A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 20 de setembro de 2007 Ano 6

Católica concorre a prêmio na 7ª Bienal Internacional de Arquitetura
Por Rodolfo Bourbon

Instituições de Ensino Superior do mundo inteiro estão na disputa do prêmio da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura – em São Paulo (7ª BIA). Ao todo, são 68 concorrentes nacionais e de países como Inglaterra, Itália e Argentina. Pernambuco será representado no evento pela Universidade Católica, que contará com uma equipe formada por 15 estudantes e dois professores-orientadores.

Intervenções na Rua do Príncipe (bairro da Boa Vista), no entorno da Universidade Católica, são as idéias presentes no projeto do grupo. De acordo com a coordenadora do trabalho, professora Clarissa Duarte, as pesquisas cumprem satisfatoriamente as exigências do prêmio, que terá como tema central a relação entre espaços públicos e privados. “Recife tem problemas evidentes de desenhos urbanos e o local que iremos explorar comprova o fato.”

A proposta do projeto é promover estratégias inovadoras para a solução de questões como dificuldades na acessibilidade e a escassez de estacionamento.”Tornar os espaços mais democráticos e que estimule uma melhor convivência entre a população está nos nossos planos”, revelou Clarissa. Mudanças no prédio da Unicap também estão sendo estudadas. “Buscaremos uma maior integração entre os blocos e iremos buscar parceria com a Prefeitura da Cidade para tentar colocar em prática as alterações.”

Orientados por Clarissa e pelo professor Ricardo Pessoa de Melo, os estudantes são unânimes em afirmar a importância do projeto na formação acadêmica. Um exemplo é o aluno do 6º período Isac Filho. “Além dos conhecimentos técnicos, nós aprimoramos habilidades como o trabalho em equipe, mesclando experiências e as potencialidades individuais.”

A apresentação com maquete e os oito painéis produzidos passarão pela avaliação de uma comissão internacional de julgamento, que selecionará os três melhores projetos. Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professora Andréa Câmara, estar entre as principais instituições da área já é uma grande conquista. “Trata-se do maior evento nacional do ramo, com público estimado em mais de um milhão de pessoas.”

A 7ª BIA acontece na cidade de São Paulo, entre os dias 10 de novembro e 16 de dezembro. Informações através do site www.iabsp.org.br.

Alunos da Católica participam de escavação arqueológica no Bairro do Recife
Por Higor Gonçalves

Quatro alunos de dois cursos da Universidade Católica de Pernambuco estão participando de uma escavação arqueológica no pátio da Igreja da Madre de Deus, situada ao lado do Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Financiado pela Empresa de Urbanização do Recife (URB) e coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o trabalho teve início no último dia 12 de setembro.

Até agora, as escavações evidenciaram dez esqueletos humanos de indigentes, entre eles o de uma criança de aproximadamente oito anos. A causa mais provável da morte sugere uma epidemia de febre amarela que assolou o Recife em 1685, e matou cerca de 700 pessoas. A outra hipótese indica a idéia de que os ossos foram transferidos da igreja do Corpo Santo, demolida em 1913 para a reforma do Porto do Recife.

De acordo com José Lourenço, aluno do 5º período do curso de História da Católica, no século XVII havia o costume de enterrar os mortos no interior ou imediações das igrejas. “Também naquela época, os padres oratorianos atendiam a um grande número de pessoas que, com medo da peste, iam se confessar. Eles rezavam pelos enfermos enquanto que as pessoas depositavam os corpos na frente do convento”, afirmou.

Ao lado do estudante, também participam da escavação arqueológica, os alunos de História Renildo Milet e Danúbia Rodrigues, além de João Anderson, de Biologia. A pesquisa está sendo coordenada pelo chefe do Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica, professor Albérico Nogueira, e conta com a colaboração de docentes de outras instituições acadêmicas.

