A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 19 de setembro de 2007 Ano 6

Renorbio insere Universidade Católica em programa de doutorado
Por Rodolfo Bourbon

Uma rede composta por 29 centros de pesquisas e Instituições de Ensino Superior do Nordeste, visando a aceleração do crescimento da região na formação de recursos humanos e desenvolvimento científico e tecnológico. Com estes objetivos, a Renorbio – Rede Nordeste de Biotecnologia – promove sistemas de pós-graduação, integrando estudantes e professores de 10 estados brasileiros. E é através de um competente corpo docente e moderna infra-estrutura que a Universidade Católica de Pernambuco está inserida no programa.

Iniciada no ano passado, a rede conta com mais de 200 alunos no programa de doutorado, que possui duração média de quatro anos. A estudante Dângelly Lins é uma prova da oportunidade de intercâmbio facilitada pela Renorbio. Mestre na área de Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe, a doutoranda já realizou disciplinas da pós-graduação no Rio Grande do Norte e, atualmente, está estudando na Unicap.

“Além das vantagens do intercâmbio cultural, o programa concede liberdade de escolha pelas potencialidades de cada instituição”, revelou Dângelly. A estudante desenvolve uma pesquisa sobre leveduras de frutas, analisando o potencial biotecnológico, a atividade enzimática, o controle biológico e a posterior produção de vinho. “A idéia surgiu a partir da constatação dos prejuízos causados pela entressafra para pequenos agricultores sergipanos, devido à colheita desordenada do Umbu”, explica.

De acordo com as pesquisas e experimentos da aluna, o fruto, passando pelo processo de fermentação, pode se transformar em vinho. “Desta forma, surge uma nova chance de aumento na renda desses trabalhadores”, conclui Dângelly, mencionando que a bebida já está em processo de conclusão para entrar nas prateleiras dos mercados.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais (NPCIAMB), professora Galba Takaki, é quem está lecionando a disciplina de Microbiologia Ambiental aplicada à Biotecnologia para a estudante. A docente acredita que este é um grande passo para a Católica iniciar o desenvolvimento de programas de doutorado em outras áreas. “A Unicap, junto com a Universidade de Tiradentes (Sergipe), são as únicas instituições particulares dentro da Renorbio. Provamos que temos potencial para novos sistemas de pós-graduação.”

Duas outras estudantes também estão realizando o doutorado da Renorbio na Católica, sob orientação da professora Galba. A aluna Hélvia Casullo desenvolve um estudo sobre um microorganismo, ainda em fase de identificação, capaz de produzir pigmentos e realizar processo de dessufurização, ou seja, a remoção do enxofre que reduz a potência do diesel. Já Anabelle Camarotti elabora uma pesquisa sobre a produção microbiana de quitosana, a partir de fungo, para remoção de metais pesados presentes em efluentes petroquímicos.

CLIQUE AQUI para conhecer mais sobre a Renorbio - Rede Nordeste de Biotecnologia.

Reitor da Católica participa de encontro no Rio de Janeiro
Por Higor Gonçalves

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, embarcou nesta terça-feira (18) para o Rio de Janeiro, local do XVIII Encontro de Reitores das Universidades Católicas e de Inspiração Cristã da América Latina e Caribe.

Coordenado pela Organização das Universidades Católicas da América Latina (ODUCAL), o evento, que teve início na manhã de hoje (19), será realizado até a próxima sexta-feira (21), no “Centro de Estudos do Sumaré”, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

A temática deste ano parte do questionamento: “Como nós, Universidades Católica e de inspiração cristã, podemos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nosso povo tenha vida?”.

O Encontro de Reitores das Universidades Católicas e de Inspiração Cristã da América Latina e Caribe é convocado todos os anos pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). O objetivo principal do evento é promover a articulação das instituições católicas do continente.

Clique aqui e confira a programação completa.

Setembro é o Mês da Bíblia na Católica
Por Rodolfo Bourbon

Como já é tradição na Universidade Católica de Pernambuco, setembro é o Mês da Bíblia. Missas, palestras, oficinas e exposições estão marcando a passagem das comemorações do início ao término do mês. As atividades promovidas pela Pastoral Unicap acontecem em espaços distintos e contam com a participação da comunidade acadêmica da instituição.

Nas tardes de ontem e hoje (19), o Espaço Loyola tem sido o local onde está sendo realizada a Oficina de Salmos. Ministrados pelos integrantes da Pastoral Gilmar Araújo e Bruno Angelim, além do estudante de Psicologia Willams Santos, os encontros oferecem noções básicas para desenvolver a prática de acordo com as normas atuais do Diretório Litúrgico.

