A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap
5ª SIUCS - 1 ª Edição

Recife, 14 de setembro de 2007 Ano 6

Jovens cientistas são premiados

A 5a edição da Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade terminou em grande estilo, premiando os jovens cientistas que se destacaram na 9a Jornada de Iniciação Científica. Foram apresentados 231 projetos de pesquisa financiados pela Unicap, Facepe, CNPq e trabalhos do Pibic Jr. O primeiro lugar geral ficou com o aluno do curso de Filosofia, Ricardo Evangelista Brandão. Como prêmio, ele ganhou duas diárias com direito a acompanhante no Summerville Resort, na praia de Muro Alto, Litoral Sul do estado. A hospedagem é uma cortesia do Grupo Pontes Hotéis.

A segunda colocação foi conquistada pelo estudante do curso de Engenharia Ambiental Charles Bronzo Barbosa Farias. Ele foi premiado com uma impressora dada pela rede de fast food Bob´s. Já o aluno do curso de Jornalismo, Rafael Salviano Marques Marroquim, faturou o terceiro lugar geral e um jantar no Raval, restaurante especializado em comida mediterrânea localizado no bairro das Graças, no Recife.

Os cinco melhores colocados em cada um dos oito ramos do conhecimento também foram premiados com livros. Além disso, os terceiros e segundos lugares ganharam assinaturas do Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio. Os melhores primeiros lugares receberam da Petrobras aparelhos de MP3. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pernambuco existe há nove anos. Atualmente, são 218 bolsistas. Cada um dos estudantes recebe uma bolsa no valor de R$ 300,00 para desenvolver o estudo. Veja na tabela abaixo a relação dos oito melhores colocados na classificação geral, seus respectivos professores-orientadores e áreas de conhecimento.

Aluno Professor-Orientador Área de Conhecimento
1º Ricardo Evangelista Brandão
Marcos Roberto Nunes Costa Ciências Humanas
2º Charles Bronzo Barbosa Farias Leonie Asfora Sarubbo Ciências Biológicas
3º Rafael Salviano Marques Marroquim Heitor Costa Lima da Rocha Ciências Sociais Aplicadas
4º Eudes Lima da Silva Joaquim Teodoro Romão Engenharias
5º Wanêssa Paiva Gomes de Araújo Moab Duarte Acioli Ciências da Saúde
6º Roberto de Medeiros Farias Filho Francisco Madeiro Bernadino Júnior Ciências Exatas e da Terra
7º Camila Travassos de Vasconcelos Tícia Cassiany Ferro Cavalcanti Linguísticas, Letras e Artes
8º Narjara Thums Kaoru Okada Ciências Agrárias
     

 

Siucs supera expectativas

A solenidade de encerramento da 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade foi marcada pela presença do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), o Dr. Diogo Ardaillon Simões, que fez a palestra de encerramento e representou o governador Eduardo Campos. Entre os últimos dias 10 e 14, o campus recebeu vários eventos entre palestras, minicursos, conferências, seminários e apresentações culturais.“Nós tivemos mais de 50 atividades e todas registraram, em sua maioria, público externo. A Siucs é uma oportunidade de mostrar o que a Universidade pode fazer pela sociedade”, avalia a coordenadora do evento, a Profª Drª Arminda Saconi. Mas a Siucs não foi marcada apenas por atividades acadêmicas. A comunidade foi beneficiada também por diversos serviços oferecidos gratuitamente.

Um exemplo disso foi o chamado Aulão Pré-vestibular. Alunos dos cursos de Licenciatura da Católica deram aulas de diversas matérias a cerca de 300 estudantes da rede pública de ensino que vão prestar vestibular no final do ano.O Hemope montou um posto de coleta na sala de lazer dos funcionários da Católica. Durante toda a quinta-feira (13), pessoas entre 18 e 65 anos puderam doar sangue para reforçar o estoque do banco do hospital. Foram registradas 130 doações. “Cada seminário, simpósio ou ação trabalhou temas da sociedade. Isso incentiva a pesquisa dentro de uma relação de interação”, disse o Reitor da Católica, o Padre Pedro Rubens, ao avaliar o sucesso da 5ª Siucs.

