A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 19 de outubro de 2007 Ano 6

Reitor da Católica participa de Congresso Internacional
Por Higor Gonçalves

“De la diversidad religiosa a una matriz común: fe cristiana y catolicismo popular brasileño”. O tema, que analisa as religiões locais a partir de uma abordagem antropológica, foi o eixo central de uma conferência apresentada no último dia 11, pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, no II Congresso Internacional sobre Diversidade Religiosa na América Latina.

Promovido pela Universidad de San Buenaventura, com sede em Bogotá, na Colômbia, o encontro aconteceu entre os dias 10 e 12 deste mês. O objetivo foi trocar experiências em torno da diversidade e das transformações do universo religioso latino-americano, compreendendo os campos da vida social, especialmente na política, teologia, educação e cultura.

Ligada a Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), a Universidad de San Buenaventura será a primeira instituição colombiana a ter mestrado na área de Ciências da Religião. O modelo da Católica (criado há apenas dois anos) servirá de referência para a implantação da nova pós-graduação.“É um importante reconhecimento, que nos deixa bastante lisonjeados. Demonstra que estamos acertando com a nossa proposta”, afirmou Padre Pedro Rubens.

Ainda no congresso, o Reitor apresentou o Fórum Inter-religioso e Intercultural da Universidade Católica de Pernambuco e o Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife - espaço que promove o diálogo intercultural e inter-religioso,  analisando os fatos relacionados aos encontros e desencontros entre as religiões no Recife. O modelo do Observatório Transdisciplinar das Religiões também servirá de parâmetro para a implantação de um similar na Colômbia. 

Antes da conferência sobre diversidade religiosa, no entanto, Padre Pedro ministrou uma palestra para docentes, alunos e ex-alunos da instituição sobre os desafios do método teológico na América Latina. Já nos dias 14, 15 e 16, o Reitor foi convidado para uma visita a Universidade Javeriana de Bogotá, mantida pelos jesuítas, na qual a Católica tem convênios na área de pesquisas de solos.

A visita serviu para a elaboração de um acordo informal de intercâmbio entre a Católica e a Universidade Javeriana. Segundo Padre Pedro, os convênios com universidades da América latina são de grande importância para a Unicap. “Eles promovem um maior intercâmbio de conhecimentos, permitindo que os alunos se aprofundem na realidade do continente”, explicou.

Padre Pedro Rubens participa do VIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas
Por Higor Gonçalves

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, vai participar, a partir de amanhã (20), do VIII Encontro de Reitores e Reitoras do Grupo Tordesillas. Promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o evento acontecerá até a próxima quinta-feira (24).

Na programação, serão abordados os temas “gestão participativa em sistemas educacionais”, “preservação e difusão das culturas: brasileira, espanhola e portuguesa”, e “novas tecnologias educacionais”. 

O Grupo Tordesillas nasceu a partir da celebração do I Encontro de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, realizado em 2000, na cidade de Tordesillas, na famosa “Casa do Tratado”, local onde foi firmado o histórico Tratado de Tordesillas.

Seus objetivos são promover as atividades de cooperação multilateral em matérias de educação, ciência, tecnologia e inovação, fomentando o estabelecimento de redes de investigação que estimulem a mobilidade de pesquisadores e dêem lugar à realização de projetos de valor estratégico, orientados aos problemas que afetam e influenciam o progresso da comunidade ibero-brasileira.

Católica abre seleção para portadores de diploma e transferência de outras IES
Por Rodolfo Bourbon

As inscrições para o processo de admissão e transferência extravestibular da Universidade Católica de Pernambuco terão início no próximo dia 29 de outubro. Portadores de diploma de curso superior e estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) poderão se cadastrar para a seleção através do site www.unicap.br ou no campus da Unicap até os dias 26 e 30 de novembro, respectivamente. Os alunos especiais e os interessados em cursar disciplinas isoladas também estão aptos a participar do procedimento.

A taxa para os interessados de outras IES custa R$ 75,00. Portadores de diploma e concluintes da Católica 2007.2 estão isentos de pagamento. O número de vagas, turnos, cursos e a relação da documentação necessária para o processo constam em portarias disponíveis no link admissão extravestibular. Informações pelo telefone (81) 2119-4132.  

Oficina e curso encerram o Tactof
Por Glaucio Alves

Caixas de leite vazias, rolos de papel higiênico e folhas de revista foram as matérias primas para a confecção de bonecas, palhaços e outros objetos, durante a oficina de construção de brinquedos com sucatas, realizada nesta sexta-feira (19), no 5º andar do bloco G4. O evento fez parte do último dia de atividades do I Workshop de Tecnologia Assistiva dos Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia – Tactof.

Profissionais e estudantes de Terapia Ocupacional (TO) e Fonoaudiologia participaram da oficina. De acordo com a aluna do 3º período de TO da Universidade Federal de Pernambuco, Marília Gabriela, essa foi a oportunidade de trabalhar com materiais baratos. “Pretendo trabalhar com pessoas de baixa renda. Usar a reciclagem é uma forma bem acessível para os pacientes”, destacou.

A oficina faz parte do projeto “É sério, vamos brincar?”, desenvolvido desde 2001 pela escola estadual Jerônimo Albuquerque, na 4º etapa de Rio Doce, Olinda. O objetivo é resgatar os valores culturais das brincadeiras infantis, danças, jogos e dramatizações. “Com a implantação das oficinas e a doação de brinquedos, conseguimos montar uma brinquedoteca. A iniciativa também é para tentar reduzir a evasão escolar”, afirmou a professora da instituição, Ana Rosina Rodrigues.   

