A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 17 de maio de 2007 Ano 6

Professora colombiana e Capitão dos Portos fazem palestra no Encontro das Águas

Em sua primeira noite, quarta-feira (16), o 4º Encontro Nacional das Águas – Tratamentos e Políticas Públicas – realizou uma conferência e uma mesa-redonda, no Auditório GII da Católica. A conferência “Indicadores Microbiológicos e Toxicológicos de Qualidade de Água”, que começou às 18h30, foi apresentada pela Dra. Maria Cláudia Campos Pinilla, da Universidade Javeriana de Bogotá, na Colômbia.

Dentre os tópicos abordados estavam as “Novas Técnicas de Detecção de Microorganismos (Técnicas Moleculares)” e o “Diagnóstico da Contaminação de Origem Química”. Apesar da palestra ter sido em espanhol, o público presente participou fazendo perguntas.

O convite à conferencista Maria Cláudia Pinilla veio por meio de um projeto de instituições de ensino superior conveniadas à Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiucs), como a Católica de Pernambuco e a Javeriana de Bogotá. Para Pinilla, a importância do evento é “conscientizar e informar a população sobre os riscos de contaminação doméstica e industrial, já que a legislação não controla este tipo de problema.”

Já a mesa-redonda, coordenada pelo Capitão dos Portos de Pernambuco, Alcione Gonçalves, começou às 19h30 e abordou o tema: “Água de Lastro”. Para compor a mesa, ele convidou três pesquisadores das organizações militares, vindos do Rio de Janeiro: Keity Ferraz, oceanógrafa; Karen Sampaio, bióloga formada pela Católica, e Élson Machado, engenheiro mecânico.

Nas palestras dos convidados foram abordadas as normas da “Água de Lastro”, chamadas de Normam 20, no que diz respeito à troca dessa água, em águas profundas; as formas de como realizar essa troca e os equipamentos utilizados no tratamento das águas negras e cinzas, (provenientes de esgoto, óleo, lixo e poluição atmosférica) produzidas pelos navios.

A Água de Lastro é água utilizada para ajudar na estabilidade dos navios. Os navios possuem grandes tanques (reservatórios) internos ao longo do seu casco, que são enchidos com água para contrabalançar o peso, colaborando com o seu equilíbrio. A má utilização deste processo pode até fazer o navio tombar.

“A Marinha do Brasil se sente orgulhosa em estar presente neste evento que deixa de ser nacional para ser internacional”, afirmou o Capitão Alcione numa referência à palestra anterior da pesquisadora colombiana, Maria Cláudia Pinilla.

Minicursos discutem tratamento e políticas públicas para a água
Por Raítza Vieira

O 4º Encontro Nacional das Águas (ENA) que aborda, nesta edição, os “Tratamentos e Políticas Públicas”, realiza sete minicursos sobre essa temática. Os minicursos acontecem no período da manhã, no bloco J da Universidade Católica de Pernambuco.

Um dos minicursos mais procurados pelo público foi o “Tratamento de Água e Saúde Pública: doenças de veiculação hídrica – I. Fundamentos e perspectivas”, ministrado pelos professores da Católica Aline Nascimento, Carlos Alberto Silva, Galba Takaki e Kaoru Okada. Nesse minicurso foram abordadas, basicamente, as doenças que são veiculadas pela água, através da ação de bactérias e vírus. “Apesar desse assunto já ter sido estudado por muitos, durante o Ensino Médio, quando apresentamos a proposta do curso, as pessoas tiveram bastante interesse”, explica a coordenadora dos minicursos do 4º ENA, professora Kaoru Okada.

Outro minicurso do Encontro é “Recife, Século XX: dos mangues e alagados à modernização urbana”, ministrado pelo professor da Católica, Luis Manuel Domingues. No minicurso, foram trabalhadas as mudanças que ocorreram na cidade do Recife até o século XX, observando os impactos causados no campo social, político e ambiental. “Mangues, alagados e rios foram aterrados para expansão urbana. A conseqüência disso pode ser observada no período de chuva, quando acontecem as cheias. Isso ocorre pela falta de um local para a água circular”, disse Luis.

Para o professor Domingues, debater a questão da urbanização do Recife é de extrema importância para que no futuro não sejam repetidos os “erros” do passado. “É preciso que pensemos no que queremos para nossa cidade. A história serve antes de tudo para termos domínio sobre nossa experiência de vida, e a partir daí projetarmos o que queremos ou não”, finalizou.

De acordo com a professora Kaoru Okada, o objetivo dos cursos é ensinar e atualizar os participantes sobre o assunto abordado. “Além disso, o encontro busca criar uma consciência e discutir possibilidades de resolver o problema global que é a água. Para que, a partir disso, as pessoas pensem em soluções para minimizar essa problemática.”

