Um livro para discutir o papel da comunicação

Por Fabíola Mendonça

No momento em que as instituições brasileiras convencionais, incluindo a mídia, têm sua credibilidade questionada, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de imprimir sua mais nova publicação: o livro Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos – O desafio democrático à comunicação, organizado pelo pesquisador e professor da UFPE Marco Mondaini. Fruto de uma coletânea de 18 artigos, a obra será lançada na próxima terça-feira, dia 8 de outubro, às 19h, na sala 510, do Bloco “A” da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Com textos de 24 autores, a publicação é dividida em três partes, começando com Comunicação, mídias e espaço público, seguida por Comunicação, sujeito e movimentos sociais, encerrando com Comunicação, política e direitos humanos. São artigos que refletem sobre o campo midiático como espaço público, regulação da comunicação, coronelismo eletrônico, discurso jornalístico e movimentos sociais, direito humano à comunicação, comunicação pública, entre outras temáticas.

Ao apresentar o livro, Marco Mondaini explica que a publicação tem “a pretensão de servir como instrumento de reflexão para os movimentos sociais que lutam pelos direitos dos trabalhadores pobres, sem terra, sem teto, mulheres, homossexuais, negros, índios, crianças e adolescentes, idosos, que formam a massa de (não) cidadãos produzidos e reproduzidos pelas particularidades do capitalismo brasileiro – um capitalismo que ainda traz em si as marcas mais profundas do patriarcado e do patrimonialismo da nossa história colonial.”

As temáticas presentes em Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos… são resultado das reflexões e inquietações que pautaram, e pautam, o Núcleo de Estudos de Comunicação e Direitos Humanos (NCDH), um grupo de estudos interdisciplinar da UFPE, vinculado aos programas de pós-graduação em Comunicação e Serviço Social da instituição. A proposta do livro é ultrapassar os muros da academia e dialogar com a sociedade, como bem comenta Laurindo (Lalo) Leal Filho, no prefácio da obra:

“É a Universidade cumprindo seu papel de estimular a pesquisa, de subsidiar o ensino com reflexões inéditas e de estender o conhecimento a amplos setores da sociedade, aproximando-os da vida acadêmica. Sai, dessa forma, dos seus muros para compartilhar com os movimentos sociais e políticos as aspirações de transformações e mudanças de que tanto necessita o mundo atual.”

 

INFORMAÇÕES: Marco Mondaini – 81 86778849

SERVIÇO:

Livro Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos – O desafio democrático à comunicação

Autor: Marco Mondaini (organizador)

Lançamento: Dia 8 de outubro – às 19h

Na Sala 510 – Bloco “A” da Unicap

Aberto ao público

Categories: Eventos, Jornalismo

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...