A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com inscrições abertas para o edital de Interprogramas, voltado para o público universitário de todo o Brasil. Por meio do processo seletivo, pretende-se possibilitar uma maior diversidade de vozes e perspectivas na grade de programação da emissora. Serão selecionados programas com três ou cinco minutos de duração.

O edital incentiva estudantes de universidades públicas ou privadas, em todo o território nacional, na área de Comunicação Social, a produzir interprogramas que se alinhem com a defesa dos direitos humanos, com o combate ao racismo, à homofobia, à intolerância religiosa, ao trabalho infantil, ao trabalho análogo ao escravo, à violência doméstica e ao feminicídio. Também será estimulada a produção de programetes que fortaleçam a cidadania, os direitos humanos, a educação, a igualdade entre gêneros, o meio ambiente, os povos e comunidades tradicionais e as pessoas LGBTTI.

As propostas, que não precisam ser inéditas, devem seguir pelo menos uma destas linhas de conteúdo e podem ser distribuídas em duas categorias: com a produção de 10 programetes de três minutos, ou uma série de seis programetes, cada um com cinco minutos de duração. Os interprogramas precisam ser orientados por um professor da universidade, comprometido com o projeto através de carta de anuência.

Os projetos aprovados devem ser desenvolvidos de forma voluntária, ou seja, os editais não preveem verba pública para a produção. As propostas serão avaliadas, entre outros critérios, pela inovação técnica e adequação ao público, pelos aspectos sonoros, pela afinidade com as diretrizes da emissora e com as propostas da Sociedade Civil para a Frei Caneca FM, que podem ser conferidas aqui. A Comissão de Avaliação e Seleção será formada por até cinco pessoas, tendo ao menos um profissional da área de Comunicação, um professor da área de Comunicação e um representante da sociedade civil.

A lista de propostas habilitadas e o resultado final serão divulgados no Diário Oficial do Recife, publicados no site www.freicanecafm.org e informados por email aos proponentes dos projetos até o dia 28 de abril de 2018. Caso persistam dúvidas, os esclarecimentos poderão ser feitos pelo interprogramas.freicanecafm@gmail.com.

EDITAL DE OCUPAÇÃO – Além do edital de Interprogramas, estão abertas as inscrições para o Edital de Ocupação de Grade, voltado para pessoas físicas ou jurídicas e também para rádios comunitárias outorgadas ou livres. Serão aceitas inscrições em 25 categorias diversas, oriundas da produção independente, já desenvolvidos, e também propostas inéditas. As propostas devem ser para produtos radiofônicos com duração de 60 ou 120 minutos, para promover debates e conhecimento nas áreas da cultura, cidadania, educação, entre outros.

FREI CANECA – A Frei Caneca FM é uma emissora pública ligada à Prefeitura do Recife. Criada por meio de lei, em 1960, a rádio começou a transmitir, em caráter experimental, uma programação musical inovadora, em junho de 2016. Considerada uma conquista da sociedade civil, que pleiteia a democratização da comunicação, a Frei Caneca está se preparando para colocar uma nova programação no ar, com locução, incluindo o conteúdo selecionado por meio dos editais. Com o processo seletivo, pretende-se possibilitar que mais de 40% do conteúdo veiculado na emissora seja produzido pela sociedade.

Mais informações: www.freicanecafm.org.
(com texto da assessoria de comunicação da Rádio Frei Caneca)

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lanÃ

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, convergÃ

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...