Os demais minicursos do 4º Encontro Nacional das Águas são: Abastecimento e Saúde Pública, Ecossistemas Aquáticos: empreendedorismo versus ação antrópica; Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; Simulação Dinâmica e Controle Automático em Simulink Aplicáveis a Sistemas de Tratamento de Água e Tratamento de Água para Abastecimento Público. Todos eles terminam amanhã (18), concluindo a carga horária de 12h/aula.

ENA debate gestão das águas com responsabilidade ambiental e social
Por Higor Gonçalves

Na tarde desta quinta-feira (17), segundo dia do 4° Encontro Nacional das Águas (4° ENA), cujo tema são os “Tratamentos e Políticas Públicas dos Recursos Hídricos”, foi debatida a gestão das águas com responsabilidade ambiental e social. Na conferência de mesmo nome, que aconteceu às 15h, no auditório GII, foi abordado a experiência da Tennessee Valley Authority (TVA) – empresa pública norte-americana criada para prover a geração de energia elétrica. Para ministrar a conferência, foi convidado o secretário de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Urbanitários, vice-presidente da Federação Pernambucana dos Urbanitários e engenheiro da Chesf Edvaldo Gomes de Souza.

Na palestra, o engenheiro teceu comparações entre a estatal norte-americana e a Chesf. De acordo com Edvaldo, o Nordeste brasileiro necessita desenvolver uma nova consciência a respeito da gestão das águas. “Quando passarmos a ter uma mentalidade semelhante a das companhias estrangeiras, nós vamos conseguir aumentar o volume de água e solucionar grande parte da pobreza de nossa região”, afirmou.

Segundo o aluno João Rafael Soares, do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), a temática do 4º ENA está debatendo diversos assuntos da atualidade. “Os temas são interessantes, atuais e bem pertinentes. Estou aprendendo bastante. O evento está muito organizado”, disse.

No final da conferência “Gestão de águas com responsabilidade ambiental e social”, os participantes puderam tirar dúvidas.

O caso norte-americano - A Tennessee Valley Authority (TVA) é uma companhia do governo dos Estados Unidos da América criada no ano de 1933 pelo então presidente Franklin Delano Roosevelt. Situada na região do Vale do Rio Tennessee , a estatal foi concebida para prover a navegação, o desenvolvimento econômico, o controle de alimentos e a geração de energia elétrica. Atualmente, a TVA é a maior empresa norte-americana de geração de energia.

Conferência discute Ferramentas de Planejamento e Gestão em Recursos Hídricos
Por Higor Gonçalves

“Ferramentas de Planejamento e Gestão em Recursos Hídricos”. Este foi o tema da segunda conferência do 4° Encontro Nacional das Águas que aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), às16h30, no auditório GII da Católica. O professor Eduardo Felga Gobbi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordou em sua explanação a recente proposta do Plano Estadual de Recursos Hídricos – que prevê que cada Estado da União, com base nos planejamentos efetuados nas bacias hidrográficas, deve elaborar seu próprio plano de recursos.

De acordo com Gobbi, o maior desafio do Brasil, é inventar um modelo híbrido que interligue todas as regiões. “O nosso desafio é criar um modelo de gestão de recursos que seja pertinente a todos os Estados da nação”, afirmou. O professor contemplou, também, o novo panorama de gestão dos recursos hídricos do Estado do Paraná.

Segundo a estudante Joana Luiza Silva, do curso de Engenharia Ambiental da Católica, o 4º Encontro Nacional das Águas contribui para a formação dos universitários. “O evento está abordando assuntos muito atuais e relevantes. Sem dúvida, é bastante enriquecedor para nossa formação”, completou.

Pró-reitor acadêmico participa de Fórum em Porto Alegre
Por Rodolfo Bourbon

O Pró-reitor acadêmico da Universidade Católica, professor Junot Matos, irá participar de sua última reunião como membro da diretoria do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação (Forgrad). Junot, atual vice-coordenador regional da entidade, marcará presença no 20º Encontro do Forgrad. Na ocasião, haverá a eleição para nomear os próximos representantes do Fórum.

O evento acontece entre os dias 20 e 22, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Além da eleição, o encontro promoverá debates em torno do tema “Unidade na Diversidade”, contando com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão, estudo, diálogo e aprendizado sobre a gestão dos processos que envolvem a graduação.

