A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 24 de setembro de 2007 Ano 6

Graduações da Católica estão na lista das Melhores Universidades do Guia do Estudante
Por Rodolfo Bourbon

Marca do guia do estudanteDireito e Fonoaudiologia foram os dois cursos da Universidade Católica de Pernambuco que obtiveram destaque na 6ª edição do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante. Em uma escala de três a cinco estrelas, a publicação da Editora Abril analisa a qualidade de ensino em 7.299 graduações de instituições de ensino superior de todo país.

A graduação em Direito, responsável pelo maior número de estudantes da Católica, recebeu quatro estrelas na avaliação. Os fatores para a congratulação são explicados pelo coordenador do curso, o professor Marcelo Labanca: “A titulação dos professores, vasta produção científica, currículo moderno e prática jurídica nos laboratórios comprovam a qualidade do trabalho”, ressalta.

Experiências de êxito na área social foram fundamentais para a conquista das três estrelas pela graduação em Fonoaudiologia. Os projetos encaminhados aos organizadores do prêmio abordaram as atividades de desenvolvimento da linguagem em crianças com Síndrome de Down e portadores do Mal de Parkinson. “A indicação foi bastante positiva, bem como a oportunidade de reproduzir estas experiências em outras localidades”, mencionou a coordenadora do curso, a professora Maria Luíza Lopes.

Com 25 anos de existência, o curso de Fonoaudiologia da Unicap é a primeira graduação da área nas regiões Norte e Nordeste. O resultado foi motivo de comemoração. “O Guia é bastante exigente nos critérios de avaliação e estar nesta lista dos melhores do Brasil nos traz a sensação de trabalho reconhecido”, conclui a coordenadora.

CLIQUE AQUI para conhecer a avaliação do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante

Redação de aluna de Jornalismo fica entre as melhores em concurso da Unesco
Por Glaucio Alves

Aluna Tersa RobertaA redação intitulada “Os novos 10 mandamentos da humanidade”, da aluna do 6º período de Jornalismo da Católica Teresa Roberta Soares, está entre as cem primeiras colocadas do Concurso de Redação Universitário, promovido pela Unesco e o grupo Folha Dirigida. O tema deste ano foi “Como vencer a pobreza e a desigualdade”. Ao todo, foram recebidos 41.329 trabalhos.

No texto, Teresa descreve quais são os dez mandamentos que devem ser seguidos para acabar com a pobreza e a desigualdade. A redação da estudante vai fazer parte de um livro editado em português, inglês e francês para 191 países. “Fiquei surpresa com o resultado porque concorreram mais de 40 mil pessoas de todo o Brasil. Fazer parte do livro já é um grande prêmio”, disse a universitária.

Na próxima quinta-feira (27) serão divulgados os 20 candidatos que vão concorrer na próxima etapa do concurso, que será realizada no dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro. Os estudantes selecionados deverão produzir um novo texto. Uma equipe da Fundação Cesgranrio avaliará os trabalhos e selecionará os cinco vencedores. O prêmio é uma viagem a Paris.

O lançamento do livro do concurso será no dia 12 de novembro, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Na ocasião, serão anunciados os nomes dos cinco estudantes vencedores. Eles viajarão para a capital francesa, onde vão participar do lançamento mundial do livro na sede da Unesco.

Católica sedia Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
Por Daniel França

A Universidade Católica de Pernambuco será um dos pólos da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovida pela Prefeitura do Recife. A programação contará com uma série de palestras e mesas-redondas no auditório G1, nos próximos dias 1º e 2 de outubro. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A capital pernambucana foi uma das primeiras cidades do país a instituir um evento na esfera municipal.

A palestra de abertura, que acontece às 10h da segunda-feira (1º), vai abordar as mudanças climáticas e eventos meteorológicos extremos em Pernambuco. O tema vai ser explicado pelo Pós-Doutor em Geociências do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep). À tarde, às 14h30, o público vai poder discutir a destruição costeira provocada por marés altas e aumento no nível do mar. O palestrante será o Doutor em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Manoel Francisco Gomes Fillho. Encerrando o ciclo do primeiro dia, a Doutora em Geologia Marinha da UFPE, Núbia Chaves Guerra, falará sobre a plataforma continental e planície costeira de Pernambuco.

Na terça-feira (2), o diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Prefeitura do Recife, Mauro Buarque, abordará, às 9h30, os parques da cidade. Em seguida o tema será “O Brasil e o Continente Antártico”. O palestrante será o capitão de Fragata da Marinha do Brasil, o médico hiperbárico e diretor de Saúde do Hospital Naval do Recife, Antonio Carlos da Silva. Já as interfaces do Plano Estadual do Meio Ambiente com a Cidade do Recife será o ponto de partida da palestra do Doutor em Engenharia Civil-Hidráulica Ricardo Braga.

