Audiência pública discute classificação indicativa

A “Classificação indicativa e os direitos da infância” será tema de audiência pública, na terça-feira (11/06), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O evento, promovido pelo Ministério da Justiça, a Unesco e pela Escola de Conselhos de Pernambuco, marca o lançamento estadual da campanha “Não se Engane”, um alerta para os pais sobre a influência de obras audiovisuais na formação de crianças e adolescentes.

Na audiência, serão apresentadas as metodologias e critérios de análise que atendem às emissoras de TV, produtoras e distribuidores de filmes na classificação de conteúdos. A intenção é estimular o debate sobre a programação e os horários de exibição, como forma de orientar pais, mães e responsáveis.

Estudos revelam que as crianças estão mais propensas a imitar personagens de filmes, desenhos ou novelas, sem distinguir entre ficção e realidade. O dado reforça a classificação indicativa como uma importante ferramenta para proteção do público infantil.

Além de filmes e programas de TV, são classificados jogos eletrônicos e atividades  de diversão publica. No Brasil, a classificação é divida em livre e recomendada para maiores de 10, 12, 14, 16 e 18 anos. A indicação é representada por cores e símbolos diferentes, que devem ser disponibilizados em local de fácil visualização.

De acordo com levantamento do Ibope, divulgado no Painel Nacional de Televisão (2011), crianças e adolescentes brasileiros passam, em média, mais de cinco horas em frente da TV. O tempo é superior a países como o Reino Unido, Espanha e Alemanha, exercendo maior influência na formação deste público. 

Regulamentação – A Classificação indicativa está regulamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo recebido aperfeiçoamentos nos últimos anos. Entre os principais indicadores na avaliação estão conteúdos que apresentam violência, sexo e nudez, ou uso de drogas. Para a audiência pública, na Alepe, foram convidados representantes do Ministério da Justiça, do Conselho Estado do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) e do Sindicado dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope).

Fonte: http://www.escoladeconselhospe.com.br/noticias-detalhe.php?id=45

Categories: Eventos, Notícias

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...