A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap
5ª SIUCS - 1 ª Edição

Recife, 12 de setembro de 2007 Ano 6

Semana de Integração promove o 4º Fórum de Grupos de Pesquisa
Por Rodolfo Bourbon

A instituição de ensino superior finalista do Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real promoveu na tarde de hoje (12) o 4º Fórum de Grupos de Pesquisa. Dentro da programação da 5ª Semana de Integração, a Universidade Católica de Pernambuco reuniu debatedores para abordar as diretrizes da Pesquisa Científica e suas respectivas aplicabilidades nos diversos setores da sociedade.

Após a apresentação do “Pequenos Grupos do MPB Unicap”, a coordenadora geral de Pesquisa, professora Arminda Saconi, realizou a abertura do debate falando sobre a indicação da instituição para o prêmio. “Estar entre as 29 melhores universidades do País no campo da Pesquisa Científica é um fator muito gratificante, já que o nosso Núcleo foi fundado há apenas cinco anos.”

Arminda mencionou que a indicação para o prêmio, que terá o resultado divulgado no dia 23 de outubro, poderá atrair ainda mais parcerias e investimentos para o ramo. “Este é o reconhecimento de um trabalho e fortalecerá bastante nossos cursos de pós-graduação”, afirmou, mencionando que o objetivo da área de Pesquisa é continuar atuando em conjunto com as atividades de Ensino e Extensão.

A conferência teve continuidade com a participação de dois representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A palestrante Selma Tavares reforçou o principal foco do trabalho da companhia. “O objetivo das pesquisas é a sociedade.” A parceria entre a Embrapa e a Unicap foi outro ponto frisado. “Temos alguns alunos da Católica em nosso quadro de estagiários e estamos abertos para mais interessados.”

O público presente no auditório G2 conferiu também a palestra do coordenador da Embrapa Solos, José Coelho. O mapeamento de áreas de cultivo desenvolvido pelo software “Zape” (Zoneamento Agroecológico do Estado de Pernambuco) serviu como suporte para as palavras do conferencista. “A partir deste material, pode-se avaliar os melhores níveis de solo para o plantio, auxiliando, desta forma, o Governo e os pequenos, médios e grandes agricultores”, concluiu.

O ciclo de palestras realizado durante à tarde no auditório G2 terá continuidade amanhã (13) com o 4º Fórum da Economia da Comunhão, promovido pela Pastoral Unicap. O tema discutido na mesa-redonda será “Um Jeito de Cuidar da Vida no ‘Chão’ Universitário”. A conferência tem início às 16h40 e é aberta ao público.

Semana de Criminologia da Católica aborda “Crime Organizado Internacional" e “Lavagem de Dinheiro”
Por Higor Gonçalves

Com grande predominância dos temas internacionais, teve início, na manhã de hoje (12), no Auditório Padre Antônio Vieira (G2), o segundo dia da rodada de debates da XXV Semana de Criminologia e Ciências Afins da Universidade Católica de Pernambuco.

Para abordar o tema “Crime organizado internacional”, foi convidado o professor do Centro de Ciências Jurídicas da Católica (CCJ) Alexandre Nunes, que discutiu em sua análise a atuação das redes criminosas no âmbito nacional e internacional.  O debate foi presidido pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco e idealizador da Semana de Criminologia, professor Nildo Nery dos Santos.

Segundo Nunes, a estrutura do crime organizado interfere na soberania dos estados e se assemelha a de uma grande empresa multinacional. “O crime organizado atua semelhantemente a uma corporação estrangeira, com vários ‘tentáculos’ e ramificações”, afirmou.

Para o palestrante, esse tipo de organização, cujas atividades objetivam o lucro e o poder, transgride a lei das autoridades, sustentando-se por meio do tráfico de drogas, jogos de azar, prostituição e tráfico de influências. Para manter seus objetivos, o crime organizado utiliza o recurso da lavagem de dinheiro, cooptação de dirigentes públicos e grande arsenal de armas. De acordo com Nildo Nery, a atuação das instituições criminosas acontece, em alguns casos, por meio de práticas sutis e não violentas. “O crime organizado atua em certos casos de maneira não violenta, apesar das tentativas do Estado em reprimir suas ações”, comentou.

