A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 16 de maio de 2007 Ano 6

Encontro Nacional das Águas analisa gestão dos recursos hídricos
Por Rodolfo Bourbon

Os “Tratamentos e Políticas Públicas dos Recursos Hídricos”, tema do 4º Encontro Nacional das Águas (4º ENA), nunca esteve tanto em evidência como nos dias atuais. Questões ambientais, como o aquecimento global e a escassez da água, a transposição do Rio São Francisco e o auxílio dos recursos hídricos na produção de biocombustíveis são exemplos de assuntos em debate constante. Por este motivo, muitas pessoas se inscreveram no evento, promovido pela Universidade Católica Pernambuco, que teve início na manhã de hoje (16).

Após os minicursos realizados pela manhã, o Reitor, Padre Pedro Rubens, fez a abertura oficial do evento durante à tarde. Em meio às alusões bíblicas, científicas e filosóficas sobre a água, o Reitor falou da importância da realização do encontro. “Este debate nos tira do imobilismo e mostra que existem muitas pessoas preocupadas com a atual e conflitante situação.”

A mesa foi inicialmente composta pelo professor e pesquisador Pedro Medina, a organizadora do 4º ENA, Arminda Saconi, o presidente do IPA – Tecnologia Agrícola, Júlio de Brito, e o representante da Capitania dos Portos de Pernambuco Alcione Gonçalves. Além deles, os Pró-reitores Luciano Pinheiro (administrativo), Junot Matos (acadêmico) e Fátima Breckenfeld (comunitária) estiveram presentes. “Nossa proposta é unir a Universidade, a sociedade e a população em busca de melhorias e soluções”, revelou Junot.

Conferência - O palestrante convidado para a primeira conferência foi o secretário executivo estadual de recursos hídricos José Almir Cirilo, que abordou o tema “Gestão da Água no Estado de Pernambuco”. Na ocasião, o conferencista mencionou os principais pontos de ausência de água na região. “O Sertão possui a chamada escassez econômica, ou seja, possui recursos hídricos, mas não há uma infra-estrutura de transporte. No entanto, o Agreste apresenta o maior agravante, pois lá, a escassez é física, pois inexistem grandes reservatórios hídricos.”

Após uma sessão de perguntas, os participantes tiveram a oportunidade de observar os trabalhos técnicos de alunos e pesquisadores em uma sessão de painéis no Salão Receptivo. Na opinião da estudante Natália Cristina de Araújo, 5º período do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE), o encontro de hoje foi bastante interessante, pois proporcionou uma grande diversidade de pontos de vista. “De forma didática, os palestrantes falaram da água em termos sociais e científicos.”

Ministério da Cultura explica como participar de editais
Com informações do MInc

O programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura - que fomenta projetos de debates e de circulação de idéias -, está realizando oficinas gratuitas por todo o país para orientar os interessados em participar dos editais do programa. A coordenadora Nehle Franke estará no Recife amanhã (17), das 14h às 18h, na Livraria Cultura, do Paço Alfândega, à disposição dos interessados em concorrer aos editais. Além das dúvidas técnicas com relação às modalidades de projetos e inscrições, a oficina contempla pequenos debates sobre as linhas temáticas sugeridas pelo Cultura e Pensamento.

Os editais, que destinarão R$1 milhão para os projetos selecionados em todo o Brasil, estão abertos até o dia 15 de junho. Além das oficinas, durante o período das inscrições, poderão ocorrer vídeo-conferências e chats periódicos para o esclarecimento de dúvidas e a orientação dos potenciais proponentes quanto às Seleções Públicas do Programa. Acompanhe essa agenda pelo site www.cultura.gov.br/culturaepensamento.

O Cultura e Pensamento é uma iniciativa do Ministério da Cultura coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), conta com o patrocínio da Petrobras e com a co-realização do Ministério da Educação (MEC), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) e da TVE-Bahia. Mais informações em www.cultura.gov.br/culturaepensamento.

Alunos de Direito e Psicologia promovem festa no Bar Jardins
Por Higor Gonçalves

“Fazendo Direito no Divã”. Este é o tema de uma festa que alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Católica estão preparando para o próximo sábado (19). A balada vai acontecer a partir das 21h, no bar e restaurante Jardins, localizado em Boa Viagem. O axé do grupo Trio Butuka (em tributo à Ivete Sangalo) vai garantir a animação ao lado do pop-rock da banda Papaninfas. Nos intervalos, é a vez dos DJ’s comandarem as pick-up’s.

