Identidades cívicas nacionais!

simbolos-nacionais-2016-corpo-rp

18 de setembro, Dia dos Símbolos Nacionais. Os símbolos nacionais são representações identitárias de uma nação. No Brasil, são cinco: o Hino, a Bandeira, o Selo, as Armas e, o especial, a Ave Nacional. Os quatro primeiros foram institucionalizados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971. O Sabiá-laranjeira foi oficializado pelo Decreto de 3 de outubro de 2002.

As Armas Nacionais* são de uso institucional, obrigatório e exclusivamente em recintos residencial da Presidência da República e edifícios-sede das esferas federais, “territórios e Distrito federal”; organismos públicos municipais; nos quartéis das Forças Armadas; corpos de bombeiros; escolas públicas e “nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais”. O Selo Nacional é de uso exclusivo para autenticação de “atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas”.

brasao-e-selo

A Bandeira e o Hino Nacionais são utilizados em cerimônias oficiais dos organismos executivos, legislativos e judiciários, bem como em manifestações públicas, desde que utilizados com respeito. Sobre tais representações, poderão ser consultados, entre outros:

Bandeira Nacional:

– Pavilhão Nacional – tomo I

– Pavilhão Nacional – tomo II

– Pavilhão Nacional – tomo III

Hino Nacional:

185 anos de o brado retumbante!

O brado retumbante da Mãe gentil!

Ave Nacional

– Estação Matiz 2014: o Sabiá-laranjeira!

 

* Também poderá ser consultado no Projeto Harmonia Armorial (versão 1.0) no http://www.unicap.br/armorial/35anos/brasoes/o_brasil.htm .

 

Marcas Institucionais para assinatura postagens - COR






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...