Estudantes debatem democratização da mídia

por  (Assecom/Unicap)

foto uep2

O Diretório Acadêmico do curso de Jornalismo da Unicap, presidido pela estudante Ellen Lacerda, promoveu em parceria com a União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto(UEP), um debate cujo tema central foi  “A Democratização da Mídia”. Os convidados foram a deputada federal Luciana Santos (PCdoB); o jornalista e autor do livro “A Ditadura da Mídia”, Altamiro Borges; e o assessor de comunicação da Fundação Joaquim Nabuco, Marcelo Mário Melo. O encontro ocorreu na sala 510 do bloco A, aqui da Universidade Católica de Pernambuco, às 19h desta segunda-feira(15).

Os estudantes de Jornalismo lotaram o local do encontro e presenciaram uma boa troca de ideias, acerca do papel desempenhado pelos meios de comunicação no Brasil e em países mais desenvolvidos, nessa questão. A deputada federal Luciana Santos falou antes do evento sobre a importância dessa iniciativa acadêmica. “Eu fico muito animada com o interesse cada vez maior da sociedade. Esse é um assunto que precisa ser mais encarado e assimilado pela população. É necessário que observemos isso como sendo um direito de todos”,

foto uep1

falou ela, se referindo também ao problema das oligarquias midiáticas atuantes no país. “A democratização da mídia é um assunto de política pública tão importante quanto qualquer outro. Temos uma mídia muito concentrada. Isso significa que poucas famílias detém o poder sobre o pensamento, ideias, uma visão de mundo. Essas pessoas que comandam não são isentas. Eles decidem, formam e impõem  um conceito de sociedade.”

O jornalista Marcelo Mário Melo omparou a estrutura da mídia brasileira com a que é encontrada na Inglaterra. “Nem a finada ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher privatizou a BBC de Londres. Aqui nós temos uma TV na mão do capital, que é de péssima qualidade. A TV Brasil é um dos poucos exemplos de um projeto público e de bom conteúdo no Brasil”, afirmou Marcelo. Ele comentou ainda que os conglomerados de comunicação impedem a evolução qualitativa dos conteúdos passados à população. “Os lobbies impedem uma maior democratização. A Constituição de 1988 estabelece o não monopólio, mas nós não colocamos isso em prática. Instituiu também a produção obrigatória de conteúdo regional, mas as grandes corporações impedem que tudo seja posto em prática”, disse ele.

DSCN2744O autor do livro “A Ditadura da Mídia”, Altamiro Borges, começou mandando um recado aos estudantes presentes no encontro. “Nada  na mídia é de graça. O jornalista pode até ter a melhor das intenções, mas o dono da empresa vai publicar apenas o que for de seu interesse econômico e político”, afirmou Altamiro, que também é autor do “Blog do Miro”. Diante de uma plateia atenta, o jornalista falou que vê a mídia brasileira muito parecida com as relações estabelecidas durante a Idade Média. Na Europa e nos Estados Unidos há uma TV pública de qualidade, mas aqui é a iniciativa privada que domina. Temos um sistema feudal, são sete famílias que controlam nosso sistema de comunicação. A sociedade é agendada pela mídia. A nossa TV pública praticamente só passa em canais fechados, pouca gente tem acesso ao conteúdo produzido”, arrematou Altamiro.

Fonte: Boletim Unicap

 

Categories: Eventos, Notícias

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...