A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 6 de setembro de 2007 Ano 6

Reitoria divulga carta aos alunos

Temos em nossas mãos, para análise, rol de reivindicações apresentado pelos órgãos de representação estudantil da nossa Universidade Católica de Pernambuco, contando com o apoio das entidades que representam os estudantes no âmbito de nosso Estado e a nível nacional, respectivamente a UEP e a UNE. Vale de logo frisar a importância que a Reitoria dá às manifestações estudantis, no âmbito interno ou externo, seja sempre atendendo, para conversar e debater os diversos assuntos, seja para dialogar, de peito aberto, com todos os segmentos da representação estudantil, isto manifestando-se ao longo da administração e consubstanciado pela atitude assumida pelo Magnífico Reitor ao atender aos manifestantes quando da apresentação do já referido rol de reivindicações.

Veja-se, por exemplo, que foi a única Universidade representada na posse da UEP e, que a Reitoria, no dia 23 do corrente, recebeu os estudantes para análise de suas reivindicações, sugerindo na oportunidade a instituição de um fórum para discussão, de uma possível pauta, com todos os integrantes da comunidade universitária.

Há uma diferença a ser aqui salientada, ou seja, pedir, requerer, até exigir é um direito democrático dos alunos; atender, assumir compromissos implica em responsabilidade institucional e não pode ser resolvido de forma abrupta ou cedendo simplesmente a pressões, sejam elas advindas de invasões à Reitoria, a discursos inflamados na Rua de Lazer, ... enfim, repita-se, assumir compromissos implica em responsabilidade e, assumidos, impõe-se a obrigação de sempre serem cumpridos.

Daí a necessidade de várias reuniões, com os diversos segmentos da administração da Universidade – administração fundada no princípio da co-gestão – para que se possa, depois de cuidadosa análise, apresentar um posicionamento a respeito dos inúmeros temas alevantados. Assim, não se espere o açodamento da pressa ou a paralisia da lentidão no estudo dos temas, mas a análise cuidadosa e criteriosa de todos os que fazemos a Universidade, a começar pelos alunos e a terminar na administração superior.

Dessa forma, face à amplitude de temas trazidos à baila no já referenciado rol de reivindicações, propõe a Unicap a formação de uma comissão paritária, para análise e discussão de cada um dos temas, podendo-se assim consultar os diversos setores envolvidos na análise criteriosa de item a item dos apresentados para estudo. Entendemos que dessa forma serão dados os esclarecimentos necessários à compreensão da atual gestão da Universidade por parte dos alunos, como também irá propiciar um conhecimento mais aprofundado das pretensões dos discentes. Dificuldades, todos sabemos que iremos encontrar; debates, todos estaremos preparados para enfrentar; porém, assumindo a co-gestão da Universidade, devemos todos buscar a compreensão dos argumentos do outro, a aceitação das idéias contrárias às nossas, convivendo-se dessa forma com as discrepâncias, buscando, porém, o consenso, o acordo, o princípio básico e norteador da democracia.

Para isso a Reitoria, instância de justificação que é, apresenta a sua proposta de diálogo com a formação dessa comissão paritária, inicialmente integrada em nível de representação da Unicap, pela Pró-reitora Comunitária, Professora Fátima Breckenfeld, pelo Pró-reitor Administrativo, Professor Luciano Pinheiro Barros e pelo Coordenador Geral Comunitário, Professor Armando da Costa Carvalho. Feita a proposta de diálogo, aguarda-se a manifestação dos órgãos de representação estudantil e, de logo, se pede a desocupação do prédio da Reitoria, pois aberto o diálogo e à busca dos esclarecimentos e acordos.

Reitoria
Universidade Católica de Pernambuco

Obra e vida de Clarice Lispector são debatidas na 5ª Semana de Integração
Por Rodolfo Bourbon

A escritora Clarice Lispector deixou uma vasta legião de obras e admiradores. Romances, contos e poesias, engajados pelo cunho crítico e reflexivo, compõe parte da herança deixada há 30 anos, quando a autora de clássicos como “A Paixão Segundo G.H” e “A Hora da Estrela” faleceu na véspera do 57º aniversário. “Recordando Clarice Lispector”, evento da programação da 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade, servirá como uma homenagem e estudo da romancista.

Organizado pelo curso de Letras, em parceria com a graduação em Jornalismo e a Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp), o encontro acontece nos dias 11, 12 e 13 deste mês. No primeiro dia, a pesquisadora e antropóloga da Fundação Gilberto Freyre, Fátima Quintas, a poetisa Maria do Carmo Barreto Campelo e o ator Eduardo Gomes estão entre os expositores convidados.

