A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 4 de setembro de 2007 Ano 6

Católica é finalista de prêmio na categoria Pesquisa Científica
Com informações da AD Comunicação & Marketing

Pela primeira vez, o "Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real" apresentará as 10 instituições de ensino superior do Brasil com melhor desempenho em pesquisa científica. O evento será no dia 23 de outubro, a partir das 19h30, no Teatro Abril, em São Paulo (SP), somente para convidados.

Nesta categoria, serão eleitas a melhor universidade pública e a melhor privada de cada região. As 29 universidades finalistas acabam de ser divulgadas. Na Região Sudeste, as Universidades Estaduais de Campinas (Unicamp) e Paulista (Unesp), além da Universidade de São Paulo (USP), são as instituições públicas que chegaram à final. As representantes particulares são as Pontifícias Universidades Católicas de Minas Gerais (PUC-MG), Rio de Janeiro (PUC-RJ) e São Paulo (PUC-SP).

Na Região Norte, as finalistas públicas foram as Universidades Federais do Amazonas (Ufam), do Pará (UFPA) e do Tocantins (UFT). O Instituto de Ensino Superior Fucapi (Cesf-AM) e a Universidade da Amazônia (Unama), são as representantes privadas.

Já na Região Nordeste, as Universidades Federais da Bahia (UFBA), Ceará (UFC) e Pernambuco (UFPE) são as finalistas públicas. As particulares foram a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade de Fortaleza (Unifor-CE) e a Universidade Salvador (Unifacs).

A Universidade de Brasília (UnB) e as Universidades Federais de Goiás (UFG) e do Mato Grosso do Sul (UFMS) são as representantes públicas da Região Centro-Oeste. As universidades católicas de Brasília (UCB-DF), Dom Bosco (UCDB) e de Goiás (UCG) são as finalistas privadas.

Por fim, as Universidades federais do Paraná (UFPR), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC) são as instituições públicas que concorrem ao prêmio na Região Sul. Já as representantes particulares são a Pontifícias Universidades Católicas do Paraná (PUC-PR), do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Os finalistas foram identificados a partir de um indicador, baseado nos dados do último Censo disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados do prêmio chegarão às bancas no dia seguinte ao evento, 24 de outubro, como um encarte do Guia do Estudante - Melhores Universidades 2007, um dos anuários que fazem parte da família Guia do Estudante. Além desta categoria, também serão eleitas as 13 melhores universidades por área de conhecimento e o melhor projeto em sustentabilidade.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas nos sites www.guiadoestudante.com.br e www.melhoresuniversidades.com.br, ou pelos telefones (11) 3862.8319.

Alunos de Direito da Católica visitam presídios
Por Rodolfo Bourbon

Uma imagem vale mais do que mil palavras. O dito popular é o alicerce dos educadores na implementação de novos métodos de ensino. Na tarde de ontem (3) e durante a última semana, a experiência em conhecer diversos presídios pernambucanos tornou inesquecível a disciplina de Processo Penal II, segundo o consenso dos alunos de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Pontos para o professor Alexandre Nunes, que há quase dez anos promove a atividade.

“Uma coisa é aula teórica, a outra é ver de perto a realidade do sistema carcerário em nosso Estado”, afirmou Alexandre. O ciclo de visitas teve início na semana passada, com a visita ao presídio Aníbal Bruno e a Colônia Penal Feminina. Nesta segunda-feira, o grupo formado por cerca de 35 alunos, em companhia do docente, visitou o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e a Penitenciária Professor Barreto Campelo, ambos localizados na Ilha de Itamaracá.

No HCTP, encontram-se 346 acusados ou suspeitos sob investigação de crimes praticados por surtos mentais, como esquizofrenia e transtornos bipolares. No local, os alunos da Católica tiveram a oportunidade de conhecer educadoras e educandos da escola do presídio, como a detenta Célia Souza. Dificuldades de leitura e escrita, esquecimento de conteúdo com a perda gradual da memória, dentre outros agravantes, são minimizados com as atividades didáticas. “Agora eu já aprendi a fazer bordados e bijuterias, revelou Célia.

Após explanações sobre leis e funcionamento do centro, o grupo conheceu a estrutura administrativa do presídio. Ansiosos para visitarem toda unidade, alguns estudantes se frustraram ao saber que não poderiam ter acesso aos pavilhões dos internos. O motivo alegado pelos dirigentes da instituição foi a agitação dos detentos, devido a falta de medicamentos.

Segurança máxima – Após a visita ao HCTP, o grupo retornou ao ônibus e seguiu para a Penitenciária Professor Barreto Campelo, unidade prisional de segurança máxima, onde se encontram os mais perigosos infratores da região, entre os 1342 internos. Neste momento, duas realidades distintas entraram em contato. Conflito, medo e vulnerabilidade? Pelo contrário. Ao término da visita, os estudantes foram servidos com uma mesa de salgados e doces produzidos pelos detentos na própria padaria da unidade.