Neal discute o trabalho precário nos semáforos
Por Rodolfo Bourbon

O crescente aumento dos vendedores de produtos nos sinais de trânsito da capital pernambucana é o assunto que o economista Tarcísio Patrício abordará em um encontro na Universidade Católica. “Trabalho Precário no Meio Urbano: Semáforos do Recife” é o tema da pesquisa desenvolvida pelo conferencista, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Entre diversas questões, o estudo revelará as principais causas do fenômeno e irá apresentar dados sobre a situação na cidade.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal) e acontece amanhã (18), às 15h, na Sala de Seminários – 7º andar do bloco G4. Informações pelo telefone (81) 2119-4067.

Católica realiza Celebração da Luz
Por Raítza Vieira

A Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco, juntamente com pastorais de outras universidades e faculdades cristãs, realiza a Celebração da Luz – evento em preparação para o Pentecostes (vinda do Espírito Santo). O encontro acontecerá no próximo dia 25, no campus da Católica, das 22h às 6h.

Durante a Celebração da Luz, acontece uma vigília de 8 horas de duração, em forma de uma caminhada pelo Campus da Universidade, fazendo uma pausa em 14 locais para rezar, cantar e refletir sobre determinados temas.

Um dos pontos de destaque da caminhada é o segundo (mastro da bandeira no estacionamento), onde haverá a apresentação do grupo de dança da Católica, Mandacaru, realizando uma invocação do Espírito Santo.

Outro local de destaque é o sexto (hall do bloco A), onde professoras, alunas e funcionárias da Católica rezarão pelas mulheres que foram assassinadas em Pernambuco e pelos familiares delas.

A última parada do encontro, prevista para as 6 da manhã, será a Capela, onde o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens presidirá uma missa. Logo em seguida, haverá um café da manhã comunitário.

Os interessados em participar da Celebração da Luz, podem fazer a sua inscrição até o dia 25 (pela manhã), na Pastoral da Católica (térreo do Bloco A). É importante que o participante, no dia da Celebração, traga um alimento para que possa ser compartilhado com outras pessoas no café da manhã.

Confira o roteiro Das paradas da Vigília da Luz.

Estadão abre inscrições para curso intensivo de Jornalismo

Entre os dias 3 de setembro e 7 de dezembro, um grupo de 30 jovens jornalistas brasileiros freqüentará, em São Paulo, o 18º Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, promovido pelo Grupo Estado, proprietário do jornal O Estado de São Paulo. As inscrições, para estudantes de Jornalismo matriculados no último ano ou recém-formados que tenham se graduado em 2005 ou 2006, podem ser feitas até 1º de julho, através do site www.estadao.com.br/talentos.

Durante três meses, os jovens aprovados no processo de seleção terão aulas pela manhã e passarão o resto do dia nas diversas áreas da empresa, principalmente a Redação. No final do curso, patrocinado pelo Banespa/Santander, Odebrecht, Philip Morris e Vivo, os novos profissionais passarão a integrar o Banco Estado de Talentos, colocado à disposição do mercado.

Cerca de 3.200 candidatos participam, anualmente, do processo de seleção. Este ano, todos se reunirão, no dia 5 de agosto, às 9h, para a prova escrita no campus Vergueiro da Unip/Objetivo. A prova, elaborada pelos editores do Estadão, consta de questões de conhecimentos gerais e atualidades e de um texto jornalístico, que deve ser redigido a partir das informações fornecidas pela prova. O exame seleciona 60 pré-classificados, que serão convocados para entrevistas pessoais nos dias 21, 22 e 23 de agosto. A entrevista indica os 30 aprovados para o curso.

Mais informações pelo fone (11) 3856.2187


:.Outras Notícias.:

16/05/2007 - Encontro Nacional das Águas analisa gestão dos
                recursos hídricos

16/05/2007- Ministério da Cultura explica como participar
                  de editais

16/05/2007-  Alunos de Direito e Psicologia promovem
                   festa no Bar Jardins

16/05/2007 - Aluno da Católica participa de espetáculo no Pan 2007

15/05/2007 - 4º Encontro Nacional das Águas começa amanhã (16)
15/05/2007 - Ex-aluno da Católica é o novo apresentador
                do TV Jornal Meio-Dia Caruaru

15/05/2007 - Funcionários da Católica participam de oficina de
                Maracatu
15/05/2007 - Semana do Assistente Social é comemorada
                   com ciclo de debates
15/05/2007 - Papa Bento XVI recebe livros de Dom Helder Câmara
15/05/2007 - Católica promove workshop sobre a doença de
                  Parkinson

14/05/2007 - Alunos do Ginásio Pernambucano visitam a Católica
14/05/2007 - Fórum Inter-religioso inicia as atividades
14/05/2007 - Professores e alunos da Católica já podem fazer
                a avaliação institucional

14/05/2007 - Show do grupo instrumental Wave Unicap:
                “Influência do Jazz”

14/05/2007 - Seleção de Estagiário de Fisioterapia

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000