![]() A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home |
|
||||||
|
![]() Recife, 20 de Janeiro de 2010 - Ano 9 Minicurso sobre plantas medicinais da Unicap tem uma boa demanda
O interesse em conhecer mais sobre medicina natural surpreendeu os organizadores do minicurso Plantas Medicinais, que teve turmas lotadas. As atividades começaram nesta terça-feira (19) e seguem até quinta (21) na sala de multiuso, localizada no bloco D. O minicurso é realizado pela coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica, Maria do Carmo Costa. O curso oferecia 30 vagas no início. Devido à grande demanda, foram disponibilizadas mais 40 vagas. Entre os presentes, encontram-se pessoas das mais variadas idades e profissões: psicólogos, professores, alunos, agrônomos, entre outros, que participam e interagem uns com os outros. “Fico muito feliz de ver que o que a gente está fazendo tem resultado”, afirma a professora Maria do Carmo. A estudante de Farmácia da PUC de Campinas, Mariana Vieira, veio passar as férias no Recife e soube do curso por meio de jornais. “Estou no 5º período de Farmácia e o curso está me ajudando a relembrar algumas matérias, além de eu estar adquirindo conhecimentos já para as próximas que farei. Ainda não estudei fitoterapia, homeopatia e alopatia na universidade, mas já vou sair daqui entendendo um pouco sobre o assunto”, garante a estudante. A psicóloga Sueli Watts mora no Recife, mas possui uma horta em Gravatá, onde cultiva orquídeas. Para ela, as informações repassadas estão sendo muito importantes. “A professora Maria do Carmo tem muito conhecimento. Vou até articular com o prefeito de Gravatá para realizar uma iniciativa dessas por lá”, declarou. O objetivo do curso é fazer a extensão dos resultados que são obtidos no grupo de pesquisa Plantas Medicinais: estudos farmacológicos, do qual a professora Maria do Carmo é líder. A proposta pedagógica é ampla e dinâmica. No primeiro dia de aula, explicou-se o conceito das plantas medicinais e dos princípios ativos, a diferença entre fitoterapia, homeopatia e alopatia, plantas importantes para a produção de fármacos, entre outros temas. No segundo dia, os alunos aprenderam como cultivar e fazer colheitas e secagem, além de manipular as plantas para preparar chás, pomadas, tinturas, sabonetes e xaropes. No encerramento, está previsto a explicação sobre os efeitos tóxicos produzidos pelo uso indevido das plantas medicinais. Na ocasião, a professora vai abordar a sua tese baseada em um estudo feito com a planta Plectranthus Barbatus na quel se descobriu que determinadas substâncias deste vegetal, em contato com ratos de laboratórios durante sete dias, podem causar prejuízos ao fígado e aos rins desses animais. Segundo a professora Maria do Carmo, a importância de se entender o tema está no fato de as plantas medicinais serem muito utilizadas pelas pessoas para o tratamento de alguns sintomas. “No Brasil, além de termos uma assistência médica precária, existe um grande arsenal de plantas medicinais e, por isso, precisamos saber fazer uso disso”, ressalta.
Unicap abre inscrições para disciplinas isoladas de mestrados A Universidade Católica de Pernambuco abrirá entre os dias 8 e 10 de fevereiro as inscrições para disciplinas isoladas de mestrados. Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Registros Acadêmicos da Pós-Graduação, na sala 003 no térreo do bloco G4, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. Em seguida, as inscrições passarão por um processo de análise dos documentos. Cada candidato poderá cursar até duas disciplinas. Confira a lista de documentos necessários para a inscrição:
Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.