Coordenadora da Siucs recebe homenagem

A emoção tomou conta do auditório G2 durante o encerramento da 5a Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade. A coordenadora do evento, a professora Arminda Saconi, recebeu um buquê de rosas do Reitor, o Padre Pedro Rubens. A surpresa foi o símbolo pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela. O gesto emocionou a professora. Visivelmente comovida, ela agradeceu: “Dedico à comissão organizadora. Foi graças a todos que chegamos aqui com eficiência”.

Coordenador executivo de gestão ambiental de Suape participa de palestra na Católica
Por Higor Gonçalves

O curso de Administração da Católica recebeu na manhã desta sexta-feira (14), último dia da 5ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade, o coordenador executivo de gestão ambiental do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), Paulo Gomes, que abordou, essencialmente, sobre as políticas ambientais do local. A palestra foi realizada na sala 703 do bloco G, às 9h40, sendo presidida pelo coordenador do curso de Administração da Católica, professor José Sales de França Vidal.

Comprometida em dirigir e supervisionar os projetos ligados às obras de meio ambiente (segundo as normas de uso e ocupação do solo), a Coordenação de Gestão Ambiental do CIPS também conta com a atribuição de proteger os recursos naturais da localidade. Atualmente, cerca de 45% da área do Complexo está destinada à preservação da flora e fauna. A extensão inclui as matas de Zumbi e Duas lagoas, as represas de Bista e Utinga e a reserva biológica de mangues e restingas.

Lá, estão sendo implantados quatro corredores florestais de preservação do meio ambiente.“É uma tentativa de ‘compensar’ os impactos ambientais que foram e ainda vão ser gerados”, afirmou Paulo Gomes. Segundo o coordenador, o complexo de preservação ambiental de Suape ocupa uma área de 161 hectares, dividindo, com as demais zonas administrativas do porto, os 11 milhões de metros cúbicos de água lá disponíveis.

No local, já estão em andamento algumas ações voltadas para a melhoria dos remanescentes, como também um plano de educação ambiental que pretende conscientizar a população das comunidades locais sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

No futuro, o projeto pretende licitar consultorias para a pesquisa arqueológica e cultural, assim como a implantar o projeto de um aterro sanitário industrial no Complexo Industrial Portuário de Suape. Hoje, o lixo químico produzido nas dependências do CIPS é levado para o Pólo Industrial de Camaçari, na Bahia. Na opinião do palestrante, o Estado de Pernambuco não se preparou para esta realidade. “As antigas administrações não se preparam para este fato”, ressaltou.

Oficina de Avaliação de Desenvolvimento Neuripsicomotor chega ao fim
Por Thaís Nóbrega e Thaisa Lisboa

A oficina de “Avaliação de Desenvolvimento Neuripsicomotor em crianças de 0 a 2 anos de idade”, chega ao fim nesta sexta-feira. Cristiana Brito, professora de Fisioterapia da Católica, orientou as aulas do 10° período de curso nas dinâmicas usadas durante os dias da oficina.

Com o auxílio da escala de Denver II (que avalia o desenvolvimento neuripsicomotor da criança) e de um kit simples (composto por bolas, chocalhos, cubos, etc), a professora avaliou, principalmente, a capacidade motora das crianças participantes. De acordo com Cristiana, o objetivo da oficina é o de verificar se o desenvolvimento neuripsicomotor dos participantes está compatível com a faixa etária deles. Além disso, as mães presentes responderam a um questionário dando informações sobre suas gestações para, a partir disso, apontar possíveis fatores de risco que pudessem atrasar o desenvolvimento da criança.

A creche Jardim das Laranjeiras, a partir de um cartaz visto na Clínica Escola da Católica, levou 15 crianças para participar da avaliação proposta pela oficina. Como o resultado apontou atrasos em algumas crianças da creche, Cristiana, juntamente com a também professora de Fisioterapia, Cláudia Fonseca, resolveu estender a idéia da oficina para um projeto de extensão, que auxiliará todas as crianças da creche, de 0 a 4 anos de idade.

Os resultados de todas as avaliações foram entregues hoje, pela manhã e pela tarde, na sala 403 do bloco G4, onde aconteciam todas as atividades da oficina.