No Brasil, os criminosos agem de três formas distintas: através dos comandos (facções criminosas sustentadas pelo tráfico de drogas e seqüestros), milícias ilegais constituídas por militares e ex-militares e "máfia do colarinho branco" - designação atribuída às quadrilhas formadas por autoridades. Em outros países, essas facções costumam receber nomes próprios: “Cartel Colombiano de Narcotráfico”, “Tríade Chinesa”, “Yakuza” (Japão) e “Bratva” (da Rússia e Ucrânia).

Para os palestrantes, o crime organizado deve ser reprimido por meio do combate à lavagem de dinheiro. “Somente com a repressão desta prática ilícita é que poderemos combater o crime organizado”, concluiu Alexandre Nunes.

Dando continuidade às abordagens desta quarta-feira (12), A XXV Semana de Criminologia e Ciências Afins da Católica debateu, no início da noite, a palestra “Lavagem de dinheiro”. Desta vez, o palestrante foi o professor Hélio Sílvio Ourém Campos. Segundo Campos, o tema precisa ser abordado de forma multidisciplinar. Para ele, a Semana de Integração da Universidade Católica & Sociedade sintetiza exatamente esse objetivo. “É um evento que promove o intercâmbio das diferentes áreas do conhecimento, no intuito de encontrar soluções para os dilemas enfrentados pela sociedade”, enfatizou.

A XXV Semana de Criminologia e Ciências Afins da Católica termina nesta quinta-feira (13).

Confira abaixo o restante da programação:

Dia 13 – “Tráfico de Internacional de Mulheres”.
Horário: das 9h às 11h30 (Auditório GII).
Presidentes da mesa: Professores Alexandre Nunes de Araújo e Adriana Gonçalves Fontes.
Palestrantes: Gustavo Lira (desembargador do TJPE e membro do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos) e Ricardo Lins (membro do Comitê de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos da Secretaria de Defesa Social).

Dia 13 – “Tráfico Internacional de Crianças/Órgãos”.
Horário: das 19h às 21h30 - no Auditório GII.
Presidentes da mesa: Professores Albérico Gomes Guerra, Maria de Fátima de Carvalho Falcão e Maria Luiza Ramos Vieira Santos.
Palestrantes: Bartolomeu Bueno (desembargador) e Laise Tarcila Rosa de Queiroz (promotora de justiça).

Poesias e debates no projeto Recordando Clarice
Por Rodolfo Bourbon

Singular. Esta foi a palavra que deu tom à percepção dos palestrantes do projeto Recordando Clarice a respeito da obra da escritora. “Clarice Lispector não tem estilo, nem gênero. No momento em que nós nos acostumamos a ‘desver’ as coisas pela habituação da retina, ela oferece uma oportunidade de nova percepção dos fatos”, frisou o professor Lourival Holanda. A 5ª Semana de Integração reuniu na tarde de hoje (12) uma legião de admiradores e curiosos sobre o trabalho da autora.

O renomado escritor pernambucano Raimundo Carrero foi outro palestrante a marcar presença no evento. O tema Jornalismo e Literatura foi abordado na ocasião. “A relação entre Clarice e a prática jornalística é marcante e facilmente visível em seus trabalhos, onde os acontecimentos reais são transformados em fatos literários”, analisou. A leitura de trechos de romances e poesias da escritora, realizada pelas estudantes da Unicap Anamaria Lima e Maria Eduarda Martins, serviu como embasamento para a afirmativa.

O posicionamento sobre a singularidade da escritora também foi mantido pelo professor Fernando da Mota Lima. “Ela é o marco da renovação da literatura brasileira.” Sobre os trabalhos ‘divisores de água’ da autora, Lourival Holanda pontuou. “Enquanto os antigos romancistas abordavam narrativas de aventura, Clarice passou a utilizar a pioneira aventura da narrativa.”

O encontro, promovido pelos cursos de Jornalismo e Letras, em parceria com a Agência Experimental em Relações Públicas, continua amanhã (13), com a presença da escritora Lenilde Freitas e a professora Maria de Fátima Costa. As palestras têm início às 15h, na sala 510 do bloco A e são abertas ao público. O projeto Recordando Clarice visa refletir a herança deixada pela escritora há 30 anos, quando a autora de clássicos como “Macabéa” e “A Hora da Estrela” faleceu na véspera do 57º aniversário.

