Astepi comemora 40 anos

O Núcleo de Prática Jurídica da Unicap (Astepi – Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração) comemorou na manhã desta segunda-feira (31) os seus 40 anos de existência  com palestra concorrida do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O evento, organizado pelo coordenador, Prof. Fernando Lapa, contou com a presença de importantes nomes do cenário jurídico pernambucano.

O principal momento da solenidade foi a palestra do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Frederico Neves. Além de ser presidente do TJPE, Frederico é professor do curso de Direito na Universidade. O evento contou ainda com a presença do Reitor, Pe. Pedro Rubens, e da Pró Reitora Acadêmica da Unicap, Aline Grego. Além dos dois, a mesa principal foi composta ainda  pelo coordenador da Astepi, Fernando lapa; pela Coordenadora dos juizados especiais, Ana Luíza Câmara e pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas da universidade, Profª. Drª. Maria Luiza Ramos.

Na plateia, um participante ilustre: o fundador do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco e portanto primeiro professor, Gilvandro Coelho, aguardava ansioso a palestra de um de seus mais ilustres alunos, o próprio Frederico Neves. Gilvandro lembrou ainda que o seu livro, publicado pela editora FASA (Fundação Antônio dos Santos Abranches) em 2008 intitulado Ética e Direito, já está disponível na Biblioteca Central da Unicap. A obra fala entre outras coisas, sobre a história do curso de Direito na Unicap.

O Reitor Pe. Pedro Rubens foi o responsável pela abertura dos trabalhos. Em seu breve discurso, ele lembrou aspectos históricos da Astepi, ao mesmo tempo afirmou estar ciente do desafio de acompanhar as inovações tecnológicas que sempre precisam ser feitas nestes projetos. Pe. Pedro disse ainda que a Astepi foi uma instituição pioneira na prática jurídica universitária no Brasil.

Quando Frederico Neves começou a falar já passavam da 10h. Todos os presentes, a maioria alunos que lotaram o auditório da Astepi, pararam para ouvir as palavras do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco. “A Unicap mudou a minha vida”, disse o professor lembrando que se sentia em casa quando falava na Unicap.

Frederico lembrou entre outras coisas, que a Astepi presta um serviço de importância inegável. “Eu passei pela Astepi, aprendi muito com ela”, lembrou-se. No final da palestra, Frederico comentou a diferença entre Justiça e Caridade. Inspirado no papa emérito Bento XVI, ele disse que em sua opinião o ato de caridade envolve muito de justiça.

Depois das palestras, os presentes foram conhecer as instalações do Núcleo e participaram de uma comemoração simbólica com direito a um bolo.