A importância do tratamento psicológico no trabalho
Por Isabel Amaral, Madson Ferreira e Roberta Meireles

O fantasma do desemprego não afeta apenas o bolso. Afeta também a saúde mental. Isso é o que mostra o projeto de Iniciação Científica (Pibic) da aluna de Psicologia Dayanne Quintela. A pesquisa, intitulada “Um olhar dos alunos de Psicologia Organizacional sobre o sofrimento psicológico no trabalho e as ações do Psicólogo na promoção da saúde mental”, foi orientada pelas professoras Carla Lima e Regineide Simões.

A apresentação aconteceu no Auditório G1, na Católica, e encerrou o IV Fórum de Psicologia Organizacional e do Trabalho. De acordo com Dayanne, o trabalho é um tema relacionado à vida do indivíduo que requer tanta atenção quanto todas as outras atividades que ele realiza. É uma das atividades que impulsionam a vida e deve ser nivelado em importância no tratamento psicológico do paciente.

A pesquisa, realizada nas clínicas-escola da Católica e Fafire, analisou os prontuários dos pacientes com a pretensão de levar os resultados para essas clínicas, com o objetivo de se fazer uma nova abordagem nos tratamentos. A maior preocupação de Dayanne é garantir que as condições psicológicas do trabalhador não sejam abaladas com o desempenho da sua função.

Hermenêutica jurídica é debatida em minicurso de Direito
Por Luna Markman

A oficina Lingüística Aplicada ao Direito, realizada nesta sexta-feira (14), às 13h50, na sala 204, do Bloco G da Unicap, escolheu a hermenêutica para ser discutida em seu último dia. O professor da Católica José Elias de Moura Rocha apresentou aos alunos a linha geral da hermenêutica jurídica, que são as regras de interpretação de textos legais.

Após o momento teórico, os alunos participaram de um exercício prático de interpretação. Esta habilidade é usada no Direito como mediação e aplicação da norma jurídica. A aluna do 8° período do curso de Direito, Dinamene Pedrosas, aponta essa característica da advocacia. Ela entende que “os magistrados ainda têm uma visão dogmática sobre a lei”, ou seja, seguem “ao pé-da-letra” tudo que está escrito nas normas. Pos isso, Dinamene acredita que a oficina vai ajudá-la a refletir sobre as decisões jurídicas que são tomadas com base nas leis.

Para o aluno do 10° período de Direito, Rodrigo Tenório, a oficina vai contribuir com a formação acadêmica dele, pois a lingüística não é contemplada na matriz curricular do curso. Ele explica que “os advogados trabalham com a escrita e a fala e, por isso, devem saber se expressar bem”. O professor José Elias destaca que o minicurso foi uma iniciativa importante, pois ajuda a “tapar” uma lacuna do curso e ensina aos futuros profissionais de Direito a trabalharem com as regras da interpretação.

Ensaios mostram como se faz o controle da qualidade do concreto
Por Nathália Araujo

O minicurso Controle Tecnológico do Concreto que começou quarta-feira (12) e terminou hoje (14) foi realizado pelo diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), José Orlando. O estudo foi dividido em duas partes, quarta-feira e quinta-feira foram teóricas e hoje foi a parte prática com ensaios no laboratório, no térreo do bloco D. O objetivo foi mostrar noções básicas de como se faz controle do concreto, através da análise dos insumos (água, cimento e areia).

Foram realizados ensaios de resistência à compressão, à tração e velocidade ultrassônica, todos com o intuito de mostrar ao aluno como se faz um controle do concreto com qualidade. O concreto que não é bem avaliado traz conseqüências para obra e o tempo de durabilidade é baixo.

Para o professor José Orlando as expectativas do minicurso foram alcançadas já que alunos tanto da Universidade como de outras instituições participaram. “Os ensaios serviram para aprimorar o conhecimento, já que essas técnicas são utilizadas diariamente”, afirma Gabriela Sá, concluinte do curso de Edificações do Cefet.

IV Fórum Psicologia Organizacional e do Trabalho
Por Thiago Gouveia

O IV Fórum Psicologia Organizacional e do Trabalho foi realizado nesta sexta-feira (14), no auditório G1, no primeiro andar do bloco G, com o tema “Saúde mental e trabalho: estresse, psicodinâmica do trabalho e epidemiologia do trabalho”.