Jornalismo e Literatura é a temática do segundo dia das atividades. Raimundo Carrero, autor de obras renomadas como “Sombras Severas” e “Somos Pedras que se Consomem”, marcará presença no debate. Além do escritor, a palestra conta com a participação dos professores Lourival Holanda e Fernando da Mota Lima, da Universidade Federal de Pernambuco.

Já no último dia, o evento terá a escritora Lenilde Freitas, que irá tratar da poesia na prosa de Clarice Lispector, e a professora Maria de Fátima Costa, que falará sobre a solidão na obra da ucraniana, que veio ao Brasil aos dois meses de idade. No encerramento, será exibido o documentário “Clarice: o Recife em mim”, falando da relação da escritora com a cidade que a acolheu na vinda ao País.

O evento tem início às 15h e acontece na sala 510 do bloco A da Unicap. A entrada é aberta ao público. Informações pelo telefone (81) 2119-4166.

Curso de Psicologia debate sobre a adolescência na 5ª Semana de Integração
Por Rodolfo Bourbon

A fase da adolescência é um universo de desafios tanto para os jovens, quanto para os pais e educadores. Rotulado pelos adultos como “aborrecência”, o período das dúvidas, conflitos e questionamentos, será o assunto debatido pelo curso de Psicologia na 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade. O 10º Fórum de Debates sobre a Adolescência contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de grupos culturais.

A abertura do evento, cujo tema central é “A Adolescência e a Sociedade do Espetáculo”, acontece na próxima quinta-feira (13), às 8h, no auditório GI da Unicap. O Reitor, Padre Pedro Rubens, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Aranildo Lima, e os coordenadores de Extensão, Alcivam Oliveira, do curso de Psicologia, Carmen Barreto e do Fórum, professora Mariel Rocha, irão conferir o início das atividades.

Profissionais de diversas áreas marcarão presença como palestrantes convidados, a exemplo da psicanalista Jesuí Tomaz (professora da Universidade Federal de Alagoas), a psicóloga Teuman Fonseca e a especialista em Psicologia Jurídica, Moiselita Souza. A relação do adolescente com a família, seus direitos, ausência de valores na fase, banalização da sexualidade e as questões éticas serão alguns dos temas abordados.

O grupo de maracatu Meninos de Ouro, formado por jovens que vivem no Centro de Atendimento à Criança (Ceac), e grupo Andança, composto por estudantes do Colégio São Luís, animarão os participantes com muita música e espetáculo de dança.

O Fórum possui programação dentro dos turnos da manhã, tarde e noite e tem entrada gratuita. Informações pelo telefone (81) 2119-4172.

CLIQUE AQUI para conferir a programação completa do 10º Fórum de Debates sobre a Adolescência

Católica inaugura “Jardim dos Beija-flores”
Por Higor Gonçalves

Tarde de segunda-feira, 15h. Paralelamente às comemorações do Dia do Biólogo (celebrado no último dia 3), a Universidade Católica de Pernambuco inaugurou, no jardim central da instituição, o projeto “Jardim dos Beija-flores”. Pioneiro, o trabalho foi idealizado pela professora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Maria do Carmo Costa.

Para começar, houve a plantação de duas mudas de Jasmim-da-Índia (Quisqualis indica), que vão recobrir os arcos do jardim quando crescidas. A espécie tem ramagens longas e flores vermelhas durante quase todo o ano. Em breve, também serão plantadas mudas de Sanquésia (Sanchezia nobilis), Camarão vermelho e amarelo (Justicia brandegeana), e Sapatinho-de-judeu (Pedilanthus tithymaloides). As duas últimas espécies vão compor a parte inferior do canteiro, sendo mantidas numa altura de, no máximo, 50 cm.

De acordo com a professora Maria do Carmo Costa, o “Jardim dos Beija-flores” trará a realidade dos ecossistemas para dentro do universo acadêmico. “O jardim será uma excelente oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância do meio-ambiente”, afirmou. Também idealizado para fins didáticos, no local haverá aulas de botânica.

Semana de Jornalismo traz debate sobre Jornalismo On-line
Por Higor Gonçalves

Conhecida pela realização de diversos eventos paralelos, a Semana de Integração da Católica (Siucs) é um acontecimento de grandes proporções. Sua programação contempla anualmente uma grande variedade de projetos distintos. A Semana de Jornalismo é um destes exemplos. Todos os anos, o evento abre suas portas para a realização de palestras, conferências, mini-cursos, mesas-redondas e apresentações trabalhos de iniciação científica.