Matrícula dos Veteranos 2010.1 segue até sexta-feira (22) As matrículas dos alunos veteranos da Unicap serão realizadas até sexta-feira (22). Clique aqui e confira o calendário com cursos, horários e locais da matrícula. Outras informações podem ser obtidas na secretaria do 1º Ciclo ou nas coordenações dos cursos. Ou ainda pelos telefones (81) 2119-4132/4408. Divulgada a lista dos aprovados no doutorado em Psicologia Clínica A coordenação Geral de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco divulgou nesta terça (19) a lista dos aprovados na seleção 2010 da 2ª turma do Doutorado em Psicologia Clínica. A lista contempla, ainda, os horários das entrevistas. Confira a lista dos candidatos aprovados no parecer e na prova de língua estrangeira: Inscrição – Candidato 001 - Valeria Maria Cavalcanti Lins Confira as informações das entrevistas: Dia 22/01/2010 - Manhã - Setor E - 7º andar G4 Inscrição – Candidato – Horário 001 - Valeria Maria Cavalcanti Lins - 09h Dia 22/01/2010 – Tarde - Setor E - 7º andar G4 Inscrição – Candidato – Horário 023 - Ana Paula Leal de Aguiar Tenório - 15h Dia 25/01/2010 – Manhã - Setor E - 7º andar G4 Inscrição – Candidato – Horário 021 - José de Lira Santana - 09h 011 - Solange Maria Freire Neumann - 10h Inscrições para Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais são prorrogadasA coordenação geral de pós-graduação da Unicap informou que as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais foram prorrogadas para o dia 28 de janeiro. O programa oferece 20 vagas Clique aqui para ver o edital. Mais informações pelo telefone (81) 2119-4196. Católica está com inscrições abertas para mestrados e doutorado A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para mestrados e doutorado. Cada programa tem um número de vagas e período de inscrição distintos. Os editais estão disponíveis no site www.unicap.br/pos/mestrado. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369. Confira abaixo o quadro de vagas e o período de inscrição:
Abertas inscrições para três MBAs A Católica está com inscrições abertas, até o dia 19 de fevereiro, para os MBAs em Planejamento e Gestão Ambiental; Finanças e Controladoria; e Gestão de Negócios. Os cursos serão realizados de 16 de março de 2010 até julho de 2011, no turno da noite, no Espaço Executivo da Universidade (bloco G4). Para mais informações, acesse o site www.unicap.br ou entre em contato com a secretaria do Espaço Executivo, pelo fone (81) 2119 4344 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br. O horário de atendimento é das 9h às 13h e das 14h às 17h. Maracatu Tambores D´Olorum anuncia programação para o Carnaval 2010O grupo Maracatu Tambores D´Olorum divulgou a sua programação para as prévias e apresentações do carnaval 2010. O bloco terá dois pontos de encontro. Em Olinda, o percurso sairá da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica entre as comunidades do Bom Sucesso e Amparo. No Recife, as concentrações irão ocorrer ao lado do posto de combustível BR, próximo à Livraria Cultura, no Bairro do Recife. O grupo se concentrará sempre uma hora e meia antes de cada apresentação. Confira abaixo a programação completa: Janeiro 23 (sábado) - 15h Tocada - Recife Antigo 24 (domingo) - 14h Arrastão - Olinda 29 (sexta-feira) - 20h Arrastão - Recife Antigo 31 (domingo) - 15h Tocada - Recife Antigo
Fevereiro 06 (sábado) - 14h Desfile - Olinda 07 (domingo) - 15h Tocada - Recife Antigo 11 (quinta-feira) - 20h Desfile no Recife Antigo 15 (segunda feira) - 07h - saída do ônibus e apresentação, a partir das 10h, no Encontro de Maracatus - Nazaré da Mata/PE 16 (terça-feira) - 16h Desfile - Recife Antigo _____________________________________________
Novos coordenadores, assessores e diretores de Centros tomam posse Fundação Fé e Alegria oferece vagas em educação complementar Fundação Fé e Alegria oferece vagas para estágio remunerado Cogest com novos horários de atendimento durante as férias Emoção marca lançamento do livro em homenagem ao Pe Paulo Meneses Alunos de Jornalismo da Católica viajam para fazer intercâmbio na Bolívia Fundação Carolina abre inscrições para programas de bolsa de estudo Rio Oil & Gas Expo and Conferece expõe produtos e serviços de empresas nacionais e estrangeiras Professor lança e-book com casos internacionais de proteção aos direitos humanos Inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha vão até o dia 5 de março Iphan abre inscrições para Programa de Especialização em Patrimônio Matrícula dos novos alunos será nos dias 5 e 6 de janeiro Unicap e Grupo Hegel lançam livro em homenagem a Padre Paulo Meneses Católica vai oferecer minicurso preparatório para o concurso do Banco Central Letras vai promover curso de História das Artes em janeiro Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar abre nova turma para 2010.1 Católica prorroga prazo de inscrição para aproveitamento de estudos em Teologia Católica promove minicurso “Arqueologia para crianças” em janeiro Tucap promove oficina de teatro em janeiro Católica irá promover minicurso sobre plantas medicinais em janeiro Católica abre inscrições para 15 cursos de especialização Católica está com inscrições abertas para seis mestrados Doutorado em Psicologia Clínica está com inscrições abertas Católica abre inscrições para Mestrado em Direito Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem Católica abre inscrições para Mestrado em Psicologia Clínica Católica abre inscrições para Mestrado em Ciências da Religião Inscrições abertas para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental Inscrições abertas para o MBA Finanças e Controladoria Inscrições abertas para o MBA em Gestão de Negócios _________________________________________________
Expediente EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE) REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral, Tiago Cisneiros e Victor Bastos. RELAÇÕES PÚBLICAS: Pedro Rocha e Rodrigo Lyra. PUBLICIDADE & WEB: Armindo Simão Filho e Marina Rodrigues. PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco DESIGNER: Java Araújo WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000 |