A palestra das 14 horas teve como palestrantes, na mesa-redonda, os professores de Psicologia da Católica, Marcus Túlio Caldas, Raimundo Marcone e Regineide Marques Simões. Como debatedora, o Fórum contou com a psicóloga Maria de Fátima Neves, da Católica, e a professora Carla de Albuquerque Lima.

A palestra das 15h30 teve um painel integrado com o tema: “Um olhar dos alunos de Psicologia Organizacional sobre o sofrimento psicológico no trabalho e as ações do psicólogo na promoção da saúde mental”. O debate teve a professora de Psicologia da Católica, Dayanne Rodrigues Quintela, sob a coordenação dos professores Carla de Albuquerque Lima e Regineide Marques Simões.

Encerramento da 4ª Semana Interdisciplinar de Fono e TO
Por Mª Carolina Sousa

A 4ª Semana Interdisciplinar do Curso de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional terminou nesta sexta-feira (14). As palestras da Semana ocorreram no auditório Centro de Teologia e Ciências Humanas, no Bloco B da Católica. Os temas abordados hoje foram Políticas de Saúde para Grupos Populacionais e Políticas de Saúde para o Trabalhador.

O evento começou na quarta-feira (12) e teve como tema geral Políticas de Saúde. Saúde Mental, Políticas de Saúde e Educação para Deficientes Auditivos, pesquisa e políticas de saúde foram assuntos abordados pelos palestrantes de Terapia Ocupacional(TO) e Fonoaudiologia durante a 4ª Semana. “Foram assuntos muito importantes, que trouxeram a realidade da saúde pública, frisando a importância da interdisciplinaridade”, comentam a aluna do 8º período do curso de TO, Maria Antônia Huñka.

A escolha do tema geral, segundo a coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia, Jônia Alves Lucena, foi por conta da necessidade de investir na saúde pública. Sobre a importância da interdisciplinaridade, a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Católica, Maria Luiza Timóteo diz ser “fundamental a cooperação entre as áreas, que muitas vezes trabalham juntas no mesmo espaço”.

Alunos de Fisioterapia orientam pais
Por José Marcelo C. Lacerda

Terminou, nesta sexta-feira (14), a oficina Avaliação de Desenvolvimento Neuripsicomotor em Crianças de 0 a 2 anos de Idade, no 4º andar do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco, em que houve a orientação dos pais, baseados nos resultados dos testes aplicados nas crianças, no decorrer da 5a Siucs.

O evento foi planejado e ministrado por professoras do curso, Claudia Fonseca de Lima, Carla Raquel Daher e Cristiana Brito. Segundo Claudia Fonseca, a relevância da oficina está em permitir que o aluno vivencie a prática da aplicação do teste padronizado para crianças normais não apenas em pesquisas, mas também no dia-a-dia, permitindo, assim, uma melhor programação nos tratamentos.

A estudante de Fisioterapia do 9a período, Flávia Ottoboni, afirmou que, às vezes, pais superprotegem os filhos por medo e acabam não os estimulando, provocando atrasos no desenvolvimento motor, logo é fundamental orientá-los para como fazer isso da melhor forma possível. Karla Fernanda, também estudante do 9a período, disse que é importante constatar se as crianças têm atrasos, para encaminhá-las a tratamento.

Marinalva Monteiro, que trouxe a filha Valentina Vitória para os testes, achou a experiência ótima, e disse que manterá alguns métodos e adotará outros que acompanhem a passagem de Valentina para outra etapa.

Termina minicurso de Harmonização Fiscal no Contexto da Globalização
Por Mª Carolina Sousa

O minicurso de Harmonização Fiscal no Contexto da Globalização, ministrado pelo professor do Centro de Ciências Jurídicas da Unicap, João Hélio de Farias, chegou ao final, hoje (14). Nos dois dias de aulas, foram abordadas questões relacionadas à Globalização, como aspectos econômicos e jurídicos com enfoque tributário.

Nessa sexta-feira, a discussão sobre a Globalização foi trazida para os aspectos econômico e jurídico, com enfoque tributário. Na primeira aula, realizada na última terça-feira (11), o professor abordou a questão histórica, política e antropológica do fenômeno da globalização. Fez uma retrospectiva, buscando explicar que ele não é novo como muitas pessoas pensam. “O que aconteceu nas décadas de 70/80 na verdade foi uma aceleração do processo”, diz o professor João Hélio.