Os ingressos, no valor de R$ 15, podem ser adquiridos antecipadamente com os estudantes do sétimo período de Psicologia (tarde e noite) e do nono período de Direito (noite). O Bar Jardins fica na avenida Domingos Ferreira, 2045, Boa Viagem. Informações: (81) 3271-0262 / 9267-4738.

Aluno da Católica participa de espetáculo no Pan 2007
Por Higor Gonçalves

O Pan-americano do Brasil, que acontece entre os dias 13 e 29 de julho, no Rio de Janeiro, vai contar com um “brilho pernambucano” bem especial. Não, não se trata de uma nova estrela das piscinas e nem de uma grande saltadora. O Pan, na sua semana de estréia, apresentará o espetáculo “Viva Brasil”, do bailarino e coreógrafo pernambucano Jaime Arôxa. A apresentação, que já esteve em cartaz por seis meses, na Alemanha, vai contar a história do Brasil através de suas danças folclóricas. O “brilho pernambucano” estará presente com o Frevo, o Caboclinho e o Maracatu – ritmos da terra.

Da nova temporada do espetáculo, vão participar 60 bailarinos das cinco regiões do Brasil. Quinze pernambucanos integram a equipe. Um deles é o estudante do sétimo período do curso de Jornalismo, da Católica, Samuel Paes de Luna, de 23 anos. Bailarino profissional há cerca de dois anos, o estudante participou, por dois meses, do grupo Mandacaru Unicap.

Antes da confirmação para o espetáculo do Pan, Samuel fazia parte de uma companhia de danças folclóricas de Olinda. De acordo com o aluno, a seleção foi bastante árdua. “Disputei com 50 bailarinos extremamente talentosos. Nós tivemos que dançar, individualmente, vários ritmos pernambucanos. A confirmação aconteceu no último dia nove. Nem acreditei que tinha passado”, revelou Samuel.

O estudante embarcou para o Rio na madrugada desta quarta-feira (16). Na cidade, ele dividirá um apartamento com outros três bailarinos. Os ensaios vão acontecer todos os dias, das 16h às 22h. O espetáculo está previsto para durar um ano. Na volta, Samuel pretende concluir o curso de Jornalismo na Católica. “Eu procuro pensar positivo. Espero conquistar outras oportunidades, mas desejo concluir o curso. Também pretendo realizar uma especialização na área”, afirmou.

Quem estiver no Rio de Janeiro durante o Pan-americano poderá conferir, pessoalmente, o espetáculo “Viva Brasil”. O local e os horários da apresentação ainda não foram divulgados. Informações: (21) 2539-8779.

:.Outras Notícias.:

16/05/2007 - 4º Encontro Nacional das Águas começa amanhã (16)
16/05/2007 - Ex-aluno da Católica é o novo apresentador
                do TV Jornal Meio-Dia Caruaru

16/05/2007 - Funcionários da Católica participam de oficina de
                Maracatu
16/05/2007 - Semana do Assistente Social é comemorada
                   com ciclo de debates
16/05/2007 - Papa Bento XVI recebe livros de Dom Helder Câmara
16/05/2007 - Católica promove workshop sobre a doença de
                  Parkinson

15/05/2007 - Alunos do Ginásio Pernambucano visitam a Católica
15/05/2007 - Fórum Inter-religioso inicia as atividades
15/05/2007 - Professores e alunos da Católica já podem fazer
                a avaliação institucional

15/05/2007 - Show do grupo instrumental Wave Unicap:
                “Influência do Jazz”

15/05/2007 - Seleção de Estagiário de Fisioterapia
14/05/2007 - Missa em comemoração ao primeiro santo brasileiro
14/05/2007 - Presidente do ICE visita o Reitor da Católica
14/05/2007 - Último dia do minicurso “Citação Bibliográfica”
14/05/2007 - Curso de Filosofia debate o ensino filosófico no Brasil
14/05/2007 - Pró-reitor Administrativo discute Programa de Crédito  
                Educativo no RS

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000