Nesta 5ª edição, no entanto, um dos destaques será o mini-curso sobre Jornalismo On-line. Promovido pela estudante do 3º período Luna Markman, o evento vai acontecer no próximo dia 15, das 8h30 às 11h, na sala 501 do bloco A. Na palestra, serão abordados temas como “linguagem para a web” e “como escrever notícias para Internet”. O evento vai contar com a participação do chefe de reportagem da Rede Globo Nordeste, Chico Feitosa.

A inscrição para o mini-curso é gratuita e pode ser feita pelo e-mail: lunamarkman@hotmail.com.

Quem quiser receber o certificado de atividade complementar, terá de desembolsar a quantia de R$ 2,50. Os certificados dos mini-cursos de Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo, realizados na Católica na última semana de junho, já estão disponíveis.
Informações: (81) 9288-6321.

Consultor do NEAL apresentará estudo científico em seminário estrangeiro
Por Higor Gonçalves

O consultor do Núcleo de Estudos para a América Latina da Universidade Católica de Pernambuco (NEAL) e integrante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), professor Abraham Sicsú, teve seu trabalho “Serviço de Saúde no Nordeste e em Pernambuco: aspectos da inovação e dos desafios em curso” aprovado para apresentação no XII Seminário de Gestión Tecnológica de la Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica (ALTEC), que acontece entre os dias 26, 27 e 28 deste mês, em Buenos Aires, Argentina. A principal proposta do evento será promover a discussão e o intercâmbio de enfoques teóricos, metodológicos e experiências relativos à gestão científica.

Congresso de Comunicação acontece em Aracaju
Por Débora Ramalho

O Mico 2007, evento que traz as mais novas discussões que norteiam o mundo da comunicação, já está com data definida para sua segunda edição. O encontro irá acontecer nos dias 12 e 13 de outubro, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, e promete se firmar como o maior encontro de comunicação e mídia do Nordeste.

A programação é um convite para os que gostam de estar antenados. Além das dez palestras, haverá quatro oficinas e quatro workshops. As palestras serão voltadas para estudantes de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas. As inscrições já podem ser feitas através do site www.bpproducoes.com.br/mico. Nesse endereço podem ser obtidas todas as informações sobre os palestrantes, horários, oficinas, palestras e hospedagem.

“O consumidor, seja ele de notícias, de publicidade, está cada vez mais exigente. A relação entre informação, qualidade e criatividade é fundamental para se manter no mercado”, diz Gustavo de Jesus, um dos organizadores do evento.

O Mico vai reunir profissionais que farão um mix de informações internacionais, nacionais e locais. Entre os palestrantes estão o jornalista da Rede Globo, Maurício Kubrusly; a publicitária Ligia Bungestabs (Zapmidia Miami); Fernando Marcílio (TV Sergipe); J. R. Lima (Banco do Brasil – DF); Lucas Daibert (Binder/FC + Comunicação); Ricardo Piologo (Fábrica de quadrinhos, SP); Antônio Ramalho (Folha de SP); Paulo Bione (Miami Ad Schooll), Guilherme Sebastiany (Sebastiany Design) e Roberto Duailibi, presidente da DPZ, que vai fazer um panorama da nova publicidade.

 

:.Outras Notícias.:

05/09/2007 - Ex-alunos da Católica são premiados em congresso de fisioterapia
05/09/2007 - XIII Jornada de Debates sobre a Infância acontecerá durante 5ª Siucs
05/09/2007 - Católica promove o 2º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião
05/09/2007 - Estudante de Jornalismo cria agência de notícias na comunidade de Roda de Fogo
05/09/2007 - CCBA abre duas vagas de estágio
05/09/2007 - Secretaria de Turismo divulga, na Católica, a 2ª edição do concurso O Fuçador
05/09/2007 - “Democracia, Economia de Mercado e Liberdade” é tema do Prêmio Donald Stewart Jr.
04/09/2007 - Católica é finalista de prêmio na categoria Pesquisa Científica
04/09/2007 - Alunos de Direito da Católica visitam presídios
04/09/2007 - Encontro na Católica discute a ressocialização dos detentos
04/09/2007 - Arquitetos debatem, na Católica, o significado cultural da arquitetura
04/09/2007 - Professor haitiano discute o papel das ONGs
04/09/2007 - Jornalismo realiza a sua 5ª Semana
04/09/2007 - Professor da Católica lança livro sobre Itapetim
03/09/2007 - Professor da Católica participa de encontro internacional
03/09/2007 - Dia do Biólogo é celebrado na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000