O minicurso teve como público-alvo alunos dos cursos de Direito, Administração e Economia. “Sempre procuro um tema que busca a interdisciplinaridade. Um tema com viés jurídico que possa ser discutido no espírito da Semana”, comentou o professor a respeito da escolha do tema e da importância da Semana de Integração.

IV Fórum de Psicologia discute saúde mental e trabalho
Por Glaucio Alves

Estresse, psicodinâmica e epidemiologia do trabalho foram os temas discutidos nesta sexta-feira (14), no IV Fórum Psicologia Organizacional e do Trabalho, no auditório G1, primeiro andar do bloco G da Católica. O evento foi organizado pelas professoras de Psicologia da Universidade, Carla de Albuquerque Lima e Regineide Marques Simões.

O Fórum promoveu uma análise crítica sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho e suas repercussões na saúde do trabalhador. De acordo com Regineide, emprego é um fator estruturador. “Quando a pessoa fica desempregada, perde a estrutura física, psicológica e social, acarretando em problemas de saúde, estresse e de relacionamento”, afirmou a professora.

Ela destacou que a maioria dos desempregados que procuram a Clínica de Psicologia da Universidade com sintomas de depressão e angústia geralmente não quererem admitir que a causa do problema é a falta de trabalho. “A atual conjuntura exige que o psicólogo repense suas possibilidades de intervenção, contribuindo para a qualidade de vida do trabalhador”, disse a outra organizadora do evento, Carla Lima.

A abertura foi feita pelas coordenadoras do fórum e teve a participação da coordenadora do curso de psicologia da Católica, Carmem Barreto. O tema da palestra de abertura foi “Saúde mental e trabalho: o trabalho enlouquece?”, ministrada pela professora da Fafire, Maria de Fátima Neves.

O encontro fez parte do último dia da 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade e foi promovido pelo curso de Psicologia da Unicap.

Minicurso de comunicação encerra conscientizando socialmente os participantes
Por Luiz Henrique Manghi e Fernando Barros

O quarto e último dia do minicurso “A Comunicação Como Instrumento de Mobilização de Recursos para as Sociedades Civis Organizadas”, promovido pela professora do CCS, Centro de Ciências Sociais, da Católica, Elisa Barreto, foi finalizado com as avaliações individuais feitas pelos participantes.

Neste último dia a professora aprofundou-se no processo histórico de início de voluntariado, citando exemplos da Santa Casa de Misericórdia, no século 16, e abordou um caso mais atual, a Lei do Voluntariado, de 1998. Elisa também ressaltou a importância do voluntariado para o despertar de uma consciência cidadã.

A aluna de Relações Públicas, Roseane Barbalho, revelou: “Foi ótimo, maravilhoso. Abriu bastante nossa visão sobre responsabilidade social e a importância das ONGs”. Efeito semelhante foi notado na também estudante de Relações Públicas, Marta Maria, que afirmou ter compreendido que a comunicação pode ser usada para promover mudanças sociais.

Na avaliação de Elisa Barreto, o curso teve seu objetivo alcançado, pois, conseguiu propor uma reflexão sobre como a comunicação pode ser implantada como instrumento de mobilização social. “Deixou gostinho de quero mais”, palavras da professora.

Lançamento simultâneo de livros movimenta última noite da 5ª Siucs
Por Fernando Barros

O lançamento de três livros, que ocorreu de forma simultânea, foi uma das atrações de maior movimentação da última noite da 5ª Semana de Integração. Além do lançamento dos livros, também houve uma sessão de autógrafos, que contou com a participação de professores da própria Universidade. Eles participaram, de maneira direta ou indireta, na concepção dos livros, seja escrevendo artigos ou organizando as idéias contidas.

Dentre as edições lançadas, esteve a do professor de Arquitetura, Fernando Diniz Moreira, que promoveu o livro Arquitetura Moderna no Norte e Nordeste do Brasil, Universidade e Diversidade. Os textos contidos na obra foram organizados pelo próprio professor.

