A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 5 de setembro de 2007 Ano 6

Ex-alunos da Católica são premiados em congresso de fisioterapia
Por Higor Gonçalves

Realizado na Universidade Católica de Pernambuco de 29 de agosto a 1° de setembro, o II Congresso Pernambucano de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), trouxe duas gratas surpresas para dois alunos recém-formados no curso de Fisioterapia da Católica.

Premiada com a apresentação do melhor pôster do evento, a fisioterapeuta Maria Cecília Cedrim Costa pesquisou o tema “Comparação entre os valores da pressão inspiratória máxima e índice de respiração rápida superficial obtidas antes e após o teste de respiração espontânea”. Originalmente elaborado como trabalho de conclusão do curso, o estudo constatou a eficácia do teste Tubo T em relação à técnica de Ventilação por Pressão de Suporte (PSV, sigla em inglês).

O trabalho demonstrou que o teste diminui o tempo que o paciente passa nos aparelhos de ventilação (respiração artificial) das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A pesquisa foi feita antes e depois da aplicação de ambas as técnicas e teve a orientação dos professores Eduardo França e Flávio Maciel. Participaram ainda da elaboração do estudo os ex-alunos Thiago Ferreira, Gabriela Souza, Priscilla Melo e Raquel Pimentel. Segundo Maria Cecília Cedrim, o trabalho terá continuidade. “Tenho a intenção de aprofundar este tema nos cursos de pós-graduação que pretendo fazer”, disse.

“Efeitos da utilização do ETAP sobre a força e resistência muscular respiratória de pacientes submetidos à assistência ventilatória mecânica prolongada”. Este foi o nome do segundo trabalho premiado pelo congresso da ASSOBRAFIR. Fruto da pesquisa do aluno Thiago de Novaes Ferreira (que também participou do trabalho “Comparação entre os valores da pressão inspiratória máxima e índice de respiração rápida superficial obtidas antes e após o teste de respiração espontânea”), o estudo foi congratulado como sendo a melhor apresentação de tema-livre oral.

A pesquisa abordou a utilização do ETAP (aparelho que ajuda na recuperação dos volumes de ar dos pulmões) nos indivíduos que respiram com a ajuda de aparelhos. De acordo com Thiago Ferreira, a premiação reconheceu o esforço e persistência dos acadêmicos. “Para elaborá-lo, tivemos que comprar equipamentos que não tinham nos hospitais onde realizamos a pesquisa”, revela. Assim como Maria Cecília Cedrim, o estudante também pretende dar continuidade ao trabalho.

XIII Jornada de Debates sobre a Infância acontecerá durante 5ª Siucs
Por Higor Gonçalves

Distúrbios psicossomáticos na infância. Este será o tema da XIII Jornada de Debates sobre a Infância, que acontece na próxima quarta-feira (12), dentro da programação da 5ª Semana de Integração Católica e Sociedade (Siucs). Promovido pelo curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, o evento contará com a participação de professores da Unicap, além de renomados especialistas do Estado.

Na primeira conferência do dia, que vai acontecer às 9h30, será debatido o tema “O Inconsciente é Psicossomático”. A conferencista será a professora da Católica Edilene Queiroz. Às 14h30, haverá a mesa-redonda “Distúrbios Psicossomáticos na Infância: Abordagem Multidisciplinar”, que vai trazer profissionais da rede hospitalar pernambucana, como Valéria Maria Bezerra, Chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Barão de Lucena, que vai debater os distúrbios psicossomáticos na clínica pediátrica.

Todas as palestras vão acontecer no Miniauditório do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), localizado no 8º andar do bloco B. A comissão organizadora do evento é composta pelas professoras Vera Oliveira, Edilene Queiroz e Mariel Rocha. As Inscrições podem ser feitas na Clínica de Psicologia da Católica, que fica no 8º andar do bloco B. Informações: (81) 2119-4115 / 4359.

Católica promove o 2º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião
Por Rodolfo Bourbon

Refletir sobre os grandes desafios provocados pelo desenvolvimento das ciências e do fenômeno da globalização para a teologia e a pesquisa religiosa é o objetivo central do 2º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião. O evento será promovido na Universidade Católica de Pernambuco entre os dias 11 e 13 deste mês e contará com a presença de especialistas do mundo inteiro, como o docente italiano Giuseppe Staccone e o professor boliviano Manuel Hurtado.

