O brado retumbante da Mãe gentil!

Dia do Hino Nacional - corpo do texto

O primeiro símbolo nacional oficializado no Brasil completa 184 anos. Hoje é o Dia do Hino Nacional Brasileiro. O fato histórico é contextualizado à sua primeira execução em 13 de abril de 1831. Composto* pelo maestro e professor Francisco Manoel da Silva, ganha poema consensual, em 1909, do crítico literário Joaquim Osório Duque Estrada. Sua institucionalização aconteceu por meio do Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922.

O hino de uma nação caracteriza-se como sua “carteira” identitária melodiosa. O Hino Nacional Brasileiro é e pode ser tocado/evocado, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional, em solenidades e eventos oficiais dos governos federal, estadual e municipal.

Também com ou sem o hasteamento da Bandeira, nas sessões educacionais, científicas, esportivas – socioculturais. Contemporaneamente, o Hino Nacional “foi” as urbes do Brasil, transplantando os sentimentos e reinvindicações dos direitos conquistados pelos brasileiros. Históricas são as ações das Diretas Já (1984)**, dos Caras Pintadas no impeachment de Fernando Collor (1992), das Jornadas de Junho (2013) e, recentemente, entoado no Vem Pra Rua Brasil! (15 de março de 2014).

Seja qual for a ocasião ou condição, sempre respeitosamente!

Dia do Hino Nacional- corpo texto colorido

*Os trechos da partitura no topo e o detalhe colorido foram (re)digitalizados do www.ikcomposer.mus.br. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Po2eQ_UR8h0.

** Na realidade, a primeira manifestação a favor de eleições democráticas, aconteceu em 1983 na cidade de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. O fato acontecido em meados da Década Perdida (economicamente) – em 31 de março, 19 anos após o golpe militar -, mas rica com a explosão, alicerce e consolidação de antigos e recentes movimentos sociais, a exemplo do Movimento Negro Unificado, Movimento dos Sem Terras.

 

Postagens relacionadas:

Pavilhão Nacional: tomo I

Pavilhão Nacional: tomo II

Pavilhão Nacional: tomo III

Estação Matiz 2014: o Sabiá-laranjeira!






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...