Já a psicanalista e professora de Psicologia da Católica, Nanette Zneri Frej, distribuiu autógrafos para promover o livro Escrita e Psicanálise. A obra reúne artigos derivados de um colóquio de psicanálise ligado a universidades brasileiras e francesas, e contém um artigo escrito pela professora. A autoria da obra, é das professoras Ana Costa e Dóris Rinaldi, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A publicação Tempo e Eternidade na Idade Média, promovida pelo professor de Filosofia da Católica, Marcos Roberto da Costa, finalizou a programação. O livro faz uma seleção de artigos retirados do Congresso Internacional de Filosofia Medieval, ocorrido em Fortaleza. Luís A. de Boni e Jan Ter Reegen dividem a autoria da obra com o professor.

O evento ocorreu no hall do Bloco G da Católica, e contou com a participação de estudantes e de outros integrantes do corpo docente da própria instituição. “Programações como essas são válidas, pois possibilita a socialização do que se produz na Universidade”, afirmou Marcos Roberto da Costa.

Ética na política é abordada na Semana de Filosofia
Por Danielle de Moraes e Mário Tavares

Nesta semana, o Senado brasileiro teve uma atitude que vem gerando polêmica na população. A absolvição de Renan Calheiros provocou um clima de inquietações e debates em diversos ambientes na sociedade. Os valores éticos foram citados em muitas colocações. Nesta quinta-feira (13), no encerramento da Semana de Filosofia, foi abordado o tema “Política e Linguagem”.

Os palestrantes foram o professor Karl Heinz e a doutora em Lingüística, professora Virgínia Colares. A palestrante falou da forma técnica que a linguagem é ensinada na escola. “Os alunos não aprendem a refletir sobre o que produzem, apenas assimilam de forma alienada o que é imposto, sobretudo, para satisfazer interesses polítcos”, disse.

Karl retomou a importância da palavra na Pólis Grega, mostrando como ela foi democratizada e relembrou como a Realeza Missênica centralizava esse instrumento de comunicação. “A palavra oficial está no poder do Congresso, de uma classe minoritária dominante. O povo está sem acesso à palavra para interferir no processo político”, disse ele, referindo-se à situação atual.

A noite foi encerrada com a leitura do texto “A Linguagem popular não chega ao Congresso”, do aluno Sérgio Allisson. Houve, ainda, a apresentação do vídeo “Bioética”, dos estudantes Fabio Henrique, Guilherme de Aguiar e Gláucia Ribeiro, que relata o início do questionamento filosófico, a análise dos elementos da natureza, a aparição dos animais e a interferência do homem no meio ambiente.

Debate sobre a importância da especialização encerra 5ª Semana de Jornalismo
Por Mário Tavares e Danielle de Moraes

Diante da pós-modernidade e dos diversos avanços tecnológicos, o profissional vê-se obrigado a atualizar-se constantemente. Na área de comunicação não é diferente. O mercado está saturado e, por isso, cada vez mais exigente. Esse foi o tema da palestra de encerramento da 5ª Semana de Jornalismo, que aconteceu nesta quinta-feira (13).

O professor de Jornalismo da Católica, Alexandre Figueirôa, foi quem presidiu a mesa, formada, ainda, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Ayrton Maciel e pelo editor do caderno de cultura do Jornal do Commercio Marcelo Pereira.

Os palestrantes falaram da condição de Pernambuco nessa área. “Especialização aqui ainda é algo muito embrionário. O que se tem hoje é uma especialização em Jornalismo Cultural, aqui na Católica, e uma em Crítica Cultural, na Federal, que se parecem muito”, disse Alexandre.

Ayrton afirma que o grande jornalista tem conhecimento generalista. “É extremamente importante o profissional ter alguma especialização, o mercado exige um conhecimento mais aprofundado em determinadas áreas, mas é preciso ter conhecimento suficiente para estar em uma editoria de cultura, política ou cidades”, disse ele.

Os palestrantes disseram que, além das especializações e teorias ensinadas na academia, era de fundamental importância o jornalista vivenciar a prática cotidiana que a profissão exige.

Ayrton e Marcelo gostariam que, além da duração de quatro anos do curso, houvesse mais um de estágio probatório, para que o estudante saísse realmente preparado e seguro para trabalhar nos veículos de comunicação.