O encerramento será marcado por uma mesa-redonda que terá entre os participantes, o Doutor em Engenharia Civil e professor da Católica, Sílvio Romero de Melo Ferreira, e o Mestre em Geociências, Fábio José de Araújo Pedrosa. Eles vão debater sobre os impactos do uso intensivo do solo e o aquecimento global. A mediação será da coordenadora Geral de Pesquisa da Católica, a Profª Drª Arminda Saconi.

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia contará ainda com várias atividades culturais. Logo na abertura, às 9h30 da segunda-feira (1º), o grupo de teatro “Teatração” vai encenar uma peça com situações do cotidiano em que aparecem os avanços da ciência. Um pouco antes, o público vai ser recebido no auditório G1 ao som do MPB Unicap, que também vai se apresentar, na terça-feira (2), às 16h. O outro pólo do evento será no auditório do Hotel Onda Mar, em Boa Viagem, onde acontecerá uma outra rodada de palestras. Informações pelo telefone (81) 3232-8176.

Professora de Direito lança de livro de poemas
Por Daniel França

A Festa Literária de Porto de Galinhas (Fliporto) reserva um momento especial para a Universidade Católica de Pernambuco. A professora do curso de Direito Andréa Campos lançará, durante o evento, o livro Poemas de Mar e de Amar. A obra tem 77 páginas, traz versos de 33 poemas e é editada pela editora Bargaço. Esta é a terceira obra literária escrita pela acadêmica. O lançamento será no próximo dia 29, às 16h, no restaurante Itaoca.

Apesar da temática explorar o universo marinho, a criação das estrofes traz uma curiosidade. Andrea conta que escreveu os versos bem longe do litoral: “O livro foi feito num ambiente cercado de concreto, quando eu morava em São Paulo”, brinca. A paixão pelos poemas começou ainda na infância. Aos 11 anos, durante os exercícios da escola, a professora começou a ensaiar as primeiras rimas. A fonte de inspiração foi o escritor Castro Alves.

Católica sedia etapa do CineCUCA

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca – Recife) retoma as atividades de seu cineclube com a exibição de dois filmes no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco. As sessões são resultado de uma parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o projeto Cinema BR em Movimento.

Amanhã (25), às 18h, será exibido o longa-metragem "O cárcere e a rua". O filme conta a realidade de três presidiárias (Claudia, Betânia e Daniela) em situações judiciais distintas que convivem com incertezas semelhantes na relação entre a prisão e a liberdade. Um pouco antes, o público poderá assistir ao curta-metragem "3 minutos", que explora as diversas e curiosas possibilidades de usar o tempo de uma ligação de orelhão antes que a ficha caia.

Na quarta-feira (26), às 10h, o filme "Crime Delicado" faz uma intrigante análise sobre relacionamentos amorosos, abordando um triângulo amoroso formado por um crítico teatral, um pintor e sua musa. O enredo trata de temas como razão, ciúme e sedução.

Inscrições para curso de Jornalismo da Abril terminam quinta-feira
Por Glaucio Alves

Marca curso AbrilOs interessados em participar do Curso Abril de Jornalismo 2008 têm até as 18h da próxima quinta-feira (27) para se inscrever. O objetivo do curso é atrair novos talentos editoriais para trabalhar na Editora Abril. O treinamento será realizado de 21 de janeiro a 20 de fevereiro de 2008, em São Paulo.

Podem participar jornalistas (formados ou que se formam em 2007), designers (graduados em 2006 ou 2007, com formação superior em Publicidade, Design Gráfico, Desenho Industrial, Arquitetura ou Artes Plásticas), fotógrafos (recém-formados ou não), além de recém-formados em Rádio e TV, Multimeios e Cinema (entre 2006 e 2007).

O processo é realizado em duas etapas. A primeira será uma análise dos textos e dos trabalhos enviados pelos candidatos. Os textos serão avaliados levando em conta a correção ortográfica, clareza, concisão e estilo. Os trabalhos de fotografia, design, rádio, TV, cinema e multimeios serão avaliados segundo critérios de qualidade técnica e criatividade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site cursoabril.abril.com.br/inscricoes/inscricoes.shtml. Os resultados serão divulgados na segunda semana de dezembro.