Para o professor Albérico Nogueira, o trabalho demonstra a grande capacidade dos pesquisadores da Unicap em desenvolver estudos multidisciplinares. “Trabalhamos com o auxílio de 14 profissionais, entre arqueólogos, antropólogos e biólogos, tentando fazer o resgate histórico e antropológico dos objetos encontrados”, afirmou.

Curiosidade - As ossadas do pátio da Igreja da Madre de Deus surgiram em 2003, na época em que estava sendo construído um reservatório de água para a conclusão da reforma do templo. Na ocasião, o Iphan recomendou a suspensão das obras e o salvamento do material arqueológico. Além dos ossos, também foram encontrados no local, objetos como louças, tinteiros e até um antigo ferro de passar. No final, todo o material descoberto será recolhido e catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

TJPE abre inscrição para 122 vagas de estágio
Por Glaucio Alves

Estão abertas a partir desta quinta-feira (20) as inscrições para o concurso que vai selecionar 122 estagiários para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Dessas vagas, 20 são para portadores de necessidades especiais. As provas vão ser realizadas no dia 21 de outubro em Recife e Petrolina.

Podem participar da seleção estudantes que estão cursando Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design (Programação Visual), Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, História, Jornalismo, Odontologia, Psicologia, Relações Públicas, Secretariado e Serviço Social.

As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas por meio do site do Ipad até o dia 7 de outubro e na sede da instituição, localizada na avenida Caxangá, 2006, Cordeiro, do dia 1º ao dia 5 de outubro. O resultado da seleção vai ser divulgado no dia 26 do mesmo mês. A previsão de início do estágio é para o primeiro semestre de 2008.

Os estudantes precisam ter quatro horas diárias disponíveis. A bolsa é de um salário mínimo e meio no primeiro ano de contrato, e de dois salários mínimos caso seja renovado. Informações no site www.ipad.com.br/tjpeestagio2007.

 

:.Outras Notícias.:

19/09/2007 - Renorbio insere Universidade Católica em programa de doutorado
19/09/2007 - Reitor da Católica participa de encontro no Rio de Janeiro
19/09/2007 - Setembro é o Mês da Bíblia na Católica
19/09/2007 - Professores da Católica realizam trabalho sobre Folkcomunicação
19/09/2007 - Segunda edição do projeto O Fuçador foi divulgado na Católica
19/09/2007 - Alunos de Publicidade debatem sobre o vídeo “Garotas de Pontos de Venda”
19/09/2007 - Professor de Jornalismo apresenta trabalho na Colômbia
19/09/2007 - Unicap Júnior oferece minicursos
18/09/2007 - Professor da Católica apresenta artigo sobre política internacional, em encontro no Canadá
18/09/2007 - Espiritismo é debatido no Fórum Inter-religioso
18/09/2007 - Está no ar o Site do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife
18/09/2007 - Diario de Pernambuco discute amanhã a importância do Cedoc no Jornalismo
18/09/2007 - Quinta na Química aborda processos de tratamento de efluentes para a indústria do petróleo
18/09/2007 - Evento na Católica marca a comemoração do Dia da Árvore

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


SETEMBRO

3 a 28 - Católica abre vagas para sete novos cursos de especialização

27 - Pastoral Unicap realiza missa em comemoração aos 56 anos da Católica

27 - Caixa 2 é tema de palestra na Católica

27 - Diálogos com a Fonoaudiologia debate o uso da língua portuguesa entre os surdos

27 e 28 - Encontro discute transformações sociais

28 - Estudantes de Relações Públicas promovem seminário sobre voluntariado

28 - Madrigal interpreta obras de Johannes Brahms

29 - Professora de Direito lança livro de poemas

OUTUBRO

01 e 02 - Católica sedia Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

02 - Professora da Católica expõe quadros

04 - Professor da Católica apresentará trabalho sobre a presença portuguesa no Recife

14 a 17 de dezembro - Fonoaudiologia oferece curso de extensão em Libras II

15,16 e 17 - Professora da Católica presidirá o XI Congresso Brasileiro de Sexualidade

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000