oferece suporte para quem deseja aprofundar os conhecimentos. “Neste curso, as idéias de Hegel sobre a filosofia do Direito são colocadas de maneira muito clara. A partir destas aulas, qualquer pessoa poderá compreender melhor a vasta contribuição deixada pelo filósofo”, afirmou.

O Minicurso de Introdução à Filosofia do Direito de Hegel será ministrado até amanhã (11) pelo professor da Faculdade Guararapes e membro do Grupo Hegel da Católica, Danilo Vaz. Os encontros estão acontecendo no Auditório GI, no horário das 14h às 17h. As inscrições já foram encerradas. No final, os participantes receberão um certificado equivalente à 12h/aula.

Confira aqui a programação do Minicurso.

Informações: (81) 2119-4067.

:.Outras Notícias.:

09/05/2007 - Processo sobre Produção Gráfica é tema de palestra na
                Católica

09/05/2007 - Religião e comunicação no evento “Jesus vai ao cinema?!”
09/05/2007 - Minicurso discute Ciência Filosófica do Direito
09/05/2007 - Quinta na Química aborda Aplicação da Programação
                Linear na Engenharia

09/05/2007 - Curso de Filosofia debate o ensino filosófico no Brasil
09/05/2007 - Secretaria Especial dos Direitos Humanos abre concurso
09/05/2007 - Secretaria Especial dos Direitos Humanos abre concurso
09/05/2007 - Professores da Católica lançam livro sobre Doença de Parkinson
08/05/2007 - Jesus no cinema exibe: “Jesus de Montreal”
08/05/2007 - Fórum na Católica estimula diálogo entre culturas e
                   religiões

08/05/2007 - MPB Unicap inicia apresentações de seu novo show
08/05/2007 - Católica sedia Conselho Regional do KAAD
08/05/2007 - Professora da Católica defende dissertação na UFRPE
07/05/2007 - Dia de Ação Comunitária “atende” os moradores de
                Maranguape I

07/05/2007 - Voluntários comentam a importância do Dia de Ação
                 Comunitária

07/05/2007 - CCJ promove curso na Itália
07/05/2007 - Ex-alunos criam blog sobre violência no Estado

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000