“Não sabe cantar, proclama. O salmo também é poesia”, explicou Willams. O intuito de revelar que a prática depende da harmonia da ‘orquestra’, composta por corpo, voz e mente, foi mantido pelo conferencista Bruno Angelim. “O objetivo não é ensinar melodia, mas proporcionar a liberdade de criação das pessoas.”

Na Biblioteca Central a programação conta com uma exposição sobre a Bíblia em diversos idiomas, como hebraico, grego e francês. Além disso, as atividades contemplam amostra de vídeos e distribuição de mensagens bíblicas.

Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Mês da Bíblia e os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral Unicap, podem obter informações através do telefone (81) 2119-4238, ou na secretaria do departamento, localizada no térreo do bloco A.

Professores da Católica realizam trabalho sobre Folkcomunicação
Por Higor Gonçalves, com informações da Rede Folkcom

A Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Folkcom) esteve presente na 5ª Semana de Integração da Universidade Católica de Pernambuco. Na ocasião, a presidente da entidade, Betânia Maciel, ouviu os relatos das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, com base nas teorias ligadas a Folkcomunicação, pelos professores e alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Turismo e Relações Públicas da Católica. As teorias fundamentadas na Folkcomunicação tiveram início com o fundador do curso de Jornalismo da Católica, o jornalista e professor Luiz Beltrão.

Convidando os alunos, professores e pesquisadores presentes a conhecerem e aplicarem os pressupostos indispensáveis na construção de uma cultura comunicacional libertadora e democrática, Betânia Maciel fez referência ao caminho percorrido pelos estudos da folkcomunicação no Brasil. De acordo com a professora de Jornalismo Andréa Moreira, o encontro foi muito importante. “Foi um momento de integração entre a Católica e uma rede de pesquisadores das mais sérias e atuantes na área de comunicação social”, afirmou.

Com o trabalho “Pesquisa-Ação contra a violência simbólica midiática e as teorias de Luiz Beltrão”, a docente pretende contribuir, a partir destas teorias, para uma ação cultural comunitária no combate à violência simbólica praticada pela mídia. A metodologia adotada pelo estudo prevê uma interação entre os pesquisadores e as pessoas implicadas na situação investigada, no caso, os moradores da comunidade Ilha de Santa Terezinha, em Santo Amaro, região central do Recife.

No trabalho “Crítica e cidadania em radiojornais pernambucanos”, o professor Heitor Rocha analisa a produção do discurso radiojornalístico local, no intuito de identificar o nível de racionalização pública sobre o exercício do poder político e social pretendido pela política editorial dos veículos de comunicação.

Já o estudo qualitativo da professora Ana Veloso, acerca do papel social das rádios comunitárias no Cabo de Santo Agostinho, deverá mapear a situação e a atuação das 10 rádios comunitárias do município, investigando como se deu a conquista das concessões, como acontece o controle administrativo e de que forma essas rádios se comportam em relação aos movimentos sociais.

Intitulado “A relação entre Turismo, Folclore e Comunicação”, o trabalho da professora e coordenadora do curso de Turismo da Católica, Roberta Cajaseiras, aborda a representação das manifestações folclóricas na comunicação institucional dos governos locais, na tentativa de identificar desvios que possam causar impactos negativos.

Já em “O Valor da Identidade Cultural para a Publicidade Brasileira – uma reflexão a partir do pensamento do professor Luiz Beltrão”, a professora Patrícia de Albuquerque Fernandes investiga a presença e o tratamento da cultura popular na publicidade nacional.

Rede Folkcom - A Rede Folkcom é uma organização não governamental (Ong) que busca o desenvolvimento de atividades ligadas a Folkcomunicação - disciplina científica que tem como objeto de estudo a difusão da comunicação popular e do folclore nos meios de comunicação de massa.

Desenvolvendo uma série de atividades relacionadas à pesquisa em folkcomunicação, a Rede realiza anualmente uma conferência internacional que reúne centenas de participantes, além de promover seminários regionais e atividades de pesquisa em diversas instituições de todo o país.

Segunda edição do projeto O Fuçador foi divulgado na Católica
Por Glaucio Alves e Natália Lubambo

Você conhece o Recife que outras pessoas não conhecem? Se a resposta for positiva, já estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto O Fuçador. Na noite desta terça-feira (18) a Católica recebeu os representantes do concurso para a divulgação, por meio de uma palestra, e de panfletagem promovida pelos ex-participantes do Big Brother, Alan Pierre e Karla Barbosa.

A iniciativa é da Prefeitura do Recife e tem o objetivo de incentivar os estudantes universitários para descoberta de rotas turísticas alternativas para a capital. A Coordenadora de sensibilização turística do Recife, Ana Cristina, discutiu, na sala 102 do bloco G, sobre as regras do concurso e esclareceu as principais dúvidas dos alunos.