Também nesta sexta-feira, no mesmo andar do bloco G4, aconteceu o curso de orientação e mobilidade, ministrado pela especialista em Orientação e Mobilidade da Associação Brasileira de Cegos, Sunny Rose Gomes.

Avaliação - De acordo com as organizadoras do Tactof, Ana Luiza Rodrigues e Ana Karina Pessoa, a avaliação das atividades foi positiva e o objetivo de atrair profissionais e estudantes de outros cursos foi cumprido. “O workshop tem o viés extensivo muito forte, conseguimos promover o diálogo intersetorial”, afirmaram. Ainda segundo as coordenadoras a proposta é gerar um espaço virtual para discussão sobre tecnologia assistiva em nível nacional. “Esse foi o ponta-pé inicial, outros workshops vão acontecer com a ampliação das parcerias”, informaram.

Católica participa de Feira de Profissões dos colégios Evolução e Vera Cruz
Por Higor Gonçlaves

Esclarecer dúvidas sobre as carreiras e cursos universitários. Esse foi o objetivo da Feira de Profissões realizada na manhã de quinta-feira (18) pelo Colégio e Curso Evolução, situado no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes.

Convidada a apresentar seus 31 cursos, além de toda infra-estrutura e serviços oferecidos, a Universidade Católica de Pernambuco foi representada pela equipe da Assessoria de Comunicação (Assecom), que exibiu no local algumas edições dos vídeos do Católica In Formação Profissional – evento promovido pela Unicap que presta esclarecimentos sobre as profissões e cursos universitários aos alunos do Ensino Médio.

Os cursos que despertaram maior interesse entre os alunos da escola foram Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fisioterapia. Segundo o estudante Felipe Paiva, do 2º ano, o evento possibilitou maior conhecimento sobre a escolha profissional.  “Aprendi um pouco mais sobre os cursos e profissões. Me ajudou bastante a conhecer mais sobre Direito, que vai ser meu futuro curso”, disse.

Outro colégio que promoveu sua Feira de Profissões na manhã dessa quinta-feira (18) foi o Vera Cruz, do bairro das Graças, no Recife. De vocação religiosa, a instituição abriu o evento também para os alunos do Ensino Fundamental. O pequeno Pedro Oliveira, de sete anos, aluno da 2ª série, já sabe o que vai ser: “quero ser piloto de aeronaves”, afirmou com segurança. Já Mauro Silva, do 3º ano do Ensino Médio, ainda está na dúvida. “Continuo na dúvida entre Fisioterapia e Psicologia”, disse.

Católica promove o 2º Encontro de Ensino de Matemática
Por Rodolfo Bourbon

Promover o contato com profissionais da área de Ensino e Pesquisa em Matemática e Educação em Matemática. Fomentar o debate sobre as didáticas de aula. Propiciar aos estudantes um contato com os desafios ligados ao meio profissional. Possibilitar a integração entre alunos e docentes de outras instituições de ensino. Estimular a participação em atividades acadêmicas. Se algum desses fatores lhe despertou interesse, você não pode perder o 2º Encontro de Ensino de Matemática da Católica.

O evento irá movimentar o campus da Universidade Católica de Pernambuco nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e exposições estarão entre as atividades programadas. “Favorecer o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno, que deve ser vista como objetivo de educação é a nossa idéia”, afirmou o aluno da Licenciatura em Matemática, Márcio Pinheiro.

Temas como “Vivência de uma Leitura de Imagem em uma Teleaula”, a ser conferido na palestra do professor da Católica Carlos Alberto Cavalcanti e “Origami”, ministrado na oficina do representante da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco (Seduc-PE), Leonel Barros, exemplificam a didática das atividades do evento.

O credenciamento será realizado na coordenação de Matemática (3º andar do bloco D). As atividades serão promovidas no auditório multiuso do mesmo prédio, nas salas do 3º andar e no hall do bloco A. Informações pelo telefone (81) 2119-4180.

CLIQUE AQUI para conferir a programação completa do 2º Encontro de Ensino de Matemática da Católica.

:.Outras Notícias.:

18/10/2007 - Inclusão de pessoas com deficiência marca o último dia de palestras do Tactof
18/10/2007 - Tactof encerra ciclo de palestras
18/10/2007 - Professores de Publicidade da Católica participam de encontro nacional
18/10/2007 - Júri simulado coloca o Orkut do banco dos réus
18/10/2007 - Quinta em Ritmo e Poesia reúne artistas pernambucanos na Católica 
18/10/2007 - Tintas Coral abre inscrição para estágio
18/10/2007 - Ex-aluna da Católica organiza exposição fotográfica
18/10/2007 - Festa da turma de Direito promete agitar o fim de semana
17/10/2007 - Acessibilidade foi o tema de abertura do segundo dia do Tactof
17/10/2007 - Público do Tactof entra em contato com produtos de tecnologia assistiva
17/10/2007 - Preservação dos patrimônios culturais é tema de palestra na Católica
17/10/2007 - Ciclo de vida útil dos produtos é tema do “Quinta na Química”
17/10/2007 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Anne Mendes (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

DEZEMBRO

até 2 - Incrições para o Vestibular

9 - Prova do Vestibular

até 28 - Inscrições para os Mestrados

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000