Estudantes de Jornalismo fazem Jornal Experimental On-line
Por Carolina Albuquerque

A Página do Estudante foi uma dessas idéias criativas, feitas sem recursos, sem tempo e por colaboradores. Mesmo assim, bem-vinda. Idealizada pelo professor Vlaudimir Salvador já no ano passado, mas só posta na “Internet” na última terça-feira (11). O Site, vinculado ao portal da Católica, serve como um espaço extra sala de aula de aprendizagem para os futuros jornalistas.

"Forma de premiar os alunos com a publicação dos trabalhos jornalísticos feitos para as disciplinas", explica o professor Vlau, como é conhecido. A Página veicula reportagens feitas em Redação, Rádio e TV, e, hoje, conta com cerca de 150 pessoas envolvidas no projeto, a maioria alunos do 6º e 4º períodos de Redação Jornalística 2 e 3, Rádio Jornalística 2 e Rádio 3, da Católica, disciplinas ministradas por Vlaudimir Salvador e Ana Veloso, também coordenadores da Página, além de colaboradores como a jornalista Taís Paranhos, responsável pela atualização e revisão de texto, e os webdesigners Kiko Secchin e Java Araújo.

Funciona como uma mini redação de jornal, por enquanto, alojada na Agência Experimental de Publicidade, mesmo prédio da Assecom - Assessoria de Comunicação da Católica. Porém, quando a agência voltar a funcionar, a continuidade será dentro dos laboratórios do curso de Jornalismo. Os estudantes se revezam como repórter, editores, revisores, pauteiros e fotógrafos e são os próprios que apuram, redigem e editam as matérias.

Para os que fazem parte da empreitada, como a estudante de Jornalismo, do 4ª período, Maria Eduarda Costa “o projeto é uma iniciativa nova para pôr em prática, forma de vivenciar o jornalismo, principalmente, para a gente do 4º período". Já para Ricardo Araújo, estudante de jornalismo do 6º período, "sentíamos falta de um jornal, na Universidade, com a visão específica dos estudantes, isso pode ser o início para algo maior."

Clique aqui para acessar a Página do Estudante

Último dia do minicurso Como Elaborar Referências Bibliográficas
Por Carolina Albuquerque

O minicurso Como Elaborar Referências Bibliográficas, promovido pela Biblioteca Central da Católica, que começou na manhã de segunda-feira (10) e terminou nesta quinta-feira (13). Pela primeira vez aberto ao público e dentro da Semana de Integração, o curso aconteceu no auditório de extensão 1, no térreo da Biblioteca, das 9h20 às 11h10, e foi ministrado pela bibliotecária Susiquine Ricardo Silva.

A Biblioteca já oferecia semestralmente o curso de referências bibliográficas, só que restrito aos integrantes da Universidade. A importância de fazê-lo, a professora e especialista em gestão de informação Susiquine Silva explica: “aqui é mais específico que numa disciplina de metodologia científica, além de trazer normas atualizadas, principalmente, as relacionadas ao meio on-line”.

Exercícios em sala, apresentação de slides e correção foram a metodologia de aula, junto com o apoio de uma apostila produzida pela Biblioteca da Católica. Além disso, foram enviados e-mails para os alunos com ficha de exercícios e correções.

Segundo a bibliotecária foram 24 inscritos. Participaram do curso aqueles que pretendem fazer mestrado, pós-graduados, graduandos e funcionários tanto da Católica e de outras universidades. No último dia, foi feito um exercício em grupo de forma interativa, ao final, os certificados foram entregues.

Assiduidade e atenção acompanharam o minicurso. “Achei o curso bom, as aulas interativas e claras. Estou satisfeita”, afirma a estudante de Direito da Católica, do 10º período, Cristhiane Gonçalves.

Palestra discute Arqueologia e Patrimônio Cultural em Pernambuco
Por Jônatas Lima

O aproveitamento responsável de nossas riquezas arqueológicas foi abordado no 2º Seminário Estadual sobre Turismo e Patrimônio Cultual, realizado no auditório G1 da Universidade Católica. O professor de Turismo e coordenador dos Estudos Judaicos da Sinagoga Kahal Zur Israel e do Arquivo Judaico da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), Daniel Breda, foi o convidado para abordar a Interpretação do Patrimônio Arqueológico em Pernambuco – estudo de caso.