Semana Interdisciplinar discute políticas públicas de saúde
Por Glaucio Alves

Começou nesta quarta-feira (12) a 4ª Semana Interdisciplinar do Curso de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Na abertura, foram discutidos os aspectos atuais das políticas públicas de saúde no Brasil, em Pernambuco e no Recife. O tema foi debatido pelo secretário de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Antônio Carlos Cabral, e pela representante da Secretaria de Saúde da capital, Denise Buger.

Além de políticas de saúde, durante o evento também está sendo discutido o que os profissionais da área precisam conhecer para se inserir no mercado de trabalho da melhor forma possível. “Temos o compromisso de discutir um futuro diferente da realidade da universidade. O grande desafio é organizar o modelo de gestão que a população tem direito”, afirmou Antônio Carlos.

O objetivo dos seminários é discutir assuntos comuns aos dois cursos. “É uma forma de promover a interdisciplinaridade, trazendo os alunos para o debate”, disse a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Maria Luiza Timóteo. Já o coordenador do curso de Terapia Ocupacional, Francisco Nilton, lembrou que já existem portarias do Ministério da Saúde que favorecem os terapeutas ocupacionais nos hospitais públicos e privados.

Também compareceram o coordenador do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, Aranildo Rodrigues, além de professores das duas graduações. A 4ª Semana Interdisciplinar faz parte da programação da 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade e acontece até a sexta-feira (14), começando sempre às 8h20, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, no primeiro andar do bloco B.

Controle tecnológico do concreto
Por Nathália Araujo

O minicurso de Controle Tecnológico do Concreto, que começou hoje (12) e vai até sexta-feira (14), está sendo ministrado pelo doutro em Engenharia Civil e professor de Controle Tecnológico, José Orlando. Um dos objetivos é mostrar que a análise do concreto é a base para uma obra de qualidade; o outro é cobrir as noções básicas de tecnologia do concreto, fundamentos da produção e os processos de qualidade.

O estudo é voltado para alunos de Arquitetura e Engenharia Civil. A primeira parte do minicurso consiste na teoria, apresentando como se deve proceder no controle de qualidade, e a segunda é a atividade prática, que conta com a participação dos alunos.

De acordo com José Orlando, que também é diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), o controle é realizado nos insumos do concreto (água, cimento, areia, e até da mão-de-obra) para que no final se tenha o resultado desejado.

O professor mostrou que o concreto é analisado de duas maneiras. A parte fresca, que é a não endurecida, avalia a consistência, e a parte sólida é feita através da resistência. Existem também os ensaios, que servem para ajudar a verificar a qualidade do concreto; uma das formas é a ultra-som, onde não é necessário quebrar o concreto.

Colóquio de História discute causas da Revolução de 1817
Por Thaíla Correia

Aconteceu, hoje (12), durante a 5ª Semana de Integração Católica & Sociedade, o segundo dia do I Colóquio de História: 190 Anos da Revolução de 1817. A palestra, ministrada pelo professor visitante Waldomiro Cavalcanti, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi sobre as causas, evolução dos acontecimentos e conclusões da revolução. “Acho importante participar de qualquer curso que possa contribuir no desenvolvimento cultural das pessoas”, disse Cavalcanti.

Ao estudar a revolução, os participantes do Colóquio discutiram a sua relevância para a nossa sociedade. Com apoio do professor José Ernani, o professor da UFPB relatou que o principal motivo do Brasil ainda não ter uma ordem republicana é a falta de participação e discussão do povo.

O I Colóquio de História: 190 Anos da Revolução de 1817 continua, amanhã (13), na sala 311, Bloco B. A discussão será sobre as conseqüências da revolução. As palestras acontecerão às 14h e às 19h.

Simpósio discute Religião e Política na Modernidade
Por Ivson Menezes e Nathália Bormann

Na tarde desta quarta-feira (12), o Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião abordou o tema “Pluralidade a partir da América Latina”. A conferência teve como objetivo refletir sobre as possibilidades do diálogo entre diferentes religiões e foi ministrada pelo professor Álvaro Van Houten.