Novas religiosidades e renovação espiritual, pluralidade a partir da América Latina e ética mundial nas religiões serão alguns dos temas debatidos no Simpósio, que tem professores, estudantes, teólogos e pesquisadores como público-alvo. “Sedimentar o pólo de estudos sobre diálogo inter-cultural e inter-religioso é uma das premissas mais importantes da ocasião”, revelou o coordenador do curso de Teologia da Unicap, professor Gilbraz Aragão.

O Simpósio acontece durante a 5ª Semana de Integração Universidade Católica-Sociedade e possui conferências, sessões temáticas e mesas-redondas dentro dos turnos da tarde e da noite. O Teatro da Unicap (1º andar do Bloco B) e as salas do 2º andar do mesmo prédio serão os locais de realização do evento. Os valores de inscrição são variados. Informações pelos telefones (81) 2119-4171 / 4090.

CLIQUE AQUI para acessar a página do 2º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião.

Estudante de Jornalismo cria agência de notícias na comunidade de Roda de Fogo
Por Rodolfo Bourbon

A ligação da estudante Catarina de Angola com a comunidade de Roda de Fogo, localizada no bairro de Torrões (Recife), é antiga. No ano de 1987, aos nove meses de idade, ainda na barriga da senhora Maria Guadalupe Freitas, ela viu (ao menos, sentiu) os seus pais ocuparem a área antes inabitada. Paus, plásticos, tiras de pano e sonhos ajudaram a delimitar o território. O desejo virou realidade e como retribuição a toda história, a aluna de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, que cresceu e ainda vive na região, criou a Agência de Notícias de Roda de Fogo.

Divulgar atividades, programações culturais, telefones úteis e uma série de outros serviços desenvolvidos na comunidade faz parte do trabalho da Agência. “O objetivo é focar um lado que parte da mídia e muitas pessoas desconhecem. Roda de Fogo não é apenas violência e problemas, mas sim, uma comunidade que tem muita história para contar, ao longo dos seus 20 anos”, ressaltou Catarina.

Além de informações, o site da Agência conta com entrevistas de moradores, reportagens, fotos e vídeos. “A intenção também é contar com a participação de toda comunidade. Para isso, estamos fazendo divulgações boca-a-boca e através de cartazes colados na região”, explica a idealizadora do projeto.

Criada em julho deste ano, a Agência, segundo a estudante de Jornalismo, também tem a intenção de informar a população local sobre os eventos realizados na comunidade. “Muitas vezes eu não sabia de algumas programações que estavam acontecendo.”

Projeto Experimental – Com a criação da Agência e o trabalho com a comunidade, Catarina de Angola pretende agora desenvolver um Projeto Experimental do curso de Jornalismo no próximo semestre sobre o assunto. Em companhia com a colega de classe Nara Pinilla, a estudante irá realizar um vídeo, resgatando a história de Roda de Fogo.

“O material também servirá como elemento de conscientização da população e no auxílio da negociação com o Governo do Estado pela posse definitiva da área, já que ela tem direito concedido de apenas 50 anos”, concluiu Catarina.

Informações sobre a Agência de Notícias de Roda de Fogo podem ser obtidas através do e-mail agenciaroda@gmail.com

CLIQUE AQUI para acessar a Agência de Notícias de Roda de Fogo.

CCBA abre duas vagas de estágio
Por Higor Gonçalves, com informações do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA)

O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) está com duas vagas de estágio abertas para recepcionista e atendente. Para concorrer, é preciso ter concluído o 4° período dos seguintes cursos: Administração, Comunicação, Marketing, Relações Públicas ou Turismo. O candidato também precisa ter experiência nas áreas de recepção, atendimento ou telemarketing; bom domínio de inglês e alemão; conhecimentos de informática; facilidade de comunicação; espírito de equipe e autonomia.

As vagas são de 25 horas semanais nos horários de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h (nos sábados, das 8h às 13h), e de segunda a quinta, das 14h às 19h – sexta-feira, das 13h às 18h. A bolsa é de R$ 300 e inclui vale-transporte. O candidato selecionado receberá uma bolsa com material didático para fazer um curso de alemão na própria instituição.