O ciclo de visitas foi a primeira oportunidade para o aluno Pablo Garcia conhecer um presídio. “A experiência foi muito válida. É importante fugir um pouco da teoria e ver a realidade com os próprios olhos”, afirmou. Já Larissa Fagundes revelou que o encontro serviu de constatação de assuntos vistos em sala de aula. “Podemos perceber as inúmeras falhas que existe no sistema prisional.”

As atividades da disciplina são desenvolvidas, principalmente, com alunos do 9º período. Mas, se depender da vontade do estudante Everaldo Aroeira, que no próximo semestre estará cursando os últimos seis meses do curso, o retorno está garantido. “O encontro foi de máxima importância e já vou falar com o professor Alexandre para assegurar minha vaga na próxima visita.”

Encontro na Católica discute a ressocialização dos detentos
Por Rodolfo Bourbon

A ressocialização dos detentos é o assunto em pauta nesta semana na Universidade Católica de Pernambuco. O Encontro Estadual promovido pelos Governos Federal e do Estado, a Escola Penitenciária de Pernambuco, a Unicap e a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) reuniu especialistas no assunto, que abordaram temas como propostas de enfrentamento da violência e a educação como forma de ressocializar os presidiários.

Na manhã de ontem (3), após a abertura inicial conferida pelo Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e a execução do Hino do Estado de Pernambuco, os palestrantes Mássimo Pavarini (Universidade de Bolonha), José Luiz Ratton (Governo do Estado) e Karina Vasconcelos (Unicap) falaram sobre a ressocialização enquanto política pública.

“Através do sofrimento, não alcançamos nada. E é falsa a idéia de que ter mais gente na prisão é sinal de segurança. Por estas razões, temos de repensar o conceito de ressocialização”, revelou o professor italiano, Pavarini. Já a advogada e docente da Unicap, Karina Vasconcelos, acredita que o debate deve ser colocado em prática. “Muito se discute, mas não se observam soluções na prática.”

O pesquisador e representante da Secretaria de Segurança Pública do Governo de Pernambuco, José Luiz Ratton, abordou a necessidade de entender as causas da criminalidade. “As infrações não são ocasionadas apenas por fatores sócio-econômicos, mas questões de ordem múltiplas, como profissionais, políticas e culturais.”

O evento, coordenado pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco, professora Mirian de Sá Pereira, e o coordenador de capacitação do Seres, André Luiz Silva, acontece até amanhã (5). O auditório G2 da Unicap é o local de realização das palestras abertas ao público. Informações pelo telefone (81) 2119-4177.

Arquitetos debatem, na Católica, o significado cultural da arquitetura
Por Higor Gonçalves

“Através de obras que nos tocam à alma, a arquitetura constrói emoções”. De forma poética, esta foi a definição do conceito de arquitetura formulada pelo renomado arquiteto argentino Roberto Ghione. Ao lado da sócia Vera Pires, ele participou, na tarde de hoje (4), da palestra “Arquitetura com significado”, promovida pelo Programa Mensal de Palestras, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco. Realizado no Anfiteatro do bloco G4, o evento reuniu estudantes de vários períodos do curso.

Segundo Vera Pires, a arquitetura possui um significado cultural que vai além do fato de apenas construir. “Ela abrange, compreende e reinterpreta a cultura e suas influências”, afirmou. De acordo com a arquiteta, é fundamental que o profissional, durante a elaboração do projeto, busque e reformule a variada gama de elementos que detém. “É uma maneira de contemplar o que as várias culturas têm de melhor”, enfatizou.

Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1971, a pernambucana Vera Pires atua principalmente fora do Estado. Entre seus projetos estão residências urbanas, casas de praia, pequenos hotéis e pousadas. Roberto Ghione se formou em 1982 pela Universidade de Córdoba, na Argentina. Especialista em História e Crítica Arquitetônica, Planejamento Urbano e Preservação do Patrimônio Histórico, o arquiteto lecionou por uma década na própria universidade. Ele mora no Recife há dez anos. Roberto Ghione e Vera Pires possuem um escritório de arquitetura localizado em Boa Viagem, na zona sul do Recife.

Professor haitiano discute o papel das ONGs
Por Higor Gonçalves

Associações do terceiro setor da sociedade civil que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, as Organizações Não-Governamentais (ONGs) tiveram o seu papel discutido em uma palestra realizada na tarde de hoje (4), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Universidade Católica de Pernambuco.

Promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de História da Católica (gestão “Além do que se vê”), o debate contou com a participação do professor Gean Luiz, da Universidade Estatal do Haiti. O docente abordou a ação das ONGs no contexto do modo de produção capitalista. Segundo Gean Luiz, essas organizações não estão habilitadas para resolver a imensa gama de problemas dos países, pois atuam de maneira limitada através da divisão internacional do trabalho. “As ONGs participam de um processo ‘maquiado’ por meio da divisão internacional do trabalho. Isto é luta de classes!”, afirmou com veemência.

Após a palestra do professor haitiano, o debate foi aberto aos participantes. No final, foram conferidos certificados de atividade complementar.

ONGs - As Organizações Não-Governamentais (também chamadas de ONGs), são associações sem valor jurídico do terceiro setor que desenvolvem ações em diferentes áreas, mobilizando a opinião pública e o apoio da população para melhorar determinados aspectos da sociedade.

As ONGs podem ainda complementar o trabalho do Estado, recebendo financiamentos e doações do aparato estatal e também de entidades privadas. Atualmente, alguns estudiosos têm defendido o uso da terminologia “organizações da sociedade civil” para designar as ONGs. No Brasil, as Organizações Não-Governamentais possuem três configurações correspondentes no novo Código Civil. São elas: as associações, as fundações e as organizações religiosas.

Jornalismo realiza a sua 5ª Semana
Por Glaucio Alves

Será realizada, entre os dias 11 e 13 de setembro, a 5ª Semana de Jornalismo da Católica, dentro da programação da 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade: terra, chão e vida. Temas como Jornalismo e as Novas Tecnologias, Jornalismo On-line e também a apresentação de trabalhos da iniciação científica do curso de Jornalismo da Universidade serão destaque durante o evento.

Já o projeto Recordando Clarice vai trazer para a Universidade escritores como Raimundo Carrero e Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo para discutir a vida e a obra da poetisa Clarice Lispector.

Os professores da Católica vão comandar as discussões com a presença de debatedores convidados de outras instituições e profissionais que atuam no mercado de trabalho, como o jornalista do Jornal do Commercio, Jamildo Melo.

A abertura da 5ª Semana de Jornalismo será às 14h do dia 11 de setembro, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) - 1º andar - bloco B.

Clique aqui e confira a programação completa.

Professor da Católica lança livro sobre Itapetim

Contar a história de uma cidade do interior, enfatizando não só os “grandes nomes” e as conquistas do local, mas colocando em cena também as figuras “folclóricas” que fazem parte da cultura como um poeta ou um louco é o que pode ser encontrado no livro “Itapetim – cidade das Pedras Soltas”, escrito pelo professor do curso de Filosofia da Católica, Marcos Costa.

A obra é fruto de uma pesquisa de campo que durou cerca de 10 anos. Isso porque o professor Marcos, nativo de Itapetim (interior de Pernambuco), sempre que ia à cidade, aproveitava para coletar dados para o livro. “Entrevistei famílias, consegui documentos e pesquisei bastante”, disse Marcos.

O livro é divido em várias partes e em cada uma delas, há um fato, no mínimo, inusitado com os “personagens curiosos” do local. “Por ter nascido em Itapetim, me sinto parte da história da cidade. Não só escrevi o livro, mas também sou protagonista na história, assim como o povo de Itapetim”, disse Marcos. E ele acrescenta que o mais interessante é a expectativa das pessoas. “Todos esperam encontrar o nome ou a foto de um parente na obra”.

“Itapetim – cidade das Pedras Soltas” faz parte da coleção Biblioteca Pernambucana de História Municipal, sendo publicado pelo Centro de Estudos de História Municipal.

O lançamento do livro, em Recife, será no dia 15 de setembro, às 16h, na casa de show “Embaixada do Pajeú”, que fica na Rua Jorge Passo Neto, 170, em Apipucos (1ª Casa ao lado da Fundação Gilberto Freire). Após o lançamento, haverá forró Pé-de-Serra com sanfoneiros de Itapetim, até às 22h.

:.Outras Notícias.:

03/09/2007 - Professor da Católica participa de encontro internacional
03/09/2007 - Dia do Biólogo é celebrado na Católica
03/09/2007 - Arquitetura com significado será debate no Programa Mensal de Palestras
03/09/2007 - Professor haitiano aborda o papel das ONG’s em palestra
31/08/2007 - Biblioteca Central oferece minicursos durante a 5ª Semana de Integração
31/08/2007 - Congressos de fisioterapia acontecem na Católica
31/08/2007 - Alunos de Relações Públicas organizam Fórum na Semana de Integração
31/08/2007 - Madrigal interpreta obras de Johannes Brahms
30/08/2007 - Professor Roberto Pimentel é homenageado com missa
30/08/2007 - Professor norte-americano participa de encontro com alunos de Publicidade
30/08/2007 - AmBev lança campanha de paz no trânsito
30/08/2007 - Site do Neal está de cara nova
30/08/2007 - Católica comemora Dia do Biólogo

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000