O cientista social colombiano faz parte de um grupo multi e interdisciplinar que abrange sociólogos, antropólogos, historiadores, filósofos e teólogos. “Queremos ser muito objetivos, porque nem todos os pesquisadores são católicos”, afirmou. A Colômbia foi citada como exemplo de país onde o respeito à diversidade religiosa está sendo praticado.

O palestrante destacou a importância de discutir a relação entre religião e política, afirmando que, cada vez mais, os políticos se utilizam de um discurso religioso para atingir determinada camada da sociedade. “O discurso religioso não desapareceu, é característico da modernidade”, declarou.

Segundo o coordenador do curso de Teologia da Católica, Gilbraz Aragão, os partidos políticos estão buscando o poder para satisfazer seus próprios interesses, sem discutir Teologia. Ressaltou também a necessidade de debater o tema, para que questões como o preconceito contra as religiões indígenas seja minimizado.

Animação no penúltimo dia de minicurso
Por Thaís Nóbrega e Thaisa Lisboa

Diversão. Essa é a palavra chave que define a turma que está participando do minicurso “Como pesquisar na Internet (para a terceira idade)”. Apesar de, hoje (12), ser o penúltimo dia do minicurso, que começou na última segunda-feira (10), os participantes demonstram cada vez mais interesse sobre todos os tópicos que estão sendo abordados pelas bibliotecárias Ana Figueiredo, Ana Beatriz Nascimento e Neide Oliveira.

Hoje, a proposta do minicurso, em um primeiro momento, é a abordagem de como criar um e-mail e outras ferramentas de comunicação usadas na internet. Como foi visto nos dias anteriores, após a explicação teórica, os participantes puderam criar seus e-mails e aprender a usá-los na Seção de Multimeios da Biblioteca Central da Católica. Desta forma, encerraram o penúltimo dia do minicurso unindo o útil ao agradável, ou seja, a teoria e a prática.

Para a aposentada Maria das Dores Barbosa, 75 anos, o curso foi muito proveitoso. “Estou achando ótimo”, afirmou. Carlos Alberto Cardoso, 60 anos, também aposentado, que já tinha noções básicas sobre a Internet, fez o minicurso para aprimorar os seus conhecimentos.

Teatro Nordestino descobre suas origens em minicurso
Por Anne Nunes e Isabella Brito

O segundo dia do minicurso “De Arlequim a João Grilo: o Teatro Popular Nordestino e Suas Origens”, ministrado pela professora da Católica Fabiana Furtado, abordou aspectos como o Teatro Vicentino, o Teatro Medieval e a Comédia Dell´Arte.

Segundo Fabiana, o objetivo do minicurso é resgatar as características dos antigos gêneros da dramaticidade e ver que influências eles exercem no Teatro Popular Nordestino. A professora comparou o “Auto da Barca do Inferno”, obra de Gil Vicente, com o “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e estabeleceu características comuns às duas obras.

Os gêneros abordados por Fabiana na aula de hoje foram o Teatro Medieval e sua forte conotação religiosa e a Comédia Dell´Arte, em que ela destacou a figura do Pierrot, da Colombina e do Arlequim.

Amanhã (13), às 14h50, esses temas serão debatidos e o Teatro Vicentino entrará novamente em pauta para maior discussão. O minicurso, que começou na terça-feira (11), vai até a sexta (14), último dia da Semana de Integração.

Amantes da fotografia participam de minicurso na 5ª Siucs
Por Luna Markman

O segundo dia do minicurso Fotografia Digital, ministrado pela professora da Católica Renata Victor, foi marcado por uma presença especial, a do aluno do 4° período do curso de Publicidade Milton Carvalho. Mesmo sendo portador de deficiência visual, Milton é apaixonado por foto e aproveitou a oportunidade para participar como o ouvinte da atividade.

Milton descobriu o gosto pela fotografia durante uma disciplina da faculdade e soube, através de uma matéria jornalística, que cegos podem trabalhar com esta arte. Desde então, ele vem se esforçando para aprender o máximo sobre o assunto.

Para alunos que, assim como Milton, se interessam por fotografias, estão disponibilizadas apostilas sobre o tema no site da Galeria Photo Virtual (www.unicap.br/galeria). A professora Renata Victor lembra que “o site tem uma galeria de fotos para os alunos da Católica exporem o seu trabalho. para isso, basta enviá-las para o email: galeriaphotovirtual@gmail.com.