Na ocasião, o turismo cultural foi apresentado como fator importante para o desenvolvimento, algo que já ocorre nos paises desenvolvidos, esse turismo deve ser visto como atividade que desenvolva a consciência do respeito pelo patrimônio. A cultura de preservação, segundo o professor, não existe de forma difundida no Brasil, sendo assim o País sofre com problemas de conservação e valorização do que e nosso.

O primeiro passo para melhorar tanto o turismo quanto a potencialidade da arqueologia, e reconhecer o sentido do “velho” e do “antigo”, o primeiro nega a construção histórica feita pelo homem, já o segundo representa a tradição sendo respeitada. Como exemplo de pesquisas arqueológicas já realizadas no Estado, Daniel Breda, utilizou duas construções restauradas e utilizadas pelo publico, a primeira sinagoga das Américas, chamada de Kahal Zur Israel, e o shopping Paço Alfândega, antiga sede alfandegária.

A sinagoga judaica, construída no período holandês, fica localizada na antiga Rua dos Judeus, hoje chamada Rua do Bom Jesus. As pesquisas arqueológicas foram idealizadas pela Federação Israelita de Pernambuco e do Brasil e pelo arquivo judaico, que já possuíam conhecimento de que no local haveria uma sinagoga, segundo mapas do período holandês. O foco das intervenções realizadas era preservar apenas a sinagoga, já que foram encontradas estruturas de vários períodos diferentes, quanto mais cavavam, mais descobertas faziam.

“Pernambuco possui um acervo de patrimônio histórico e arqueológico invejável para a América inteira, um recurso pouco explorado e que através do turismo pode ser impulsionado”, falou Daniel Breda, a respeito da potencialidade do Estado.

Semana de Criminologia encerra com palestra sobre tráfico internacional de crianças e órgãos
Por Brenno Costa

O desembargador Bartolomeu Bueno e a promotora de justiça Laise Tarcila Rosa de Queiroz apresentaram uma palestra sobre o tráfico internacional de crianças e órgãos e encerraram a XXV Semana de Criminologia e Ciências Afins. O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (13), no auditório G2 da Católica, e ainda contou com as presenças de professores do curso de Direito da Unicap.

Durante a palestra foram expostos dados estatísticos sobre o tráfico internacional de crianças, homens e mulheres. “O tráfico de pessoas é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do mundo, com um faturamento anual de 32 bilhões de dólares”, declarou o desembargador Bartolomeu Bueno, que ainda complementou: “no Brasil, a maioria das pessoas traficadas são de famílias humildes e ganham menos de três salários mínimos”.

O evento foi dividido em dois momentos.Depois da apresentação dos palestrantes, o público pôde debater com os profissionais presentes sobre o tema.

Durante a XXV Semana de Criminologia e Ciências Afins foram debatidos outros assuntos, como tribunal penal internacional e lavagem de dinheiro.

:.Outras Notícias.:

13/09/2007 - Hemope e Católica juntos na doação de sangue
13/09/2007 - Jovens arquitetos debatem caminhos da Arquitetura Contemporânea
13/09/2007 - Fisioterapia promove Oficina de Avaliação Postural
13/09/2007 - Minicurso de Direito do Consumidor chega ao fim
13/09/2007 - Psicologia debate sobre adolescência e a sociedade do espetáculo
13/09/2007 - Último dia do Recordando Clarice
13/09/2007 - Dezembro é o mês “Para amar Clarice”
13/09/2007 - II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da Unicap
13/09/2007 - Blog: uma nova tendência jornalística
13/09/2007 - Tecnologia sem preconceito
13/09/2007 - Habermas é abordado no último dia do minicurso sobre Filosofia da Linguagem
12/09/2007 - Semana de Integração promove o 4º Fórum de Grupos de Pesquisa
12/09/2007 - Semana de Criminologia da Católica aborda “Crime Organizado Internacional" e “Lavagem de Dinheiro”
12/09/2007 - Poesias e debates no projeto Recordando Clarice
12/08/2007 - Semana Interdisciplinar discute políticas públicas de saúde

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000