Globo Nordeste abre inscrições para estágio em Jornalismo
Por Higor Gonçalves, com informações do Portal Pe360graus

A Rede Globo Nordeste abriu, na manhã desta segunda-feira (24), as inscrições para o processo seletivo de estagiários em Jornalismo. Os candidatos aprovados vão preencher as vagas disponíveis nas redações dos telejornais e no portal pe360graus.com. Os interessados - com previsão de formatura para dezembro de 2008 - podem se inscrever até o próximo domingo (30).

A seleção da emissora será composta por cinco etapas eliminatórias onde, já a partir da primeira, serão analisados os documentos de cada candidato - cópia da carteira de identidade e uma foto 3x4. Na segunda fase, vão ser aplicadas provas com questões de português, inglês, conhecimentos gerais, raciocínio lógico, redação, além de um questionário de atualidades.

Na terceira fase da seleção será a vez de uma dinâmica de grupo. Na etapa seguinte, os estudantes vão ser entrevistados individualmente, e, por fim, os aprovados farão exames médicos para dar entrada no processo de admissão.

As provas da segunda etapa eliminatória vão ser realizadas no dia 18 de outubro, no auditório do 3º andar do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), situado na Avenida Norte, 539, bairro de Santo Amaro. O teste começa, impreterivelmente, às 14h.

A relação final dos aprovados será divulgada no dia 9 de novembro. O estágio está previsto para começar no dia 10 de dezembro de 2007.

Abertas inscrições para o Fórum dos Contadores
Por Higor Gonçalves, com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema OCB-SESCOOP/PE

Contadores, consultores, assessores jurídicos e estudantes da área contábil. Esse é o público que poderá participar da próxima edição do Fórum dos Contadores, que vai acontecer no dia 4 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco – CRC/PE.

Com o tema “O papel do contador nas sociedades cooperativas”, o evento pretende integrar e auxiliar os contadores sobre a correta aplicação das normas contábeis para as sociedades cooperativistas. O palestrante convidado será o contador especialista em sociedades cooperativas Gilmar Wisnievski, que é auditor e perito contábil, e membro do Comitê Contábil/Tributário da OCB.

O Fórum dos Contadores é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (SESCOOP/PE), em parceria com o CRC/PE. As inscrições custam R$ 10 e vão até o próximo dia 28. As vagas são limitadas.

Informações pelos telefone: (81) 3271-1478/ 3271-2672 ou pelos e-mails: contabil@sescoop-pe.org.br e sescoop@sescoop-pe.org.br

Veja a programação do evento

P R O G R A M AÇÃO

19:00 - Credenciamento dos Participantes

19:30 - Abertura

  • Dr. Marco Antônio Bonfim - Superintendente do CRC/PE, votos de Boas-vindas e Importância do Fórum para o mundo contábil de Pernambuco.
  • Dr. Malaquias Ancelmo - Presidente do Sistema OCB-SESCOOP/PE, votos de Boas-vindas, importância do Fórum para o mundo cooperativista de Pernambuco e apresentação do conferencista do Sr. GILMAR WISNIEVSKI.

19:50 - Conferencista: GILMAR WISNIEVSKI

“O Papel do Contador nas Sociedades Cooperativas”.

  1. Identidade Cooperativa;
  2. Ato Cooperativo e Não Cooperativo e suas operações;
  3. NBC-T-10.8 – Entidades Cooperativas;
  4. NBC-T-10.27 – Operadoras de Planos de Saúde – Cooperativa de Planos de Saúde;
  5. Aspectos Contábeis Aplicáveis às Sociedades Cooperativas

21:10- Espaço para Debate

Moderador: Sr. Eduardo Romero Mendonça (Contador e Gerente Administrativo Financeiro do SESCOOP/PE)

 

:.Outras Notícias.:

21/09/2007 - Católica celebra o Dia da Árvore
21/09/2007 - Católica recebe visita de alunos do Ensino Fundamental
21/09/2007 - Encontro discute transformações sociais
21/09/2007 - Mestrado em Direito discute sobre resolução de conflitos coletivos do trabalho
21/09/2007 - Professor da Católica ministra o minicurso “HP12C: primeiros passos”
21/09/2007 - Fonoaudiologia oferece curso de extensão em Libras II
20/09/2007 - Católica concorre a prêmio na 7ª Bienal Internacional de Arquitetura
20/09/2007 - Alunos da Católica participam de escavação arqueológica no Bairro do Recife
20/09/2007 - TJPE abre inscrição para 122 vagas de estágio
19/09/2007 - Renorbio insere Universidade Católica em programa de doutorado

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000