O CCBA é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida pelo governo alemão e que atua nas áreas de ensino de idiomas, cultura, intercâmbio e cooperação para o desenvolvimento.

Secretaria de Turismo divulga, na Católica, a 2ª edição do concurso O Fuçador

A Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife realiza, no próximo dia 18 de, no Campus da Universidade Católica de Pernambuco uma blitz de divulgação da 2ª edição do concurso O Fuçador, que prevê a elaboração, por estudantes de Turismo e de outros cursos, de projetos para diversificar a oferta turística da cidade.

Na ocasião, ocorrerá uma palestra informativa, às 19h, na sala 102, 1º andar do bloco G. Em seguida, a equipe de divulgação executará atividades recreativas no térreo, com a presença do ex-BBB Alan Pierre, garoto-propaganda do concurso.

Informações sobre o concurso na Secretaria de Turismo, pelo telefone (81) 3232.8847 / 8017 ou na empresa responsável pela atividade, Inforp, pelo telefone (81) 3241.8517.

“Democracia, Economia de Mercado e Liberdade” é tema do Prêmio Donald Stewart Jr.

O Prêmio Donald Stewart Jr. é uma iniciativa do Instituto Liberal (IL), com o apoio da Foundation for Economic Education (FEE), e se destina a jovens dos 16 aos 26 anos completos, matriculados no 2º grau ou em cursos superiores. Um júri, composto por professores universitários e intelectuais, irá selecionar os três melhores ensaios sobre o tema “Democracia, Economia de Mercado e Liberdade”.

Os trabalhos deverão ser individuais e inéditos e deverão ser remetidos até o dia 13 de dezembro de 2007, em envelope fechado, em cinco vias. O autor deverá identificar-se através de RG, CPF, endereço e telefones de contato. No trabalho, o autor deverá usar um pseudônimo para dar mais liberdade à comissão julgadora e garantir, ao participante, que não haverá qualquer discriminação. A comissão julgadora só terá acesso ao pseudônimo do autor do trabalho.

Os vencedores do Prêmio recebem uma bolsa de estudo para o Summer Seminar da Foundation for Economic Education (FEE), em Irvington-on-Hudson, Nova York, com 7 dias de duração, em agosto de 2008; hospedagem e alimentação durante o período; passagens aéreas (Rio/Nova York/Rio) e uma ajuda de custo equivalente a US$ 1.000 para o 1º colocado, US$ 500 para o 2º colocado e US$ 250 para o 3º colocado.

Os trabalhos concorrentes ao V Prêmio Donald Stewart Jr. deverão ter um máximo de 25.000 caracteres, entrelinha 1.5, apresentados em cinco vias em papel A4, acompanhadas de arquivo eletrônico em disquete, formato Microsoft Word, tipo Times New Roman, corpo 12, enviados em envelope fechado onde constará a seguinte destinação:

Ao IV Prêmio Donald Stewart Jr.
Rua Professor Alfredo Gomes, 28 - Botafogo
Cep 22251-080 - Rio de Janeiro – RJ

Informações pelo telefone (21) 2539.1115 (ramal 221) ou no site www.institutoliberal.org.br.

 

:.Outras Notícias.:

04/09/2007 - Católica é finalista de prêmio na categoria Pesquisa Científica
04/09/2007 - Alunos de Direito da Católica visitam presídios
04/09/2007 - Encontro na Católica discute a ressocialização dos detentos
04/09/2007 - Arquitetos debatem, na Católica, o significado cultural da arquitetura
04/09/2007 - Professor haitiano discute o papel das ONGs
04/09/2007 - Jornalismo realiza a sua 5ª Semana
04/09/2007 - Professor da Católica lança livro sobre Itapetim
03/09/2007 - Professor da Católica participa de encontro internacional
03/09/2007 - Dia do Biólogo é celebrado na Católica
03/09/2007 - Arquitetura com significado será debate no Programa Mensal de Palestras
03/09/2007 - Professor haitiano aborda o papel das ONG’s em palestra
31/08/2007 - Biblioteca Central oferece minicursos durante a 5ª Semana de Integração
31/08/2007 - Congressos de fisioterapia acontecem na Católica
31/08/2007 - Alunos de Relações Públicas organizam Fórum na Semana de Integração
31/08/2007 - Madrigal interpreta obras de Johannes Brahms

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000