O projeto O Fuçador é voltado para os alunos de Turismo, mas nada impede que outros estudantes universitários participem. Os grupos devem ser formados com o mínimo de três e o máximo de 5 pessoas, onde pelo menos um esteja cursando turismo.

De acordo com Ana Cristina essa é uma boa oportunidade para os graduandos, uma vez que os trabalhos serão julgados pelo Trade Turístico da Capital. “O estudante pode se lançar no mercado de trabalho antes mesmo de sair da universidade”, destacou.

Segundo a coordenadora do curso de Turismo da Católica, Roberta Cajaseiras, é importante que, antes de se inscrever, os candidatos leiam atentamente o manual e entreguem um resumo sobre o tema proposto. “Os alunos vão ter a oportunidade de interagir entre si e colocar em prática o que aprenderam na teoria”, disse.

Os interessados em participar deverão se inscrever na coordenação do curso de Turismo, no 5º andar do bloco G, no período de 18 a 28 de setembro. O primeiro colocado vai receber um prêmio de R$ 5 mil, o segundo, R$ 3 mil e o terceiro R$ 2 mil. Informações pelo telefone 3232.8847 e pelo site www.projetoofucador.com.br.

Alunos de Publicidade debatem sobre o vídeo “Garotas de Pontos de Venda”
Por Glaucio Alves

Acompanhar um processo de seleção, treinamento e ação das promotoras de vendas em supermercado foi o assunto do vídeo “Garotas de Pontos de Venda”, exibido na manhã desta quarta-feira (19) na sala 510, no 5º andar do bloco A. O trabalho é resultado do projeto de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda, pela UFPE, de Marcelo Lordello.

De acordo com o autor do vídeo, a idéia surgiu quando ele estava fazendo trabalhos acadêmicos em supermercados. “Resolvi fazer o projeto com as garotas porque ninguém questionava sobre elas. As considero um guia para entender marketing”, destacou Marcelo.

Ele também frisou que essa foi a primeira vez que seu vídeo foi apresentado em outra universidade para alunos de Publicidade e Propaganda. Após a exibição, a professora de Atendimento e de Promoção de Vendas, da Católica, Thelma Guerra, mediou um debate sobre o documentário.

Professor de Jornalismo apresenta trabalho na Colômbia
Por Glaucio Alves

O professor de Jornalismo da Católica, Heitor Rocha, está participando do VII Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, em Bogotá, Colômbia. Nesta quinta-feira (20), Heitor vai apresentar seu trabalho “Discurso jornalístico na perspectiva de Luiz Beltrão e Jürgen Habermas”. O encontro começou nesta segunda-feira (17) e vai até a sexta-feira (21) na Ciudad Universitaria, capital colombiana.

Unicap Júnior oferece minicursos
Por Rodolfo Bourbon

Dando início às atividades da nova gestão, a Unicap Júnior Consultoria promove na próxima semana dois minicursos para os interessados nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia. Os primeiros passos da calculadora financeira HP 12C e a atuação do setor contábil dentro de uma empresa serão os temas abordados.

Na próxima terça-feira (25), das 14h às 18h, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Barbosa, confere o minicurso “Contabilidade na empresa”. Já a aula básica sobre HP será ministrada no dia 26, das 8h às 12h, pelo docente da graduação em Administração de Empresas Egenílton Rodolfo. Os encontros acontecem no auditório da própria Unicap Júnior.

A inscrição para cada curso tem o valor de R$ 10 e pode ser feita na sede da Consultoria (Rua Almeida Cunha, 352, Boa Vista). Serão conferidos certificados aos participantes. Informações pelo telefone (81) 2119-4365.

 

:.Outras Notícias.:

18/09/2007 - Professor da Católica apresenta artigo sobre política internacional, em encontro no Canadá
18/09/2007 - Espiritismo é debatido no Fórum Inter-religioso
18/09/2007 - Está no ar o Site do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife
18/09/2007 - Diario de Pernambuco discute amanhã a importância do Cedoc no Jornalismo
18/09/2007 - Quinta na Química aborda processos de tratamento de efluentes para a indústria do petróleo
18/09/2007 - Evento na Católica marca a comemoração do Dia da Árvore
18/09/2007 - Aniversário da Católica terá apresentação do Madrigal
17/09/2007 - Consultor Jurídico da Católica é o novo secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos do Estado
17/09/2007 - Professor da Católica participa do II Encontro de Jornalismo Estrangeiro no NE
17/09/2007 - Palestra na Católica divulga a 2ª edição do concurso O Fuçador
17/09/2007 - Vídeo “Garotas de Ponto de Venda” será exibido na Católica
17/09/2007 - Resolução de Conflitos Coletivos do Trabalho é abordada pelo Mestrado em Direito
17/09/2007 - Católica realiza I Simpósio de Atualização Multidisciplinar em Paciente Neurológico

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000