Produção, convergência e conexões do jornalismo


Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo da Católica promoveu bate papo com profissionais da área para marcar a abertura do semestre, sob o tema “Jornalismo: produção, convergência e conexões”. Destinado prioritariamente aos estudantes recém-chegados à universidade, o evento foi aberto também aos alunos e alunas veteranos, interessados em debater sobre os processos produtivos e de convergência no jornalismo hoje, bem como sobre as conexões entre linguagens e com a inovação e tecnologia.

O primeiro dia do encontro, que aconteceu no auditório Dom Helder Câmara, reuniu mais de 120 pessoas. O público pode conhecer melhor o novo projeto gráfico da revista Continente, assim como a integração entre as plataformas impressa e digital. Mariana Oliveira, editora assistente da revista Continente e ex-aluna da Unicap, e Olívia Mindêlo, editora do site da revista falaram sobre a revista, que em agosto chegou à edição de número 200.  A coordenadora de conteúdos do aplicativo PorAqui, Raíssa Ebrahim, também esteve presente, explicando o perfil de jornalismo hiperlocalizado do aplicativo. O jornalista Pedro Galindo, também ex-aluno da Católica, apresentou a revista Febre, comentando sobre o projeto de conclusão de curso e a proposta de monetizar a publicação. A mediação foi realizada pela professora Andrea Trigueiro e pelo professor Lula Pinto.

Mariana Oliveira, editora assistente da revista, fala do novo projeto gráfico da Continente

Na tarde da terça, 15, foi a vez de debater a web como plataforma para a TV e o rádio. O professor João Guilherme Peixoto, que integra a equipe de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, apresentou o case da TV Web do TJPE, com as especificidades da produção e linguagem. O jornalista Celso Ishigami trouxe a experiência do podcast 45 minutos. Celso, que também é ex-aluno da Católica,contou sobre como é falar sobre sobre futebol e trabalhar com o rádio usando a web como plataforma.

O encontro abriu espaço ainda para relatos dos jornalistas que participaram da mostra competitiva Expocom em 2016 e 2017 – Bárbara Brandão, Tereza Eickman, Matheus Camarotti, Augusto Cataldi e Aline Cunha. Todos são ex-alunos do curso e apresentaram seus projetos, comentando sobre o desenvolvimento das reportagens. As estudantes Paula Paixão e Evelyne Valgueiro, que estão no sétimo período do curso, apresentaram o programa Rádio na Real, especial Política. Assim como Samanta Lira e Victor Augusto, com o aplicativo Convergente, e Sharon Baptista, com o vídeo (RE)Cidade, elas participaram da Expocom Nordeste, realizada em junho na cidade de Fortaleza, Ceará.

Estudante Samanta Lira apresenta o aplicativo Convergente, desenvolvido na disciplina Gestão da Comunicação, sob a orientação da professora Carol Monteiro

 

O diálogo entre o grupo de palestrantes e o público formado por estudantes do curso, foi mediado por Andrea Trigueiro e Carol Monteiro. Entre os destaques, a necessidade de observar abordagens inusitadas no desenvolvimento das reportagens, a função social do jornalismo, a percepção da metodologia do design thinking como uma ferramenta para a inovação. A iniciativa do curso de Jornalismo acontece a cada início de semestre, buscando estreitar os laços entre universidade e mercado, assim como debater perspectivas e possibilidades no jornalismo.

Categories: Destaque, Eventos, Jornalismo

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...