Na tarde de hoje (12), os temas abordados no minicurso foram as câmeras fotográficas e fotografias digitais. Amanhã, o curso começa às 14h30, no laboratório de fotografia, no Bloco G.

XIII Jornada de Debates sobre a Infância
Por Thiago Gouveia

Hoje (12), no mini auditório do CCBS, localizado no 8º andar do bloco B, foi realizada a XIII Jornada de Debates sobre a Infância, com o tema Distúrbios Psicossomáticos na Infância. Os palestrantes foram a professora da Católica, Mariel Rocha, que falou dos distúrbios psicossomáticos; Váleria Maria Bezerra, chefe do serviço de pediatria do hospital Barão de Lucena, para falar da experiência da psicossomática e pediatria no HBL e Marcio Allain, pediatra do hospital Agamenon Magalhães, para falar dos aspectos gerais sobre a Medicina fetal e clínicas com bebês.

Uma oficina Lúdica com crianças, ministrada pela professora Mariel Rocha, foi realizada às 17h30. Segundo a coordenadora da XIII Jornada, e coordenadora das Clínicas Escolas, professora Vera Oliveira, a Jornada surgiu graças a essas clínicas junto com a sociedade, através dos assuntos que por elas são indagados, como a violência contra a criança.

Distúrbio Psicossomático é aquele que o corpo está envolvido junto com a mente. Quando uma dor corpórea afeta a mente e, que pode ocorrer em todas as idades, inclusive no recém-nascido, por isso, esse tema foi sugerido para o evento.

Apresentação do Madrigal encerra o Simpósio Internacional de Teologia
Por Magda Negromonte

O Madrigal fará amanhã (13) uma apresentação especial na Católica, às 19h, para marcar o encerramento do “II Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião”. Estão programadas duas valsas de Brahms, duas peças de Schubrt e um dueto, cantado pelas sopranos Adriana Lara e Patrícia Maria, e uma área, cantada por Gleyce Timóteo, da obra Do Gloria, de Vivaldi. Por fim, haverá a apresentação da obra Glória, de Mozart.

Último dia das apresentações do Pibic
Por Gabriella Gomes

No terceiro dia da 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) apresentaram, nas salas 305, 306, 307 e Anfiteatro do bloco G4, seus respectivos resumos. Na tarde desta quarta-feira (12), último dia das apresentações, foi a vez dos alunos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas debaterem suas pesquisas.

Sob orientação do professor Geraldo Galindo, apresentou-se hoje, na sala 305, a aluna Larissa Freitas Monteiro, com o tema “Da soberania nacional e das formas de intervenção em virtude de violação dos Direitos Humanos”. Na mesma sala, o aluno Marcelo Pires de Sousa, que tratou do tema “A jurisdicionalização das decisões dos órgãos julgadores administrativos e judiciais em matéria Fiscal Federal”, supervisionado pelo professor Adonis Costa e Silva.

Na sala 306, a aluna Andréia Barros de Oliveira, orientada pela professora Davina Guimarães, apresentou sua pesquisa, cujo tema foi “Representação social da criança e do adolescente sobre a família, escola/trabalho em relação à violência doméstica”. O professor Francisco Caetano Pereira, orientou a pesquisa sobre a humanização do Direito Processual Penal Brasileiro, feita pelo aluno Gilson Tenório da Silva.

A estudante Júlia Araújo de Oliveira, orientada pelo professor Roberto Wanderley Nogueira, apresentou , na sala 307, sua pesquisa sobre as políticas de combate do Estado às desigualdades sociais e a hipossuficiência. No Anfiteatro, o aluno Marcos Barbosa do Nascimento apresentou sua pesquisa sobre “Justiça e Serviço Social pela efetivação dos direitos”, sendo supervisionado pela professora Edístia Maria Abath Pereira de Oliveira.

As apresentações da tarde aconteceram das 13h às 15h40. As premiações da Iniciação Científica serão nesta sexta-feira (14), das 19h30 às 21h10 no Auditório G2 – 1º andar no bloco G, da Católica.

