6º Prêmio Jovem Jornalista – Edição 2014

 

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é um concurso de pautas. Foi criado em 2009 com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo de todo o Brasil a oportunidade de desenvolver um trabalho prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem.

Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e por um jornalista mentor designado pelo Instituto Vladimir Herzog, criador e organizador do Prêmio.

A inscrição pode ser individual ou em equipe de até três estudantes, com a participação obrigatória de um professor na elaboração da proposta. São os próprios estudantes que definem a mídia para a qual o trabalho será produzido.

Uma Comissão Julgadora – formada por conselheiros do Instituto Vladimir Herzog e jornalistas convidados – seleciona os três melhores projetos de pauta a partir de critérios como relevância, criatividade e exequibilidade.

Inscrições
Destinado a alunos de graduação regularmente matriculados em cursos de Comunicação Social / Jornalismo de instituições credenciadas pelo Ministério da Educação, o 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão recebe inscrições exclusivamente pelo site www.jovemjornalista.org.br entre os dias 10 de março e 11 de abril de 2014.

É permitida a inscrição individual ou em grupos de até 3 (três) estudantes. Os membros de um grupo poderão ser alunos de semestres diferentes do curso mas da mesma instituição de ensino. Não é permitida a participação de alunos em mais de um grupo e somente será aceito um projeto de pauta por grupo.

Os projetos de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes. Este professor poderá apresentar até 3 (três) propostas de pauta, ou seja, orientar até 3 (três) grupos de estudantes.

Projeto de pauta
O estudante ou a equipe deverá apresentar projeto de pauta visando desenvolver um dos temas propostos com, no máximo, 7.000 caracteres, indicando para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: Jornal, Revista, Rádio, Televisão ou Internet.

Tema proposto
“As heranças do Golpe de 1964”

Seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas consecutivas.

Na Etapa 1 será observada a compatibilidade dos trabalhos aos pressupostos estabelecidos no Regulamento com prévia avaliação qualitativa das propostas pelos organizadores.

Na Etapa 2, uma Comissão Julgadora deverá escolher três projetos de pauta a partir dos seguintes critérios:

relevância da proposta no contexto do tema proposto;
criatividade na apresentação e desenvolvimento da proposta de pauta;
exequibilidade do projeto considerando seu cronograma de produção.
Projetos selecionados
Os projetos selecionados serão anunciados na última semana de maio de 2014.

Produção da matéria
Na fase de produção (maio a agosto de 2014), os grupos deverão elaborar a matéria apresentada no projeto de pauta. A matéria deverá ser elaborada pelo estudante ou equipe, sob a orientação do professor orientador apresentado no ato da inscrição e de um jornalista-mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog.

As matérias devem observar critérios científicos e profissionais na sua execução e o Código de Ética do Jornalista (editado pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ) revelando competência técnica e nível de conhecimento compatível com as exigências acadêmicas, do mercado de trabalho, e de acordo com a responsabilidade social do futuro profissional.

O cronograma e os custos de produção da matéria deverão ser definidos na fase de apresentação da proposta de pauta, e sua aprovação é de responsabilidade do Instituto Vladimir Herzog.

Entrega da matéria
A matéria final deverá ser entregue pelo estudante ou equipe até o dia 30 de agosto de 2014, acompanhada de um Resumo Executivo que descreva, detalhadamente, seu processo de produção, os desafios com os quais o grupo se deparou e de que forma foram resolvidos.

A melhor matéria
Para eleger, dentre as pautas selecionadas e desenvolvidas, a melhor matéria produzida, os organizadores do Prêmio levarão em conta aspectos técnicos, profundidade de pesquisa do tema, qualidade dos materiais (imagens, som etc.) e originalidade no tratamento do tema.

A matéria escolhida será oficialmente divulgada no dia 29 de outubro, às 20h, no TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a cerimônia do 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O estudante / equipe realizadora da melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será premiada com uma viagem de estudos em local e data a serem definidos pelos organizadores.

Conheça o Regulamento

Inscrições

Informações adicionais
www.jovemjornalista.org.br

Instituto Vladimir Herzog
Tel 55 11 2894.6650
jovemjornalista@vladimirherzog.org

Quem é Fernando Pacheco Jordão
Iniciou sua carreira na década de 1950 como redator e locutor nas rádios Nacional, Excelsior e Cultura. Transferiu-se depois para a Radio Difusora e durante dois anos acumulou o trabalho em rádio com o de copydesk no jornal O Estado de S. Paulo. Atuou na TV Excelsior como editor e apresentador do “Show de Notícias” – um telejornal diário que inovou o jornalismo televisivo e, em 1964, foi contratado pelo Serviço Brasileiro da BBC em Londres, onde se reencontrou profissionalmente com Vladimir Herzog, com quem havia trabalhado no Estadão. Em seu regresso ao Brasil, em 1968, foi convidado a atuar na TV Cultura, onde produziu programas didáticos, documentários e até dirigiu um teleteatro, que foi premiado num festival interno. No jornalismo na TV Cultura, Fernando Pacheco Jordão criou o programa “Foco na Notícia”, posteriormente denominado “Hora da Notícia”. De 1974 a 1979, atuou na TV Globo como editor do Jornal Nacional (SP) e diretor do Globo Repórter. Ainda foi correspondente da revista Istoé, em Londres, e da Editora Abril, em Paris, quando se despediu das redações. Diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo na época do assassinato de Vlado Herzog (1975), Pacheco Jordão escreveu o livro “Dossiê Herzog – Prisão, Tortura e Morte no Brasil”. Em sua sexta edição, a obra é documento fundamental para compreender a história recente do nosso país. Pacheco Jordão é conselheiro do Instituto Vladimir Herzog e preside a Comissão Organizadora do Prêmio Jovem Jornalista.

 

Realização


www.vladimirherzog.org

 

Fonte: www.jovemjornalista.org.br

Categories: Jornalismo, Notícias

WhatsApp Image 2018-01-31 at 17.39.31

Diálogos: Jornalism

  Para receber os calouros e abrir o primeiro semestre de ...

Banner_Edital_interprograma(SITE)-menor_0

Rádio pública lan

A Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, está com ...

26219313_1774279082647048_837283621808341215_n

Jornalismo Digital I

   Em tempos de empreendedorismo, inovação e de iniciativas digitais que ...

TopoFacebookJornalismo (1)

Produção, converg

Dias 14 e 15 de agosto, o curso de Jornalismo ...

Parte do grupo que participou do Intercom Nordeste. Foto: Marcela Dubourcq

Curso de Jornalismo

[caption id="attachment_1819" align="alignnone" width="800"] Parte do grupo que participou do ...