Estação Matiz 2014: o Sabiá-laranjeira!

Sabiá-laranjeira - corpo texto RP

O Governo do Brasil institucionalizou no Diário Oficial da União em 3 de outubro de 2002, por meio do Decreto nº 9.675, o 5 de outubro “Dia da Ave” e sua Ave Nacional, o Sabiá-laranjeira. O Turdus rufiventris tem o status de ser o quinto símbolo nacional, congregado aos históricos: a Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo nacionais. Segundo o ornitólogo Dalgas Frisch, “na Primavera, é o primeiro canto que se ouve, antes mesmo do clarear do dia” (GORGULHO, 2002).

De vida longa para um pássaro, o Sabiá-laranjeira que pode viver de 25 a 30 anos, caracteriza-se por:

comprimento: 25 cm; peso: macho 68g; fêmea: 78g. Presente do Maranhão ao Rio Grande do Sul, é o sabiá mais conhecido do Sudeste, sendo menos numeroso no Nordeste. Encontrado também na Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. É comum em bordas de florestas, parques, quintais e áreas urbanas arborizadas. Vive solitário ou aos pares, pulando no chão. Em regiões mais secas é, de certa forma, restrito a áreas próximas à água. Come coquinhos de várias espécies de palmeiras e de espécies introduzidas, como o dendê. Cospe os caroços após cerca de 1 hora, contribuindo assim para a dispersão dessas palmeiras, comportamento apresentado também por outros sabiás. Alimenta-se ainda de laranjas e mamões maduros, bem como de insetos e aranhas. A construção de ninhos pode se tornar confusa em certas ocasiões: quando o local escolhido é formado por vãos entre numerosos suportes iguais de um telhado, o sabiá-laranjeira pode construir vários ninhos ao mesmo tempo, por confundir os vãos. Põe ovos verde-azulados com pintas roxas (BRASIL, 2000).

Popular, a ave é temática de clássicos nacionais, a exemplo de a “Cação do Exílio” (1843) do poeta Gonçalves Dias; composições de Chico Buarque/Tom Jobim, Luiz Gonzaga, entre outros. Também foi símbolo da marca oficial da Copa das Confederações de 2013.

Sabiá-laranjeira - composição

Ilustração do topo: Antônio Martins (BRASIL, 2000); Capa de livro (BRASIL, 2000); Foto: Cláudio Timm; marca FIFA/Brasil 2013.

 

Referências

BRASIL. Centrais Elétricas do Norte do Brasil AS (Eletronorte). Brasil 500 pássaros. Brasília: Assessoria de Comunicação Empresarial da Eletronorte, 2000. Disponível em: <http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/publicacoes/Pass500/BIRDS/index.htm>.

GORGULHO, Silvestre. Folha do Meio Ambiente. Brasil também quer ter sua ave nacional, 2002. Disponível em: <http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2002/07/aves.html>. Acesso em: 30 set.2014.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...