Alunos do Ensino Médio apresentam pesquisas do Pibic Jr.
Por Mirthyani Bezerra

Alunos do Ensino Médio do Colégio Liceu-Nóbrega tiveram a oportunidade mostrar os resultados de pesquisas realizadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Junior), através de painéis, no início da tarde desta terça-feira (11). A atividade faz parte da programação da 5ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade e tem como objetivo estimular os estudantes a participarem de projetos acadêmicos, familiarizá-los com a vivência na universidade e além de ajudá-los a escolher suas carreiras profissionais.

A adolescente Hálida Mendes, de 16 anos, auxiliou a professora Alexandra Amorim Salgueiro em um projeto sobre o controle bacteriológico da água consumida pelos moradores de uma comunidade na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. “Participar de um projeto como o Pibic Junior é muito importante, pois é uma oportunidade de entrar em contato com diversas áreas de conhecimento. Sei que essas atividades vão me ajudar a escolher a minha futura carreira profissional”, ressalta ela.

Foi no projeto sobre o perfil de crescimento e a morfologia de certos fungos que a aluna do 3º Ano, Susane Guimarães, decidiu o curso que vai fazer na universidade. “Quero estudar Engenharia Ambiental”, revela. Lucy Guimarães, mãe de Susane, está muito satisfeita com a participação da filha no Pibic Junior e afirma que “esse tipo de experiência é importante para o currículo.”

A coordenadora Geral de Pesquisa da Católica e também coordenadora do Pibic, a professora Arminda Saconi, explica que o Pibic Junior é um projeto de iniciação científica da Universidade Católica, em parceria com a Facepe, que inicia alunos de ensino fundamental e médio na prática de pesquisa acadêmica. “O projeto é muito importante para esses estudantes, não só por transmitir conhecimento, mas por passar noções de compromisso e responsabilidade. Até as notas do colégio melhoraram com a prática da pesquisa”, afirma.

Minicurso sobre Citação de Livros destaca exercícios e dinâmicas de grupo
Por Fernando Barros

Exercícios em dupla e dinâmicas de grupo marcaram a segunda aula do minicurso Apresentação de Citação - Entendendo a NBR 10520/2002, ocorrida na noite desta terça-feira (11). As bibliotecárias Ellys Barros e Simone Rosa, que coordenam o minicurso, também revisaram os temas apresentados no dia anterior. Os participantes desenvolveram atividades como identificação de citação em livros e também tiveram de encontrar possíveis falhas nas obras. O público é formado, em sua maioria, por estudantes de graduação que estão prestes a se formar. “O curso tem sido muito importante por facilitar os trabalhos acadêmicos e por tirar dúvidas comuns aos participantes”, disse o aluno de Ciência da Computação, Anderson Leônidas. A carga horária do minicurso é de oito horas e será concluída na quinta-feira (13).

 

 

Veja a 2 ª Edição >>

:.Outras Notícias.:

11/09/2007 - Católica realiza conferência do IV Fórum da Pós-Graduação
11/09/2007 - Curso de Psicologia debate sobre a adolescência na 5ª Siucs
11/09/2007 - Católica celebra os 50 anos de vida religiosa do Padre Ferdinando
11/09/2007 - Católica promove VII Jornada de Dependências Químicas
11/09/2007 - Hemope realiza mutirão de coleta de sangue na Católica
11/09/2007 - Novas tecnologias são abordadas na 5° Semana de Jornalismo
11/09/2007 - Seminário discute a interpretação das leis
11/09/2007 - Segundo dia do PIBIC reúne Ciências da Saúde e Humanas
11/09/2007 - Minicurso de Harmonização Fiscal no contexto da Globalização
11/09/2007 - Gestão Ambiental é tema de seminário
10/09/2007 - Começa a 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade
10/09/2007 - Aquecimento global é tema da conferência de abertura da 5ª Siucs
10/09/2007 - MPB Unicap faz apresentação especial antes da abertura da 5ª Siucs
10/09/2007 - Boas Expectativas para a 5ª Semana de Integração
10/09/2007 - Semana de Integração conta com “Aulão Pré-Vestibular”
10/09/2007 - Apresentações do PIBIC começam hoje
10/09/2007 - Minicurso aborda Técnicas de Isolamento de Microorganismos
10/09/2007 - 5ª Siucs promove o II Fórum de Debates em Psicologia Hospitalar
10/09/2007 - Direito do Consumidor é tema de minicurso
10/09/2007 - Biblioteca Central da Católica realiza minicurso sobre as normas da ABNT

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000